Hauptbahnhof (Estação Central de Trens)

  • SumoMe

A Hauptbahnhof é a principal estação de trem de Berlim. Portanto, se você estiver, por exemplo, vindo de Frankfurt ou indo de Berlim para Praga de trem, é na Hauptbahnhof que você chega/sai. A Hauptbahnhof está muito bem localizada, é bem central, fica à beira do sio Spree, perto da área governamental. O parlamento, o gabinete da chanceler e também Portão de Brandemburgo ficam a poucos minutos à pé. A estação central de Berlim é bem grande, ela tem 5 pisos – é uma das maiores da Europa. Ela é relativamente nova e super moderna, foi inaugurada em maio de 2006.

Alguns dos 5 pisos da Hauptbahnhof

Os trens para outras cidades e países partem/chegam no 2º Subsolo, onde ficam as plataformas de 1 a 8, ou no 2º piso/andar, onde se encontram as plataformas de número 11 a 16. Se você vai viajar e não sabe de qual plataforma seu trem parte, você pode olhar os painéis (como na foto abaixo) que contém as seguintes informações: horário, número do trem, os destinos e a plataforma (Gleis em alemão). Há também grandes painéis eletrônicos, mas estes mostram somente as chegadas e partidas mais imediatas, enquanto estes como da foto mostras as conexões do dia todo. Depois é só seguir a sinalização para achar a plataforma certa. A sinalização na Hauptbahnhof é muito boa, está tudo indicado também em inglês.

Dica: Se for viajar e chegar cedo, ficar esperando um tempo é bom ir bem agasalhado(a), principalmente nos meses mais frios, pois nos pisos de onde os trens partem não há aquecimento, então é super gelado!

Painel com informações de saída/chegada de trens

Descendo na Hauptbahnhof você vai ver indicação para duas saídas (Ausgang) principais: Ausgang Europaplatz e Ausgang Washingtonplatz. Em ambas as saídas há pontos de táxi (veja Dicas de Táxi em Berlim). A saída para a Washingtonplatz é que leva à área governamental, são 10 minutinhos à pé.

Na saída Europaplatz que tem um ponto de ônibus onde passa a linha TXL que vai para o aeroporto Tegel – são uns 20 minutos até lá. No sentido oposto (em direção à Alexanderplatz) a linha TXL cruza o centro histórico, ela passa pela Av. Unter den Linden fazendo ponto final na Alexanderplatz. Para o aeroporto Schönefeld tem as linhas de trem regional RE7 e RB14 – a viagem dura cerca de 30 minutos.

No 2º. piso da estação central você pode pegar linhas do S-Bahn (S5, direção: Strausberg Nord; S7, direção: Ahrensfeld e S75, direção: Wartenbeg) que passam, entre outras, pelas estações Friedrichstr. e Alexanderplatz. É bem perto e rápido e por estas duas estações cruzam diversas outras linhas de metrô que podem conectá-lo com outros destinos (veja o Mapa do metrô de Berlim). No outro sentido (S5, direção: Spandau e S7, direção: Potsdam Hbf) com estas linhas você pode cehgar na estação Zoologischer Garten, área do antigo centro de Berlim Ocidental e uma região onde hoje se concentram muitos hotéis. A estação Zoologischer Garten é outra por onde cruzam várias linhas de metrô.

O 2o. subsolo – de onde partem/chegam grande parte dos trens

Nos pisos térreo, superior e 1º subsolo encontram-se todos os tipo de conveniências: casa de câmbio, caixas eletrônicos, guarda-volumes, diversas lanchonetes e restaurantes, supermercado, assim como diversas lojas. Aliás eu sempre digo que a estação central de trens é um belo de um shopping center – melhor até que os verdadeiros shopping centers, uma vez que estes não são abertos aos domingos (só em algumas exceções) e fecham às 21 horas. Na Hauptbahnhof as lojas ficam abertas até as 22 horas e aos domingos alguns estabelecimentos abrem também aos domingos. E além disto ainda tem uma farmácia que fica aberta 24 horas por dia (a única em Berlim que seja assim).

Para comer a oferta também é muito boa, tem deste lanchonetes a restaurantes como o Vapiano (restaurante de massas) que se localiza no 1º piso (direção da saída Washingtonplatz) e o Hopfingerbräu que serve comida clássica da culinária alemã e se situa no 1º piso (direção da saída Europaplatz).

