Sanssouci não é somente o famoso palácio do rei da Prússia Frederico II, mas também um extenso parque com diversos palácios e palacetes, pavilhões, igreja, córrego, fontes, diversos jardins e inúmeras esculturas.
O Parque Sanssouci é um complexo belíssimo, uma harmoniosa combinação de arquitetura, arte e natureza. Desde 1990, o Parque Sanssouci faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco.
O Parque Sanssouci, cujo nome de origem francesa significa “sem preocupação”, é uma obra de mestre da arquitetura e jardinagem e é principalmente uma herança do rei Frederico II. Tudo começa quando Frederico II, em 1744 , ordena a criação de terraços em uma encosta para o plantio de videiras. Logo depois, se inicia a construção do palácio Sanssouci no topo da encosta.
Com a conclusão da construção do palácio, as imediações vão sendo embelezadas e incluídas na estrutura. Abaixo do terraço, no nível térreo é montado um jardim decorativo em estilo barroco, com canteiros de flores e gramados.
Ao longo das décadas e séculos seguintes o parque vai sendo expandido e novas construções vão sendo adicionadas. Muitos artistas e paisagistas famosos da época deixaram sua assinatura na obra.
O Palácio Sanssouci com o belo jardim aos seus pés é a estrela e principal atração do parque. À partir do jardim uma larga escada central leva ao palácio no topo. Ambas as laterais do palácio são ornamentadas por dois pavilhões de metal verde com detalhes dourados, que em dias de sol se destacam mais ainda.
Em uma das laterais encontra-se a lápide do túmulo de Frederico II. Do outro lado do palácio o espaço a sua frente é decorado por uma bela colunata.
À direita e a esquerda do Palácio Sanssouci, existem duas alas de cor e dimensões semelhantes, que são separadas do palácio por árvores e cerca viva: A Galeria, que foi construída em 1764, é considerada o edifício de museu real mais antigo da Alemanha e abriga uma coleção de pinturas do barroco italiano e holandês; os Novos Aposentos que continha os quartos para hóspedes do rei.
Próximo dos Novos Aposentos encontra-se o Jardim Siciliano, que é composto por canteiros geométricos, túneis verdes e réplicas de esculturas da antiguidade. Em frente a Galeria, encontra-se o Jardim Holandês, que é composto por cercas vivas geométricas, grandes áreas de gramado e uma fonte no centro.
Não distante do Jardim Holandês encontra-se a Gruta de Netuno, que é feita de mármore branco e rosa e entronizada por Netuno, o deus dos mares.
E logo depois encontra-se uma das entradas do parque, o chamado Portal do Obelisco. O portão em ferro verde com detalhes dourados é em si baixo, sendo suas laterais ladeadas por dois grupos de colunas e nas margens do muro há canteiros de flores ornamentais. Ao fundo, fora do parque, avista-se um obelisco.
No extremo oposto do Portal do Obelisco, cuja interligação é uma alameda reta que corta o parque e tem 2 quilômentros de extensão, encontra-se o Neues Palais, que foi construído menos de 20 anos após o Palácio Sanssouci e é o maior palácio do parque.
Nas imediações do Neues Palais, existem dois pavilhões redondos, chamados de Templo da Amizade, que foi construído em memória da irmã favorita de Frederico II, e Templo Antigo, que foi construído para Frederico II armazenar sua coleção de objetos de arte antigas, moedas e pedras preciosas. A partir de 1921, o Templo Antigo passa a ser usado como mausoléu para integrantes da família real – por isto hoje em dia, não é mais acessível ao público.
Atrás do Neues Palais, em uma das extremidades do parque, encontram-se dois belos e idênticos edifícios chamados de Communs. Estes prédios funcionavam como uma “área de serviços” (e que área de serviço!!!!), abrigando a cozinha do palácio, além de também conter aposentos para convidados do rei e seus empregados. Entre os Communs encontra-se uma imponente colunata, cuja parte central é ornamentada pelo Portal do Triunfo.
