Pfunds Molkerei – A “loja de laticínios mais bonita do mundo”

Em um recente final de semana que passamos na cidade de Dresden ouvimos falar da “loja de laticínios mais bonita do mundo”. Eu achei muito interessante e curioso uma loja levar este título e ainda brinquei que os alemães são campeões em marketing, pois nos guias de viagem das cidades e regiões sempre tem uma “cachoeira mais alta da região tal” ou “o moinho de madeira mais antigo de tal estado” – ou seja, sempre fazem uma atração de algo que muitas vezes nem é tão superlativo (rsrsrs).

Mas mesmo assim fomos conhecer a loja pois fiquei curiosa e ainda era relativamente perto de onde estávamos hospedados (neste link eu falo sobre o hotel onde nos hospedamos que é instalado em um antigo palácio). E para minha surpresa, chegando em frente ao local havia 2 ônibus de turismo com placa da Suiça dos quais descia bastante gente. Ou seja, a loja é bem famosa e um ponto turístico bem popular de Dresden. Mas a maior (e agradável) surpresa  mesmo foi a loja em si, seu interior e sua decoração.

Eu nunca tinha visto uma loja assim e realmente a achei belíssima – fiquei convencida que ela merece o título (rsrsrs). Ah! E diga-se de passagem, a loja foi registrada em 1997 no Guinness Book (o Livro dos Records) como a “loja de laticínios mais bonita do mundo”!

Tours em Berlim em Português

A loja é toda revestida com azulejos coloridos: paredes, chão, teto e balcão são cobertos com azulejos pintados com motivos da indústria de laticínios, motivos florais e animais – especialmente bois e vacas. Estes azulejos foram produzidos, em conjunto com artistas de Dresden, pela Villeroy and Boch – uma tradicional empresa alemã de cerâmica e que produz serviços de mesa, vasos, etc..

Próximo ao balcão há uma fonte de leite também de azulejos coloridos. Entretanto esta fonte é uma réplica que foi feita em 2009, pois a original está desaparecida a mais de 50 anos.

Mas a loja não é só para ser admirada como também oferece produtos! Além de leite fresco, queijos e outros derivados do leite, na loja é vendido também geléias, mel, assim como acessórios super fofos como leiteiras e outros produtos de cerâmica. Quando estivemos lá – início de outubro – já vendiam também Weihnachtsstollen, que é um produto típico de Natal. E no andar superior encontra-se ainda um restaurante que oferece a culinária tradicional alema.

A história da loja Pfunds Molkerei

A história da Pfunds Molkerei já é bem longa – este ano de 2020 completou 140 anos anos da sua fundação. Tudo começou em 1879 quando Paul Gustav Leander Pfund, um agricultor de uma vila chamada Reinholdshain, se muda para Dresden e abre uma loja na Görlitzer Straße com o objetivo de oferecer diariamente leite fresco para os moradores da cidade. Até então o leite vinha de sítios e fazendas localizadas nas imediacoes e era vendido pela cidade em carrocas, sem refrigeração, correndo assim o risco de estragar, principalmente nos meses de verão.  Para garantir o frescor de seus produtos, Paul mantinha os estábulos para as vacas em Dresden e os clientes podiam até ver o leite sendo tirado das vacas antes de ser colocado a venda.  

Um ano mais tarde Friedrich Pfund – o irmão de Paul – se junta ao negócio e assim é fundada a empresa Dresdner Molkerei Gebrüder Pfund em 1880. Tanto as vendas como a produção da empresa logo crescem consideravelmente e já em 1891 se mudam para o local atual na Bautzner Straße.

Felizmente a loja sobreviveu aos bombardeios da 2ª. Guerra mundial, mas a empresa foi estatizada pelo governo comunista em 1972 (Dresden se localiza na parte que pertencia a Alemanha Oriental) e acabou sendo fechada em 1978. Felizmente, com a Reunificação da Alemanha, a loja foi reaberta nos anos 1990.

Endereço:  Bautzner Straße, 79 – Dresden – 01099

Observação: Quando entrei a loja estava bem cheia por conta dos ônibus de turismo e vi pessoas tirando foto, mas em uma parede vi uma placa dizendo que era proibido tirar foto. Eu fiquei confusa, sem saber se a proibição se referia a somente aquela sala ou se era válida para toda a loja.

Então eu perguntei para uma funcionária e ela me disse que era válido para toda a loja, mas que seu eu tirasse uma foto de lembrança não seria problema. Depois de comprarmos algumas coisas, tiramos estas fotos que estão apresentadas aqui. Assim, para quem for lá eu recomendaria que seria de bom tom perguntar primeiro se poderia tirar uma foto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here