Tempelhofer Park (Parque Tempelhof)

  • SumoMe

O Tempelhofer Park é uma grande área de lazer situada na zona sul de Berlim. Aqui funcionava o aeroporto de Tempelhof que foi desativado em 2008 após muita polêmica e protestos –  parte da população era contra seu fechamento. Este aeroporto tem um grande significado histórico – quando os soviéticos bloquearam o acesso terrestre à Berlim ocidental, entre 1948 e 1949, foi neste aeroporto (que ficava no setor americano) que pousavam os aviões trazendo mantimentos para a cidade isolada.

Após o fechamento do aeroporto iniciou-se uma fase de discussões sobre o que seria feito do local. Foi então decidido que sua área externa seria convertida em parque e assim, em maio de 2010,  os mais de 380 hectares de área em seu estado original foram abertos à população.

Os mais variados esportes sendo praticado no parque Tempelhof

O parque Tempelhof é excelente para a prática de esportes: as antigas pistas de pouso são perfeitas para se andar de bicicleta, skate, patins e correr.  Como é uma grande área aberta e costuma ventar, vê-se muitas pessoas praticando também uma espécie de kitesurf e há sempre muitas famílias com crianças soltando pipa. Inclusive costuma acontecer o “Festival das pipas gigantes” (geralmente no mês de setembro). Aliás, o parque é muito usado para uma séria de eventos dos mais variados tipos, não somente na área externa, como também nos prédios, onde acontece feiras,  festivais de música, etc.

Festival das pipas gigantes no parque

Mas o parque Tempelhof não é ideal somente para a prática de esportes, é perfeita para quem quiser simplesmente relaxar. Há uma área para fazer piquenique e também 3 áreas onde se pode fazer churrasco – como eu já comentei em outros posts, o pessoal aqui costuma fazer churrasco em parques e áreas abertas (onde seja permitido). Isto acontece no verão, que é a “temporada do churrasco”, as pessoas se reúnem com seus amigos, cada um leva uma coisa, grelha, bebe, de repente bate uma bolinha ou simplesmente joga conversa fora e assim passa-se uma agradável tarde de verão ao ar-livre.

Dia de churrasco no parque Tempelhof

E para quem não estiver à fim de sair carregando coisas, pode mesmo assim comer ou beber alguma coisa no parque, no Luftgarten – um Biergarten (cervejaria à céu-aberto) que fica nas imediações de uma das entradas principais (na Columbiadamm).

Biergarten Luftgarten (Fonte: www.luftgarten-berlin.de)

Para quem visita o parque e quer dar uma voltinha de bicicleta, andar de segway ou fazer uma caminhada nórdica mas não tem os aparatos necessários, há pontos para o aluguel destes equipamentos que geralmente ficam abertos nos meses de verão e temperaturas mais amenas (abril a outubro). Estes pontos de aluguel de equipamentos estão localizados nas imediações da entrada da Tempelhofer Damm.

Pontos de aluguel de equipamentos

Nos finais de semana e dias ensolarados o parque Tempelhof é super frequentado por todo tipo de gente: há muitas famílias com crianças, esportistas, “preguiçosos” que só querem relaxar em um gramado, etc. Sem dúvidas é um parque que vale à pena uma visita, afinal em qual outro você pode andar em uma pista de pouso?!?

Famílias se divertindo no parque Tempelhof

O parque tem três entradas principais, uma na Tempelhofer Damm, outra entrada na Columbiadamm e mais uma rua Oderstrasse. Veja o mapa abaixo (clique na imagem para ampliar).

Mapa do parque (Fonte do mapa original – legendas traduzidas: www.tempelhoferfreiheit.de)

Os horários de abertura do parque Tempelhof variam de mês para mês (via de regra do nascer ao pôr do sol). Os horários exatos são os seguintes:

Janeiro:      7:30 – 17:00 Julho:          6:00 – 22:30
Fevereiro:  7:00 – 18:00 Agosto:       6:00 – 21:30
Março:       6:00 – 19:00 Setembro:  6:00 – 20:30
Abril:          6:00 – 20:30 Outubro:    7:00 – 19:00
Maio:         6:00 – 21:30 Novembro: 7:00 – 18:00
Junho:       6:00 – 22:30 Dezembro: 7:30 – 17:00

Preço:  Grátis

Endereço: Tempelhofer Damm – Tempelhof – 12099

Como Chegar:
Entrada na Tempelhofer Damm (esta é a entrada que fica mais perto do metrô):  Linha U6, estação Tempelhof
Entrada na Columbiadamm: Linha U7, estação Südstern
Entrada na Oderstraße: Linha U8, estação Hermannplatz, Leinestraße ou Boddinstraße

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*