The Wall Museum East Side Gallery (O Museu do Muro na East Side Gallery)

  • SumoMe

TheWallMuseumEastSideGallery_Geral

O The Wall Museum é o mais novo dos museus que tematiza o Muro de Berlim, tendo sido aberto em março de 2016.

O The Wall Museum documenta a história do Muro de Berlim utilizando-se especialmente de recursos multimedia. Com muitos filmes, áudios e fotos históricas, o museu nos mostra desde o período pós Segunda Guerra Mundial, a construção do Muro de Berlim até sua queda.

TheWallMuseumEastSideGallery

Com muitos vídeos a história do Muro é documentada

O muro já estabelecido na cidade, com sua faixa da morte é ricamente documentado, com animação e fotos . Em uma das salas há telões que mostram fotos de cada trecho do muro pela cidade –um mapa abaixo das fotos vai mostrando onde é aquele ponto. É uma viagem de volta ao passado, ver determinados pontos da cidade, hoje irreconhecíveis.

A queda do muro é outro destaque. Os fatos, os personagens, os acontecimentos que em 1989 levam à queda do muro de Berlim são muito bem documentados. Assim  como os acontecimentos seguintes, as comemorações, as negociações que levam a reunificação do país também são documentadas.

TheWallMuseumEastSideGallery_SalaEstarEstiloOriental

Objetos no museu são poucos. Destaque para a sala de estar típica de um apartamento do lado oriental. E também, na sala que documenta a construção do muro tem arame farpado e um misturador de cimento criando um cenário mais autêntico.

O  The Wall Museum está abrigado no Mühlenspeicher, um prédio histórico. Construído no início do Século 20 como armazém de cereais, após a divisão da cidade e com a construção do muro acabou ficando na zona de fronteira, na faixa da morte. No teto do prédio foi construída uma guarita de onde os guardas vigiavam o muro, a fronteira. Esta guariat ainda se encontra no teto do prédio – se olhar o prédio com uma certa distância, podemos vê-la, é uma guarita cinza escuro.

TheWallMuseumEastSideGallery2

O The Wall Museum está localizado nas margens de um dos trechos remanescentes do muro de Berlim, a East Side Gallery. Visitando a East Side Gallery, o museu The Wall Museum é um excelente complemento, pois a East Side Gallery é o muro de Berlim com arte, grafitado, mas sem uma documentação hsitórica. E esta lacuna pode ser preenchida com uma visita ao The Wall Museum.

O  The Wall Museum é aberto diariamente das 10 às 19 horas.

TheWallMuseumEastSideGallery_MisturadorCimento

PreçoClique aqui para ver

Endereço: Mühlenstraße 78-80 – Friedrichshain, 10243 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7, S75, estação Warschauer Str.
U-Bahn: Linha U1, estação Warschauer Str.

Atrações Próximas: East Side Gallery, Friedrichshain

 

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*