[vc_row][vc_column width=”2/3″]
Transporte em Berlim
O sistema de transporte público em Berlim é simplesmente excelente. A rede já é super antiga e algumas das estações são meio sujas e encardidas, mas o sistema funciona – que é o mais importante. A rede é super extensa e integrada e o serviço é confiável e frequente. Portanto não há melhor forma de se conhecer Berlim do que utilizando o transporte público.
O sistema de transporte é composto por ônibus, tram e metro tram (bondinho), U-Bahn e S-Bahn. O U-Bahn é um metrô em sua maioria subterrâneo, enquanto os trens do S-Bahn na maioria percorrem seus trajetos em superfície. Enquanto as linhas do U-Bahn se limitam à cidade de Berlim, o S-Bahn cruza as fronteiras da cidade, chegando a cidades próximas como Potsdam, por exemplo. Os bondinhos do tram e metro tram viajam em trilhos pelas ruas e as suas linhas circulam em sua grande maioria na parte leste da cidade.
A empresa BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) opera o U-Bahn, ônibus, tram e metro tram, enquanto a Deutsche Bahn opera o S-Bahn. Entretanto este fato é de pouca importância para o usuário, uma vez que todas estas modalidades de transporte são integradas e a tarifa é unificada, ou seja, ao comprar um bilhete, você poderá utilizá-lo em todos os transportes
O U-Bahn tem 10 linhas e o S-Bahn 15 linhas, enquanto existem 22 linhas de bondinhos e mais de 100 linhas de ônibus circulando pela cidade.
O logo do U-Bahn é e o logo do S-Bahn é , portanto as estações são identificadas com um U+Nome da estação e/ou S+ Nome da estação.
Como se pode ver na foto abaixo, os pontos (Haltestellen) de ônibus e bonde são identificados com um poste/coluna com o símbolo
Nos pontos você encontrará tabelas com as linhas que passam naquele ponto e os horários em que os ônibus/bondes passarão. O transporte é muito pontual e se há atrasos são pequenos (na Alemanha 5 minutos já é um grande atraso!) .
A rede de transporte público de Berlim é dividida em três zonas: A, B e C. A zona A é o centro expandido e é onde se encontram as principais atrações turísticas de Berlim. Dentro da zona B estão o aeroporto Tegel, enquanto o aeroporto Schönefeld e Potdsdam (onde está localizado o palácio Sanssouci) ficam na zona C. Você compra os bilhetes de acordo com as zonas que você pretende utilizar.
Observação: Em Berlim não há necessidade de “dar a mão” para o ônibus/bonde parar. Tendo pessoas no ponto o motorista pára.