Esta é uma pergunta que volta e meia as pessoas me fazem: se na Alemanha tem praia! Quando se fala em Alemanha o que muitos tem em mente são os castelos e fortalezas medievais, as montanhas, as cidades pitorescas e vilinhas de contos de fada – que de fato são as atrações mais visitadas pelos turistas internacionais. Por isto que para muitos pode surgir a dúvida se o país tem um litoral.
A resposta é sim, a Alemanha tem um litoral com muitas praias! Parte das regiões norte e nordeste da Alemanha são banhadas pelo Mar Báltico (Ostsee) e pelo Mar do Norte (Nordsee), onde se encontram diversas cidades portuárias, de veraneio e balneários, como Stralsund, Warnemünde, Cuxhaven, St Peter-Ording, Travemünde ou Heiligendamm.
Além disto a Alemanha tem diversas ilhas que oferecem muitos quilômetros de praias. Dentre as ilhas mais populares estão Amrum, Sylt e Föhr no Mar do Norte e Rügen, Usedom e Fehmarn no Mar Báltico – inclusive estas três últimas são as maiores ilhas da Alemanha.

As praias da Alemanha são de areia branca e fininha (em muitas partes da Europa, a praia não tem areia, mas pedregulhos ou pedras como em um rio) e geralmente são largas e compridas, com águas mais calmas no mar Báltico e com ondas mais fortes nas praias do mar do Norte. Algumas praias tem dunas e uma vegetação própria e as gaivotas são muito comuns nestas praias.
Característico das praias alemãs são as Strandkörbe, que traduzindo literalmente significa “cestos de praia”. As Strandkörbe são as cadeiras de praia alemãs, que são bem robustas e mais fechadas – para que possa proteger do vento frio que venha fazer. Na verdade as Strandkörbe são bem confortáveis, elas tem um suporte lateral para colocar uma bebida, assim como um suporte para colocar os pés em cima. O uso das Strandkörbe não é gratuito, temos que alugá-las – elas ficam fechadas com uma grade de madeira e recebemos uma chave para abrir um cadeado que permite a remoção da grade.
Quem não aluga uma Strandkorb (singular da palavra), muito comumente monta uma pequena barraca – especialmente as pessoas que estão com crianças.
Em muitas praias tudo é muito bem sinalizado e regulamentado. Por exemplo, existe um trecho específico da praia para quem estiver com cachorro (der Hundestrand = praia de chachorro), assim como via de regra tem um trecho da praia para nudistas (FKK-Strand = praia de nudismo).
A água do mar nas praias alemãs via de regra são mais frias (aliás, às vezes gelada!!), em especial se compararmos com as praias do Brasil, que tem um clima tropical. Até porque estas partes das regiões norte e nordeste da Alemanha são na média mais frias que outras partes do país.
Para que a água tenha uma temperatura mais agradável é necessário dias de calor bem intenso – que não são muitos para estes lados 🙁 Mas as pessoas daqui estão acostumadas com estas temperaturas mais baixas e se banham assim mesmo.
A primeira vez que fui a praia alemã foi no final de um mês de maio. Fez sol, mas aquele sol de lâmpada de geladeira, ou seja, que ilumina mas não esquenta (rsrsrs). Assim, fizemos caminhadas pela praia, mas agasalhados. Na água entraram somente meu marido e nosso amigo, que fez uma espécie de desafio de entrar naquele mar com temperatura de (acho) 15 graus. Acho que depois de 10-15 minutos eles já estavam saindo 🙂 Mas já estive em praias alemãs no verão, nos dias de bastante calor e a água estava bem agradável.
Quem tiver a oportunidade eu recomendo conhecer uma destas ilhas, uma das praias alemãs – elas tem uma arquitetura, uma característica própria, um jeito próprio. E a atmosfera é bem legal. Inclusive muitas pessoas viajam até em meses de inverno (eu não faria!!) para estarem no litoral e aproveitarem outras atrações que o local venha a oferecer – muitos fazem caminhadas por trilhas, fazem passeios de bicicleta, visitam museus, etc.
Olá, tudo bem?
É possível chegar a uma destas praias de Trem, partindo de Berlim?
Obrigado pelas maravilhosas postagens !
Oi Fábio,
Tudo jóia. E contigo?
Quando vou a praia na Alemanha, vamos de carro, nunca fui de trem. Mas se nao tiver um trem direto, com certeza terá opções fazendo baldeação. Se fizer uma consulta no site da Deustche Bahn – a empresa de trens, as conexões possíveis serão mostradas.
Abs,
Isabel
Tenho muita vontade de conhecer o litoral da Alemanha um sonho meu ,mas não entendo a língua alemã.