Réveillon em Berlim

  • SumoMe

Show de fogos de artifício no Portão de Brandenburgo (Fonte: www.silvester-in-berlin.de)

Final do ano se aproximando e para muita gente é hora de começar a fazer os planos para o réveillon: vai viajar ou não, para onde, pesquisar restaurantes e baladas onde comemorar a virada, fazer reservas, etc. Por isto que eu já vou falar um pouco do réveillon em Berlim, assim se estiver na cidade você pode planejar o que pode fazer.

Assim como New York faz a grande comemoração de réveillon na Times Square, Paris na Champs Elysées e São Paulo na Avenida Paulista, Berlim também faz a grande festa no seu principal ponto turístico: no Portão de Brandenburgo. A área da Coluna da Vitória até o Portão de Brandenburgo é fechada e no Portão um grande palco é montado onde diversos cantores e bandas se apresentam. O show é transmitido pela TV e é de lá que é feita a contagem regressiva para o ano novo. É claro que há também um show fantástico de fogos de artifício e ao longo da Strasse des 17. Juni há diversas barraquinhas que vendem comidas e bebidas.  Geralmente são mais de 1 milhão de pessoas que participam da festa no Portão de Brandenburgo.

Comemoração no Portão de Brandenburgo (Fonte: www.silvester-in-berlin.de)

Para quem gosta de passar o réveillon ao ar-livre só gostaria de lembrar que estamos em pleno inverno, ou seja, é muito diferente do Brasil. Você vai passar horas em pé, no frio gélido. Eu particularmente nunca fui passar o réveillon no Portão de Brandenburgo. E a principal razão é justamente o frio, pois depois de duas, três horas na rua meu pé fica duro, congelado! Além disto eu também não sou fã de lugares extramente cheios. Mas para quem não se importa com estes fatores, com certeza o réveillon no Portão de Brandenburgo é uma festa belíssima.

Todos os anos que passei o réveillon aqui em Berlim (pois a maior parte das vezes vou para o Brasil) passei com amigos, na minha casa ou na casa de alguém.  Para este dia todo mundo compra fogos de artifício e à meia-noite as pessoas saem de suas casas, descem dos apartamentos para a rua para soltar seus fogos (na semana que antecede o réveillon os supermercados estão com as prateleiras lotadas de todos os tipos de fogos de artifícios, dos coloridos, dos que só fazem um barulhinho, etc. Aliás é a única época do ano que os supermercados vendem estes produtos). Depois desta queima de fogos, voltamos para dentro e continuamos a comer e beber, no quentinho e aconchegante 🙂

Ah! Mais um detalhe: aqui na Alemanha não tem a tradição de usar branco como no Brasil. As pessoas vão se vestir mais elegantes se forem a uma festa, mas é de qualquer cor – até preto. O que costumo ver muito nas vitrines para as festas são as cores prata, dourado e com brilho. Mas quem pretende passar na rua, lembre-se que o importante é estar bem aquecido.

Os nossos fogos de artifício

Bom, mas para quem está a turismo na cidade e quer passar o réveillon em algum lugar fechado as opções são muitas. Veja abaixo algumas sugestões de locais para passar o réveillon em Berlim.

Abaixo você encontra algumas sugestões:

Comentários

  1. avatar Milene says:

    Olá, vou viajar para Berlim dia 26 Dez e conhecer a cidade assim como passar o reveillon nas Portas de Brandeburgo! estou a adorar o teu blog com tanta informação. alguma dica sobre quem vai para o reveillon e sair à noite, segurança à noite? deslocação no U-Bahn e S-Bahn é segura à noite de regresso?
    Muito Obrigada!!!
    Milene

    • avatar Isabel says:

      Oi Milene,

      Em geral Berlim é uma cidade segura. Eu que particularmente não sou fã de andar sozinha de metrô tarde da noite/de madrugada, mas sendo em grupo e ainda mais em um dia que deve ter bastante gente não deve ser problema.

