
A Potsdamer Platz, que fica a cerca de 1 quilômetro de distância do Portão de Brandenburgo e do Reichstag, é uma área com prédios super modernos e arrojados e é um dos locais mais movimentados e visitados de Berlim.
Esta área deixou de existir nos anos pós 2a. Guerra Mundial e enquanto a cidade estava dividida. Todas os edifícios que a compõe atualmente foram construídos após a queda do Muro de Berlim. Lembro que a primeira vez que vim a Berlim, no final de 2000, os arredores da Potsdamer Platz eram um grande canteiro de obras. De lá para cá muita coisa já foi construída.
Na Potsdamer Platz, destaca-se o Sony Center, um complexo composto por sete prédios individuais e que chama a atenção por sua arquitetura futurística. Estes prédios são alinhados em uma forma de círculo e tem uma cobertura de metal e vidro, que ao escurer ganha uma iluminação colorida.

O Sony Center foi um dos primeiros projetos a ser feito na reconstrução da área e apesar da sua aparência futurística, você verá em um dos prédios que o compõe uma fachada antiga – estes são os restos do hotel Esplanada (que foi extremamente danificado na 2a. Guerra) que foi integrado ao novo complexo.
Nos prédios do Sony Center encontram-se escritórios, sofisticados flats, restaurantes, um museu, o “Deutsche Kinemathek: Museum für Film & Fernsehen” (Museu para filme e TV) e uma atração legal para crianças menores, o Legoland Discovery Centre.

E pertinho do Sony Center, no canteiro central da rua Potsdamer Strasse, tem uma Calçada da Fama, nos moldes da de Hollywood, só que com estrelas para celebridades alemãs.

Além de ser um dos principais pontos turísticos de Berlim por sua arquitetura moderna e inovadora, a área da Potsdamer Platz oferece muitas opções de lazer e abriga diversas atrações da cidade.
Na Potsdamer Platz você pode fazer umas comprinhas, jantar ou apreciar um espetáculo, jogar (tem um casino) ou simplesmente pegar um cineminha. E claro, você també pode se hospedar na Potsdamer Platz, pois lá se encontram diversos hotéis de luxo (veja mais ao final deste artigo, a lista de hotéis que se encontra nesta área).
Um dos prédios marcantes da Potsdamer Platz é a “Kollhoff Tower” e nele se encontra o Panoramapunkt, que oferece uma bela vista panorâmica de Berlim. Também na área da Potsdamer Platz, encontra-se o Stage BLUEMAX Theater, cuja principal atração é o famoso Blue Man Group.

É também na área da Potsdamer Platz que se encontram o Museu da Espionagem e o “Die Mauer | The Wall – Das Museum am Leipziger Platz“, um dos museus mais novos da cidade e é dedicado ao tema muro de Berlim.
O LP12 – Mall of Berlin, que é o mais novo e maior shopping center de Berlim também se localiza na Potsdamer Platz. Além disto, o Cinemaxx, que tem 19 salas de cinema, oferecendo cerca de 3500 lugares, também se encontra nesta área. Na Alemanha os filmes geralmente são dublados, mas há algumas sessões de cinema em que o filme é com o som original, então mesmo que você não fale alemão, mas, por exemplo, inglês, você pode pegar um cineminha na Potsdamer Platz.

E na área de gastronomia as opções são muitas. Na Potsdamer Platz você encontra desde lanchonetes a restaurantes estrelados pelo Michelin, como o Facil, que se localiza dentro do hotel The Mandala. E a variedade vai de restaurante alemão (Lindenbräu e Paulaner Wirtshaus), a italiano (Essenza), passando por asiáticos.

Além disto, na Potsdamer Platz, foi inaugurado em fevereiro de 2023 o “Manifesto Market”, um local que abriga 22 restaurantes, que oferecem as mais variadas gastronomias, e 4 bares.
Vale mencionar ainda que a poucos minutos da Potsdamer Platz encontra-se o “Kulturforum” que reúne alguns dos museus mais importantes de Berlim, como a Gemäldegalerie, que abriga obras clássicas do século 13 ao século 18 e a Neue Nationalgalerie, que tem em seu acervo obras de arte moderna. Além disto, a famosa Filarmônica de Berlim também se localiza nestas imediações.

