Topographie des Terrors (Topografia do Terror)

  • SumoMe

Exposição Topografia do Terror em Berlim

A Topografia do Terror é um museu, ou como também pode ser chamado em alemão, um dos diversos Erinnerungsorten (“locais de lembrança” ou memorial) que existem em Berlim e que documenta e mostra os horrores praticados pelos nazistas, mostrando as gerações atuais e futuras tudo que aconteceu e não deixando assim que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.

Exposição Topografia do Terror em Berlim

A Topografia do Terror se encontra no local onde, durante o regime nazista, ficava a sede da Polícia Secreta (conhecida como Gestapo) incluindo celas, da SS (Schutzstaffel em alemão ou “Tropa de Proteção”, uma unidade paramilitar dos nazistas que tinha um poder absurdo e que foi responsável por muitas das atrocidades cometidas durante o regime) e das demais instituições que faziam parte do aparato de terror dos nazistas. Neste local foram planejados e gerenciados os crimes cometidos pelos nazistas.

Exposição Topografia do Terror em Berlim

Painel mostrando calendário de feriados durante o regime nazista

Os prédios que abrigavam estas instituições repressoras nazistas foram praticamente destruídos por bombardeios durante a guerra e suas ruínas demolidas após a guerra. Com a divisão da cidade em setores, a fronteira do setor americano com o soviético ficava exatamente ao longo desta rua onde se encontravam estes prédios e mais tarde passava por ali também o muro de Berlim. Este trecho do muro ainda existe e é na verdade um dos trechos remanescentes mais longos.
Durante muitos anos o local, que está do lado que era Berlim Ocidental, foi usado para fins comerciais e somente em 1987, como parte das comemorações dos 750 anos de Berlim, a exposição com o nome de Topografia do Terror foi aberta ao público.

Exposição Topografia do Terror em BerlimPainel que mostra cronologicamente as ações contra os judeus  Exposição Topografia do Terror em Berlim
Painel que mostra autoridades nazistas envolvidas na perseguição aos judeus

O local onde a Topografia do Terror se encontra é um grande terreno e até 2007 sem construção nenhuma e a exposição ocorria a céu-aberto. Somente no final de 2007 foi que se iniciou os trabalhos de construção do Centro de Documentação, que foi inaugurado em 2010. A exposição ao ar livre é intitulada “Berlim 1933–1945. Entre Propaganda e Terror” e se estende paralelamente ao trecho remanescente do muro de Berlim (ATUALIZAÇÃO – em fev/2012: Atualmente não está tendo esta exposição ao ar livre. Pelo que me informaram as previsões são de que à partir de abril deve ter de novo a exposição ao ar-livre). São painéis com textos, fotos, documentos, artigos de jornal, áudios, dispostos ao longo dos restos das paredes que foram escavadas do porão do prédio da Gestapo. Esta exposição conta cronologicamente sobre o regime nazista, desde sua chegada ao poder em 1933 até sua derrota. A exposição mostra o cenário político da época que levou Hitler ao poder, como era a política e estratégias de propaganda do regime, as ações gradativas de perseguição aos judeus e que culminaram com a exterminação em massa, os nomes das principais autoridades envolvidas na perseguição aos judeus, assim como a perseguição a outras minorias. A exposição mostra também Berlim durante a guerra, a chegada das tropas aliadas, a derrota da Alemanha, assim como o pós-guerra e as consequências para a cidade e a população, a destruição, a falta de infra-estrutura e depois a divisão da cidade e as demais consequências causadas por isto.

Exposição Topografia do Terror em Berlim - Centro de Documentação

Centro de Documentação

O Centro de Documentação abriga a exposição “Topografia do Terror: Sede da Gestapo, SS e Segurança do Império nas ruas Wilhelmstraße e Prinz-Albrecht-Straße”. O foco da exposição é a ação da polícia secreta e da SS durante o regime nazista e os crimes e atrocidades cometidos por eles não somente na Alemanha, mas pela Europa. São muitos painéis com informações e fotos históricas que mostram a chegada dos nazistas ao poder, a criação destas organizações, o crescimento delas e as cabeças no topo que as comandavam, a expansão nazistas pela Europa e o rastro de terror e sofrimento deixado por estas pessoas. Há estações com computadores, há também áudios com gravações originais, como por exemplo, de discursos de autoridades destas instituições nazistas. Os textos das exposições são disponíveis em alemão e inglês.

Exposição Topografia do Terror em Berlim - Centro de Documentação

No Centro de Documentação

Topografia do Terror é um local super interessante para se conhecer, as exposições são super enriquecedoras, nos mostram e ensinam em detalhes sobre este capítulo triste da história recente. Fica bem pertinho de outras atrações famosas como o Checkpoint Charlie e a Potsdamer Platz e ainda tem o trecho do muro de Berlim para quem quiser vê-lo e tirar uma foto. Além disto a entrada é gratuita.

Exposição Topografia do Terror em Berlim - Trecho do muro de Berlim

Trecho do muro de Berlim ao longo da exposição Topografia do Terror

A Topografia do Terror é aberta diariamente das 10:00 às 20:00hs, sendo que as áreas externas até o escurecer (mas não mais tarde que as 20:00hs), o que no inverno pode ocorrer bem mais cedo. Nos dias 24 e 31 de dezembro e 1o. janeiro o local fica fechado.

Preço: Grátis

Endereço: Niederkirchnerstrasse 8, 10963 Berlim

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse; Linha U2, estação Potsdamer Platz
S- Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação Potsdamer Platz ou estação Anhalter Bahnhof
Ônibus: Linha M29, parada Wilhelmstr./Kochstr.; Linha M41, parada Abgeordnetenhaus

Atrações Próximas: Checkpoint Charlie, Checkpoint Charlie Museu, Potsdamer Platz, Exposição BlackBox Kalter Krieg (Caixa-Preta da Guerra Fria)

Hotéis nas imediações: Winters Hotel Berlin Mitte – The Wallrelexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer PlatzHotel Gat Point Charlie, Mövenpick Hotel Berlin Am Potsdamer Platz, Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie, Angleterre Hotel

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Patricia Fausto says:

    Estou em berlim, e seu blog tem me salvado. 🙂

  2. avatar Daniele says:

    Nossa fiquei arrepiada ao ler o post… Estive neste memorial em Setembro, e foi perturbador…
    O centro de documentação é ENORME, infelizmente não tive tempo para ler tudo, por esse e mais outros mil motivos ainda voltarei a Berlim. 🙂

    • avatar Isabel says:

      Oi Daniele,

      É a exposição é riquíssima, para vê-la em detalhes precisa de muito tempo! Mas fica aí um bom motivo para voltar (e volte logo rsrsrs).

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*