A Alemanha e seu povo tem uma história forte, com muitos acontecimentos que marcaram não somente o país como muitas vezes mudaram o mundo. Além dos livros, uma boa maneira de conhecer a história é através de filmes que a retratem.
A época da história que mais marca a Alemanha e que a maior parte das pessoas tem na cabeça é o período nazista e a Segunda Guerra Mundial, mas o povo alemão viveu muitos outros períodos marcantes e decisivos antes e após a segunda guerra. Entretanto a maior oferta de filmes, especialmente aqueles com destaque internacional, são sobre a época nazista/Segunda Guerra Mundial e seus acontecimentos.
Abaixo, estou listando alguns filmes interessantes para se conhecer fatos e acontecimentos da história da Alemanha. Alguns retratam a história romanceada, outros são baseados em fatos reais e alguns são praticamente um documentário sobre a história.
1- Lutero (Nome em alemão: Luther)
O filme conta sobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero, um monge agostiniano e professor de teologia que viveu no século XVI.
No filme são retratados os principais acontecimentos religiosos e políticos que dão início e consolidam a Reforma Protestante: a decepção de Martinho com as práticas da igreja católica, a fixação de suas 95 teses na porta da Igreja em Wittenberg, seu desafio às autoridades da Igreja e as consequências sofridas, seu exílio no castelo Wartburg e a tradução da bíblia do latim para o alemão, a distribuição da bíblia em alemão para o povo e a revolta destes contra a nobreza.
Este é um filme importante para aprender sobre os acontecimentos que marcam a Reforma Protestante. Uma reforma que teve alcance e consequências não somente na Alemanha, como também por toda Europa. E é o marco inicial para a fundação de outras igrejas cristãs onde milhões de fiéis hoje em dia exercem sua fé mundo afora.
2- A menina que roubava livros (Nome em alemão: Die Bücherdiebin)
O filme é baseado no livro de mesmo nome do autor Markus Zusak e conta a história de Liesel Meminger, uma garota de 9 anos, à partir do ano de 1938. Liesel é levada para morar com pais adotivos (sua mãe, comunista, corre risco) e na nova moradia faz amizade com Rudi, um garoto vizinho. Na escola, os colegas fazem chacota de Liesel pois ela não sabe escrever. Seu pai adotivo Hans a ensina a ler e escrever e ela se torna fã de livros, lendo tudo que encontre pela frente.
Liesel e Rudi são colocados na Juventude Hitlerista e durante uma queima de livros pelos nazistas são obrigados a jogar livros na fogueira. Quando acontece a Noite dos Cristais e a perseguição aos judeus toma outras proporções, os pais adotivos escondem em casa Max – um judeu. Mas devido o risco de ser descoberto e das consequências para a família, um dia Max tem que deixar a casa, o esconderijo. No decorrer da guerra, o pai adotivo é convocado para a guerra, que algum tempo depois volta ferido para casa. A cidade onde moram é bombardeada, casas são destruídas, pessoas morrem. A guerra acaba e tempos depois Max retorna.
O filme é muito interessante pois faz um apanhado de acontecimentos marcantes deste período nazista e da Segunda Guerra Mundial.
3- Conspiração (Nome em alemão: Die Wannseekonferenz)
O filme é baseado no protocolo da reunião conhecida como a Conferência de Wannsee. Esta reunião acontece no dia 20 de janeiro de 1942 em uma casa à beira do lago Wannsee com a presença de 15 representantes da SS e do alto-escalão do governo nazista.
Conduzida por Reinhard Heydrich, que havia sido incubido por Hermann Göring, o tema da reunião secreta é a “Questão judaica – A solução final”. De maneira muito autêntica o filme documenta o decorrer desta reunião que formaliza os planos para a deportação dos judeus e marca o início das mortes industrializadas.
Neste post eu já escrevi em mais detalhes sobre a Conferência de Wannsee.
4- Os Falsários (Nome em alemão: Die Fälscher )
Os Falsários é um filme baseado em fatos reais e conta a história de uma operação de falsificação de dinheiro sob o comando nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1942, prisioneiros com qualificação na área de impressão são selecionados e enviados para o campo de concentração Sachsenhausen, que se localiza nas imediações de Berlim. Nos barracões 18 e 19, sob o comando do major da SS Bernhard Krüger, 144 prisioneiros judeus com a ajuda de falsificadores profissionais falsificam moeda estrangeira, em especial libras esterlinas. Esta ação foi feita sob o codinome de “Operação Bernhard” e é tida como a maior falsificação de dinheiro da história – até o fim da guerra foram produzidas 132 milhões de libras esterlinas.
O filme baseia-se nas memórias de Adolf Burger, um judeu que participou da “Operação Bernhard” .
5- Operação Valquíria (Nome em alemão: Operation Walküre – Das Stauffenberg-Attentat)
De forma documentária, o filme retrata o atentado contra Hitler em 20 de julho de 1944 por parte dos militares e a tentatitava de colocar em ação a Operação Valquíria – o plano emergencial para tomar o controle do país.
Papel de destaque no filme e figura-chave na conspiração contra Hitler é o coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg. O filme mostra o desenvolvimento de Stauffenberg e outros militares no decorrer da guerra, que se unem para neutralizar Hitler. Os acontecimentes precedentes ao atentado, assim como as ações tomadas após são mostradas em detalhes no filme. A tentativa de assassinar Hitler,entretanto, falha e inúmeras pessoas envolvidas são executadas pelos nazistas.
