Avenida Unter den Linden

A Unter den Linden é uma das mais bonitas e famosas avenidas de Berlim. A avenida corta o centro histórico e tem 1,5 km de extensão, se estendendo deste a ponte Schlossbrücke (ponte do palácio) até a Pariser Platz (onde está localizado o Portão de Brandemburgo). Esta avenida está localizada na parte que pertencia a Berlim Oriental.

Com 60m de largura, duas pistas e um arborizado canteiro central com bancos, a Unter den Linden é uma avenida muito agradável para se passear. Além disto, nela existem belas construções, prédios históricos, monumentos e diversas atrações assim como restaurantes, cafés e lojas. Na época do Natal as árvores recebem iliminação especial e a avenida fica mais bela ainda.

Dentre os pontos interessantes e atrações na Unter den Linden vale mencionar:

Tours em Berlim em Português

Kommandantenhaus (Casa do comandante)

O prédio Kommandantenhaus, também conhecido como Alte Kommandantur, se encontra logo após a ponte Schlossbrücke e foi originalmente construído em estilo barroco. Durante a Segunda Guerra foi seriamente danificado e nos anos 50 foi demolido pela Alemanha Oriental para dar lugar a um prédio onde funcionou o Ministério das Relações Exteriores. Após a Reunificação do país, em 1995 o governo tomou a decisão de demolir este prédio que abrigou o ministério. 

Em 1999 a empresa Bertelsmann adquiriu o terreno e mandou reconstruir o prédio, sendo projetado com base em fotos antigas da construção original. O prédio abriga a sede da empresa.

Kronprinzenpalais (Palácio do Príncipe herdeiro)

O Kronprinzenpalais, localizado entre a Kommandantenhaus e a Ópera de Berlim, foi originalmente construído em 1663 para ser a casa do secretário de cabinete Johann Martitz.  De 1706 a 1732 funcionou como moradia do governador de Berlim. Mais tarde foi transformado em palácio barroco para o príncipe herdeiro da família real Hohenzollern, que mais tarde se tornou o rei Friedrich II. Permaneceu como residência real até 1918 quando a dinastia Hohenzollern chegou ao fim.


De 1919 a 1939 abrigou o novo departamente da Galeria Nacional de Berlim, funcionando como a primeiro museu de arte contemporânea do mundo. Totalmente destruído na Segunda Guerra, foi reconstruído em 1968 e servia como casa de hóspedes da cidade de Berlim Oriental. Atualmente o prédio abriga exposições e eventos culturais.

Prinzessinnenpalais (Palácio da Princesa)

O Prinzessinnenpalais, que fica anexo ao Kronprinzenpalais, foi um dos palácios da família real Hohenzollern.

O prédio, que desde 2018 é chamado PalaisPopulaire, funciona como um centro de artes e cultura, exibindo exposições de arte contemporânea.

Zeughaus (Arsenal)

O Zeughaus, localizado em frente a Kommandantenhaus, é o prédio mais antigo da Unter den Linden, construído entre 1695 e 1706 como arsenal.

Este belo e imponente prédio de fachada rosa abriga hoje o Museu Histórico Alemão.

Neue Wache (Nova Casa da Guarda)

Neue Wache, um prédio menor ao lado do Zeughaus, foi construído entre 1816 e 1818 originalmente como casa dos guardas reais. Desde 1931 abriga memorial em homenagem às vítimas da guerra.

O prédio é um belo exemplo da arquitetura neoclássica, sendo também considerado por muitos uma obra-prima de Karl Friedrich Schinkel, o arquiteto que o desenhou.

Universidade Humboldt

A Universidade Humboldt, que está localizada ao lado da Neue Wache, é a mais antiga universidade de Berlim. Ela foi fundada em 1810 pelo cientista Wilhelm von Humboldt a pedido do rei  Friedrich Wilhelm III.

As estátuas de Wilhelm von Humboldt e….

Inicialmente tinha o nome de Universidade de Berlin e em 1949 foi renomeada em Universidade Humboldt em homenagem aos irmãos Wilhelm e Alexander von Humboldt. 

…. Alexander von Humboldt em frente a universidade

O belo e imponente prédio onde funciona a universidade era originalmente o palácio do príncipe Heinrich da Prússia.

Staatsbibliothek (Biblioteca do Estado)

Staatsbibliothek, a bela e imponente construção ao lado da Universidade Humboldt, pertence à Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano e juntamente com a unidade localizada nas imediações da Potsdamer Platz abriga uma vasta coleção de livros de diversas épocas, países e línguas.

Staatsoper (Ópera Estatal de Berlim)

A Staatsoper, localizada em frente a universidade Humbold, é a casa de ópera mais antiga de Berlim. Ao longo de sua história já serviu e continua servindo de palco para peças consagradas e talentosos artistas.

Bebelplatz, Catedral St. Hedwig e Alte Bibliothek

A Bebelplatz fica ao lado da Ópera e por esta razão antigamente se chamava Praça da Ópera.

A praça é circundada por elegantes construções. Ao fundo, encontra-se a Catedral St. Hedwig, que foi a primeira igreja católica construída na Prússia após a Reforma Protestante. Ao lado da igreja, em um imponente prédio, está abrigado o Hotel de Rome.

O hotel de Rome com a igreja ao fundo

Na lateral, encontra-se a Alte Bibliothek (biblioteca antiga), um belo prédio que faz parte da Universidade Humboldt, abrigando a faculdade de direito. Adjacente ao prédio da biblioteca antiga, na Unter den Linden, encontra-se o Palácio Antigo (Alte Palais), que serviu de residência para o imperador Wilhelms I e que hoje é um prédio que também faz parte da Universidade Humboldt.