Restaurante Hopfingerbräu na Hauptbahnhof (Fonte: www.hopfingerbraeu-berlin.de)

Entretanto uma deficiência da Hauptbahnhof é que tem banheiro somente no térreo (um banheiro grande com algumas cabines) que se localiza entre algumas lojas e lanchonetes. E para usar este banheiro tem que pagar 1 euro – coloca-se moedas nas catracas e sai um cupom de desconto no valor de 0,50 que pode ser usado em uma das lanchonetes. Mas há cabines com chuveiro também.

Se quiser se hospedar nas imediações da estação central de trens de Berlim, há quatro hotéis que você só precisa caminhar poucos metros: o Steigenberger Hotel am Kanzleramt, o MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof e o InterCityHotel Berlin Hauptbahnhof  que se localizam ao lado da saída Washingtonplatz, localizados do outro lado, na saída para a Europaplatz, temos o Motel One Berlin-Hauptbahnhof, o Ibis Berlin Hauptbahnhof e o Hotel AMANO Grand Central.

MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof (Fonte: www.meininger-hotels.com)

A área em volta da Hauptbahnhof não é movimentada, digo não é cheia de restaurantes ou comércio nas ruas próximas, muita coisa ainda esta sendo construída nas imediações. Mas esta infra-estrutura encontra-se dentro da estação, portanto se você vai chegar e/ou sair de trem, aqui pode ser uma boa opção para se hospedar, ainda mais levando em conta que é bem central e tem ótimas opções de transporte.

Passagens para viajar de trem podem ser compradas no site da Deutsche Bahn (a empresa de trens) ou diretamente na estação central, no “DB Reisezentrum” (“Centro de viagens”, que você verá nas placas também em inglês “Travel Center”). Geralmente compradas com antecedência sai mais barato, há descontos. No bilhete vem impresso “Hbf” no campo von ou nach (“de” ou “para”), que é uma abreviação de Hauptbahnhof, ou seja, é a mesma estação central. Quem comprar passagens para a primeira classe tem direito a entrar no DB Lounge – uma sala VIP, que se encontra no 1º. Andar, onde o passageiro tem disponível gratuitamente internet, algumas bebidas (não-alcóolicas!), salgadinho, etc.

Endereço: Europaplatz 1 – Berlim – 10557

Atrações Próximas: Reichstag – Parlamento, Prédio da Chancelaria Federal, Parque Tiergarten, Portão de Brandemburgo

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Luciana says:

    Oi Isabel
    Tire-me outra dúvida, por favor. Vou comprar a passagem para Berlim de Frankfurt, então aparece como melhor preço a opção onde a chegada é a estação Berlin Hbf(tief). É a mesma Berlim Hbf ou há alguma diferença? Quero a que fique mais fácil para ir até Alexanderplatz. Obrigada,
    Luciana

  2. avatar Joao Marcos says:

    Esqueci de perguntar: Qual a estacao de trem mais proxima do hotel para Munique e como chego la? Custa quanto a passagem mais barata para Munique? tenho muita vontade de conhecer Munique e pretend no dia 12/12/2013 ir para la. Abs

  3. avatar Maria says:

    Oi Isabel
    Vou ficar na Alexander Platz. É longe dessa estação? Vou pegar o trem para Praga na Hbf às 10:30. Parabéns pelo blog. Super completo e com dicas maravilhosas.
    abs

  4. avatar debora says:

    qual a diferença entre Berlin Hbf (tief) ou Berlin Hbf (s-bahn)??? to comprando praga berlim e nao acho diferença, apenas preço, mas no google maps, aparece como mesmo lugar!
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Debora,

      É o mesmo endereco, na mesma estacao. “Tief” neste caso significa subterrâneo e é o piso de onde partem os trens para Praga. S-Bahn é um dos tipos que compoem o sistema de metrô.

      Isabel

      Isabel

  5. avatar Humberto Calza says:

    Olá Isabel
    Vou a Berlim com minha família em Abril e ficarei em torno de 6 dias. E a minha ideia é ficar em um Hotel perto da Estação Central (Hotéis já mencionados no post) pela praticidade, pois estarei chegando de Frankfurt a noite. Gostaria de saber se a região em torno da estação é segura (se é possível caminhar a noite para ir a um restaurante sem ser importunado).

