Neues Palais (Palácio Novo)

O Neues Palais é um dos palácios que compõem o parque Sanssouci, localizado na cidade de Potsdam. O  Neues Palais é um palácio de grandes proporções – ele tem uma fachada de 220 metros de comprimento – sendo o maior de todos os palácios do parque.

O imenso Neues Palais é a contrapartida para o relativamente pequeno e íntimo Sanssouci – o palácio mais famoso e visitado do parque.

O Neues Palais pertence ao conjunto de palácios e parques de Potsdam e Berlim que foram declarados pela Unesco em 1990 como patrimônio da humanidade.

Tours em Berlim em Português

Detalhes do Neues Palais

Assim como o Palácio Sanssouci, o Neues Palais também foi construído pelo rei prussiano Frederico II, pouco mais de 15 anos após a construção do Palácio Sanssouci. Originalmente planejado como um palácio representativo para eventos oficiais, serviu de residência de verão para Guilherme II, o último imperador da Alemanha. O Neues Palais foi o último palácio a ser construído por Frederico II e é considerado como o último grande palácio do barroco prussiano e uma das principais obras do rococó fredericiano.

O  Neues Palais é uma construção realmente super majestosa e imponente. Da alameda que corta o parque, entre o verde das árvores, já de longe se avista a parte central da monumental construção de cor vermelha, coroada por sua imensa cúpula de 55 metros de altura. O palácio não é imponente somente por fora, mas impressiona também com seus esplendorosos salões.

Detalhe da cúpula do Neues Palais

Uma parte do palácio é voltado para um jardim com formato de meia-lua, que é emoldurado por árvores e esculturas e tem dois extensos gramados com uma fonte no meio – eu sempre falo que nestes gramados falta alguns canteiros de flores, acho muito simples, principalmente se compararmos com o jardim do Palácio Sanssouci. Mas como o palácio já é tão monumental, talvez ele não precise de maiores ornamentos no seu jardim!

A parte do Neues Palais voltada para o jardim
Conjunto de esculturas que compõem o jardim do Neues Palais

O outro lado do palácio é voltado para dois belos edifícios similares, chamados de “Communs”. Entre os dois prédios encontra-se uma imponente colunata, cuja parte central é ornamentada pelo Portal do Triunfo. Em um dos Communs funcionava a cozinha do palácio e no outro existiam aposentos para os convidados da corte e seus empregados. 

Um dos prédios chamado de “Communs”

Como mencionado inicialmente, o Neues Palais se encontra no Parque Sanssouci, que é composto por outros palácios, jardins e pavilhões. Visitando o Neues Palais não deixe de dar uma passeada pelo parque, pois tem muito mais para ser visto.

O parque Sanssouci

A história do Neues Palais

O Neues Palais foi construído entre 1763 e 1769, após o fim da Guerra dos Sete Anos que aconteceu nos anos de 1756 a 1763 e na qual a Prússia estava envolvida e cujo desfecho final foi favorável para a Prússia. Com a construção do imponente palácio, Frederico II, conhecido como Frederico, o Grande atendia não somente a funções práticas como também demonstrava a seus inimigos o poder da Prússia dentro do cenário europeu.

O Neues Palais visto através do Portal do Triunfo

O Neues Palais foi projetado pelos arquitetos Johann Gottfried Büring, que já tinha responsável por outras construções no parque Sanssouci como a Casa Chinesa e a Galeria, Heinrich Ludwig Manger e Carl von Gontard. Diferentemente do Palácio Sanssouci que foi feito no estilo rococó, Frederico II preferiu o estilo barroco para o Neues Palais.

O Neues Palais em estilo barroco

Além de representativo, o Neues Palais servia de palácio de verão para convidados, onde glamourosas celebrações aconteciam entre os meses de abril e outubro. Os hóspedes de Frederico II eram principalmente seus familiares com suas respectivas famílias que pertenciam a diferentes casas reais da Alemanha e Europa, assim como amigos monarcas. Para acomodar sua família e convidados são  instalados vários aposentos de hóspedes no palácio.