A Alte Bibliothek que abriga a Faculdade de Direito da Universidade Humboldt

Foi aqui, na Bebelplatz, que em 1933 os nazistas e seus simpatizantes queimaram livros de autores considerados por eles como “não-alemão”, entre eles Sigmund Freud, Karl Marx e Kurt Tucholsky.

Memorial da Queima de Livros

Para lembrar o ato, na praça encontra-se o Memorial da Queima de Livros, uma obra do artista israelense Micha Ullman. O memorial consiste de uma sala subterrânea com estantes de livros vazias que podemos ver através de uma placa de vidro no chão.

Estátua de Friedrich II

Praticamente em frente a Bebelplatz e Univerdade Humboldt, no canteiro central da Unter den Linden, encontra-se a imponente estátua em homenagem ao rei prussiano Friedrich II, conhecido como Frederico, O Grande.

Em frente ao prédio principal da universidade Humboldt encontra-se ainda as estátuas dos irmãos Alexander von Humboldt e Wilhelm von Humboldt.

Outras atrações/pontos interessantes

A Embaixada russa na av. Unter den Linden

Na Unter den Linden encontra-se ainda uma unidade do mundialmente famoso museu de cera Madame Tussauds, que fica um pouco mais próximo da Pariser Platz.

As embaixadas da Rússia, que é outra imponente construção, e da Hungria também se localizam na avenida Unter den Linden,

O luxuoso Hotel Adlon também se encontra na avenida. Na cultura pop o hotel ficou famoso, pois foi nele que, em 2002, Michael Jackson segurou o seu terceiro filho ainda bebê de uma janela para mostrá-lo a imprensa e aos fãs reunidos embaixo. Seu ato causou bastante polêmica na época pois muitos foram da opinião que ele colocou a criança em risco, pela forma como o bebê foi “pendurado” na janela.

História da Unter den Linden

Originalmente, tratava-se de uma trilha para cavalos que foi feita em 1573 pelo duque Johann Georg para ligar o palácio ao campo de caças (que hoje é o parque Tiergarten).

Em 1647, sob ordens do duque Friedrich Wilhelm,  foram plantadas tílias (Linden) em toda a extensão da antiga trilha, originando assim o nome da avenida. Unter den Linden literalmente significa “Sob as tílias”, já que o duque ia de seu palácio até o Tiergarten sob as árvores tília.

Preço: Grátis

Endereço: Unter den Linden – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U5, esta linha percorre a Unter den Linden, tendo as seguintes estações: U Museumsinsel, U Unter den Linden e S+U Brandenburger Tor
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação  S+U Brandenburger Tor
Ônibus: A linha 100 cruza toda a avenida Unter den Linden, tendo as seguintes paradas ao longo da avenida: U Museumsinsel, Staatsoper, U Unter den Linden e  S+U Brandenburger Tor. 

Atrações Próximas:  Gendarmenmarkt, Portão de Brandenburgo, Catedral de Berlim, Ilha do Museus, Humboldt Forum no Palácio de Berlim, Altes Museum, Museu Pergamon, Neues MuseumAlte NationalgalerieBode-Museum, Museu DDR, Sea Life

Hotéis nas Imediações: Adlon Kempinski, Hotel de Rome

Outras atrações em Berlim que podem lhe interessar…

8 COMENTÁRIOS

    • Oi Denise,

      Obrigada por seu feedback! E legal saber que o blog pode ajudá-la na sua viagem.

      Aproveite bem sua estadia em Berlim.

      Abs,
      Isabel

  1. Olá Isabel, quero agradecer imensamente pelo seu blog, tão bem elaborado que não vou precisar visitar nenhum outro blog. Estamos indo para Berlim em maio de 2016. Estou me orientando pelo seu blog.
    Se por acaso eu tiver alguma dúvida poderei tirá-las com vc?
    Muitíssimo obrigada!

    • Oi Ivonilde,

      Tudo bem?

      Sim, se tiver alguma dúvida que não encontrou resposta por aqui pode perguntar sim e espero saber responder.

      Abs,
      Isabel

  2. Essa avenida é linda, mas atualmente tem uns trechos em reforma, em que deixaram “túneis de passagem”, onde eu e meu marido fomos abordados por quatro mulheres que não nos deixavam passar querendo que assinasse um papel e na verdade queriam nos roubar, enquanto umas mostravam os papéis outras tentavam abrir nossos bolsos para furto….mas como bons brasileiros guardamos tudo em bolsos de difícil acesso e não conseguiram. ..situação desagradável….cuidado….e passem longe de pessoas com pranchetas….
    Parabéns pelo blog Isabel!!
    Dúvida, vamos ao Tropical Island, possui alguma dica de transporte ou até do parque?
    Obrigada!

    • Oi Carolina,

      Tudo bem?

      Só hoje vejo teu comentário – estive viajando. Provavelmente já foi, mas de qualquer forma, neste link encontra dicas de como chegar no Torpical Island.

      Obrigada por seu alerta. Eu sei quem são estas pessoas. Esta coisa de “pedir assinatura” se disseminou na cidade de uns 2,3 anos para cá. Infelizmente estão espalhados por todos os pontos onde tem turistas. É passar reto e nem dar atenção para evitar surpresas desagradáveis.

      Abs,
      Isabel

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here