Berliner Dom (Catedral de Berlim)

Catedral de Berlim

A bela e imponente Berliner Dom ou Catedral de Berlim é sem dúvidas uma das construções mais fotografadas de Berlim.

Não é de se admirar, pois com suas cúpulas marcantes e seus monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, a catedral destaca-se na paisagem. 

A Berliner Dom é a maior e mais importante igreja protestante de Berlim.

Tours em Berlim em Português

Além de funcionar como igreja, com um calendário regular de missas, a Berliner Dom funciona também como uma atração, sendo cobrado uma entrada para poder visitá-la.

Mas, sem dúvidas, é uma visita que vale muito a pena, pois a catedral também é majestosa e belíssima por dentro. A Catedral de Berlim é ricamente decorada com relevos que ilustram histórias do Novo Testamento e importantes figuras da Reforma Protestante.

Catedral de Berlim
Interior da Catedral de Berlim

Visitando a Berliner Dom, além de apreciar a beleza do seu interior, você pode também subir até a cúpula de onde terá um vista panorâmica de Berlim. São 270 degraus para chegar até a cúpula, mas os visitantes que os encararem serão recompensados com a vista deslumbrante que se tem de lá de cima.

Catedral de Berlim
O prédio da prefeitura de Berlim visto do mirante na cúpula da Catedral de Berlim

A catedral abriga também a cripta da família Hohenzollern contendo mais de noventa tumbas e sarcófagos, incluindo as do rei Friedrich I e da rainha Sophie Charlotte, que são ricamente trabalhadas.

Outro destaque da Catedral de Berlim é seu órgão de tubos, que é o maior da Alemanha, tendo mais de 7.200 tubos. É simplesmente uma belíssima obra de arte construída por Wilhelm Sauer.

O belo órgão de tubos da Catedral de Berlim

No subsolo da Catedral você encontra uma lojinha e também o Domcafé, uma lanchonete onde você pode tomar um café, comer um bolo ou sanduíche. Ao final do tour pela igreja, o visitante acaba passando pela lojinha e pelo Domcafé. Mas mesmo que nao tenha entrado na igreja você pode ir até o Domcafé, cuja entrada fica atrás da igreja, na margem do rio Spree. Inclusive, nos meses de primavera e verão você pode se sentar do lado de fora, às margens do rio.

Você pode ainda assistir a um concerto na Catedral de Berlim, sendo a igreja um dos principais lugares de Berlim para este tipo de evento. A Berliner Dom chega a promover cerca de 100 concertos por ano. Clique aqui para ver a programação de concertos da Berliner Dom.

O altar da Catedral de Berlim

A Catedral de Berlim localiza-se às margens do rio Spree, na Ilha dos Museus.

A entrada principal da Catedral de Berlim fica de frente para a Lustgarten, uma praça cercada de árvores e com uma fonte no meio, que é rodeada por um gramado, onde as pessoas aproveitam para relaxar nos dias ensolarados.

Na outra margem do rio Spree, também é super agradável. Há diversos restaurantes e cafés, onde você pode sentar, degustar alguma coisa e descansar dos passeios enquanto desfruta a bela vista da Berliner Dom.

A catedral é aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 17:00hs, nos sábados das 09:00 as 17:00hs e aos domingos das 12:00 as 17:00hs. Favor confirmar no site da catedral os horários de funcionamento, uma vez que estes podem sofrer alterações.

A história da Berliner Dom

A Berliner Dom, a maior e mais importante igreja protestante de Berlim, foi construída entre 1894 e 1905, mas a sua história se inicia muito antes.

A história da catedral de Berlim se inicia  em 1465 quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln,  foi elevada ao status de igreja colegiada ou “Domkirche” que era o termo usado na época para designar este tipo de igreja.

Em 1535, o príncipe-eleitor Joachim II começou a remodelar o prédio que abrigava a igreja Dominicana e que ficava ao sul do palácio, para ser a igreja da corte, movendo assim a “Domkirche” para este endereço. Com a conversão de Joachim II ao Protestantismo, a até então igreja católica foi transformada em protestante luterana.