      Abs,
      Isabel

  2. avatar Solange Ulhoa says:

    Olá Isabel, gostei muito do seu blog.
    Estou indo para Berlin no dia 29/12. Irei passar o Révellion aí com quatro casais na faixa etária de 19 a 25 anos e dois casais de 50 anos. /Vamos ficar hospedados no Mércure AlexanderPlatz. Gostaria de indicação de um restaurante Italiano para 12 pessoas para o dia 31/12. E como é a festa no portão de Brandeburguer para esta turma de jovens? É tranquilo? Devemos jantar às 7 da noite para depois ir para lá?
    Aguardo retorno.
    Abraço,
    Solange

  3. avatar Solange Ulhoa says:

    Isabel, estou adorando ler o que vc posta sobre Berlin.
    Gostei da sua opinião sobre o jantar. Estou esperando sair a programação do Revéllion e talvez irei almoçar nestes restaurantes que você indicou e lá no portão a moçada come alguma coisa.
    Você também é guia. Como é o seu trabalho?
    Muito obrigada.
    Abs,
    Solange

  4. avatar Anto says:

    Gostaria de saber se ocorre algo importante em Berlim no dia primeiro de janeiro. Obviamente a virada do ano é magica, mas estou decidindo se vou embora a tarde, no dia primeiro, ou no dia 2 de janeiro. Se houver algo importante nesse dia, entao decidirei pelo dia 2. Pode me ajudar? Obrigado.

  5. avatar Ana Lucia Sallum says:

    Como funciona seu serviço de guia? Estarei dia 31/12 aí em Berlin . Até dia 04/01 é possível essa época assistir concerto?

  6. avatar Juliana says:

    Isabel, boa tarde!
    Tenho um cliente vip indo com sua familia para passar o Reveillon em Berlin, poderia me indicar um hotel ( 5*) que tenha uma boa festa de Reveillon? Pode me enviar as opções para seus serviços de guia??

    Muito Obrigada

  7. avatar Andreia says:

    Ola,

    Estou indo a Berlin para o ano novo

    Ficarei no The Mandala

    Gostaria de dicas de lugares trends- animados e badalados para noite de reveillon. Faixa etaria 40 50 anos

    Obrigada

  8. avatar Rafaela says:

    Ola, estou indo passar ano novo em berlim com algumas amigas e gostaria de saber qual balada vc indicaria. Dizem que algumas baladas nao precisam pagar mas nao é certeza que podemos entrar nessas baladas. Obrigada

  9. avatar Rafael says:

    Oi Isabel !!

    Excelente seu blog, parabéns…
    Passarei o ano novo em Berlim, mas li opiniões divergentes. Uns dizendo que termina os fogos nos Portões de Brademburgo e todo mundo vai pra casa pelo frio e outros dizendo que vai até de manhã a festa. Já vi em seu blog as festas fechadas. O que tem de verdade nisso tudo? O que é melhor? Estou indo com um casal de amigos.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Eu não sei te responder a esta pergunta, pois como menciono na página acima, eu nunca fui passar o reveillon no Portão de Brandemburgo.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar maria eduarda says:

    Oi, estou pensando em passar o reveillon em Berlim esse ano, apenas eu e meu namorado ( 22 anos cada um).
    e gastaria de dicas do que fazer, onde jantar, algum lugar animado com pessoal jovem e nao muito caro hahah
    ou alguma outra recomendação?

    Obrigada,

    Maria Eduarda

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Eduarda,

      Nesta página sobre o reveillon há diversos posts com sugestões de restaurantes, assim como clubes para passar o reveillon.

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Carlos says:

    Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, excelente fonte! Estou indo para passar o reveillon em Berlim este ano (14/15) e pelo que li, o agito está no portão, ou seja, o ideal é ficar próximo. É isso mesmo? Ou há taxis facilmente? Caso fique perto, é tranquilo andar a noite depois da virada? Pela relação custo benefício, me chamou a atenção o Adina Apartment na Krausenstrasse. O que você acha da localização? Muitíssimo obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com esta categoria.

      A festa da virada acontece no Portão de Brandemburgo. Em geral Berlim é uma cidade segura e as ruas devem estar cheias, então pode andar sem grandes problemas.

      Este rua é relativamente central, mas em uma área de Mitte mais tranquila, não tem muitas opções de resturantes ou comércio nas imediações.

      Abs,
      Isabel

  12. avatar Felipe says:

    Olá Isabel,

    Estou indo para Berlim final deste ano passar o reveillon.
    Gostaria de saber como me informo em relação a programação das festas na cidade (Boites, casa de shows…)
    Você recomendaria algum lugar além do Portão de Brandenburgo?
    Além disso, depois de Berlim vou para Amsterdam, teria algum blog ou site como o seu que possa me ajudar na viagem?

