Há 100 anos foi fundada na cidade de Weimar/Alemanha a Escola Bauhaus, que é considerada a primeira escola de design do mundo. A Bauhaus foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius em abril de 1949 e seu objetivo principal era fazer uma escola que combinasse disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e artesanato. A Bauhaus deixou de ser uma simples escola e acabou transformando-se em um movimento cultural e artístico, tendo, deste então – com seu conceito de buscar formas mais simples e estética menos rebuscada – influenciado a arquitetura e o design moderno.
E o centenário da Bauhaus está sendo lembrado e celebrado em grande estilo, com o festival “100 Anos Bauhaus” – sendo um dos principais acontecimentos deste ano no calendário cultural na Alemanha, acontecendo em várias cidades eventos, exposições, workshops, etc.
A abertura do festival “100 Anos Bauhaus” acontece em Berlim e teve início no dia 16 de janeiro com o presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier abrindo as festividades. Desde então, esta abertura do festival conta com shows, apresentações teatrais, instalações, filmes e workshops. A programação de abertura do festival vai até o dia 24 de janeiro e pode ser vista neste link.
Outras exposições e eventos que estarão acontecendo ao longo do ano em Berlim:
– “Bau1haus”
A exposição “Bau1haus – O Modernismo no Mundo” mostra o trabalho do fotógrafo berlinense Jean Molitor,que desde 2009 viaja pelos cinco continentes registrando a arquitetura Bauhaus.
A exposição é gratuita e acontece na Willy-Brandt-Haus, que se localiza na Stresemannstr. 28 . A exposição funciona de 16 de janeiro a 14 de março de 2019 e é aberta de terça a domingo, das 12 às 18 horas.
– “Von Arts and Crafts zum Bauhaus”
A exposição “Von Arts and Crafts zum Bauhaus. Kunst und Design – eine neue Einheit! ” (“Das Artes e Ofícios para a Bauhaus. Arte e Design – Uma Nova Unidade!”) aborda a história da Bauhaus e a incorpora à emergência do modernismo na Europa. A exposição mostra cerca de 300 peças – que vão de mobiliário a arte em metal e pinturas – de 50 anos da história do design.
A exposição “Von Arts and Crafts zum Bauhaus” acontece no Bröhan Museum de 24 de janeiro a 5 de maio de 2019. O museu é aberto das 10 às 18 horas, de terça a domingo, assim como nos feriados. A entrada custa 8 euros / 5,00 euros reduzida.
– “Bauhaus imaginista”
O projeto de exposição internacional “Bauhaus imaginista” examina as interdependências mundiais do movimento que tornou o estilo Bauhaus o que ele é hoje. O projeto foi feito com uma equipe internacional de pesquisadores e artistas.
O “Bauhaus imaginista” acontece na Casa das Culturas do Mundo, que se localiza na John-Foster-Dulles-Allee 10, de 15 de março a 10 de junho de 2019.
– “Bauhaus und die Fotografie”
A exposição “Bauhaus und die Fotografie” (“Bauhaus e a Fotografia”) tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre a fotografia de vanguarda no período por volta de 1930 e a arte conteporânea. A exposição mostra cerca de 200 trabalhos de artistas como Florence Henri, Erich Consemüller, Thomas Ruff, Dominique Teufen, Vivianne Sassen, Kris Scholz, Taiyo Onorato & Nico Krebs, Antje Hanebeck e Douglas Gordon.
A exposição “Bauhaus und die Fotografie” acontece na Fundação Helmut Newton de 12 de abril a 25 de agosto de 2019. Fundação Helmut Newton se localiza na Jebensstraße 2 e é aberta de terça a domingo das 11 às 19 horas, com exceção das quintas-feiras que abre das 11 às 20 horas. Os ingressos custam 10 euros / 5 euros reduzida
– “Semana Bauhaus em Berlim”
Na “Semana Bauhaus em Berlim”, que vai de 31 de agosto a 08 de setembro de 2019, qualquer pessoa pode se envolver com o tema Bauhaus gratuitamente e a céu aberto. Exibições em vitrines de lojas na rua Kantstraße, Savignyplatz e Potsdamer Straße dão aos passantes uma impressão dos 14 anos de trabalho da Escola Bauhaus.
Em um pavilhão de vidro na Ernst-Reuter-Platz, os visitantes podem comparar o planejamento urbano moderno com a realidade.
Várias outras exposições e eventos acontecem em diversas cidades da Alemanha ao longo do ano para comemorar os “100 Anos Bauhaus”. A programação completa pode ser vista aqui.