Bundeskanzleramt (Prédio da Chancelaria Federal)

  • SumoMe

O Bundeskanzleramt é um prédio que se localiza na área governamental de Berlim, oposto ao Reichstag, e é a sede do poder executivo alemão, ou seja, é onde a chanceler alemã Angela Merkel trabalha.

O prédio de arquitetura super moderna é uma construção pós queda do muro de Berlim e reunificação da Alemanha. Até então a capital da República Federal Alemã era a cidade de Bonn e em 1991 houve uma votação no congresso para decidir se o parlamento e governo federal continuaria  em Bonn ou se mudaria para Berlim – com uma votação apertada Berlim ganhou e assim voltou a ser a capital da Alemanha reunificada.

A parede da chancelaria dedicada aos ex-chanceler

Houve então um concurso arquitetônico para escolher quem estaria projetando o novo prédio da chacelaria federal e os vencedores foram os arquitetos  Axel Schulte e Charlotte Frank. A construção do prédio foi iniciada em 1997 e depois de 4 anos, foi inaugurado em maio de 2001 pelo então chanceler alemão Gerhard Schröder.

Os fundos do prédio da chancelaria, visto do rio Spree

O prédio está às margens do rio Spree, tem linhas simétricas e muito vidro, que além de oferecer luz natural ao ambiente, simboliza transparência do governo, uma Alemanha democrática – um princípio aplicado nos demais prédios governamentais que se encontram nas adjacências. Também fazem parte do conjunto arquitetônico governamental os prédios Paul-Löbe-Haus, que fica em frente ao prédio da chancelaria, e o Marie-Elisabeth-Lüders-Haus , na outra margem do rio Spree e interligados por uma ponte – aqui também simbolizando a reunificação do país, uma vez que neste ponto o rio dividia a cidade em ocidental e oriental.

Os outros prédios governamentais: Paul-Löbe-Haus à esquerda e Marie-Elisabeth-Lüders-Haus, à direita

O prédio da chancelaria federal é composto de uma ala central quadrada e duas longas alas laterais – one se alternam jardins de inverno e escritórios administrativos para cerca de 450 funcionários.

A sala para as reuniões internacionais, com as cabines para os tradutores simultâneo

A ala central é a parte principal, a executiva – tem 36 metros de altura distribuídos em 9 níveis, onde se encontram salas de reuniões e conferências, salão para recepções e banquetes, sala para reuniões internacionais com cabines para tradutores, etc. Os chefes de estado são recebidos no Ehrenhof (Pátio de honra), onde se encontra uma escultura de 90 toneladas de ferro, denominada de “Berlin” – que incorpora a idéia de divisão e reunificação.

A ala central da chancelaria com o “Pátio de honra” e escultura “Berlin”

O escritório da chanceler encontra-se no sétimo piso e oferece uma vista para o Reichstag e para o Tiergarten. Um piso acima encontra-se um apartamento com sala de estar, cozinha e dormitório para o(a) chanceler, mas Angela Merkel não utliza este apartamento oficial, ela mora em seu apartamento particular em frente ao museu de Pérgamo.

O escritório da chanceler (Fonte: http://www.bundeskanzlerin.de)

Incluindo um parque, na outra margem do rio Spree, assim como um heliponto a área total do Bundeskanzleramt é de 7 mil metros quadrados, o que, de acordo com algumas fontes, lhe confere o status de maior sede governamental do mundo, sendo até 8 vezes maior que a Casa Branca em Washington.

Normalmente o prédio da chancelaria não pode ser visitado, mas uma vez por ano – geralmente em agosto – o prédio é aberto ao público no chamado “Dia das portas abertas”.

As vitrines com os presentes recebidos de chefes de estado – exposto na andar térreo

Endereço: Willy-Brandt-Str. 1 – Tiergarten, 10557 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, estação Hauptbahnhof
U-Bahn: Linha U55, estação Bundestag
Ônibus: Linhas 100 e 187, parada Platz der Republik

Atrações Próximas: Reichtag, Parque Tiergarten, Memorial de Guerra Soviético, Memorial do Holocausto

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*