O Altes Museum ou Museu Antigo é um dos diversos museus localizados na famosa Ilha dos Museus e na verdade é também o mais antigo museu de Berlim.
Originalmente este museu foi construído para abrigar todas as coleções de arte de Berlim, mas atualmente expõe parte da Coleção de Antiguidades Clássicas (os objetos e relíquias desta coleção estão distribuídos entre três museus: o Museu Pergamon, o Altes Museum e o Neues Museum).
Distribuídas em dois andares, o Altes Museum exibe a Coleção de Antiguidades Clássicas dedicada a arte da antiguidade grega, romana e etrusca.
O andar principal, no térreo, é dedicado a arte da Grécia antiga, sendo a coleção exibida cronologicamente do século X ao I a.C.. São esculturas em barro, bronze e mármore, vasos em cerâmica, jóias em ouro e prata, moedas, etc.
Também faz parte do acervo uma coleção de moedas históricas. São mais de mil moedas que vão desde o século VII a.C. até o século III d.C.
O andar de cima, é dedicado às artes romana e etrusca. Inclusive, a coleção de arte etrusca do Altes Museum é a maior fora da Itália. Lá se encontram as esculturas de César e Cleópatra, além de mosaicos, sarcófagos, afrescos, etc.
O prédio que abriga o Altes Museum por si só também já é uma obra de arte. Apesar de sua estrutura ser relativamente simples, com formas retangulares e teto plano, as dezoito monumentais colunas ao longo de sua fachada frontal de 87 metros de largura lhe dão imponência.
Ornamentando o telhado, acima de cada coluna, encontram-se dezoito águias de arenito. Internamente o prédio tem uma bela rotunda, inspirada no Panteão de Roma, decorada com esculturas de deuses da antiguidade.
A escadaria que leva ao prédio é decorada dos dois lados por grandes estátuas, chamadas de “Amazona Lutadora”, que mostra uma amazona tentando se defender com uma lança de um ataque de uma pantera, e “Leão Lutador”, que mostra um cavaleiro em cima do cavalo com uma lança na mão para matar o leão que se encontra aos pés do cavalo.
A História do Altes Museum
No início do século XIX, a burguesia alemã, uma classe que estava em ascenção, passou a ter novos anseios e visões, como por exemplo que todos os cidadãos deveriam ter acesso à arte e à educação cultural, uma vez que até então as coleções de arte eram fechadas para o público em geral.
Compartilhando desta visão, o rei da Prússia Friedrich Wilhelm III encarregou o arquiteto Karl Friedrich Schinkel, o arquiteto mais importante da Prússia, de projetar um museu para abrigar as coleções de arte da realeza.
Em seu projeto, Schinkel incorporou o museu a um conjunto de construções que já existia ao redor da praça Lustgarten: o Palácio Real da família Hohenzollern, representava o poder mundano (este palácio foi demolido após a Segunda Guerra pelo governo da Alemanha Oriental e após diversas mudanças neste local ao longo dos anos o palácio foi reconstruído); a Zeughaus, que era um arsenal, representava o poder militar; a Berliner Dom (Catedral de Berlim), representava o poder divino. O museu que deveria fornecer educação para o povo, representava as ciências e as artes.
O museu foi desenhado em estilo neoclássico e começou a ser construído em 1825, sendo inaugurado em 03 de agosto de 1830. Foi inicialmente chamado de Königliches Museum (Museu Real), nome que foi mantido até 1845 quando foi renomeado para seu atual nome.
Na fachada do prédio, um friso com letras grandes e douradas contém a frase em latim “FRIDERICVS GVILHELMVS III. STVDIO ANTIQVITATIS OMNIGENAE ET ARTIVM LIBERALIVM MVSEVM CONSTITVIT MDCCCXXVIII” – Friedrich Wilhelm III fundou este museu para o estudo de todos os tipos de antiguidades e das artes liberais em 1828.
E como boa parte de Berlim, o prédio do Altes Museum não ficou imune a Segunda Guerra mundial, foi praticamente destruídos pelo fogo causado por bombas em 08 de maio de 1945. Os trabalhos de restauração foram concluídos em 1966 quando passou a mostrar exibições de arte contemporânea da República Democrática da Alemanha, uma vez que o prédio ficou em Berlim Oriental.
Informações Práticas
O Altes Museum abre de terça a domingo das 10:00 as 18:00 horas (segunda é fechado). Favor confirmar no site do Altes Museum os horários de funcionamento, uma vez que estes podem sofrer alterações.
Os ingressos para o Altes Museum podem ser comprados online ou diretamente no local. Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes.
Veja Aqui o Preço e Compre seu Ingresso Antecipadamente Para Evitar Filas
Você pode ainda comprar um bilhete que dá direito a visitar todos os museus da ilha em um mesmo dia, chamado de “Berlin Museum Island: Day Ticket“.
Uma outra opção é o “Museum Pass Berlin”, que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e além do Altes Museum, dá acesso também a dezenas de outros museus.
E se você for estar em Berlim em um primeiro domingo do mês, você pode visitar o Altes Museum gratuitamente!!! Clique aqui para saber como.
Endereço: Am Lustgarten 1 – 10178 – Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U5, estação U Museumsinsel
Ônibus: Linhas 100 e 300, parada U Museumsinsel
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação Hackescher Markt
Bonde: Linhas M1, parada Am Kupfergraben; Linhas M4, M5 e M6, parada Hackescher Markt
Atrações Próximas: Alte Nationalgalerie, Neues Museum, Pergamon Museum, Museu de Pérgamo. O Panorama, Bode-Museum, Unter den Linden, Neue Wache, Museu Histórico Alemão, Catedral de Berlim, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Nikolaiviertel, Nova Sinagoga, Hackesche Höfe, Museu DDR, Sea Life, Berlin Dungeon, Icebar Berlim
Hotéis nas Imediações: Radisson Collection Hotel, Monbijou Hotel, Classik Hotel Alexander Plaza, Hotel Nikolai Residence, Hotel ZOE by AMANO Group, Rocco Forte Hotel De Rome, Adina Apartment Hotel Berlin Hackescher Markt, ARCOTEL John F – am Gendarmenmarkt, Capri by Fraser Berlin