Vem aí o Karneval der Kulturen (Carnaval das Culturas)

  • SumoMe

Neste final de semana, entre os dias 13 e 16 de maio, acontece em Berlim o Karneval der Kulturen, ou Carnaval das Culturas. Este carnaval é uma festa popular que acontece desde 1996 e como o nome já indica é um evento que celebra a diversidade de culturas que existem em Berlim, pois na cidade vivem pessoas de diversas nacionalidades. A cada ano milhares de pessoas participam e festejam o Carnaval das Culturas.

O Carnaval das Culturas acontece no bairro de Kreuzberg e durante estes dias há festas de rua com barracas de comidas e bebidas e palcos onde são tocadas músicas de ritmos, estilos e culturas variados. Estas barracas e palcos são montados na Blücherplatz, nas imediações das estações de metrô Hallesches Tor (linhas U1 e U6). Os horários são: Sexta-feira das 16 às 24 horas; Sábado e domingo das 11 às 24 horas;  Segunda-feira das 11 às 19 horas.

Mas o ponto alto do Carnaval das Culturas é o desfile que acontece no domingo, dia 15 de maio. É algo como um desfile de escola de samba:  dezenas de grupos, cada um com um nome, apresentam e representam as suas culturas, com carros alegóricos, roupas, fantasias, danças e músicas típicas. É também uma competição, há um jurado que avalia e elege o melhor grupo. Há inclusive diversos grupos que representam a cultura brasileira – há grupos de samba, de afoxé, etc. E geralmente são dos grupos mais animados e que mais animam e impressionam com suas baterias, tambores e fantasias coloridas.

O desfile se inicia às 12:30 na Hermannplatz e termina na Möckernstraße, passando pela Gneisenaustrasse e Yorckstraße. O desfile termina por volta de 21:30, quando os últimos grupos chegam ao ponto final.

Para assistir ao desfile você pode descer na estação de metrô Hermannplatz (linhas U7 e U8 ) – que é o ponto inicial do desfile – ou ainda nas estações Südstern,  Gneisenaustraße (ambas da linha U7) ou Mehringdamm (linha U6 e U7) que se localizam ao longo do percurso do desfile.

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Boia Paulista says:

    Oi, Isabel. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. avatar vilma Brandão says:

    vai ser muito legal, pois há dois meses estou em Berlim e vou ver o desfile da varanda do meu apartamento. Me sinto privilegiada.

Deixe seu comentário

*