Berlim, últimos dias do mês de abril de 1945: os capítulos finais da pior guerra que o mundo moderno viveu vão sendo escritos – nestes dias, a 2ª. Guerra Mundial na Europa vai chegando ao seu fim.
Em abril de 1945 acontece a batalha pela tomada da capital do Terceiro Reich, a capital nazista, a chamada Batalha de Berlim – o último grande combate da 2ª. Guerra Mundial na Europa.
No decorrer da 2ª. Guerra Mundial foi formada um aliança entre os Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido para combater a Alemanha nazista.
No ataque por terra contra a Alemanha, os aliados ocidentais avançam no início de 1945 pelas regiões ocidentais do país, enquanto a União Soviética vai atacando pela região leste. A capital Berlim se localiza no leste da Alemanha e foi tomada pelos soviéticos.
Para atingir seus objetivos, os soviéticos trouxeram 2,5 milhões de soldados, 6250 tanques, 7500 aviões e 41 600 peças de artilharia. Os alemaes contavam com 800 mil soldados, pouco mais de 800 tanques e cerca de 100 aviões.
No dia 16 de abril, o Exército Vermelho inicia suas ofensivas para tomar Berlim a partir das Colinas de Seelow, que se situam a cerca de 70 quilômetros a leste de Berlim. Como a principal rota oriental para Berlim passa por esta região, as Colinas de Seelow são denomidas como os “portões de Berlim”.
Depois de 3 dias (16 a 19 de abril) de incessante combate e muitas vítimas – mais de 72 mil soldados soviéticos e mais de 12 mil soldados alemães são mortos durante os combates – os soviéticos conquistam as Colinas de Seelow e com isto tem o caminho para Berlim aberto.
No dia 21 de abril o Exército Vermelho já cruza a fronteira de Berlim. A partir daí, dia a dia os soldados vão conquistando e avançando pelos bairros em direção ao centro cidade, onde a área governamental se encontra.
Pelos caminhos fica um rastro de sofrimento e destruição em uma cidade já arrasada pelos constantes bombardeios que vem sofrendo desde novembro de 1943 – em 03 de fevereiro de 1945 Berlim sofreu um bombardeio que deixou mais de 2 mil mortos. No total estima-se que até 30 mil pessoas tenham morrido em Berlim pelos bombardeios.
Hitler diz que Berlim deve ser defendida “até o último homem e até o último cartucho”. Os nazistas ainda tentam salvar o que não é mais possível salvar – apesar da superioridade do oponente mandam adolescentes e homens mais velhos para a batalha nas ruas de Berlim.
Nestes dias, a população civil procura esconderijo e proteção nos bunkers e porões das casas e prédios. Apesar de pelo menos um milhão e meio de pessoas já terem deixados a cidade, ainda se encontravam na capital cerca de 2,8 milhões de pessoas.
Na Batalha de Berlim principalmente as mulheres são presas fáceis. Além de terem suas casas invadidas e saqueadas, as mulheres alemãs sofrem massivos abusos sexuais pelos soldados soviéticos. Muitas mulheres sofreram abusos consecutivos e/ou estupros em grupo. Os números dos casos de estupro variam muito de pesquisador para pesquisador, mas estima-se algo entre 100 mil e 800 mil casos. Algumas milhares morreram como consequências dos abusos, outras tantas cometeram suicídio.
Mas a ameaça de ser morto não vem somente das armas e das granadas dos soldados soviéticos. Mesmo no último momento os nazitas ainda causam terror contra seu próprio povo – pela cidade “desertores” são caçados e executados sumariamente, muitas vezes enforcados em postes de luz.
No dia 29 de abril os soldados soviéticos chegam na área governamental e no dia seguinte hasteiam uma bandeira soviética no topo do Reichstag – o prédio do parlamento. No mesmo dia 30 de abril, a cerca de 1 quilômetro do Reichtag, Hitler – no bunker onde se escondia – casa com sua com companheira Eva Braun e pouco tempo depois, juntamente com ela, comete suicídio.
No dia 1º. de maio, Joseph Goebbels – o Ministro da Propaganda – e sua esposa Magda, que também se encontravam no bunker de Hitler, evenenam seus 6 filhos e depois também se suicidam. Assim como eles, milhares de outras pessoas se suicidaram nestes últimos dias da guerra.
Finalmente no dia 02 de maio os combates cessam, o exército alemão se rende. No dia 08 de maio de 1945, no quartel general dos soviéticos em Karlshorst, o general alemão Wilhelm Keitel assina a rendição total e incondicional, colocando assim um ponto final na 2ª. Guerra Mundial na Europa (na Ásia os japoneses continuam a guerra até agosto/1945) e no domínio nazista. No local, hoje se encontra o Museu Alemão-Russo Berlin-Karlshorst – clique aqui para saber mais!!
Na Alemanha o dia 08 de maio além de ser lembrado como a data que marca o Fim da 2ª. Guerra Mundial na Europa também é comemorado como o Dia da Libertação da Alemanha do Nazismo.