Tradições da Páscoa na Alemanha

  • Sharebar

A Páscoa está chegando – os mercados estão cheios de ovinhos de chocolate para dar água na boca – e eu não poderia deixar de escrever sobre este feriado. Principalmente que existem algumas diferenças entre as tradições na Alemanha e no Brasil.

Assim como no Brasil, aqui é feriado na sexta-feira (Sexta-feira da Paixão, que em alemão chama-se Karfreitag) e no domingo comemora-se a Páscoa. E, diferentemente do Brasil, aqui também é feriado no dia seguinte ao domingo de Páscoa, ou seja, na segunda-feira – este dia é chamado de Ostermontag (Segunda de Páscoa). O pessoal aqui sempre adiciona um dia a mais ao feriado :-) – quem leu o post sobre as tradições de natal vai lembrar que aqui o dia 26 de dezembro também é feriado, é o “segundo dia de natal”.  Importante para quem vai estar na cidade, tanto na sexta como na segunda-feira do feriado da Páscoa, o comércio é fechado. Em geral as atrações turísticas funcionam normalmente, mas quem quiser fazer umas comprinhas, deve se programar para fazer em outro dia!

Agora vem uma tradição que acho muito legal – é que aqui decora-se a casa para a Páscoa. Em casas com jardim vemos ovinhos e outros objetos decorativos pendurados nas plantas. E para dentro de casa, compramos uns galhos que brotam florzinhas, colocamos em um vaso e penduramos os ovinhos.

Fonte: Bild der Frau.de

Existem ovinhos de plástico ou outros materiais que podemos comprar já prontos, mas o mais interessante é que as pessoas pintam e decoram ovos de verdade. Os ovos podem ser cozidos e pintados, mas quando é para para pendurar nos galhos os ovos são esvaziados (PASMEM!) antes de pintar! Antes de vir morar aqui eu nunca tinha ouvido falar nisto muito menos sabia que é possível, mas existe uma técnica. E esta é uma atividade para fazer em família, com as crianças.

Na minha primeira Páscoa em Berlim, meu marido, para me ensinar as tradições locais, me mostrou como se esvazia os ovos e nós pintamos, foi uma diversão para mim. Desde então, eu os uso para decorar meu vaso e depois da Páscoa os guardo cuidadosamente. E, como mencionei acima esta é uma atividade feita com as crianças, tem gente que até guarda estes ovinhos pintados por seus filhos até a vida adulta e sempre os usa – minha sogra, por exemplo, é uma destas – ela tem até hoje um ou outro ovinho pintado por meu marido quando criança!

Nesta foto vê-se ovos comprados prontos e algumas das “obras de arte” pintadas por mim e meu esposo

Bom, mas vamos à técnica: faz-se, cuidadosamente, um buraquinho com um prego na parte de cima do ovo e outro na parte de baixo. Depois com muito fôlego deve-se assoprar no buraquinho de cima que a gema e a clara saem por baixo (olha o vídeo abaixo)! Simples não?!? Agora se alguém gostou da idéia e resolveu fazer não esqueça de lavar os ovos muito bem com detergente, pois na casca também pode ter as malvadinhas das bactérias salmonela. E se preferir pode ainda cobrir a região onde coloca a boca com um guardanapo (deixando livre o buraquinho para assoprar).

Depois de esvaziar os ovos, é só usar a criatividade e pintar e decorar como quiser – tem gente que faz umas coisas lindas, como se pode ver na 1a. foto. Para poder pendurar, a gente amarra um pedaço mais ou menos longo de linha de costura em um pedacinho de palito de fósforo e  introduz verticalmente este palito no ovo. Este pedaço de palito deve ser grande o suficiente para  ficar atravessado dentro do ovo e se manter lá dentro.

Por fim outra tradição que acho muito fofa é que no domingo de Páscoa as crianças devem procurar os ovos que o “coelhinho” trouxe. Assim os pais colocam ovinhos em cestinhas com palha e distribuem no jardim ou apartamento para que as crianças procurem. Aqui não é comum ter ovos enormes como no Brasil, são mais de tamanho médio e o que mais tem são os bem pequenos que daí os pais compram um monte e colocam nas cestinhas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Comentários

  1. avatar Gabriela says:

    Oi Isabel tudo bem? Seu blog êh muitooo legal! Estou pegando dicas incríveis. Estarei chegando a Berlim dia 19/04 e a tiracolo levarei minha filha de 1 aninho. Vc saberia me dizer onde posso comprar ou alugar carrinho de bebe ? Muito obrigada Gabriela

  2. avatar Maria Marcia says:

    Olá, Isabel,

    Estarei em Berlim de 18 a 21 de abril. Semana Santa !
    Por favor, quais pontos turísticos estarão funcionando?
    Desde já sou imensamente agradecida por suas informações precisas e pela generosidade com que nos atende.

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Marcia,

      Em geral as atrações estarão abertas. Fique atenta somente ao comércio pois aqui também é feriado na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa, e tanto neste dia quanto na Sexta-feira Santa o comércio é fechado.

      Abs,
      Isabel

  3. avatar Renila Bragagnoli says:

    Olá, Isabel!!

    Seu blog é assim como Berlin, fantástico!
    Estive ai em junho/2013 e vou voltar agora na páscoa/2014. Agora que já sei como funciona o esquema de feriados e tal, me resta apenas perguntar sobre o clima nesse período. É muito frio?
    Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Renila,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog!

      No final de abril as temperaturas já devem estar bem mais amenas, mas clima é clima, nao dá para falar com precisao com antecedência. Ano passado por exemplo foi atípico, fez muito frio no período da Páscoa, tinha até neve.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Regina says:

    Oi Isabel, passei só para desejar Feliz Páscoa e vc e sua família. Tudo de melhor para vcs. Um grande beijo e, mais uma vez, parabéns pelo delicioso blog!

    • avatar Isabel says:

      Oi Regina,

      Obrigada por sua gentileza! Só posso dizer que te desejo o mesmo e te agradeço por sua participação aqui no blog – que é feito para os amantes de Berlim (como você que sei que gosta da cidade), para dar um pouco de notícias e matar as saudades.

      Beijos,
      Isabel

Deixe seu comentário

*