Centro histórico de Potsdam

Potsdam é conhecida especialmente por causa do Parque e Palácio Sanssouci. Mas a cidade, que se localiza a cerca de 1 hora de Berlim, tem muito mais a oferecer, como por exemplo, seu centro histórico, que é super charmoso e mais do que merece uma visita.

A bela arquitetura na cidade de Potsdam

O centro histórico de Potsdam tem muitas construções imponentes e clássicas e cantinhos pitorescos, sendo agradabilíssimo para um passeio.

Rua do centro de Potsdam

Através do Portão de Brandemburgo você entra no barroco centro histórico de Potsdam. Não, você não leu errado, nem eu digitei errado – Potsdam também tem um Portão de Brandemburgo!! Na verdade o Portão de Brandemburgo de Potsdam é até mais antigo que o Portão de Brandemburgo de Berlim – ele é cerca de 20 anos mais velho do que seu famoso homônimo. No passado, Potsdam também foi cercada por uma muralha e nela existiam portões de entrada – o Portão de Brandemburgo foi um destes portões. O Portão de Brandemburgo de Potsdam é menor que o de Berlim, mas também imponente – ele lembra um arco do triunfo romano.

Tours em Berlim em Português

O Portão de Brandemburgo

Logo depois do Portão de Brandemburgo, se inicia a Brandenburger Straße, uma rua de pedestres com casas charmosas onde estão abrigados lojas, Cafés e lanchonetes. A Brandenburger Straße e suas transversais são  bem idílicas. Principalmente no verão a rua é bem movimentada, com pessoas fazendo compras e muitas outras sentadas em mesas a céu aberto. E é ao longo da Brandenburger Straße que acontece a bela feira de natal de Potsdam.

A Brandenburger Strasse com o Portão de Brandemburgo ao fundo

Do outro lado do Portão de Brandemburgo, se encontra a Luisenplatz, uma praça circundada por prédios clássicos e com uma fonte no centro. Ali se encontram vários agradáveis restaurantes, de culinária variada – alemão/austríaco, italiano, asiático.

A Luisenplatz

No final da Brandenburger Straße já se avista a Igreja de São Pedro e São Paulo, com sua torre de sinos de 60 metros de altura. A Igreja de São Pedro e São Paulo é uma igreja católica e foi construída no final do século 19. Eu também acho seu interior bem bonito e acho que vale a pena dar uma olhada.

A Igreja de São Pedro e São Paulo

Seguindo pela Brandenburger Straße, olhando a esquerda na segunda transversal pode se avistar ao fundo o Jägertor, ou Portão dos Caçadores – outro portão remanescente da cidade.

O Portão dos Caçadores

Chegando na Igreja de São Pedro e São Paulo, já nos encontramos praticamente no Bairro Holandês – uma área do centro histórico de Potsdam com casas em estilo holandês. O Bairro Holandês é formado por um conjunto de dezenas de casas com arquitetura holandesa distribuídas em algumas ruas e que foram construídas na primeira metade do século 18 para colonos holandeses. Após terem sido restauradas dos anos 90 para cá, muitas delas abrigam galerias, lojas, restaurantes e Cafés super agradáveis. Esta área do centro histórico é bem especial, uma delícia flanar por suas ruas.

Rua do “bairro holandês”

Nas margens do Bairro Holandês, uma impressionante construção com duas torres parecendo um castelinho, atravessa a Friedrich-Ebert-Straße. Trata-se do Nauener Tor (Portão de Nauen), o terceiro dos portões remanescentes. A obra em estilo neogótico foi feita na metade do século 18. No passado ocupado por militares, artesãos e comerciantes, hoje abriga restaurantes.

