Diversas pessoas que visitam Berlim no período de inverno já me fizeram esta pergunta: qual seria a estação de esqui mais próxima da cidade?
Geograficamente, Berlim está localizada na região nordeste da Alemanha, em uma área extremamente plana. Os alpes, as montanhas altas se localizam no sul do país, na região da Bavária. É lá que se encontra a montanha mais alta da Alemanha, a Zugspitze que tem 2962 metros de altitude. De Berlim para esta região são quase 700 quilômetros de distância.
Mas a cerca de 300 quilômetros de Berlim, encontra-se a Erzgebirge, uma região serrana ao longo da fronteira com a República Tcheca. Eu comentei sobre esta região em outro post ao falar do artesanato natalino alemão que é típico desta região. Também a mencionei ao falar sobre o mercado de Natal da cidade de Annaberg-Buchholz, que é um dos mais famosos da região.
Nos montes da Erzgebirge também se encontram estações de esqui, sendo a mais famosa na pequena cidade de Oberwiesenthal, que é tida como a cidade mais elevada da Alemanha.
Em Oberwiesenthal se localiza o monte mais alto desta região, o Fichtelberg com 1.215 metros de altitude. Ao lado dele, encontra-se o Kleiner Fichtelberg („Pequeno Fichtelberg”) , outro monte com 1.206 metros de altitude. Conjuntamente, estes montes formam a maior estação de esqui da região, oferecendo cerca de 16 quilômetros de pista. São no total 10 pistas de esqui, classificadas em diferentes graus de dificuldade.
Diferentes teleféricos estão à disposição para levar até o início das pistas. Inclusive, o teleférico da estação de esqui de Oberwiesenthal é tido como o mais antigo da Alemanha, sendo inaugurado em 1924 e transportando 12 pessoas. De lá para cá já passou por reformas e melhorias e atualmente tem a capacidade de 44 passageiros por cabine.
Para quem ainda não é prático nos esportes de inverno, diversas escolas de esqui e snowboard podem ser encontradas em Oberwiesenthal, como a Vereinigten Skischule Oberwiesenthal, a Skischule Fichtelberg e a Skischule Greiner.
Para saciar a fome, no topo da montanha, você tem a opção do restaurante self-service Himmelsleiter e dos restaurantes à la carte Erzgebirgsstuben e Das Guck, que se encontram na Fichtelberghaus, que abriga também um hotel.
A Saxônia, o estado onde a cadeia de montanhas Erzgebirge se localiza, pertencia à Alemanha Oriental e naquela época Oberwiesenthal foi um importante destino para a prática dos esportes de inverno.
Inclusive, nesta região se formaram esportistas que ganharam medalhas nas Olimpíadas de inverno representando a Alemanha Oriental. Hoje, estas estações de esqui são populares em especial entre moradores desta região e entre turistas da República Tcheca.
Neste e neste link você pode obter mais informações sobre a estação de esqui em Oberwiesenthal, como os preços e horários do teleférico, condições atuais do tempo/das pistas, assim como demais atividades oferecidas lá. E aqui você pode obter aqui mais informações gerais sobre Oberwiesenthal e região.
Como chegar em Oberwiesenthal
Para chegar em Oberwiesenthal somente de carro ou com a Maria Fumaça Fichtelberg (Fichtelbergbahn). Esta Maria Fumaça parte da estação de Cranzahl que pode ser acessada com um trem regional à partir da cidade de Chemnitz. De Berlim até Chemnitz, também não tem um trem direto, tem que fazer conexão na cidade de Leipzig.
Assim, a melhor e mais prática maneira de ir de Berlim a Oberwiesenthal é de carro.
Hospedagem em Oberwiesenthal
Abaixo você pode pesquisar hotéis em Oberwiesenthal e região:
Dica anotada para uma próxima ocasião. Essa Alemanha tem de tudo mesmo.