Passeio de barco em Berlim

  • SumoMe

Berlim tem dezenas de quilômetros de águas por onde navegam barcos: são dois rios: o Spree – que corta o centro da cidade – e o Havel, que passa por bairros mais afastados do centro da cidade, assim como diversos canais e lagos. Portanto Berlim é uma cidade perfeita para se fazer um passeio de barco.

A temporada dos passeios de barco geralmente vai de março até o final de outubro/início de novembro e há empresas variadas que oferecem estes passeios:
Stern & Kreisschiffahrt
Reederei Riedel
BWSG Berliner Wassersport und Service GmbH

O passeio mais popular é o que transcorre pelo centro da cidade, no trecho por onde o rio Spree passa pelos principais pontos turísticos como a Ilha dos Museus, o Reichstag, a Catedral de Berlim. Este passeio geralmente dura 1 hora, mas dependendo da empresa e do ponto de partida/chegada a duração e a extensão do passeio pode ser um pouco maior. Estes passeios custam à partir de 11 euros e os horários de partida variam de empresa para empresa (clique nos links acima para obter mais informações em cada uma das empresas).

Os prédios do parlamento e da Chancelaria vistos do barco

A forma mais simples de comprar os ingressos é direto nos pontos de partida dos passeios e no centro da cidade os principais pontos/pier são – veja mapa abaixo (clique na imagem para ampliar): Catedral de Berlim, Nikolaiviertel, Friedrichstraße , Hauptbahnhof (Estação Central de Trens), Haus der Kulturen der Welt / Prédio da Chancelaria.

Pontos de parada dos barcos no centro de Berlim

Um outro passeio muito interessante é o que as empresas chamam de “Bridge Tour”. Ele tem este nome pois em seu trajeto passa por diversas pontes. Este é um passeio mais longo, dura cerca de 3hs e 30 minutos, pois ele vai pelo rio Spree e pelo canal Landwehr. Para quem tiver um pouco mais de tempo este é um passeio muito legal, você verá mais de Berlim, pois este passeio vai além do bairro Mitte, passa também pelos bairros Moabit, Tiergarten, Charlottenburg, Kreuzberg, e Friedrichshain. Além dos pontos turísticos do centro, passa pela East Side Gallery, Museu Alemão de Tecnologia, Palácio Bellevue, Palácio Charlottenburg, etc. Este passeio custa à partir de 20 euros e aqui também os horários e pontos de partida variam de empresa para empresa (clique nos links acima para obter mais informações em cada uma das empresas).

Com a empresa Reederei Riedel é possível, entre outros pontos, iniciar este passeio no ponto Haus der Kulturen der Welt / Prédio da Chancelaria.

Com a empresa Stern & Kreisschiffahrt é possível, entre outros, iniciar passeio em um ponto nas imediações do Palácio Charlottenburg – veja no mapa abaixo a localização. Eu já fiz este passeio à partir deste ponto e para o turista pode ser uma ótima combinação com uma visita ao palácio e/ou seus jardins, antes ou depois do passeio de barco.

Ponto próximo ao Palácio de Charlottenburg

Um passeio de barco é uma atividade que recomendo muito para quem visitar Berlim. Além de ser um passeio muito agradável e relaxante – principalmente em um dia ensolarado e com boas temperaturas, das águas vemos Berlim de uma outra perspectiva. Mas em dias frios com aquele ar gélido já não recomendo, pois o legal é fazer o passeio na parte de cima dos barcos, a céu-aberto para poder apreciar melhor a paisagem e tirar fotos.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Boia Paulista says:

    Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. avatar Jorge Carvalho says:

    Pessoal,

    Fiz esse passeio na semana santa do ano passado e posso garantir que é muito legal!

    Você vê essa cidade maravilhosa sob outro prisma.

    Para mim, é imperdível.

    • avatar Isabel says:

      Oi Jorge,

      Que bom que concorda comigo 🙂 Pois acho que vale muito à pena um passeio de barco por Berlim.

      abs,
      Isabel

  3. avatar Tiago Oliveira says:

    Olá Isabel. Preciso da sua ajuda novamente! Estou pensando em fazer um passeio de barco e logo em seguida ir para o Schloss Charlottenburg. Vi aqui no seu blog que tem um trajeto que vai até o castelo. Minha dúvida é: posso descer no castelo, fazer uma caminhada e depois pegar outro barco de volta ou o passeio tem um único ponto de embarque/desembarque? O trajeto de 3 horas compreende ida e volta para o castelo ou somente ida? Muitíssimo obrigado. Abraços!