    Abs.

    • avatar Isabel says:

      Oi Felipe,

      Nesta página do reveillon há alguns post com várias sugestões de festas, mas geralmente estas disco, clubes divulgam sua progamação mais perto do reveillon.

      Abs,
      Isabel

  13. avatar GLÁUCIA says:

    OI ISABEL, ADORO SEU BLOG.
    VOU PASSAR O REVEILLON EM BERLIM.
    OS MEIOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS FUNCIONAM ATÉ QUE HORÁRIO?
    OBRIGADA,
    GLÁUCIA.

  14. avatar sirley says:

    Oi, Isabel!! Tudo bom? parabéns pelo blog, maravilhoso!!!

    Estou indo de Estrasburgo para Berlim, dia 29/12/2014, e gostaria de saber qual a melhor maneira. Eu andei vendo que de trem demora de 7 a 8 horas. Vc conhece alguma companhia que faz esse percurso de avião?
    O que vc acha melhor?
    E quanto ao reveillon? irei ficar hospedada no hotel Maritim Pro Art e ouvi dizer que costuma haver festa de ano novo por lá. Vc já ouvi falar alguma coisa? se já ouviu, sabe dizer se vale a pena, o preço por pessoa e como faço a reserva da festa?

    grata,

    Sirley

    • avatar Isabel says:

      Oi Sirley,

      Tudo bem, obrigada.

      Você pode chegar de avião (diversas companhias), mas terá que fazer conexão em alguma cidade.

      Eu não sei te falar se o hotel tem festa de reveillon. Você pode mandar um email para eles e perguntar se tem e solicitar a reserva.

      Abs,
      Isabel

  15. avatar Thiago says:

    Isabel,

    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho; parabéns pelo blog.
    Eu estive em Berlim em junho de 2013 e vou voltar para passar o réveillon. Acontece que sou protestante e tenho o hábito de passar a virada do ano na igreja, sendo muito comum no Brasil. Pergunto a você, sabe explicar como é em Berlim? Caso saiba, poderia informar endereços de algumas denominações evangélicas, se possível e-mail e telefone.
    Desde já agradeço a atenção dispensada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Thiago,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      A religiao básica aqui é a protestante/luterana e a católica, entao nao tem tantas igrejas evangélicas como no Brasil (sem dúvidas tem algumas, mas nao conheco e nao sei te informar sobre programacao de ano novo). A catedral de Berlim é luterana mas não sei se tem alguma programação na virada do ano.

      Abs,
      Isabel

  16. avatar Guilherme Silveira says:

    Bom dia.
    Gostaria de tirar uma duvida e você eu acho que é a pessoa certa.
    Estarei em Berlim para a virada do ano. Estou com dificuldade de achar trem ou ônibus para sair de Berlim para Praga.
    Acho facilmente para o dia 31 ou dia 2 … Tu sabe me dizer se dia 1 janeiro esses serviços não “funcionam”?
    Obrigado!

  17. avatar Fernanda says:

    Oi Isabel,
    Seu Blog é ótimo pra quem tá animado pra conhecer Berlin como eu!
    Por acaso vc já sabe da programação de shows que terá nessa virada???
    Tô MUITO animado!
    Beijos

    PS: Avisa o Antonio do post acima, pra ver essa parada de trens com a TT Lufthansa aqui no Brasil.
    Achei preços ótimos já com reserva e eles passam diversas dicas. Bjos

  18. avatar Fernando Padovani says:

    ………. chego em Berlim dia 30/12, vou me hospedar no hotel Nikolai residence, perto da ilha dos museus, Queria passar o reveion no Portão , é possivel fazer este trajeto a pé, acho que o metro vai estar muito cheio

  19. avatar Valéria Rodrigues says:

    Parabéns pelo site, ele é maravilhoso. Ele é de utilidade pública. Estou me orientando para minha estadia na Alemanha. Passarei o Ano Novo em Berlim,com meu esposo e dois filhos de 18 e 22 anos. Gostaria de saber quais as opções no dia 31. Os restaurantes ficam abertos ou só com reservas. E o transporte público neste dia funciona durante a madrugada? Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Valéria,

      Tudo bem?

