O Palácio Sanssouci é a atração mais visitada e mais famosa da cidade de Potsdam, que se localiza a menos de uma hora de Berlim. O palácio em estilo rococó é considerado como uma obra principal do rococó alemão e é tido por muitos como o “Versalhes prussiano” em referência ao famoso palácio francês.
O Palácio Sanssouci foi a residência de verão do rei prussiano Frederico II, conhecido como Frederico, o Grande. Na verdade o palácio era seu lugar predileto, onde podia aproveitar sua vida privada longe das obrigações da vida pública, ficar com seus cachorros e se recolher nos momentos difíceis. Não é a toa que o nome do seu refúgio significa “sem preocupações”, traduzido do francês (sans souci) – idioma do qual o rei era fã.
O Palácio Sanssouci é relativamente pequeno para os padrões da época, ele tem somente um andar. Mas juntamente com seu magnífico jardim formam um belo conjunto.
O palácio se encontra no topo de uma encosta e escadarias com terraços onde estão plantadas videiras e figueiras levam para o nível térreo, onde se encontra uma grande fonde circundada por belas esculturas e laterais adornadas por canteiros ornamentais. De baixo é uma bela vista do palácio com seu jardim.
Também fazem parte do conjunto do Palácio Sanssouci duas alas laterais separadas, a Galeria, que contém uma coleção de pinturas clássicas e os Novos Aposentos, que abrigava os convidados do rei.
Além disto o Palácio Sanssouci está inserido dentro do Parque Sanssouci, que é composto por outros palácios, jardins e pavilhões. Visitando Sanssouci não deixe de dar uma passeada pelo parque.
O Palácio Sanssouci juntamente com seus jardins e parque foram declarados em 1990 pela Unesco como patrimônio da humanidade.
História do Palácio Sanssouci
Inicialmente, em 1744, Frederico II determina a criação de terraços em uma encosta para o cultivo de videiras. Poucos meses depois ele ordena a construção do palácio no topo da encosta.
Com base em um desenho feito pelo próprio rei, o arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff desenvolve os planos para o projeto do palácio. O rei recusa a sugestão do arquiteto de construir o palácio em uma base mais elevada para projetar uma imagem mais destacada quando visto do térreo.
Frederico II não desejava um palácio opulento, mas um palácio no estilo rococó com uma atmosfera íntima. Um palácio com um nível só, sem escadas para que pudesse do seu interior sair diretamente para o amplo terraço e dali para o jardim. Após somente dois anos de construção, o Palácio Sanssouci é inaugurado em 1º de maio de 1747, apesar de nem todos os cômodos estarem prontos. Em 1753, toda parte interior fica pronta.
Com exceção dos tempos de guerra, Frederico II morava em Sanssouci do final de abril até o início de outubro – por quase 40 anos. O palácio era somente para ele e seus seletos convidados – em Sanssouci Frederico II recebeu personalidades importantes da época, como Voltaire, Johann Wolfgang von Goethe e Johann Sebastian Bach.
Em seu palácio, o “velho Fritz”, como o monarca prussiano é chamado carinhosamente pelo povo, se dedicava as suas paixões, à música e a filosofia – ele tocava flauta, compôs músicas e gostava de ter discussões intelectuais em grupo.
Foi também no Palácio Sanssouci, na poltrona do seu quarto, que Frederico II faleceu em 17 de agosto de 1786. Seu desejo era ser enterrado na cripta subterrânea do terraço de Sanssouci, mas seu sobrinho e sucessor (Frederico II não teve filhos) não seguiu suas orientações e ele foi sepultado na cripta de uma igreja de Potsdam. Finalmente, nos 205 anos da sua morte, em 17 de agosto de 1991, seu último desejo foi atendido e o caixão com seus restos mortais foi colocado na cripta do palácio.
Após a morte de Frederico II, o palácio é menos usado por seu sucessor, uma vez que novos estilos arquitetônicos entram na moda e o foco do rei é construir outro palácio no novo estilo. Somente quase 100 anos após sua construção, o Palácio Sanssouci passa por modificações.
Sob o rei Friedrich Wilhelm IV, o palácio é expandido ganhando duas novas alas para abrigar a cozinha e a adega. Friedrich Wilhelm IV falece em janeiro de 1861 no palácio Sanssouci e sua esposa mora por mais 13 anos no palácio até falecer em 1873.
Após o fim da monarquia em 1918, inicialmente o Palácio Sanssouci permanece propriedade da família real e em 1927 passou a ficar sob os cuidados de uma instituição recém-fundada para administrar os palácios e jardins prussianos.
