Humboldt Forum no Palácio de Berlim

O Palácio de Berlim ainda em fase de construção

Ao passar nas imediações da Catedral de Berlim, muitos brasileiros ao verem ou ouvirem a palavra “Humboldt Forum” pensam em um tribunal, um foro de justiça, mas aqui tem outro significado. “Forum”, neste caso, tem o sentido de algo cultural. E é isto que será o Humboldt Forum – um centro das artes, cultura e ciência, abrigando em seus mais de 40 mil metros quadrados museus, exposições e eventos culturais.

A fachada barroca em contraste com a moderna que leva o nome “Humboldt Forum”

O Humboldt Forum deve ser inaugurado neste ano de 2020 – se não houver novos atrasos e adiamentos, pois a data de inauguração já foi mudada algumas vezes!! – e será abrigado no Palácio de Berlim que está sendo reconstruído (leia mais abaixo a história do Palácio de Berlim), do lado da Catedral de Berlim  e Ilha dos Museus.

O Humboldt Forum ao lado da Catedral de Berlim

O local tem este nome em homenagem aos irmãos Alexander von Humboldt e Wilhelm von Humboldt, que também já emprestam seu nome a uma das universidades de Berlim. Wilhelm von Humboldt era linguista e foi o fundador da primeira universidade de Berlim, enquanto seu irmão Alexander fez diversas expedições científicas pela América Latina, Estados Unidos e Ásia Central.

Tours em Berlim em Português

A fachada do pátio do palácio

O Humboldt Forum abrigará as coleções do Museu Etnológico (Ethnologische Museum) – que conta com um acervo de cerca de 500 mil objetos arqueológicos e etnográficos da África, Ásia, América, Austrália e Pacífico Sul – e do Museu de Arte Asiática (Museum für Asiatische Kunst), que apresenta uma das coleções mais importantes do mundo de artes indo-asiáticas do século IV antes de Cristo até o presente. Estes dois museus se encontravam em Dahlem, um bairro mais afastado do centro e das principais atrações turística de Berlim e com sua mudança para o Humboldt Forum ficará ao lado dos renomados museus da Ilha dos Museus.

Outra fachada do pátio

O Humboldt Forum também abrigará a “Exposição Berlim” (Berlin Ausstellung), que deve mostrar como o mundo moldou Berlim e quais as influências que Berlim teve no mundo, e o “Laboratório Humboldt” (Humboldt Labor) que deve promover palestras, conferências e discussões assim como exibição de filmes, exposições e performances.

Exterior do Palácio de Berlim

O Humboldt Forum terá ainda uma ótima oferta gastrônomica – contará com dois restaurantes, dois Cafés e um bistrô.

Detalhes da fachada barroca reconstruída

 A história do Palácio de Berlim (Berliner Schloss ou Stadtschloss)

O Palácio de Berlim em 1939 (Fonte: www.morgenpost.de)

O Palácio de Berlim serviu como principal residência para reis da Prússia e imperadores da Alemanha. Também foi palco de momentos marcantes da história do país: é da sua sacada, em 1º. de agosto de 1914, que o imperador Guilherme II anuncia a entrada da Alemanha na 1º. Guerra Mundial. Quatro anos mais tarde, da mesma sacada, o político socialista Karl Liebknecht aclama por uma “república socialista livre da Alemanha”.

Portal IV do Palácio de Berlim (Fonte: berliner-schloss.de)

Mas a história do Palácio de Berlim se inicia já há muitos séculos atrás. Sua história tem início na metade do século 15 quando é originalmente construído com a função de forte. Ao longo dos séculos seguintes passou por inúmeras mudanças, reformas e expansões. À partir do século 16 vai sendo transformado em castelo renascentista e sua última forma – um monumental palácio barroco – foi finalizada pela metade do século 18, uma obra em grande parte do arquiteto Andreas Schlüter. 

Ainda como um palácio renascentista

Com o final da 1ª. Guerra Mundial e fim da monarquia na Alemanha, o Palácio de Berlim passa a ter a função de museu. Um dos bombardeios durante a 2ª. Guerra Mundial danifica severamente o palácio. Apesar dos danos causados pelo bombardeio, a estrutura do palácio se manteve, não apresentando risco de desabamento e assim podia ser restaurado, como diversas outras construções da cidade que foram danificadas na guerra, mas restauradas depois.

O Palácio de Berlim em 1945

Mas o Palácio de Berlim se localizava na área sob o comando comunista e o partido socialista, sob a direção de Walter Ulbricht, decide pela demolição do palácio. É uma questão ideológica – os comunistas vêem no palácio um símbolo do imperialismo e militarismo prussiano.  Apesar dos protestos da população e especialistas, que apontam para o valor histórico e arquitetônico do palácio, no dia 07 de setembro de 1950 tem início a demolição do Palácio de Berlim. Somente o Portal IV, com a sacada de onde Karl Liebknecht aclama por uma república socialista é preservado. Quando o Edifício do Conselho de Estado da Alemanha Oriental é construído no início dos anos 60, este portal é integrado a fachada do prédio. O espaço ora ocupado pelo palácio, que passa a se chamar Praça Marx-Engels, é usado para paradas e eventos.

Implosão do Palácio de Berlim em 1950

Entre 1973 e 1976 em uma parte do espaço que ocupava o Palácio de Berlim é construído o Palácio da República (Palast der Republik), um prédio moderno e que abrigava o parlamento da Alemanha Oriental e um centro cultural, com espaço para shows, exposições e eventos, assim como restaurantes e bares. Após a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, entre 2006 e 2008, o Palácio da República é demolido pois o prédio estava contaminado com amianto – uma substância que pode provocar doenças graves como câncer.

O “Palácio da República” da Alemanha Oriental (Fonte: www.mdr.de)

Após longas discussões públicas, decidiu-se pela reconstrução do Palácio de Berlim como um centro cultural – o Humboldt Forum. O projeto do arquiteto Franco Stella prevê a reconstrução de três fachadas barrocas do palácio e a fachada leste, que dá para o rio Spree, em estilo moderno. Nesta fachada se encontra a inscrição “Humboldt Forum”. Entretanto, o interior do palácio, de seus salões não serão reconstruídos em seu estilo antigo e barroco.

O espaço vazio em 2009, antes do início da reconstrução do Palácio de Berlim

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here