Mercado de Natal 2023 em Lüneburg

Em um encontro com amigas um dos assuntos do bate-papo foi sobre as cidadezinhas charmosas da Alemanha. Uma delas falou de Lüneburg, me perguntou se eu não conhecia, disse que a cidade seria muito bonita e etc.

Como adoro viajar e descobrir novos cantinhos da Alemanha quando cheguei em casa fui dar uma pesquisada na internet sobre a cidade e ao ver as fotos me encantei e disse logo ao meu esposo (que também não conhecia a cidade) “temos que conhecer” (rsrsrs)!!

Mercado de natal na praça da prefeitura

Como já estávamos planejando um final de semana para curtir algum mercado de Natal fora de Berlim, a escolha acabou sendo então o mercado de Natal de Lüneburg – cidade que se localiza no Norte da Alemanha, nas imediações de Hamburgo.

Tours em Berlim em Português

Mercado de natal com a prefeitura iluminada ao fundo

O principal mercado de Natal de Lüneburg acontece em frente ao prédio da Prefeitura. Apesar do mercado ser relativamente pequeno, não tendo muitas barracas, tem todo o charme dos mercados das cidadezinhas históricas. Eu sempre menciono por aqui que, em especial, gosto dos mercados de Natal em ambientes clássicos e a praça da prefeitura, que é circundada por prédios antigos com bela arquitetura, oferece o palco ideal.

Os pequenos se divertem no trenzinho do mercado de Natal em frente a prefeitura de Lüneburg

O que também me agradou muito em Lüneburg foi que, além deste mercado principal, há outros mini-mercados dentro de alguns pátios e que são super aconchegantes. Depois de andarmos pelo mercado da prefeitura fomos dar uma passeada pelas imediações e ao passarmos por um prédio na rua Schröderstr. (número 1), árvores de natal iluminadas na entrada nos “fazem um convite” para entrar.

Mini mercado no pátio do Café Central

No centro do pátio do Café Central, que é todo decorado com pinheiros naturais, tem uma barraca que vende bebidas, ao redor mesas altas para nos apoiarmos enquanto tomamos nosso vinho quente. E o chão é forrado por madeira picada, assim como o teto é coberto – tudo isto deixa o ambiente mais quente e aconchegante. Para nós foi uma agradabilíssima surpresa principalmente que neste dia chovia um pouco.

“Lüneburger Winterdorf” – mini-mercado de natal e um pátio

Após tomarmos nosso vinho quente e nos aquecermos continuamos nosso passeio pela mesma Schröderstr. E para minha agradável surpresa, passamos em frente à outro prédio que com seu túnel de luzes nos faz outro convite a entrar. Este é o “Lüneburger Winterdorf” – outro mini-mercado de Natal em um pátio. Este pátio é maior, tem mais barracas – além de bebidas, tem barracas de comida também.

Mercado de natal no “Alter Kran”

A 5-10 minutinhos da prefeitura chega-se nas margens do rio Ilmenau, onde acontece o “Weihnachtsmarkt am Alten Kran”, outro mercado de Natal. O “alter Kran” é um guindaste antiquíssimo que já na Idade Média foi usado para retirar sal das salinas e hoje é um dos marcos de Lüneburg.   Entre o rio e prédios históricos e com suas barraquinhas de madeira vermelhas este é outro mercado de Natal muito fofo.

As barraquinhas da Rota do Conto de Fadas

Pelas ruas do centro histórico encontramos ainda a “Rota dos contos de fadas”  – que são barraquinhas com bonecos que representam os contos de fadas. Ao apertamos um botão, os bonecos se movimentam e “contam” a história (infelizmente a opção do idioma é somente em alemão e no dialeto local).

O mercado de natal na praça da prefeitura

Comparadas com as de outras cidades, as feiras de Natal de Lüneburg  são relativamente pequenas, mas as achei bem pitorescas e aconchegantes e no seu conjunto têm uma característica própria.

As barraquinhas vermelhas do mercado no “Alter Kran”

Os mercados de Natal de Lüneburg vão de 29 de novembro até o dia 30 de dezembro/2023.

O mercado da Prefeitura funciona de segunda a sábado das 10 às 21 horas e aos domingos, das 11 às 20 horas. Nos dias 24 e 25 de dezembro fica fechado; no dia 26/12 funciona das 11 às 21 horas e no dia 30/12 funciona das 11 às 19 horas.

O mercado do “Alter Kran” funciona de segunda a sexta-feira das 12 às 21 horas e aos sábados e domingos das 11 às 21 horas. No dia 24 de dezembro funciona das 12 às 16 horas; no dia 25/12 das 12 às 18 horas e no dia 26/12 funciona das 11 às 21 horas.

Barraquinhas nos mercados de Natal em Lüneburg

Dica de Hospedagem:

Como fizemos a reserva de hotel de última hora não encontramos muitas opções interessantes no centro de Lüneburg. Assim, acabamos reservando o Hotel Schloss Lüdersburg um hotel fora da cidade, a 20 minutos de carro do centro de Lüneburg.

Este hotel se encontra nas construções pertencentes a um antigo palácio (o Palácio Lüdersburg) e do qual hoje faz parte um Clube de Golf. Os confortáveis quartos têm decoração clássica e os ambientes do hotel são bem e aconhegantes, tendo lareira em diversas salas.