O palácio sobreviveu intacto a batalha da 2ª guerra pela tomada de Potsdam. Algumas obras de arte e móveis são retirados anteriormente do palácio e colocados em segurança. Mas o que fica no palácio é retirado pelas tropas soviéticas e levado para a União Soviética, sendo uma pequena parte dos objetos devolvidos em 1958. Felizmente após a Reunificação da Alemanha, a coleção de livros de Frederico II, assim como 36 pinturas foram retornados para o Palácio Sanssouci.
O interior do Palácio Sanssouci
A planta do Palácio Sanssouci apresenta uma forma alongada com uma parte central composta por dois salões maiores e representativos, o Salão de Mármore com vista para o jardim e atrás dele o Vestíbulo, com visto para a parte de trás do palácio. À direita e esquerda desta ala central, existem duas fileiras de cômodos, sendo os cômodos principais virados para o jardim.
Na verdade o Palácio Sanssouci tem somente 12 cômodos – um palácio relativamente pequeno para um monarca como Frederico II. E o rei ainda usava basicamente somente cinco, destes 12 cômodos: (1) a sala de audiência, (2) a sala de concertos, (3) o quarto de dormir que também funcionava como seu escritório, (4) a biblioteca, (5) a pequena galeria.
Os demais cômodos eram para acomodar seus convidados – estes cômodos eram duplos, sendo composto por uma sala principal voltada para o jardim e uma área adjacente para os empregados. O Vestíbulo era o hall de entrada, enquanto o Salão de Mármore era a sala de festas.
Apesar do Palácio Sanssouci ser modesto na questão do tamanho, seu interior é majestosamente decorado, com ricos detalhes ornamentando paredes e teto das salas, quartos e salões. Até hoje, os cômodos são decorados com antigos e clássicos móveis, porcelanas e pinturas em grande maioria do século 18.
A Sala de Concertos tem suas paredes e teto na cor branca ornamentados com detalhes em alto relevo em dourado, fazendo um elegante contraste. Grandes espelhos ampliam opticamente o ambiente e quadros complementam a decoração.
Um estilo similar tem a chamada pequena galeria, que é um cômodo estreito e longo, cujas paredes tem tons bem claros contrastados com chamativos ornamentos dourados. Pinturas e esculturas estão expostas na sala.
A biblioteca, que tem um formato arredondado, também é outro cômodo muito bonito. O piso em madeira forma um desenho geométrico e as paredes são cobertas por painéis de madeira que são ornados com detalhes dourados. Suas prateleiras e armários com portas de vidro transparente armazenam mais de 2 mil livros.
O Salão de Mármore, o salão de festas, é luxuoso e belíssimo. Esta sala tem um formato oval, suas paredes com tom claro são ornamentadas por colunas e nichos arqueados onde se encontram clássicas esculturas.
O teto, que é uma cúpula, é decorado em dourado. Como o nome do salão já denota, aqui o mármore predomina – nas paredes, no piso, nas colunas. Eu acho este salão espetacular, muito elegante e de bom gosto.
Informações práticas sobre o Palácio Sanssouci
Endereço: Maulbeerallee – Potsdam
Como chegar:
À partir de Berlim, pegar o S7 até a estação Potsdam. Na estação de Potsdam, pegar a linha de ônibus 695 e descer na parada “Schloss Sanssouci”. É necessário ter o bilhete ABC para viajar até Potsdam (clique aqui para saber mais sobre o transporte público)
Horário de funcionamento:
De terça a domingo (portando fica fechado nas segundas-feiras!), das 10 às 17:30 horas nos meses de abril a outubro e das 10 às 16:30 nos meses de novembro a março.
Clique aqui para ver os horários de funcionamento nos feriados.
Preço:
14,00 euros / 10,00 euros reduzida
* Ticket Sanssouci+: 22,00 euros / 17,00 euros reduzida
* Este ingresso dá direito a visitar no mesmo dia todos os palácios, pavilhões e alas extras
O Centro de Visitantes do Palácio Sanssouci – onde se encontra a bilheteria – está localizado a poucos metros de distância do palácio, próximo do moinho, no endereço An der Orangerie 1
Restaurante nas imediações:
Na rua em frente ao Palácio Sanssouci, encontra-se o restaurante „Zur Historischen Mühle“ (Endereço: Zur Historischen Mühle 2).
Também nas imediações, encontra-se o Café Repin (Endereço: Gregor-Mendel-Straße 24).
Banheiro nas imediações:
Em frente ao centro de visitantes encontra-se um banheiro público, abrigado em um container. Também no próprio centro de visitantes encontram-se toaletes.
Entretanto sua utilização não é gratuita, portanto é bom ter consigo algumas moedas.