Guloseimas típicas de natal na Alemanha

  • SumoMe

Sempre que eu recebo a visita de alguém, as pessoas querem saber quais são as comidas e bebidas típicas daqui e querem também levar alguma coisa para o Brasil, para dar para a família. E esta época do ano, a época de Natal é perfeita para isto, pois tem um monte de guloseimas deliciosas. Os supermercados estão com as prateleiras cheias desdes produtos, na verdade já desde o final de outubro!

O panetone, que faz parte da tradição brasileira não é muito comum por aqui – a gente até encontra em alguns supermercados, mas a variedade é pequena e não faz parte da tradição daqui. Então vamos lá a lista de produtos típicos do natal:

– Stollen

Também chamado de Christstollen ou ainda Weihnachtsstollen é uma espécie de bolo feito com especiarias, uvas passas e frutas cítricas cristalizadas e coberto com açúcar de confeiteiro. É um bolo comprido (com formato mais ou menos de um pão ciabatta) de massa compacta, mais pesada, não tem uma massa leve como o panetone, por exemplo.  Existem outras variações  de stollen, como os preparados com frutas secas como nozes ou amêndoas ou ainda recheados com marzipan ou sementes de papoula.

Nos supermercados a gente encontra  ainda uma outra variação chamada de Stollenkonfekt, que seriam mini-stollen. São cubinhos deste bolo.

 

– Lebkuchen

Lebkuchen é tipo um pãozinho de mel que é preparado com, além do mel, especiarias como cravo, canela, anis, gengibre, etc.  Eu falei dos Lebkuchenherzen no post sobre as guloseimas encontradas nas feiras de natal, que daí é uma espécie de pão grande e fininho. Mas o Lebkuchen que a gente encontra nos mercados são diferentes, são pequenos e mais fofinhos. Há inúmeras variações, alguns são cobertos com chocolate, outros com uma calda de açúcar, outros decorados com amêndoas em cima, há alguns com recheio de geléia de frutas silvestes e ainda pacotes com uma mistura de variedades.

 

– Biscoitos Natalinos

Eu comentei no post sobre as tradições natalinas na Alemanha que fazer biscoitos é uma coisa típica aqui. Mas a gente pode encontrar também pronto nos supermercados. Os mais comuns são:

 

Zimtsterne (“estrelas de canela”): são biscoitinhos feitos com amêndoas trituradas e canela. Por cima tem uma cobertura branca, feita com claras em neve e açúcar. Há ainda variações feitas com avelãs ao inves de amêndoas.

 

Spekulatius:  é um biscoito fininho parecendo com uma bolacha, mas com formato de desenhos. Tem feito com especiarias, mas o mais comum que encontramos no mercado é o Mandelspekulatius – que é o biscoito feito com a farinha de amêndoas. Os melhores e mais bem-feitos tem ainda fatias fininhas de amêndoas grudadas na parte de baixo do biscoito.

 

 

Vanillekipferl :  são biscoitos amanteigados feitos com amêndoas ou avelãs trituradas e baunilha.

 

 

 

– Glühwein

Eu também falei do Glühwein no post sobre as guloseimas nos mercados de natal. Glühwein é vinho quente e a gente pode comprar no mercado e preparar em casa. É só colocar para esquentar e se quiser adicionar outros ingredientes para refinar , como por exemplo, rodela de laranja, canela em lasca e/ou cravo.

 

– Chocolate

A gente encontra também muito chocolate em forma de papai-noel, chocolate com marzipan, com frutas secas, etc. Mas o que eu acho mais legal são os Adventskalender (Calendário do Advento) – eu falei deles também no post sobre as tradições de natal na Alemanha. É uma caixa com 24 janelinhas picotadas e atrás de cada janelinha tem um chocolatinho, com formatos diferentes, mas com motivos natalinos. Estas janelinhas são numeradas de 1 a 24 e devem ser abertas uma de cada vez – do dia 1º ao dia 24 de dezembro.  Eu acho uma coisa bonitinha, principalmente para dar para crianças.

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*