    Muito Obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Humberto,

      Pode ficar tranquilo, a área é segura sim! Só que nas imediacoes da estacao nao tem muitas opcoes de restaurante – esta é uma área que ainda está se desenvolvendo. Você terá que caminhar um pouco mais ou dentro da estacao você encontra restaurantes e lanchonetes.

      Abs,
      Isabel

  6. avatar debora says:

    Isabel ,ficarei no Hotel H’Otello K’80 Berlin, chegarei de praga as 21:00, qual a melhor maneira de ir da Estação para o Hotel?
    Obrigada mai uma vez.

    • avatar Isabel says:

      Oi Debora,

      Este hotel (Knesebeckstraße 80) fica pertinho da estacao Savignyplatz e na estacao central de trens você pode pegar a linha S5 (dir.: Spandau) ou S7 (dir.: Wannsee) que passam na Savignyplatz.

      Isabel

  7. avatar LILIAN AZEVEDO DE MORAES says:

    Tenho lido alguns posts de vocês pois estou organizando viagem para Berlim no final de setembro.Estou muito aflita e se vcs puderem me ajudar vai ser muito bom : eu comprei as passagens de trem de Berlim para Praga no o site DB e já imprimi o ticket.Quando preenchi a ficha de dados escrevi meu nome completo mas no cartão de crédito que usei para pagar consta meu nome,e meu 1º sobrenome só está com a 1ª letra assim: LILIAN AZEVEDO DE MORAES e no cartão assim : LILIAN A DE MORAES.Será que isso pode dar confusão ?

  8. avatar Claudia says:

    Olá Isabel, tudo bem? em outubro ficarei na Alexander Platz. É um bom lugar para ficar? Da estação central, qual a direção que devo seguir para ir para lá? Muito obrigada pelas dicas. Abs. Claudia.

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      A Alexanderplatz é bem central, dá para fazer muita coisa à pé, além de oferecer diversas opções de transporte. É mais de uma linha que passa na Alexanderplatz – aqui você pode ver o mapa do metrô com todas a linhas e direções.

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Jucele says:

    Boa Noite!
    Estou em Amsterdam e vou para Berlim na sexta de trem, estou pensando em ficar no Íbis Berlin Mitte. É uma boa opção de hotel? Bem localizado? É fácil ir da estação para o hotel?

    Obrigada!

    Jucele

    • avatar Isabel says:

      Oi Jucele,

      Este hotel fica um pouco depois da Alexanderplatz, assim além de um transporte da estação até a Alexanderplatz, deverá também pegar outro até o hotel (a não ser que vá caminhando, mas é um bom pedaço).

      Isabel

  10. avatar Julie says:

    Olá Isabel

    Parabéns pelo blog, muito útil para nos auxiliar na programação da viagem.

    Irei para Berlim em janeiro/15 e estou pensando em ficar hospedada próxima a estação de trem Hauptbahnhof. A minha dúvida é a seguinte (me desculpe pela ignorância rsrsrs), nesta estação de trem só partem trens para outras cidades ou tem metrô também para andar pela cidade de Berlim?

    Obrigada

    Julie

    • avatar Isabel says:

      Oi Julie,

      Tudo bem?

      Sim, há também linhas de metrô que ligam a estação central com outros pontos da cidade. É o caso das linhas do S-Bahn que menciono acima (se precisar saber mais como o transporte de Berlim é composto/funciona pode dar uma olhada nesta página).

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Edivaldo Ferreira says:

    Olá Isabel. Primeiro gostaria de dizer que graças ao seu blog e ao Ricardo Freire me encorajei para ir a Alemanha em março 2015. Muito boas as suas dicas.. Eu só tenho uma dúvida: ficarei na Alexanderplatz (Ibis) irei de Frankfurt a Berlin de trem. No site da DB existe uma opção de Frankfurt HBF para Alexanderplatz mas pelo que eu entendi no seu post eu devo descer na Hauptbahnhof e pegar um metro e descer na Alexanderplatz. É isso mesmo? O metro é viável com malas?
    Obrigado
    Edivaldo

    • avatar Isabel says:

      Oi Edivaldo,

      Tudo bem?