O Portão de Nauen

A pouco mais de um quilômetro do Nauener Tor, na direção da estação central de Potsdam, encontra-se a área chamada de Alter Markt – o coração do centro histórico e que foi o centro político e comercial da cidade por séculos. Com exceção da Igreja de São  Nicolau, o  conjunto arquitetônico que originalmente compunha a praça Alter Markt (Praça do Mercado Velho) surgiu na segunda metade do século 18 e foi uma obra de Frederico II e seus arquitetos, inspirados nas praças romanas. Diz-se que a praça tenha sido uma das mais bonitas da Europa.

A praça Alter Markt

Entretanto, bombardeios da 2ª. Guerra Mundial causam grandes danos nesta área e somente quatro prédios do conjunto arquitetônico sobrevivem. Durante o período socialista (Potsdam se encontrava na Alemanha Oriental) as construções antigas degradam por falta de manutenção e na área são construídos novos prédios no estilo socialista. Felizmente desde a reunificação da Alemanha, a área tem passado por um processo de recuperação do seu belo conjunto arquitetônico, com prédios sendo restaurados e outros sendo reconstruídos.

Na área da praça Alter Markt

Mesmo ainda com obras ainda em andamento, a praça da Alter Markt (Praça do Mercado Velho) é uma área com belas e imponentes construções. Nela se encontra a Igreja de São  Nicolau, que com forma quadrada e imensa cúpula se destaca dos demais prédios e já pode ser vista de longe. A Igreja de São Nicolau é uma igreja protestante e foi construída na primeira metade do século 19 e foi um projeto de Karl Friedrich Schinkel – um famoso arquiteto da época.

A Igreja de São Nicolau

Em frente a Igreja de São  Nicolau encontra-se um obelisco de mármore e mais a frente o Palácio da Cidade de Potsdam. Conforme dito anteriorme boa parte dos prédios nesta área foram severamente danificados pelo bombardeio de abril de 1945 e um destes prédios era o palácio. Suas ruínas foram então removidas entre 1959/1960. Mas após a reunifição decidiu-se por sua reconstrução, o que ocorreu entre 2011 e 2014. As dimensões e fachada são  uma reconstrução do antigo palácio, por dentro é moderno e abriga o parlamento do estado de Brandemburgo.

O reconstruído Palácio da Cidade de Potsdam….
que hoje abriga o parlamento do estado de Brandemburgo

Na Alter Markt encontra-se também a Altes Rathaus, o antigo prédio da prefeitura de Potsdam, que se destaca com sua cúpula verde coroada por uma estátua dourada. Desde a metade do século 19 já não abriga a prefeitura e hoje em dia o prédio abriga o “Museu de Potsdam”, que apresenta exposições sobre a cultura e história da cidade. Sua exposição permanente, intitulada “Potsdam. Uma cidade faz história” conta a história de mais de mil anos da cidade.

O prédio da Antiga Prefeitura…
onde funciona o “Museu de Potsdam”

Entre a Altes Rathaus e o Palácio, encontra-se o Palácio Barberini, que também é uma reconstrução. As obras foram feitas entre os anos de 2013 e 2016. Uma fachada do palacete é virada para a praça e a outra para o canal. O prédio abriga o Museu Barberini, que foi inaugurado em 2017 e apresenta uma coleção de obras de artes de movimentos clássicos a arte contemporânea, com foco no impressionismo, na arte da Alemanha Oriental e na arte alemã depois de 1989.

O Palácio Barberini

A poucos passos da Alter Markt, encontra-se um prédio comprido de cor avermelhada. Este é o Marstall, o antigo estábulo do palácio. O prédio abriga o “Museu do Filme de Potsdam”, que documenta a história dos estúdios de cinema mais antigos do mundo – o estúdio Babelsberg e que se localiza no município de Potsdam – com sua exposição permanente “Fábrica de Sonhos – 100 Anos de Filme em Babelsberg”.

O antigo prédio dos estábulos (Fonte: www.potsdam.de)

Hospedagem em Potsdam

Abaixo você pode pesquisar hotéis em Potsdam, caso decida pernoitar ou passar um tempo maior na cidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here