Com seus 210 hectares e 2,1 quilômetros quadrados, o Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim. Ele se estende da Potsdamer Platz ao Portão de Brandenburgo e de lá até a estação Zoologischer Garten. No coração da cidade, o Tiergarten é o pulmão verde de Berlim.
Popular atração entre turistas e querido pelos moradores locais, o Tiergarten é perfeito para fazer um passeio, correr, andar de bicicleta, fazer um piquenique, jogar bola ou simplesmente deitar em seus gramados para tomar um sol ou relaxar e ler um livro.
O Tiergarten não é um parque contínuo, ele é divido por ruas grandes que o cortam e o dividem em 5 partes. E nestas partes, por sua vez, você terá diversos caminhos, alamedas e vias.
Em qualquer época do ano, um passeio pelo Tiergarten é um programa muito agradável, pois há muito a ser descoberto, guarda agradáveis supresas (e muitas vezes, relativamente escondidas).
O Tiergarten não tem somente árvores, tem muito mais para se ver. São diversas construções, inúmeros monumentos e memoriais, esculturas, lagos e córregos, jardins ornamentais, etc..
No centro do Tiergarten, tem a Coluna da Vitória (Siegessäule) e no lado norte do parque encontram-se o Memorial de Guerra Soviético e o Palácio Bellevue, que é a residência oficial do presidente da Alemanha; o Bundespräsidialamt, um prédio moderno com fachada em granito preto que fica ao lado do Palácio Bellevue, onde funciona um órgão do governo que assessora o presidente da Alemanha.
Também na parte norte se ecnontra a Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), que chama a atenção com seu telhado curvado e onde acontecem exibições e eventos de culturas diversas – por exemplo, durante a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, Gilberto Gil se apresentou lá e os jogos também eram transmitidos em um telão em uma das salas.
E do lado da Haus der Kulturen der Welt tem o Carillon, uma torre de 42 metros de altura com 68 sinos, a quarta maior do mundo. Este Carillon foi erguido em 1987, por ocasião das comemorações dos 750 de Berlim e aos domingos durante o verão músicas são tocadas nestes sinos.
Outra importante atração do Tiergarten é o Englischer Garten (Jardim Inglês) onde se encontra o restaurante Teehaus e onde, nos meses de verão, acontecem shows e concertos ao ar livre aos domingos entre as 16 e 19 horas. E o melhor é que é gratuito. Um super programa para uma agradável tarde de verão.
Outro destaque do parque é a Luiseninsel, que traduzindo significa “Ilha da Luise” e realmente é uma pequena ilha onde se encontra uma bela escultura em homenagem a rainha Luise. Nos meses de primavera e verão fica mais bonito ainda, pois tem um belo jardim ornamental.
Não muito distante da Luiseninsel, há um caminho com azaléias, que na primavera fica um espetáculo. Mais adiante, encontra-se ainda o Jardim das Rosas, um jardim ornamental composto por canteiros de flores, um arco de colunas e uma pequena fonte no centro.
No Tiergarten, à beira do lago Neue See, há também um bar/restaurante a céu aberto, onde além de poder sentar para descansar da caminhada (ou pedalada) pelo parque e poder tomar uma cervejinha e comer algo, é possivel também alugar um barquinho e fazer um passeio pelo lago.
Só gostaria de alertar que não se surpreendam se em um dia de sol e calor, ver alguns peladões tomando sol. Isto é comum em uma parte do Tiergarten. Entretanto em outras partes, você verá nos finais de semana famílias que ali se reúnem para fazer piquenique, jogar e brincar no gramado.
A História do Tiergarten
Tiergarten que significa “jardim dos animais” era antigamente o campo de caça da realeza. Durante o reinado de Friedrich I, de 1657 até 1713, surgiram estruturas que até hoje existem. Quando a Unter den Linden foi expandida, uma faixa de floresta do Tiergarten foi removida para ligar o palácio real da cidade com o recém-construído Palácio de Charlottenburg. A Grosser Stern, a rotatória central do Tiergarten, e a praça Kurfürstenplatz foram construídas, com sete e oito alamedas respectivamente. Com isto iniciou-se gradualmente o processo de transformar o campo de caça em um parque florestal aberto ao público.
O próximo rei, Friedrich II, que não era um fã de caça, contratou o arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff em 1742 para transformar o parque em uma área de lazer para a população. Em estilo barroco que era moda naquela época, canteiros de flores, plantas e cercas foram plantadas em formatos geométricos, além de labirintos, fontes e lagos ornamentais.
Cerca de um século depois, o paisagista Peter Joseph Lenné foi contratado para remodelar o parque. E desta vez o estilo inglês serviu de inspiração para o novo layout. Trilhas para cavalos, assim como caminhos para pedestres e bicicletas foram construídos. Gramados cortados por canais, lagos com pequenas ilhas e diversas pontes também fizeram parte do novo desenho.
Como grande parte do centro de Berlim, o Tiergarten também sofreu muitos danos na Segunda Guerra Mundial através de bombas e granadas.
Logo após a guerra continuou sendo devastado, pois devido à falta de carvão, usado nos aquecedores, os berlinenses cortaram as árvores do Tiergarten para poderem aquecer suas casas com a madeira.
Além disto a área foi usada para o plantio de legumes. Com isto das 200.000 árvores que o parque tinha, somente 700 sobreviveram.
À partir de 1949 seu reflorestamento foi iniciado, cerca de 250.000 mudas foram trazidas de outras cidades da Alemanha e plantadas no parque. A sua reconstrução continuou nos anos seguintes.
O Tiergarten foi um parque importante para os berlinenses ocidentais servindo esta grande área verde como um local para relaxar e descansar, pois com a construção do muro ficaram “ilhados”, separados do resto do país.
Preço: Grátis
Endereço: Straße des 17. Juni – Tiergarten, 10785 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação Bellevue ou estação Tiergarten
U-Bahn: Linha U9, estação Hansaplatz
Ônibus: Linha 100, paradas Haus der Kulturen der Welt, Schloss Bellevue ou Großer Stern
Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Reichstag, Chancelaria, Potsdamer Platz, Memorial do Holocausto, Memorial de Guerra Soviético, Palácio Bellevue
Hotéis nas Imediações: SO/ Berlin Das Stue, Pestana Berlin Tiergarten, Berlin Marriott Hotel, The Mandala Hotel, The Ritz-Carlton, Motel One Berlin-Leipziger Platz
BERLIM, FANTASTICAMENTE ESPETACULAR!!!