Este é um filme que mostra um dos grupos de resistência ao Hitler e governo nazista. Outros grupos, de âmbitos diferentes da sociedade também tentaram oferecer resistência ao regime. A resistência alemã é documentada no Bendlerblock – Memorial para a Resistência Alemã, que é também o local onde Stauffenberg tinha seu escritório e onde foi executado.
6- A Queda: As Últimas Horas de Hitler (Nome em alemão: Der Untergang )
Este filme é baseado nas obras do historiador Joachim Fest (entre outras obras, a biografia de Hitler) e nas lembranças de Traudl Junge, uma das secretárias particulares de Hitler na época.
O filme explora os 10 últimos dias de Hitler e a queda do Terceiro Reich. É abril de 1945 e o exército soviético avança por Berlim. Grande parte do filme se passa no Führerbunker, onde Hitler, Eva Brown e pessoas mais próximas (como a secretária particular) vivem na fase final da guerra. Deste abrigo, Hitler, líderes nazistas e do exército acompanham os acontecimentos, decidem seus destinos finais perante a inevitável derrota e tomam ações.
7- O Julgamento de Nuremberg (Nome em alemão: Nürnberg – Im Namen der Menschlichkeit )
A Segunda Guerra Mundial acabou, a Alemanha é derrotada e os aliados formam um tribunal militar para julgar os responsáveis pelos crimes bárbaros cometidos durante o período nazista.
Entre novembro de 1945 e abril de 1949 acontecem na cidade de Nuremberg 13 processos que separadamente julgam médicos, integrantes da SS e polícia, industriais e administradores de empresas, líderes militares e ministros e representantes do alto-escalão do governo. O processo principal, que julga líderes nazistas, como Hermann Göring, Rudolf Heß e Albert Speer, acontece de 20 de novembro de 1945 a 1º. de outubro de 1946.
Com base em gravações e áudios da época, o filme mostra e reconstrói este julgamento com ricos detalhes.
8- A Ponte dos Espiões (Nome em alemão: Bridge of Spies – Der Unterhändler)
Depois da Segunda Guerra Mundial formam-se dois grandes blocos econômicos e ideológicos, um liderado pelo capitalista Estados Unidos e o outro formando pela socialista União Soviética. Começa uma nova guerra, a Guerra Fria. A espionagem é um recurso utilizado pelas duas grandes potências para tentar descobrir os planos, as novas armas, os avanços tecnológicos alcançados pelo adversário. E nesta época a Alemanha é ocupada pelos aliados, Berlim é palco da Guerra Fria.
É neste cenário, com as tensões da Guerra Fria que o filme A Ponte dos Espiões se passa. No início dos anos 60 um advogado americano vai a Berlim Oriental para negociar a troca de um espião da KGB por um piloto americano capturado pelos soviéticos. A troca acontece na Glienicker Brücke, uma ponte na fronteira com as duas Alemanhas e que depois desta troca, ainda teve outras trocas de espiões ao longo da Guerra Fria, dando este apelido a ponte.
9- O Grupo Baader Meinhof (Nome em alemão: Der Baader Meinhof Komplex)
Este filme retrata acontecimentos da Alemanha Ocidental nos anos 70, quando o país é assolado por ações de um grupo terrorista de extrema-esquerda, o “RAF – Rote Armee Fraktion” (Fração do Exército Vermelho), também conhecido pelo nome “Grupo Baader-Meinhof”.
O grupo é formado no início dos anos 70 por Andreas Baader, Ulrike Meinhof, Gudrun Ensslin e Horst Mahler e existiu por 28 anos, com três gerações diferentes de integrantes. Ao longo da sua existência, o grupo pratica diversos assaltos a banco, sequestros e atentados, sendo responsável pela morte de 34 pessoas.
O filme conta a história dos criadores do RAF e mostra os primeiros primeiros anos de atividade do grupo até o ano de 1977 – o período mais violento e sangrento da organização.
10- A Vida dos Outros (Nome em alemão: Das Leben der Anderen)
Este filme conta a história de um agente da Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental, que passa a espionar um casal de artistas: o escritor de peças teatrais Georg Dreyman e a atriz Christa-Maria Sieland. O filme se passa em Berlim Oriental e a história começa no ano de 1984 e termina somente após a queda do muro de Berlim.
Este é um filme super interessante para conhecer mais sobre a Alemanha Oriental e suas políticas para controlar os “opositores” do governo e do socialismo, assim como em especial para ver os métodos de espionagem empregados pela Stasi.
Muitas cenas do filme foram gravadas em locais originais em Berlim, como no prédio da Stasi.
11- A Onda (Nome em alemão: Die Welle)
Nos anos 60, um professor de história americano, Ron Jones, aborda o período da Alemanha nazista para seus alunos. Com dificuldades para explicar aos alunos como o povo alemão pode aceitar e ser conivente com as ações dos nazistas, o professor inicia um experimento chamado de “The Third Wave” (A Terceira Onda).
Aos estudantes foram atribuídos papéis e normas rígidas de comportamento foram estabelecidas. No decorrer do experimento é criada uma saudação para o grupo, assim como um símbolo é desenhado. A empolgação dos alunos e engajamento pelo projeto é grande. Após alguns dias de experimento, o professor resolve terminar o projeto, uma vez que este está fugindo do controle. É com base neste experimento, adaptado para uma classe dos dias atuais, que o filme A Onda foi feito.
É um filme extremamente interessante, que nos mostra como regimes totalitários podem surgir, mesmo em sociedades democráticas – sendo somente necessário que se tenha determinados componentes.
E falando em filmes… neste post você encontra uma lista de filmes nos quais a cidade Berlim serviu de palco, mesmo que às vezes a história não tenha se passado na cidade.