Parque Tiergarten

Parque Tiergarten em Berlim

Com seus 210 hectares e 2,1 quilômetros quadrados, o Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim. Ele se estende da Potsdamer Platz ao Portão de Brandenburgo e de lá até a estação Zoologischer Garten. No coração da cidade, o Tiergarten é o pulmão verde de Berlim.

Popular atração entre turistas e querido pelos moradores locais, o Tiergarten é perfeito para fazer um passeio, correr, andar de bicicleta, fazer um piquenique, jogar bola ou simplesmente deitar em seus gramados para tomar um sol ou relaxar e ler um livro.

O Tiergarten não é um parque contínuo, ele é divido por ruas grandes que o cortam e o dividem em 5 partes. E nestas partes, por sua vez, você terá diversos caminhos, alamedas e vias.

Tours em Berlim em Português

Em qualquer época do ano, um passeio pelo Tiergarten é um programa muito agradável, pois há muito a ser descoberto, guarda agradáveis supresas (e muitas vezes, relativamente escondidas).

Parque Tiergarten
O Tiergarten com seu córrego congelado no inverno

O Tiergarten não tem somente árvores, tem muito mais para se ver. São diversas construções, inúmeros monumentos e memoriais, esculturas, lagos e córregos, jardins ornamentais, etc..

Parque Tiergarten
Monumento para Bismark

No centro do Tiergarten, tem a Coluna da Vitória (Siegessäule) e no lado norte do parque encontram-se o Memorial de Guerra Soviético e o Palácio Bellevue, que é a residência oficial do presidente da Alemanha; o Bundespräsidialamt, um prédio moderno com fachada em granito preto que fica ao lado do Palácio Bellevue, onde funciona um órgão do governo que assessora o presidente da Alemanha.

Parque Tiergarten
O palácio Bellevue e o Bundespräsidialamt

Também na parte norte se ecnontra a Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), que chama a atenção com seu telhado curvado e onde acontecem exibições e eventos de culturas diversas – por exemplo, durante a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, Gilberto Gil se apresentou lá e os jogos também eram transmitidos em um telão em uma das salas.

Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo)
Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo)

E do lado da Haus der Kulturen der Welt tem o Carillon, uma torre de 42 metros de altura com 68 sinos, a quarta maior do mundo. Este Carillon foi erguido em 1987, por ocasião das comemorações dos 750 de Berlim e aos domingos durante o verão músicas são tocadas nestes sinos.

Carillon
Carillon

Outra importante atração do Tiergarten é o Englischer Garten (Jardim Inglês) onde se encontra o restaurante Teehaus e onde, nos meses de verão, acontecem shows e concertos ao ar livre aos domingos entre as 16 e 19 horas. E o melhor é que é gratuito. Um super programa para uma agradável tarde de verão.

Parque Tiergarten
O Englischer Garten

Outro destaque do parque é a Luiseninsel, que traduzindo significa “Ilha da Luise” e realmente é uma pequena ilha onde se encontra uma bela escultura em homenagem a rainha Luise. Nos meses de primavera e verão fica mais bonito ainda, pois tem um belo jardim ornamental.

Parque Tiergarten
A bela escultura da rainha Luise

Não muito distante da Luiseninsel, há um caminho com azaléias, que na primavera fica um espetáculo. Mais adiante, encontra-se ainda o Jardim das Rosas, um jardim ornamental composto por canteiros de flores, um arco de colunas e uma pequena fonte no centro.

Parque Tiergarten
O Café am Neuen See

No Tiergarten, à beira do lago Neue See, há também um bar/restaurante a céu aberto, onde além de poder sentar para descansar da caminhada (ou pedalada) pelo parque e poder tomar uma cervejinha e comer algo, é possivel também alugar um barquinho e fazer um passeio pelo lago.

Parque Tiergarten
O monumento Beethoven-Haydn-Mozart, também conhecido como Monumento dos Compositores

Só gostaria de alertar que não se surpreendam se em um dia de sol e calor, ver alguns peladões tomando sol. Isto é comum em uma parte do Tiergarten. Entretanto em outras partes, você verá nos finais de semana famílias que ali se reúnem para fazer piquenique, jogar e brincar no gramado.

A História do Tiergarten

Parque Tiergarten
Belos canteiros de flores no parque

Tiergarten que significa “jardim dos animais” era antigamente o campo de caça da realeza. Durante o reinado de Friedrich I, de 1657 até 1713, surgiram estruturas que até hoje existem. Quando a Unter den Linden foi expandida, uma faixa de floresta do Tiergarten foi removida para ligar o palácio real da cidade com o recém-construído Palácio de Charlottenburg. A Grosser Stern, a rotatória central do Tiergarten, e a praça Kurfürstenplatz foram construídas, com sete e oito alamedas respectivamente. Com isto iniciou-se gradualmente o processo de transformar o campo de caça em um parque florestal aberto ao público.

Parque Tiergarten

O próximo rei, Friedrich II, que não era um fã de caça, contratou o arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff em 1742 para transformar o parque em uma área de lazer para a população. Em estilo barroco que era moda naquela época, canteiros de flores, plantas e cercas foram plantadas em formatos geométricos, além de labirintos, fontes e lagos ornamentais.


Cerca de um século depois, o paisagista Peter Joseph Lenné foi contratado para remodelar o parque. E desta vez o estilo inglês serviu de inspiração para o novo layout. Trilhas para cavalos, assim como caminhos para pedestres e bicicletas foram construídos. Gramados cortados por canais, lagos com pequenas ilhas e diversas pontes também fizeram parte do novo desenho.

Parque Tiergarten em Berlim
Estátua de Goethe no Tiergarten

Como grande parte do centro de Berlim, o Tiergarten também sofreu muitos danos na Segunda Guerra Mundial através de bombas e granadas.

Logo após a guerra continuou sendo devastado, pois devido à falta de carvão, usado nos aquecedores, os berlinenses cortaram as árvores do Tiergarten para poderem aquecer suas casas com a madeira.

Além disto a área foi usada para o plantio de legumes. Com isto das 200.000 árvores que o parque tinha, somente 700 sobreviveram.

Parque Tiergarten Pós-guerra
Mulheres cortando lenha do parque após a Segunda Guerra Mundial

À partir de 1949 seu reflorestamento foi iniciado, cerca de 250.000 mudas foram trazidas de outras cidades da Alemanha e plantadas no parque. A sua reconstrução continuou nos anos seguintes.

O Tiergarten foi um parque importante para os berlinenses ocidentais servindo esta grande área verde como um local para relaxar e descansar, pois com a construção do muro ficaram “ilhados”, separados do resto do país.

Parque Tiergarten em Berlim
Famílias aproveitando um dia de sol no Tiergarten

Preço: Grátis

Endereço: Straße des 17. Juni – Tiergarten, 10785 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S3, S5, S7 e S9, estação Bellevue ou estação Tiergarten
U-Bahn: Linha U9, estação Hansaplatz
Ônibus: Linha 100, paradas Haus der Kulturen der Welt, Schloss Bellevue ou Großer Stern

Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, ReichstagChancelaria, Potsdamer Platz, Memorial do Holocausto, Memorial de Guerra Soviético, Palácio Bellevue

Hotéis nas Imediações: SO/ Berlin Das Stue, Pestana Berlin Tiergarten, Berlin Marriott Hotel, The Mandala Hotel, The Ritz-Carlton, Motel One Berlin-Leipziger Platz

Outras atrações em Berlim que podem lhe interessar…

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here