Uma das construções mais marcantes do Parque Sanssouci é a Casa Chinesa, que se localiza entre o Palácio Sanssouci e o Neues Palais. A casa não é grande, mas chama a atenção por suas colunas, adornos e figuras douradas com aparência asiática que a ornamentam.
O rei Frederico Guilherme IV também deixou sua marca no Parque Sanssouci. Durante seu reinado, no século 19 o parque ganhou novas construções: o Palácio Charlottenhof, que é um palácio relativamente pequeno, foi a residência de verão do príncipe herdeiro (e mais tarde rei).
Os arredores do palácio são embelezados por canteiros de flores, parreiras e pelo Jardim das Rosas; os Banhos Romanos é um construção inspirada nas casas de campo italiana do século 15; a Igreja da Paz, que foi inspirada em um mosteiro italiano é uma igreja evangélica e é lá que estão sepultados o rei Frederico Guilherme IV e sua esposa. À Igreja da Paz pertencem outras construções, formando um conjunto, que são agrupados em torno da torre de sinos. Em um dos lados da igreja há uma lagoa artificial.
Próximo da Igreja da Paz, encontra-se o jardim Marlygarten, que é composto por um extenso gramado, árvores, algumas esculturas e uma chamativa coluna com listras azuis e brancas e base e topo dourados. Mas a parte que acho mais bonita é a que tem uma escultura feminina e ao seu redor canteiros de flores em um formato que me lembra as asas abertas de um pavão.
Além destes palácios, pavilhões e jardins que mencionei, o parque tem outras áreas que são ornamentadas com cercas vivas e embelezadas por esculturas clássicas.
O Parque Sanssouci tem cerca de 300 hectares e como pode-se ver acima tem muita coisa legal e bonita para se ver. Portanto, prepare-se para gastar algumas horas no local e caminhar bastante se quiser explorar melhor seus atrativos.
No parque não entra carro (somente alguns autorizados, tipo de funcionários, jardinagem, etc.) e bicicleta é permitido somente por caminhos que passam mais pelas extremidades, como pode-se ver no mapa.
Quer conhecer Sanssouci e otimizar seu tempo? Entre em contato para saber mais sobre um tour para Potsdam/Sanssouci.
Informações práticas sobre o Parque Sanssouci
Endereço: Zur Historischen Mühle – Potsdam (este é o endereço oficial, sendo que existem várias entradas)
Como chegar: À partir de Berlim, pegar o S7 até a estação Potsdam. Na estação de Potsdam, pegar a linha de ônibus 695 e descer na parada “Schloss Sanssouci”. É necessário ter o bilhete ABC – clique aqui para saber mais sobre o transporte público.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 8 da manhã até o entardecer
Preço: A entrada no Parque Sanssouci é gratuita, somente para as visitas internas aos palácios é necessário comprar ingresso.
Restaurantes e banheiros:
Somente em alguns poucos lugares do parque podem ser encontrados. No centro de visitantes, próximo ao Neues Palais, tem banheiro e o Café “Caroline”, onde você encontra bebidas, um bolo, um sanduíche frio, salsicha, etc.
Há cerca de 10-15 minutos de caminhada do Neues Palais, encontra-se o Restaurant & Café Drachenhaus, que para chegar lá tem que cruzar uma avenida fora do parque e depois pegar um caminho íngreme.
Na rua em frente ao Palácio Sanssouci, encontra-se um bom restaurante, „Zur Historischen Mühle“ (Endereço: Zur Historischen Mühle 2).
Ao lado do Moinho, encontra-se uma pequena lanchonete, onde pode comprar uma bebida, um lanchinho.
O outro centro de visitantes localiza-se próximo do Moinho e nesta área encontram-se mais banheiros.
Além disto, próximo dos Banhos Romanos, já saindo do parque, tem um banheiro público.
Berlim é muito linda, eu já estive a passeio em Berlim, AMEI AMEI em conhecer BERLIM
Oi Amelia,
Tudo jóia?!
Sou suspeita para falar (rsrsrs), mas Berlim é mesmo encantadora!!
Abs.,
Isabel