      Ah! Fico entao orgulhosa de saber que de alguma maneira o blog o incentivou a vir à Alemanha!

      Olha, o que sei é que o ICE (o trem de alta velocidade) geralmente para na Hauptbahnhof e Ostbahnhof. Mas se o site está oferecendo esta opção então seria mais prático você já descer direto na Alexanderplatz e ir para o hotel, ao invés de descer do trem, procurar o S-Bahn, etc. Sim, é viável andar com malas (muita gente faz).

      Abs,
      Isabel

  12. avatar Cida Goes says:

    Olá Isabel,

    Estou aproveitando seu blog ao máximo. Bastante detalhista.
    Preciso saber como ir da Estação de Trem Hauptbahnhof até o Hotel Meininger – Mitte – Oranienburger str, 67. Não consegui me entender com o transporte. Pego no piso 2? Qual,
    Agradeço demais a ajuda.
    Cida

    • avatar Isabel says:

      Oi Cida,

      Você deve pegar o S-Bahn (linhas S5, S7 ou S75) e descer na Friedrichstr. De lá você até pode ir caminhando até o hotel, mas é um pedacinho, ou ainda pegar outra linha (S1, S2 ou S25) até a estação Oranienburher Str. que fica do lado deste hotel.

      Isabel

  13. avatar Marli carvalho says:

    Parabens, adorei as dicas, obrigada

  14. avatar Flávio Paiva says:

    Olá! planejo ir a Berlim no fim do ano, sainido de Amsterdam, minha preocupação e a comunicação, devo ficar aflito mesmo?, que dica me daria, melhor local para ficar? com mais opçoes de locomoção etc..

  15. avatar Sônia Jácomo says:

    Isabel, primeiramente a parabenizo pelo seu blog. Muito útil.
    Não vi comentários sobre viagens de ônibus. Irei de Praga a Berlim no próximo dia 06 de maio – 2016, com 02 amigas, à noite. Não sei como localizar as melhores passagens, duração, onde descer, distância da rodoviária até os principais pontos turísticos, etc. Pode me ajudar? achei os trens noturnos muito caros, além de ter de fazer conexões. Então não será uma “noite bem dormida”.
    Obrigada desde já.

  16. avatar Jessica says:

    Olá Isabel! Obrigada pelas dicas, estou anotando tudo para minha viagem à Berlim que vou fazer em novembro. Uma dúvida: no dia que eu for embora, pretendo pegar um trem/ônibus com destino à Munique de noite e, portanto, vou ter que pegar minhas malas no hotel até às 18 horas, conforme combinado. Estas estações possuem locais para guardar malas de 32 kg?

    Pergunto pois pretendia curtir a cidade até o último minuto 🙂

    Obrigada desde ja

  17. avatar Ana Karla says:

    Meu Deus… seu blog é sensacional!! Dicas valiosas…

    Muito Obrigada por compartilhar essas informações… Deus te abençoe!

  18. avatar Angela Silva says:

    Oi Isabel
    Suas informações são excelentes!!! Mas ainda estou com algumas duvidas. Se puder me ajudar, agrade-
    ceria muito. Estou programando ir de Amsterdam para Berlim de trem, mas os horários com trens diretos da Raileurope chegam em Berlim Gesundbrunnen e meu hotel é colado em HBF. Os horários chegando em
    HBF tem conexão. É muito complicado fazer essa conexão? Grata pela atenção. Angela

    • avatar Isabel says:

      Estranho Angela … Pois a estacao principal é a Haupbahnhof. Você já pesquisou diretamente no site da Deutsche Bahn – a empresa de trem? Pois por lá você obtém conexoes direta com destino final Hbf.

      Isabel

  19. avatar neusa oliver says:

    Muito válidos suas explanações .Realmente a Estação Central de Trens /Hauptbahnhof é um lugar para passear e se perder nos muitos corredores restaurantes ,lojas ,supermercados,farmácia e portas que nos direcionam as ruas e praças . Tem a Galeria Kaufhof Alexanderplatz cinco andares oferecendo Kalvin Klein e outras roupas de marcas ,restaurante ,lanchonetes ,lojas de chocolates e perfumes .Na frente tem loja da Dimark com preços muito bons em novembro . Horas de tour .Fácil acesso .

Deixe seu comentário

*