Kirschblütenallee em Berlim (Alameda das Cerejeiras em Berlim)

  • SumoMe

Imagine centenas e centenas de cerejeiras floridas e colorindo ruas, alamedas e parques. Estas imagens geralmente associamos ao Japão, país que tem a cerejeira como a flor nacional e é chamada de Sakura. Também muito famoso é o Cherry Blossoms Festival (Festival das Cerejeiras) de Washington nos Estados Unidos, quando milhares de pessoas  visitam a cidade justamente para ver este espetáculo da natureza. Pois é, à partir deste post, você também pode associar estas imagens com Berlim 🙂

Cachos e mais cachos de flores

Praticamente desconhecida do grande público (super dica e exclusiva aqui do SimplesmenteBerlim!!! :-)), Berlim tem uma Alameda das Cerejeiras que na primavera nos presenteia com um “festival” de cerejeiras em flor. E o mais incrível é que estas árvores estão plantadas onde antes era o Muro de Berlim, ou melhor, na chamada “faixa da morte” do muro de Berlim. Onde antes existiam barreiras, obstáculos, torres de observação e guardas armados, hoje se encontram cerca de 1000 cerejeiras, alinhadas em uma área com cerca 2 quilômetros de extensão que durante sua florada são um verdadeiro espetáculo de cachos de flores rosas.

AlamedaDasCerejeiras10

Para comemorar a queda do muro de Berlim e reunificação da Alemanha e marcar a amizade dos dois países, a rede de televisão japonesa TV Asahi Group fez uma campanha onde os japoneses fizeram doações e com o dinheiro arrecadado foram plantadas cerca de dez mil cerejeiras em Berlim e Brandenburgo (o estado ao redor de Berlim). E destas 10 mil, cerca de mil embelezam a Alameda das Cerejeiras, localizada na divisa de Berlim com Teltow, região sul da cidade.

No início da Alameda das cerejeiras restos do Muro de Berlim

Os dias exatos que estas árvores florescem depende muito das condições climáticas, mas em geral é no final de abril/iníciozinho de maio (e como aqui não é um festival tão famoso como o de Washington, não tem informações/previsões oficiais de quando será o pico da floração). E infelizmente, as flores também não duram por muito tempo – é coisa de uma semana e meia a duas.

Rosa a se perder de vista

Rosa “emoldurado” pelo branco

A Alameda das Cerejeiras está fora do centro e das áreas turísticas, você deve gastar do centro até lá cerca de 40-50 minutos, mas se você gosta de flores é sem dúvidas um passeio lindo, que vale muito à pena.

A área com as cerejeiras

Preço: Grátis

Endereço: Kirschbaumallee – 14513 Teltow

Como Chegar:
Pegar a linha S25, sentido Teltow Stadt (esta linha passa por estações bem centrais como Friedrichstr., Brandenburger Tor e Potsdamer Platz – veja observação logo abaixo) até a estação Lichterfelde Süd, daí pegar a rua Holtheimer Weg e seguir até o final – esta rua encontrará a alameda com as cerejeiras, mais ou menos na metade dela.

Ou ainda, descer na estação Lichterfelde Ost (ao invés da Lichterfelde Süd) e lá pegar a linha de ônibus 184 (direção Teltow, Warthestr.) e descer no ponto “Schwelmer Str.”. Daí é só seguir e poucos passos à frente, do mesmo lado da rua, já começa a faixa com as cerejeiras.

Observação: A linha S25 passa pelas estações mais centrais que mencionei acima, entretanto até o dia 04 de maio/2015 este trecho está em obras, não circulando por estas estações. Assim, uma alternativa é pegar a linha U6  (sentido Alt-Mariendorf) até a estação Kaiserin-Augusta-Str. e lá pegar o ônibus 184 e fazer o restante do percurso como descrito acima.

Comentários - Facebook