Kirschblütenallee em Berlim (Alameda das Cerejeiras em Berlim)

Alameda das Cerejeiras em Berlim

Imagine centenas e centenas de cerejeiras floridas e colorindo ruas, alamedas e parques. Estas imagens geralmente associamos ao Japão, país que tem a cerejeira como a flor nacional e é chamada de Sakura.

Também muito famoso é o Cherry Blossoms Festival (Festival das Cerejeiras) de Washington nos Estados Unidos, quando milhares de pessoas  visitam a cidade justamente para ver este espetáculo da natureza.

Pois é, à partir deste post, você também pode associar estas imagens com Berlim 🙂

Tours em Berlim em Português

Berlim também tem uma Alameda das Cerejeiras que na primavera nos presenteia com um “festival” de cerejeiras em flor. E o mais incrível é que estas árvores estão plantadas onde antes era o Muro de Berlim, ou melhor, na chamada “faixa da morte” do muro de Berlim.

AlamedaDasCerejeiras10

Onde antes existiam barreiras, obstáculos, torres de observação e guardas armados, hoje se encontram cerca de 1000 cerejeiras, alinhadas em uma área com cerca 2 quilômetros de extensão que durante sua florada são um verdadeiro espetáculo de cachos de flores rosas.

A delicadeza da flor da cerejeira

Para comemorar a queda do muro de Berlim e reunificação da Alemanha e marcar a amizade dos dois países, a rede de televisão japonesa TV Asahi Group fez uma campanha onde os japoneses fizeram doações e com o dinheiro arrecadado foram plantadas cerca de dez mil cerejeiras em Berlim e Brandenburgo (o estado ao redor de Berlim).

No início da Alameda das cerejeiras restos do Muro de Berlim

E destas 10 mil, cerca de mil embelezam a Alameda das Cerejeiras, localizada na divisa de Berlim com Teltow, região sul da cidade.

Os dias exatos que estas árvores florescem depende muito das condições climáticas, mas em geral é no final de abril/iníciozinho de maio (e como aqui não é um festival tão famoso como o de Washington, não tem informações/previsões oficiais de quando será o pico da floração).

E infelizmente, as flores também não duram por muito tempo – é coisa de uma semana e meia a duas.

Rosa a se perder de vista

A Alameda das Cerejeiras está fora do centro e das áreas turísticas, você deve gastar do centro até lá cerca de 40-50 minutos, mas se você gosta de flores é sem dúvidas um passeio lindo, que vale muito à pena.

A área com as cerejeiras

Preço: Grátis

Endereço: Kirschbaumallee – 14513 Teltow

Como Chegar:
Pegar a linha S25, sentido Teltow Stadt (esta linha passa por estações bem centrais como Friedrichstr., Brandenburger Tor e Potsdamer Platz – veja observação logo abaixo) até a estação Lichterfelde Süd, daí pegar a rua Holtheimer Weg e seguir até o final – esta rua encontrará a alameda com as cerejeiras, mais ou menos na metade dela.

Ou ainda, descer na estação Lichterfelde Ost (ao invés da Lichterfelde Süd) e lá pegar a linha de ônibus 184 (direção Teltow, Warthestr.) e descer no ponto “Schwelmer Str.”. Daí é só seguir e poucos passos à frente, do mesmo lado da rua, já começa a faixa com as cerejeiras.

Outras atrações em Berlim que podem lhe interessar…