Guia do BER – O aeroporto de Berlim

BER – O aeroporto de Berlim

O Flughafen Berlin Brandenburg „Willy Brandt“, ou BER como é comumente chamado, é o aeroporto que serve a cidade de Berlim. O aeroporto BER se encontra a cerca de 27 quilômetros do centro de Berlim, estando localizado no município de Schönefeld que faz fronteira com Berlim.

Depois de muitos atrasos e polêmicas, o aeroporto BER foi inaugurado em outubro de 2020 e com isto os outros 2 aeroportos – o Tegel e o Schönefeld – que até então serviam Berlim foram desativados. Com isto, o BER passou a ser o único aeroporto a servir Berlim e a região de Brandemburgo. O BER foi construído nas imediações do antigo aeroporto Schönefeld e suas estruturas devem ser mantidas e integradas ao novo aeroporto.

Terminal 1

 As estimativas são de que o aeroporto Berlin Brandenburg possa atender até 46 milhões de passageiros por ano quando estiver operando em sua capacidade total.

Tours em Berlim em Português

Os Terminais do BER

Os terminais do BER (Fonte: ber.berlin-airport.de)

O aeroporto BER conta com 3 terminais em duas localidades: os Terminais 1 e 2, que se encontram em construções novas e o Terminal 5 que é o prédio do antigo aeroporto Schönefeld. É recomendável sempre verificar qual seu terminal de embarque/desembarque.

Balcões de check in no Terminal 1

Atualmente estão em funcionamento os Terminais 1 e 2, enquanto o Terminal 5, até o momento, ainda não tem previsão para começar a operar. Os planos são de que no futuro, as companhias aéreas serão distribuídas entre os três terminais.

Duty Free do aeroporto BER

Terminal 1 é o maior e o principal terminal do aeroporto BER. É um prédio moderno com fachada de vidro e se localiza entre as pistas de decolagem e pouso, torre de controle e prédios adjacentes como estacionamentos e hotel. É daqui que a maior parte das companhias áreas partem e onde têm seus balcões de check-in.

O tradicional restaurante Ständige Vertretung no Terminal 1

Seu nível térreo, o E1, é o principal – aqui se encontram mais de 100 balcões de check-in e o controle de segurança que dará acesso aos portões de embarque. Logo após o controle de segurança já se encontra a loja de Duty Free e mais adiante várias outras lojas e restaurantes.

Lembrancinhas legais de Berlim podem ser encontradas no Duty Free

O desembarque é feito no nível E0, que também abriga o hall com as esteiras de bagagem – nesta área encontram-se máquinas automáticas da empresa de transporte público, assim como painéis informativos com as próximas partidas de metrô e trens. Neste nível encontra-se ainda o “Welcome Center” – o centro de informações para o visitante de Berlim.

O centro de informações para visitantes

Ainda no Terminal 1, encontram-se vários Bussiness Lounges: o “Lounge Tempelhof” e o  “Lufthansa Lounge Berlin” que se localizam no nível E1 e o VIP “Lounge Zeitgeist”  que se localiza no nível E0. 

O hall com as esteiras de bagagem

O Terminal 2 é menor e conta com 16 balcões de check-in, assim como opções de lojas e restaurantes. O Terminal 2 fica ao lado do Terminal 1 e pode ser acessado a pé, sendo a passagem feita pelo nível E0. Placas sinalizadoras indicam o caminho. É do Terminal 2 que parte a empresa Ryanair, assim como outras companhias aéreas menores.

Enquanto os Terminais 1 e 2 ficam próximos, o Terminal 5 já fica mais afastado e não pode ser acessado a pé. O Terminal 5 é conectado com os outros através das linhas S9 e S45 do S-Bahn – este trajeto com o S-Bahn dura cerca de 8 minutos e deve-se considerar também mais cerca de 10 minutos de caminhada entre a estação do S-Bahn e o terminal. Uma outra alternativa são as linhas de ônibus X7 e X71 que circulam entre os terminais e por fim, se preferir, este percurso também pode ser feito com um táxi. O Terminal 5 também contará com uma oferta de lojas e restaurantes, assim como um serviço de informação ao turista.