Um dos cômodos do Neues Palais

Para Frederico II, o Neues Palais era uma “fanfarronada” – uma ostentação, uma exibição.  Ele preferia o Palácio Sanssouci com seu ambiente mais íntimo. Mas por ocasião de celebrações e quando familiares e amigos se hospedavam no palácio, o rei Frederico II também residia no Neues Palais.

Para suas ocasionais estadias no palácio, Frederico II tinha seus aposentos, chamados de “apartamento do rei“, que era composto por vários cômodos (quarto, escritório, sala de concerto, sala de almoço/jantar, etc.) – na ala sudeste do Neues Palais.

O vestíbulo do piso térreo

Após a morte de Frederico II no ano de 1786, o Neues Palais foi pouco utilizado pelos sucessores seguintes. Mas à partir da segunda metade do século 19, o palácio volta a ser usado pelo príncipe herdeiro Frederico Guilherme como residência de verão.

Mais para o final do século 19, Frederico Guilherme, já como imperador sob o nome de Frederico III, inicia obras de modernização no palácio, que são  continuadas por seu filho e sucessor Guilherme II, como instalação de aquecedor e luz elétrica e construção de banheiros nos aposentos.  Frederico III, que reinou por apenas 99 dias, faleceu em 15 de junho de 1888 no Neues Palais. 

À partir de então o imperador Guilherme II e sua esposa Augusta Vitória fazem do Neues Palais sua residência de verão. Com o fim da monarquia na Alemanha em 1918 e abdicação do imperador, o Neues Palais torna-se um museu. Em 1945, o palácio é saqueado por soldados soviéticos.

O interior do Neues Palais

Um dos cômodos no térreo

O monumental Neues Palais tem 200 cômodos, muitos dos quais eram agrupados, formando um “apartamento”. Além do “apartamento do rei“ de Frederico II, existiam também: o “apartamento de Heinrich” e  o “apartamento da princesa”para o irmão mais velho e a irmã solteira de Frederico II, respectivamente; o “apartamento herdeiro do trono” para o príncipe herdeiro Frederico Guilherme;  o “apartamento de Marquis-d’Argens” para o amigo de longa data de Frederico II Marquis d’Argens, assim como dois “apartamentos de príncipes” destinados a hóspedes especiais.

Outra sala do piso térreo

Além destes cômodos, o Neues Palais tem 4 magníficos salões de festa que ocupam a parte central do palácio, além de um teatro barroco (isto é o que literalmente podemos chamar de “home theater” :-).

É claro que destes 200 cômodos, temos acesso a uma pequena parte somente durante uma visita. Geralmente nos meses de verão mais cômodos são  abertos a visitação, assim como o “apartamento do rei” também é acessível em uma visita guiada.  Como os trabalhos de restaurações e manutenção no palácio são  constantes, pode acontecer também de uma ou outro sala/salão ficar fechada temporariamente para visitação.

O vestíbulo do piso superior

As salas e quartos são  decorados com móveis preciosos, antiguidades, porcelana, obras de artes e pinturas do século 18. Alguns salões do Neues Palais são tão rebuscados, que são  uma obra de arte em si! Os destaques do palácio são o Salão da Gruta, a Galeria de Mármore, o Salão de Mármore e o Teatro.

Móveis e obras de arte que decoram salas do Neues Palais
A riqueza dos ornamentos e objetos que decoram as salas

O Salão da Gruta, que também é chamado de Salão das conhas, tem suas paredes e grande parte do teto cobertos por mais de 24 mil conhas, minerais, fósseis e pedras preciosas que formam figuras e imagens decorativas.

Salão da Gruta

O centro do teto é decorado com uma pintura e o piso em mármore forma desenhos de animais e plantas marinhos. Em alguns pontos das paredes ainda se encontram nichos arqueados que contém estátuas.