E a cerca de 700 metros da Potsdamer Platz, encontra-se também um trecho longo do muro, onde ocorre a exposição “Topografia do Terror”. Além disto há também fragmentos do muro de Berlim próximo de uma das entradas do metrô da estação Potsdamer Platz e do hotel Ritz-Carlton.
Quem for ver estes fragmentos do muro, pode notar que em uma parte é cheio de restos de chiclete. O interessante é que eu vi uma reportagem falando sobre alguns hábitos que se tornam tradição e depois por si só acabam se tornando uma “atração”. E como exemplo foi dado estes pedaços do muro com chiclete e um outro exemplo em Berlim foi de um poste que fica em frente a um museu, onde as pessoas colam os ingressos do museu depois da visita (acho que é tipo um adesivo).
E na Potsdamer Platz também acontece uma das feiras de Natal de Berlim e “Winterwelt am Potsdamer Platz”, é um evento que oferece atividades típicas do inverno da Alemanha (tem uma rampa para ecorregar dentro de uma bóia, tem pista de patinação no gelo, etc.)


A história da Potsdamer Platz
A Potsdamer Platz, que traduzindo, significa Praça de Potsdam, tem este nome desde 1831 em referência ao Portão de Potsdam que havia sido construído cerca de 10 antes. Este foi um dos portões na muralha que cercava Berlim naquela época e que dava acesso a cidade. Este portão tinha este nome pois dava acesso à estrada em direção a Postdam, cidade localizada a cerca de 25km a sudoeste.
O ponto de partida para o seu desenvolvimento e crescimento foi a construção, em 1838, da estação de trens Potsdamer Bahnhof que conectava Berlim com a cidade de Postdam e depois com outras cidades também. Em 1907 foi aberta uma estação do metrô e como consequência o local se desenvolveu tremendamente sendo construído no local hotéis, restaurantes, teatros, cinema, cafés e lojas.

Nos anos 20 e 30 a Potsdamer Platz era um ponto central da vida diária e noturna de Berlim. Nesta época o local era considerado o ponto de transporte e trânsito mais movimentado da Europa. Como o tráfego era muito intenso, com centenas de pessoas, carros, charretes, bicicletas e bondinhos transitando no local, foi colocado na praça, em 20 de outubro de 1924, o primeiro semáforo de Berlim (e um dos primeiros da Europa).
Tratava-se de uma torre, erguida no centro da avenida, com três lâmpadas de cores diferentes dispostas horizontalmente ao invés de vertical como é comum hoje em dia. Uma réplica desta torre/semáforo pode ser vista na Potsdamer Platz, próximo ao cruzamento das ruas Potsdamer Straße e Stresemannstraße.
Assim como a maior parte do centro de Berlim, a Potsdamer Platz foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra, tendo metade dos seus prédios e construções destruídos. Quando Berlim foi divida em setores, a praça em si acabou como parte da fronteira entre os setores americano, soviético e britânico.
Com a construção do muro em 1961 a Potsdamer Platz acabou sendo dividida em duas e até a metade dos anos 70 todos os prédios que ainda existiam foram demolidos, tornando a praça um local vazio, deserto, uma “terra de ninguém”. Do lado oriental era fortemente vigiada pelos soldados da Alemanha Oriental para evitar fugas.
Com a queda do muro, o espaço, localizado no centro da cidade, tornou-se interessante novamente, atraindo diversos investimentos. Com isto um novo distrito foi erguido, sendo esta área nos anos 90 o maior canteiro de obras da Europa. Diversos arquitetos renomados da atualidade, como Renzo Piano, Richard Rogers e Helmut Jahn, deixaram suas assinaturas em prédios e complexos nesta área lhe dando sua aparência moderna.
Preço: Grátis
Endereço: Potsdamer Platz – Tiergarten, 10785 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação S+U Potsdamer Platz
U-Bahn: Linha U2, estação S+U Potsdamer Platz
Ônibus: Linha 200, parada S+U Potsdamer Platz
Atrações Próximas: Memorial do Holocausto, Memorial para as Vítimas da Eutanásia, Museu da Espionagem, Panoramapunkt, Portão de Brandenburgo, Gemäldegalerie, Neue Nationalgalerie, Reichstag, Exposição “Topografia do Terror”, Martin-Gropius-Bau, Parque Tiergarten, Checkpoint Charlie
Hotéis na Potsdamer Platz e Imediações: Berlin Marriott Hotel, The Mandala Hotel, Grand Hyatt Berlin, The Ritz-Carlton, Motel One Berlin-Leipziger Platz, Scandic Berlin Potsdamer Platz
Ola, descobri o seu blog hoje, através do VnV e estou adorando os textos e dicas! Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência! Abcs.
Oi Dani,
Fico feliz que esteja gostando e volte sempre (a Berlim também caso já tenha visitado, senao venha uma primeira vez 🙂
abracos,
Isabel
Ainda nao conheço Berlim, mas estarei ai no final de outubro. Vou ler todos os seus posts com atenção 🙂
Abraços.
Que legal Dani. Se precisar de alguma informacao, se tiver alguma dúvida pode perguntar, será um prazer poder ajudar.
abracos,
Isabel