Como chegar/sair do aeroporto BER   

E agora uma das questões mais importantes para quem visita Berlim é: como ir do aeroporto BER para o centro da cidade (que é onde se encontram a maior parte dos hotéis e onde via de regra os turistas se hospedam)?

Bem, há várias possibilidades e a melhor maneira vai depender do que cada pessoa busca – se conforto, economia, praticidade, etc.

Uma das opções para sair ou chegar até o aeroporto de Berlim é com o transporte público. O  BER tem uma estação de metrô/trem no subsolo do Terminal 1 (nível U2) – o nome desta estação é “Flughafen BER – Terminal 1-2” – e como o nome já indica ela dá acesso aos terminais 1 e 2.   Para utilizar o transporte público você precisará comprar um bilhete que cubra a zona ABC, que é a área onde se encontra o aeroporto (Saiba mais sobre os tipos de bilhete e como usá-los clicando aqui).

Na estação “Flughafen BER – Terminal 1-2” passam algumas linhas de trens regionais, de S-Bahn e o Airport Express (FEX), que interligam o aeroporto com o centro de Berlim, passando por algumas das principais estações da cidade – e caso seu hotel não fique ao lado de uma destas estações, você pode fazer uma conexão com outra linha de metrô ou ônibus até o seu hotel.

Trem da linha FEX (Fonte: www.deutschebahn.com)

O Airport Express (FEX) interliga o aeroporto com a Hauptbahnhof – a estação central de trens de Berlim. A viagem dura 30 minutos e este trem circula a cerca de cada meia hora. Com as linhas de trem regional RE7 e RB14 – que passam a cada 1 hora – você chegará em cerca de 25 minutos na estação Alexanderplatz, em 28 minutos na estação Friedrichtraße e cerca de 40 minutos na estação Zoologischer Garten (estas linhas também passam pela Hauptbahnhof). Há ainda aopção da linha S9 do S-Bahn, que circula a cada 20 minutos, e que também passa pelas estações mencionadas anteriormente.

Máquinas automáticas para compra de bilhetes para o transporte público

E para saber a melhor e mais precisa conexão entre o seu destino e o aeroporto, você pode utilizar a ferramenta do BVG – a empresa de transporte público – para calcular uma rota. O sistema irá lhe mostrar as opções disponíveis dependendo do horário que quer chegar/sair do aeroporto/destino final. 

E para quem não estiver a fim de arrastar mala por estação de trem, é claro que uma outra alternativa para ir do aeroporto até sua hospedagem é o táxi. Os pontos de táxis se encontram no nível E0. Atualmente um táxi do aeroporto BER até o o centro da cidade custa entre 45 e 55 euros – dependendo do horário e local exato.

Ponto de táxi no aeroporto BER

E se você é do tipo que prefere já ter alguém lhe aguardando no aeroporto, uma outra opção é agendar um transfer. A TaxiLeader.net é uma empresa de transfer que está presente em diversas cidades européias e que também oferece o serviço em Berlim.

Hospedagem no BER

Se por alguma razão você precisar ou quiser se hospedar próximo do aeroporto você terá a alternativa do Steigenberger Airport Hotel Berlin próximo ao Terminal 1 e o IntercityHotel Berlin-Brandenburg Airport próximo ao Terminal 5.

As “napcabs” no aeroporto BER (Fonte: www.napcabs.com)

No futuro haverá mais opções de hospedagem, pois há planos para a abertura de mais hotéis. E se você tiver uma longa estadia no aeroporto e quer dar uma descansada, há ainda a opção das “napcabs“, que são cabines para dormir. As “napcabs“se encontram no nível U1. 

Organize sua estadia em Berlim, compre seus ingressos antecipadamente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here