Powered by GetYourGuide


Como o prédio da igreja já estava bem degradado, Friedrich II ordenou em 1747 que um novo prédio fosse construído. Assim, baseada no projeto arquitetônico de Johann Boumann, foi construída entre 1747 e 1750 uma nova catedral em estilo barroco no local que hoje se encontra a Berliner Dom.

Cerca de 70 anos mais tarde, para celebrar a união das comunidades luteranas da Prússia, a catedral foi remodelada por dentro e por fora em estilo neoclássico pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel.

A construção anterior a atual Catedral de Berlim (Fonte: www.berlinerdom.de)

Anos mais tarde, a família real achou que esta catedral era muito modesta e não representava bem a monarquia. Sob ordens do rei  Friedrich Wilhelm IV, foi decidido então que uma catedral mais imponente deveria ser construída.

Assim a antiga catedral foi demolida e a construção da atual Berliner Dom se iniciou em 1894, sendo finalmente inaugurada em 27 de fevereiro de 1905.


Projetada por Julius Raschdorff em estilo barroco com influência do renascimento italiano, a catedral com suas dimensões monumentais de 114 metros de comprimento, 73 metros de largura e 116 metros de altura acabou sendo comparada e considerada um contrapeso protestante para a Basílica de São Pedro no Vaticano.

A Catedral de Berlim original, antes da Guerra (Fonte: www.berlinerdom.de)

Na Segunda Guerra Mundial, durante um ataque aéreo, a cúpula da catedral foi atingida por uma bomba de líquidos inflamáveis.  Devido ao difícil acesso, o fogo não pode ser controlado e toda a cúpula foi destruída. Partes da cúpula em chamas desabaram, alastrando assim o fogo pela catedral.

A Catedral de Berlim em chamas na Segunda Guerra (Fonte: www.berlinerdom.de)

Em 1953 um telhado temporário foi construído para cobrir a catedral e proteger o que restou do seu interior. Ficando em Berlim Oriental depois da divisão da cidade, a catedral só começou a ser reconstruída pelo governo da Alemanha Oriental em 1975 com a ajuda financeira da Igreja Protestante e da Alemanha Ocidental.

Durante os trabalhos de reconstrução, o desenho original da catedral foi um pouco alterado, sendo o salão do memorial que ficava na asa norte demolido e a cúpula simplificada. A reconstrução da fachada ficou pronta em 1983 e no ano seguinte inicaram-se os trabalhos de restauração do interior, sendo a catedral reaberta solenemente em 06 de junho de 1993.

Catedral de Berlim
Cúpula por dentro da Catedral de Berlim

Preço:  Clique aqui para ver

Endereço: Lustgarten 1 – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação Hackescher Markt
U-Bahn: Linha U5, estação Museumsinsel
Ônibus: Linhas 100 e 300, parada U Museumsinsel; Linha 200, parada Spandauer Str./Marienkirche
Bonde: Linhas M4, M5, M6, parada Spandauer Str./Marienkirche; Linha M1, parada S Hackescher Markt

Atrações Próximas:  Altes Museum, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Museu Histórico AlemãoDDR Museum, Museu Pergamon, Bode-Museum, Neue Wache, Unter den Linden, NikolaiviertelTorre de TV, Rotes Rathaus, Sea Life

Hotéis nas Imediações: Radisson Collection Hotel, Classik Hotel Alexander PlazaMonbijou Hotel, Hotel Nikolai Residence

Evite as filas e compre seus ingressos antecipadamente

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Que site excelente! Estou amando todas as suas dicas, informações e recomendações. Estou planejando viajar para a Alemanha em abril/2018. Vi que em algumas atrações turísticas há a meia-entrada para estudantes. Sou estudante universitária em instituição federal no Brasil. Você sabe me dizer quais são os documentos necessários que eu apresente para usufruir da meia-entrada?
    Desde já muito obrigada!

    • Oi Priscila,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Até onde eu sei (pois nao tenho mais carteirinha de estudante 🙁 você precisa apresentar sua carteira de estudante internacional

      Abs,
      Isabel

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here