Salão da Gruta
Detalhes nas paredes do Salão da Gruta

A Galeria de Mármore é um belíssimo salão de festas alongado, cujo piso e paredes são de mármore carraca branco e jaspe vermelho. Um lado do salão é ornamentado com altos espelhos em nichos arqueados e emoldurados com detalhes dourados.

Galeria de Mármore

Do outro lado do salão, em oposição aos espelhos, encontram-se altas janelas que permitem a luz natural iluminar a sala. O teto é coberto por ornamentos dourados e por uma pintura. 

Galeria de Mármore

No andar superior, acima do Salão da Gruta, encontra-se o principal salão de baile e banquetes: o Salão de Mármore, que é o maior salão do palácio. Este salão é simplesmente monumental e majestoso.

O Salão de Mármore

Suas paredes são cobertas com mármore de tom clarinho. O piso composto de mármore de cores variadas, em algumas partes tem bonitos desenhos florais formados. O teto é predominante decorado em dourado com pequenas esculturas de anjos nas bordas e uma grande pintura no centro. Vários lustres magníficos penduram no teto.

Detalhes do teto do Salão de Mármore

Algumas pinturas adornam as paredes e várias janelas iluminam o salão naturalmente. O Salão de Mármore tem dois níveis: acima da porta central tem uma sacada, parecendo um camarote de teatro/ópera – ali, na parte superior ficavam os músicos que tocavam no baile.

O “camarote” do Salão de Mármore
Detalhes do piso em mármore do Salão de Mármore

O teatro é outra belíssima área do Neues Palais. No teatro as cores vermelho e branco com ornamentos em dourado predominam. As filas de assentos estão dispostas em um semicírculo, semelhante a um teatro da antiguidade. Diferentemente do que era comum, o rei Frederico II não tinha um camarote para si, ele costumava assistir as apresentações sentado na terceira fileira contada a partir do palco.

O teatro do Neues Palais (Fonte: www.spsg.de)

Uma vez que Frederico II não era grande apreciador das artes alemãs, os artistas que se apresentavam eram principalmente franceses e italianos. O teatro do Neues Palais ficou anos fechado para restaurações e está previsto que à partir do final do ano de 2020 seja reaberto para visitas guiadas.

O teatro do Neues Palais (Fonte: www.spsg.de)

O quarto onde o imperador Frederico III faleceu também é aberto a visitação. Uma cruz preta no chão, em frente a cama marca que foi ali que o regente faleceu. Ao lado da cama se encontra um busto do imperador, assim como um quadro com uma pitura de Frederico III e abaixo dele uma pintura da sua esposa, se encontram pendurados na parede.

O quarto onde Frederico III faleceu

Informações práticas sobre o Neues Palais

Endereço:   Am Neuen Palais – Potsdam – 14469

Como chegar:   

 À partir de Berlim, pegar o S7 até a estação Potsdam. Na estação de Potsdam, pegar a linha de ônibus 605 e descer na parada “Neues Palais”.

É necessário ter o bilhete ABC (clique aqui para saber mais sobre o transporte público)


Horário de funcionamento:

Diariamente das 10 às 17:30 horas (com exceção das terça-feiras, quando o Neues Palais fica fechado) nos meses de abril a outubro e das 10 às 16:30 nos meses de novembro a março.

O centro de visitantes do Neues Palais

Preço:
12,00 euros / 8,00 euros reduzida

* Ticket Sanssouci+: 22,00 euros / 17,00 euros reduzida

* Este ingresso dá direito a visitar no mesmo dia todos os palácios, pavilhões e alas extras

Restaurantes nas imediações:

No centro de visitantes do Neues Palais se encontra o Café “Caroline”, onde você encontra bebidas, um bolo, um sanduíche frio, salsicha, etc.

Mais opções de restaurantes podem ser encontradas no centro histórico da cidade.

É também no centro de visitantes que se encontra um toilette, cuja utilização não é gratuita (dentro do parque Sanssouci não tem outros WCs – você irá encontrá-los no outro centro de visitantes próximo do Palácio Sanssouci).

Outras atrações em Berlim que podem lhe interessar…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here