Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional)

  • SumoMe

Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) em Berlim

Para quem gosta de pinturas e esculturas, a Alte Nationalgalerie é o lugar certo. Esta galeria faz parte do complexo de cinco museus localizados na Ilha dos Museus, em Berlim, e abriga uma das mais importantes coleções  de arte do século XIX, incluindo obras de Monet, Renoir e Rodin.

Só o prédio em si já é uma belíssima obra arquitetônica para ser admirada. A Alte Nationalgalerie foi projetada por Friedrich August Stüler, o mesmo arquiteto que projetou o Altes Museum e que fica logo ali ao lado. A visão do arquiteto foi de desenhar um prédio parecido com um templo. E acho que conseguiu, pois o prédio da Alte Nationalgalerie de fato lembra um templo da antiguidade. Ele foi construído numa base mais elevada, deixando-o um pouco mais alto que as construções em volta. Dois lances de escada, um do lado direito e outro do lado esquerdo e que se unem no topo, conduzem ao edifício. No centro da escadaria monumental tem uma estátua de bronze do rei da Prússia Friedrich Wilhelm IV montado em um cavalo. Na base da estátua há quatro figuras que representam religião, arte, história e filosofia. Na frente do prédio há uma fonte e um gramado com algumas esculturas, sendo tudo rodeado por uma colunada magnífica.

Alte Nationalgalerie em Berlim

A estátua do rei Friedrich Wilhelm IV no centro da escadaria

A construção do prédio se iniciou em 1867, mas a história da galeria se inicia bem antes. Em 1861 o rei da Prússia Wilhelm I recebe 262 obras de arte de artistas alemães e estrangeiros deixadas como herança pelo banqueiro Joachim Heinrich Wilhelm Wagener, sendo esta doação a base do acervo atual. As obras de arte foram expostas no prédio da Academia das Artes que fica na Unter den Linden, sob o nome de Wagener e Galeria Nacional.  Em 1862, baseado em um esboço feito pelo rei Friedrich Wilhelm IV,  Friedrich August Stüler começou a trabalhar no projeto para a construção de um prédio próprio para galeria e dois anos mais tarde o terceiro plano apresentado pelo arquiteto foi aprovado. Infelizmente o arquiteto falece em 1865 e os detalhes finais do projeto são feitos por Carl Busse, enquanto a construção é supervisionada por Heinrich Strack. Após nove anos de construção o prédio da Nationalgalerie (Galeria Nacional) é inaugurado em 22 de março de 1876.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou a galeria foi fechada e durante a guerra o prédio foi bastante danificado por bombardeios. Somente em 1948 se iniciaram os trabalhos de reconstrução, sendo parte da galeria reaberta em 1949 e em 1955 toda a galeria já estava reaberta para o público. Quando, em 1968, a Neue Nationalgalerie (Nova Galeria Nacional) foi aberta nas imediações da Potsdamer Platz, a Nationalgalerie foi então renomeada em Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional).  Entre 1998 e 2001 o prédio passou por mais uma extensiva restauração, com o objetivo de criar uma área apropriada para abrigar as coleções  de arte agora unificadas de Berlim Ocidental e Oriental.

Alte Nationalgalerie na Ilha dos Museus

A Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional) na Ilha dos Museus (Fonte: www.museumsinsel-berlin.de)

Uma visita a Alte Nationalgalerie é fazer um passeio pelos movimentos artísticos do século XIX. São obras espalhadas pelos três andares do museu que representam o Neoclassicismo, o Romantismo, o Impressionismo, o Simbolismo, o Art Nouveau, a arte Bidermeier e o início do Modernismo. Você verá obras de muitos pintores alemães renomados como Caspar David Friedrich, Karl Friedrich Schinkel, Adolph Menzel, Anselm Feuerbach, Arnold Böcklin, Max Liebermann, mas encontrará obras também dos mundialmente famosos artistas franceses Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Paul Cézanne, Édouard Manet. São muitas pinturas, mas há também belíssimas esculturas em mármore, incluindo obras de Auguste Rodin.

A Alte Nationalgalerie abre todos os dias, com exceção de segunda-feira, das 10:00 às 18:00, sendo que nas quintas feiras, o museu fica aberto até as 20:00. Há a opção de ingresso para visitar somente a Alte Nationalgalerie e também há um tipo bilhete que dá acesso a todos os museus da Ilha dos Museus, que já vale a pena se você pretende visitar pelo menos dois dos cinco museus. O ingresso combinado chamado de Area Ticket (em alemão “Bereichskarte”) é válido para um dia e só dá direito de ver as exposições permanentes.  Uma outra opção é o “Museum Pass Berlin”, que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e além da Alte Nationalgalerie, dá acesso também a dezenas de outros museus.

Se cocê quiser comprar ingressos só para um museu específico, você pode comprá-los online. Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes. Áudio guides são fornecidos pela Alte Nationalgalerie sem custos extras.

Favor confirmar no site dos museus públicos de Berlim os horários de funcionamento, uma vez que estes podem sofrer alterações.

Preço: Clique aqui para ver

Endereço:  Bodestrasse 1-3 – Mitte – 10178 – Berlim

Como Chegar:
S-Bahn:  Linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL,  parada Staatsoper
Bonde:  Linhas M1, parada Am Kupfergraben; Linhas M4, M5 e M6, parada Hackescher Markt

Atrações Próximas: Neues Museum, Altes Museum, Museu Pergamon, Bode-Museum, Neue Wache, Museu Histórico Alemão, Catedral de Berlim, Nova Sinagoga, Hackesche Höfe, Museu DDR, AquaDom & Sea Life

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar lidia says:

    Bom dia, estou indo em dezembro para Berlim .
    gostaria de visitar os museus da ilha e outros , tenho 6 dias para ficar em Berlim.
    Gostaria de saber quais museus será necessário um dia inteiro para visita.
    Como faço pra comprar o museumspass , museu judaico e o do museu de cera pessoalmente , não quero comprar pela internet.

    Desde de já obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Lidia,

      Não tem nenhum museu que você precise gastar um dia todo – a não ser que goste de ver e ler tudo em detalhes!

      Os bilhetes podem ser comprados diretamente nas bilheterias. Assim como o Museumpass que pode ser comprado em qq um dos museus participantes.

      Isabel

    • avatar Idalina Vargas says:

      Gostaríamos de receber uma lista de museus a visitar em Berlim em Junho e qual o valor do passe para entrada nesses museus e outros monumentos…. e onde se adquire esse passe .ObrigadoIV

  2. avatar Milene says:

    O arquiteto está errado. O correto é Karl Friedrich Schinkel.

    • avatar Isabel says:

      Oi Milena,

      Qual foi a fonte que encontrou Karl Schinkel como o arquiteto? Pois em nenhuma que conheço menciona ele como o arquiteto da obra.

Deixe seu comentário

*