    • avatar Isabel says:

      Oi Tiago,

      Este tempo de 3hs a 3hs e 30min é uma volta completa, ida e volta. Você provavelmente pode descer em outros pontos, mas creio que não é possível (com o mesmo bilhete) fazer um passeio e depois pegar o barco de novo, de volta. Eu sempre fiz este passeio completo – peguei no ponto perto do palácio e desci lá de novo. Você pode ir de ônibus/metrô até o palácio, de lá faz o passeio de barco e antes ou depois faz uma caminhada pelo palácio.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Meire Marçola Lopes says:

    Boa noite,

    Estou em Berlim e estou adorando suas dicas, obrigafa

  5. avatar patricia says:

    Isabel

    você sabe me dizer se tem algum passeio de barco que é feito no mês de janeiro ?
    Estarei em Berlim de 14 a 20/01/2014, e estou querendo fazer algo diferente. Já conheço a cidade e os principais pontos, o que você sugere de diferente ?

    Abraços

    Patricia

    • avatar Isabel says:

      Oi Patrícia,

      Eu creio que algumas empresas fazem os passeios pelo centro histórico.

      De repente você pode ir curtir um concerto da famosa filarmônica de Berlim ou assistir a algum espetáculo.

      Abs,
      Isabel

  6. avatar Beatriz says:

    Oi Isabel,

    Estou indo p/ Berlim em 14/11. Seu blog atualmente é minha página inicial rsrs. Obrigada pelas dicas!
    Pesquisei sobre os passeios de barco, mas não encontrei mesmo algum em novembro. Você sabe dizer se há alguma empresa que faça??

    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Beatriz,

      Até poucos dias atrás eu ainda vi barcos fazendo o passeio do centro histórico. você chegando ali nas imediações da Catedral de Berlim – onde tem alguns pontos de barco, você pode ver/se informar se ainda estão fazendo passeios.

      Abs,
      Isabel

  7. avatar Beatriz says:

    Olá Isabel, muito obrigada pelo retorno. Vou verificar.
    Abs, Beatriz

  8. avatar Fatima says:

    Oi Isabel
    Esses passeios têm que ser pré agendados ou pode ser na hora, tipo em Paris? O melhor parece ser o que faz as principais atrações turísticas. Tem algum nome especial?
    abs
    Fátima

    • avatar Isabel says:

      Você pode comprar os ingressos diretamente nos pontos de partida Fátima – no post acima eu coloquei o mapa com estes pontos. Os nomes varia dependendo da empresa: “Historische Stadtrundfahrt”, “Stadtkernfahrten”, etc.

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Paulo Dornelles says:

    Estou com grande dificuldade de compreender os cursos dos barco(em BERLIN)de linhas BVG (Ferries, F11, F12,F21,F23 and F24 lines). Saber, quando circula, sua trajetória, seus pontos de embarque e desembarque, tempo, horário, valor, enfim tudo. Nota:considerei o site da BVG, muito confuso e pouco explicativo.
    Se puder me ajudar com o máximo de detalhes ou mesmo um site melhor, fico agradecido.
    Teu site, foi o melhor, o q mais chegou perto do q acredito q preciso.
    Estou programado a estar em Berlin, de 14maio2014, a 21de maio.
    Antecipamente agradeço.
    Dorna

    • avatar Isabel says:

      Oi Paulo,

      Tudo bem?

      Estas linhas de barco não transitam pelo centro de Berlim, mas sim ligando áreas mais externa da cidade. Caso procure por um passeio de barco pelo centro, são as empresas particulares que oferecem o serviço mesmo.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Paulo Dornelles says:

    Isabel,
    Primeiramente agradecido pelo retorno.
    Minha pretensão era vir do Tiegarten até proximidade da Alexanderplatz, pensando em substituir o metro ou ônibus pelo barco, pois é aí q vou parar. Isso é impossível em Ferries comuns?
    Abs.
    Paulo

  11. avatar paulo dornelles says:

    Obrigado Isabel,
    Claro q gostaria de usar o mesmo ticket dos bus, bvg !?!? Por isso, o Bgv. Menor custo.
    Abs.
    Paulo

  12. avatar paulo dornelles says:

    + uma vez obrigado, Isabel.
    Ah, o blog é M a R a v i l h o s o! Estamos usando. e abusando…..demais.
    Abs .
    Dorna

  13. avatar Viviane says:

    oi isabel, td bem?

    obrigada pela resposta no outro post (fest das dalias, já li)
    queria saber algo. vi num site que tu indicou, do reederei riedel, que eles terao no dia 31/10 o passeio de halloween, q pode ser fantasiado ou nao, etc…. tu sabe algo a mais a repeito desse passeio? Se é legal, se vale a pena… vai bastante gente jovem? eu chego em berlim justo no dia 31, mas as 13h30, o hotel q fico é perto do aeroporto. Entao pensei que se eu estiver animada e bem-disposta, de repente poderia ir. O que vc me diz? Desde já agradeço 🙂 Beijos

  14. avatar Fabiani Muller says:

    Olá, gostaria de saber que horas tem passeio de barco pelo Rio Spree em Berlim a tarde.

    • avatar Isabel says:

      Os horários dos passeios variam de empresa para empresa (dá uma olhada nos links das empresas listadas no artigo acima para obter mais informações)

      Isabel

Deixe seu comentário

*