Réveillon na Alemanha: Conheça as tradições e costumes alemães praticados no Ano Novo

O Réveillon é uma das maiores festas que temos ao longo do ano. Para celebrar a passagem de ano e dar as boas-vindas ao novo ano as pessoas cultivam hábitos e praticam tradicionais e simbólicos rituais que geralmente tem o objetivo de trazer paz, sorte, prosperidade e felicidade para o ano que se inicia.

Comemorando um “Silvester” na casa de familiares

As tradições, crenças populares e costumes variam de país para país, de cultura para cultura. No Brasil, por exemplo, temos o hábito de usar roupa branca simbolizando a paz, muitos pulam sete ondas e fazem pedidos para o novo ano, enquanto outros comem lentilhas, romãs ou uvas para ter fartura no ano que começa. Na Alemanha não é diferente, aqui as pessoas também cultivam alguns hábitos e costumes na comemoração de Ano Novo.

Uma mesa (depois do jantar) com coisas típicas para a celebração de Ano Novo

Na Alemanha, a data é chamada de “Silvester”. O nome se origina do Papa Silvestre I (em alemão “Silvester”), pois 31 de dezembro é o dia que o papa santificado – São Silvestre – é lembrado.

Tours em Berlim em Português

Assim como no Brasil, a maior parte das pessoas celebram a passagem do ano na companhia de familiares e amigos. Mesmo não sendo tão marcante como a roupa branca no Brasil muitas mulheres utilizam o dourado ou prata para a festa de Réveillon. Mas no geral, no quesito roupa na Alemanha não tem uma cor ou uma tradição específica – cada um se veste como quiser.

A comemoração e queima de fogos no Portão de Brandemburgo

A maior comemoração pública acontece em Berlim, no Portão de Brandemburgo, com show e grande queima de fogos à meia-noite. É dali que as redes de televisão fazem suas transmissões da “virada do ano na Alemanha”.

As pessoas queimando seus fogos pelas ruas de Berlim

E falando em queima de fogos, esta é provavelmente a tradição de Ano Novo mais marcante na Alemanha. A queima de fogos não é feita somente em festas maiores e organizadas, mas por praticamente todo mundo. As pessoas compram os fogos poucos dias antes do Ano Novo – as lojas são autorizadas a vender somente 2 dias antes do Réveillon e, na verdade, este o único período do ano que é permitido a venda de fogos de artifícios.

E assim, à meia-noite ou pouco depois do brinde da meia-noite, as pessoas vão para as portas das suas casas e prédios e queimam seus fogos. Por todos os cantos das cidades, os céus ficam iluminados pelos fogos de artifício queimados por pessoas privadas. Originalmente a crença é de que os fogos espantariam os maus espíritos, mas em tempos modernos são queimadas por diversão e pela beleza dos seus efeitos e  suas cores.

Enquanto uma amiga derrete seu metal (ao lado + 2 figuras), o outro procura no livrinho o significado da figura que seu metal tomou 🙂

Outro costume praticado na Alemanha na comemoração da virada do ano é o “Bleigießen“. O costume consiste em derreter um pedacinho de chumbo e jogar em um recipiente com água fria de forma que se solidifique rapidamente e na nova forma que o metal assumiu podemos então “ler” o futuro para o ano que se inicia. O produto é vendido para as festas de final de ano – há pacotes com algumas unidades do metal em forma de figuras como trevo, coração, estrela, etc. e uma colherzinha.

E eu derretendo meu metal para ler meu futuro 🙂

A gente coloca a figura de chumbo na colher e sob o calor de uma vela deixamos derreter para jogar na água. Depois usamos muuuito (rsrsrs) a imaginação para interpretar qual figura se formou e olhamos na legenda que vem no pacote o que significa aquela figura e assim “deciframos” o que nos aguarda no futuro 🙂 – eu particularmente gosto desta tradição, acho uma divertida brincadeira. Nos últimos anos, entretanto, o chumbo foi proibido e os fabricantes fazem o produto com outro material, de forma que as pessoas possam manter esta tradição. 

A figura do limpador de chaminé (que ainda traz consigo um cogumelo vermelho) e um trevinho de 4 folhas para dar sorte

Figuras de porquinho, cogumelho vermelho, joaninha, ferradura, limpador de chaminé e trevo de 4 folhas são objetos que de acordo com a tradição alemã trazem sorte e felicidade para o novo ano. As pessoas que cultivam a tradição presenteiam seus familiares ou amigos com estes objetos. Pode ser um chocolate ou marzipan em forma de uma destas figuras.

Mas pode ser também um vasinho com trevos de 4 folhas natural –  eu já ganhei algumas vezes um vasinho de trevo que vem com um bonequinho do limpador de chaminé espetado na terra. Estes vasinhos de trevos naturais é um produto típico desta época do ano. As pessoas podem também simplesmente utilizar estas figuras como elemento decorativo na noite do Réveillon, como por exemplo, guardanapos com alguma destas imagens estampadas.

Os “Knallbonbon”

Outro produto vendido nesta época e que eu diria ser típico (creio que pelo menos para as geracoes mais velhas) para a comemoração de Ano Novo é o “Knallbonbon”, que seria algo como “bala explosiva”. É um produto em forma de uma bala grande e quando aberto tem um som explosivo e de dentro “voa” uma surpresa, que podem ser brinquedinhos de plástico.

Os meus “anéis e pulseira” que ganhei com o “Knallbonbon”

Cada pessoa puxa em uma ponta da bala e quando ele “explode” a pessoa que ficou com a parte maior da embalagem na mão, fica com a lembrancinha.  

Sonhos para a virada do ano

Outra tradição cultivada por muitos na Alemanha é a de comer sonhos na noite do Réveillon. Uma explicação para o hábito seria de que comendo a guloseima os espíritos ficariam satisfeitos e complacentes. Uma outra explicação seria de que a ingestão da guloseima de alto teor calórico já formaria uma reserva no corpo para o jejum da época da quaresma.

E mais sonhos de réveillon

Bem, o porque exatamente tornou-se uma tradição de Réveillon é difícil dizer, fato é que é uma doce e deliciosa tradição 🙂 Ah, porém, há também uma certa tradição de fazer uma pegadinha! Ao comprar os sonhos – que geralmente são recheados com geléia de morango, ameixa, creme de baunilha – pode-se comprar um recheado com mostarda e colocar misturado com os demais. Daí na hora de comer é esperar para ver quem é o “sortudo” de pegar o sonho com mostarda. 

Uma mesa com Raclette

E falando em comida… Um cardápio comum para a noite de Réveillon é o Fondue ou Raclette – duas especialidades suiças, mas que são super popular na Alemanha também. No Raclette, queijo, carnes e legumes variados cortados em pequenas porções vão sendo grelhados em uma grelha elétrica de mesa – cada pessoa vai se servindo, preparando sua próprio “churrasquinho”. Assim como o Fondue, o Raclette é uma comida ideal para grupos menores e realmente legal para a noite de Ano Novo, pois a gente vai  comendo lentamente e por horas, até chegar a meia-noite.    

Comendo Raclette com amigos em algum Réveillon

Assim, como no Brasil perto da meia-noite fazemos a contagem regressiva e à meia-noite brindamos com champagne/prosecco e nos cumprimentamos e abraçamos. A tradicional saudação em alemão para desejar um feliz ano novo é “frohes neues Jahr”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here