      Obrigada pelo elogio ao site – fico feliz em saber que ele a tem ajudado no preparo da sua viagem.

      Eu movi sua pergunta, pois tem a ver com esta página. E também nela você encontra diversos posts com sugestões do que fazer neste dia (ainda não estão atualizados para este ano, mas pouca coisa muda, assim já é uma base de inspiração).

      Quanto ao transporte… Funciona sim, a noite toda.

      Abraço,
      Isabel

  20. avatar Ana Lima says:

    Oi Isabel. Estou querendo passar o Ano Novo em Berlim. Queria ver os fogos, mas também queria fugir do frio das ruas, rs… Você sabe se existe algum hotel próximo que ofereça vista para os fogos?

  21. avatar Eliete says:

    Oi Isabel! Esse ano eu e uma amiga vamos passar o ano novo em Berlim. Temos 22 anos e estamos à procura de uma balada bem legal para ir. Achei este site com várias opções:

    http://www.nye-party-berlin.com

    Você sabe se alguma delas é famosa por ser muito boa? Ou mesmo me indicar alguém que possa ajudar a escolher? Semconhecer os locais e fama das festas fica difícil escolher sozinha.. hehehe

    Aliás.. seu blog é demais! Ajuda muito! Meus parabéns!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Eliete,

      Tudo bem? Antes de mais nada obrigada pelo elogio ao blog!

      A da Postbahnhof, da Kulturbrauerei (acho que não está listada neste site) são bem tradicionais. Mas “boa” rsrsrs é um conceito que pode variar de uma pessoa para outra! Há pessoas que gostam de algo mais alternativo, outras mais chiquezinho… então eu não me arrisco a dizer o que é melhor. Eu desconheço um site/pessoa que possa te dar esta informação, a única coisa que me ocorre, onde de repente você poderia porcurar, onde pode ver opiniões diversas e daí tirar suas próprias conclusões seria no Tripadvisor (só um chite!).

      Abraços,
      Isabel

  22. avatar Alessandra says:

    Olá, Isabel, estamos pretendendo passar o Ano Novo em Berlim. Como vou com meus filhos, estou preocupada com o frio. Você acha que conseguimos fazer passeios externos, caminhando pelas ruas? E se é prudente alugar um carro, para ir até Munique? Agradeço desde já sua atenção.

  23. avatar renato says:

    Ola, vou passar o ano novo 2015->2016 em Berlim e queria saber se essa festa no portao eh gratuita ou tem que pagar alguma entrada. E tambem gostaria de dicas de outros lugares fechados, tipo baladas mesmo, ainda to pensando sobre o frio hahaha. Quantos graus faz normalmente no final do ano?
    Se for possivel, me manda um email com a resposta, nao sei se sera facil achar aqui dps de novo. Obggg

    • avatar Isabel says:

      Oi Renato,

      Esta festa do portão é gratuita. Nesta página sobre o reveillon em Berlim você encontra dicas de outras baladas (não estão atualizadas para este ano, mas além do preço, não muda muita coisa, então já pode se inspirar).

      Quanto ao frio..
      Eu diria que é uma média entre -5 e 5 graus.

      Isabel

  24. avatar Amanda says:

    Olá, Isabel,
    primeiramente, parabéns pelo blog, tem várias dicas ótimas que ajudam muito na hora de planejar a viagem. Nesse ano estou indo com a minha mãe passar o Ano Novo em Berlim, e gostaria de algumas sugestões de lugares para passar a virada. Nossa primeira opção foi o Portão, mas achamos o lugar muito cheio, gostaríamos de algo que fosse também ao ar livre, em uma praça ou ponto turístico, mas que fosse ao mesmo tempo um evento menor. Nossa outra opção seria um lugar fechado, como um restaurante, mas que tivesse vista para alguma das queimas de fogos, mesmo que por um preço mais elevado.
    Outra dúvida que temos é em relação à segurança nesses eventos públicos. Como é o policiamento? No caso dos eventos ao ar livre, existe algum tipo de controle de entrada de pessoas? Houve alguma mudança nos esquemas de segurança devido aos atentados recentes em países vizinhos?

    Desde já, obrigada

Deixe seu comentário

*