[vc_row][vc_column width=”2/3″]
Réveillon em Berlim
Final do ano se aproximando e para muita gente é hora de começar a fazer os planos para o réveillon: vai viajar ou não, para onde, pesquisar restaurantes e baladas onde comemorar a virada, fazer reservas, etc. Por isto que eu já vou falar um pouco do réveillon em Berlim, assim se estiver na cidade você pode planejar o que pode fazer.
Assim como New York faz a grande comemoração de réveillon na Times Square, Paris na Champs Elysées e São Paulo na Avenida Paulista, Berlim também faz a grande festa no seu principal ponto turístico: no Portão de Brandemburgo. A área da Coluna da Vitória até o Portão de Brandemburgo é fechada e no Portão um grande palco é montado onde diversos cantores e bandas se apresentam. O show é transmitido pela TV e é de lá que é feita a contagem regressiva para o ano novo. É claro que há também um show fantástico de fogos de artifício e ao longo da Strasse des 17. Juni há diversas barraquinhas que vendem comidas e bebidas. Geralmente são mais de 1 milhão de pessoas que participam da festa no Portão de Brandenburgo.
Para quem gosta de passar o réveillon ao ar-livre só gostaria de lembrar que estamos em pleno inverno, ou seja, é muito diferente do Brasil. Você vai passar horas em pé, no frio gélido. Eu particularmente nunca fui passar o réveillon no Portão de Brandemburgo. E a principal razão é justamente o frio, pois depois de duas, três horas na rua meu pé fica duro, congelado! Além disto eu também não sou fã de lugares extramente cheios. Mas para quem não se importa com estes fatores, com certeza o réveillon no Portão de Brandenburgo é uma festa belíssima.
Todos os anos que passei o réveillon aqui em Berlim (pois a maior parte das vezes vou para o Brasil) passei com amigos, na minha casa ou na casa de alguém. Para este dia todo mundo compra fogos de artifício e à meia-noite as pessoas saem de suas casas, descem dos apartamentos para a rua para soltar seus fogos (na semana que antecede o réveillon os supermercados estão com as prateleiras lotadas de todos os tipos de fogos de artifícios, dos coloridos, dos que só fazem um barulhinho, etc. Aliás é a única época do ano que os supermercados vendem estes produtos). Depois desta queima de fogos, voltamos para dentro e continuamos a comer e beber, no quentinho e aconchegante 🙂
Ah! Mais um detalhe: aqui na Alemanha não tem a tradição de usar branco como no Brasil. As pessoas vão se vestir mais elegantes se forem a uma festa, mas é de qualquer cor – até preto. O que costumo ver muito nas vitrines para as festas são as cores prata, dourado e com brilho. Mas quem pretende passar na rua, lembre-se que o importante é estar bem aquecido.
Bom, mas para quem está a turismo na cidade e quer passar o réveillon em algum lugar fechado as opções são muitas. Veja abaixo algumas sugestões de locais para passar o réveillon em Berlim.
Abaixo você encontra algumas sugestões: