Potsdam é conhecida especialmente por causa do Parque e Palácio Sanssouci. Mas a cidade, que se localiza a cerca de 1 hora de Berlim, tem muito mais a oferecer, como por exemplo, seu centro histórico, que é super charmoso e mais do que merece uma visita.
O centro histórico de Potsdam tem muitas construções imponentes e clássicas e cantinhos pitorescos, sendo agradabilíssimo para um passeio.
Através do Portão de Brandemburgo você entra no barroco centro histórico de Potsdam. Não, você não leu errado, nem eu digitei errado – Potsdam também tem um Portão de Brandemburgo!! Na verdade o Portão de Brandemburgo de Potsdam é até mais antigo que o Portão de Brandemburgo de Berlim – ele é cerca de 20 anos mais velho do que seu famoso homônimo.
No passado, Potsdam também foi cercada por uma muralha e nela existiam portões de entrada – o Portão de Brandemburgo foi um destes portões. O Portão de Brandemburgo de Potsdam é menor que o de Berlim, mas também imponente – ele lembra um arco do triunfo romano.
Logo depois do Portão de Brandemburgo, se inicia a Brandenburger Straße, uma rua de pedestres com casas charmosas onde estão abrigados lojas, Cafés e lanchonetes. A Brandenburger Straße e suas transversais são bem idílicas. Principalmente no verão a rua é bem movimentada, com pessoas fazendo compras e muitas outras sentadas em mesas a céu aberto. E é ao longo da Brandenburger Straße que acontece a bela feira de natal de Potsdam.
Do outro lado do Portão de Brandemburgo, se encontra a Luisenplatz, uma praça circundada por prédios clássicos e com uma fonte no centro. Ali se encontram vários agradáveis restaurantes, de culinária variada – alemão/austríaco, italiano, asiático.
No final da Brandenburger Straße já se avista a Igreja de São Pedro e São Paulo, com sua torre de sinos de 60 metros de altura. A Igreja de São Pedro e São Paulo é uma igreja católica e foi construída no final do século 19. Eu também acho seu interior bem bonito e acho que vale a pena dar uma olhada.
Seguindo pela Brandenburger Straße, olhando a esquerda na segunda transversal pode se avistar ao fundo o Jägertor, ou Portão dos Caçadores – outro portão remanescente da cidade.
Chegando na Igreja de São Pedro e São Paulo, já nos encontramos praticamente no Bairro Holandês – uma área do centro histórico de Potsdam com casas em estilo holandês.
O Bairro Holandês é formado por um conjunto de dezenas de casas com arquitetura holandesa distribuídas em algumas ruas e que foram construídas na primeira metade do século 18 para colonos holandeses. Após terem sido restauradas dos anos 90 para cá, muitas delas abrigam galerias, lojas, restaurantes e Cafés super agradáveis. Esta área do centro histórico é bem especial, uma delícia flanar por suas ruas.
Nas margens do Bairro Holandês, uma impressionante construção com duas torres parecendo um castelinho, atravessa a Friedrich-Ebert-Straße. Trata-se do Nauener Tor (Portão de Nauen), o terceiro dos portões remanescentes. A obra em estilo neogótico foi feita na metade do século 18. No passado ocupado por militares, artesãos e comerciantes, hoje abriga restaurantes.
A pouco mais de um quilômetro do Nauener Tor, na direção da estação central de Potsdam, encontra-se a área chamada de Alter Markt – o coração do centro histórico e que foi o centro político e comercial da cidade por séculos. Com exceção da Igreja de São Nicolau, o conjunto arquitetônico que originalmente compunha a praça Alter Markt (Praça do Mercado Velho) surgiu na segunda metade do século 18 e foi uma obra de Frederico II e seus arquitetos, inspirados nas praças romanas. Diz-se que a praça tenha sido uma das mais bonitas da Europa.
Entretanto, bombardeios da 2ª. Guerra Mundial causam grandes danos nesta área e somente quatro prédios do conjunto arquitetônico sobrevivem. Durante o período socialista (Potsdam se encontrava na Alemanha Oriental) as construções antigas degradam por falta de manutenção e na área são construídos novos prédios no estilo socialista. Felizmente desde a reunificação da Alemanha, a área tem passado por um processo de recuperação do seu belo conjunto arquitetônico, com prédios sendo restaurados e outros sendo reconstruídos.
Mesmo ainda com obras ainda em andamento, a praça da Alter Markt (Praça do Mercado Velho) é uma área com belas e imponentes construções. Nela se encontra a Igreja de São Nicolau, que com forma quadrada e imensa cúpula se destaca dos demais prédios e já pode ser vista de longe. A Igreja de São Nicolau é uma igreja protestante e foi construída na primeira metade do século 19 e foi um projeto de Karl Friedrich Schinkel – um famoso arquiteto da época.
Em frente a Igreja de São Nicolau encontra-se um obelisco de mármore e mais a frente o Palácio da Cidade de Potsdam. Conforme dito anteriorme boa parte dos prédios nesta área foram severamente danificados pelo bombardeio de abril de 1945 e um destes prédios era o palácio. Suas ruínas foram então removidas entre 1959/1960. Mas após a reunifição decidiu-se por sua reconstrução, o que ocorreu entre 2011 e 2014. As dimensões e fachada são uma reconstrução do antigo palácio, por dentro é moderno e abriga o parlamento do estado de Brandemburgo.
Na Alter Markt encontra-se também a Altes Rathaus, o antigo prédio da prefeitura de Potsdam, que se destaca com sua cúpula verde coroada por uma estátua dourada. Desde a metade do século 19 já não abriga a prefeitura e hoje em dia o prédio abriga o “Museu de Potsdam”, que apresenta exposições sobre a cultura e história da cidade. Sua exposição permanente, intitulada “Potsdam. Uma cidade faz história” conta a história de mais de mil anos da cidade.
Entre a Altes Rathaus e o Palácio, encontra-se o Palácio Barberini, que também é uma reconstrução. As obras foram feitas entre os anos de 2013 e 2016. Uma fachada do palacete é virada para a praça e a outra para o canal. O prédio abriga o Museu Barberini, que foi inaugurado em 2017 e apresenta uma coleção de obras de artes de movimentos clássicos a arte contemporânea, com foco no impressionismo, na arte da Alemanha Oriental e na arte alemã depois de 1989.
A poucos passos da Alter Markt, encontra-se um prédio comprido de cor avermelhada. Este é o Marstall, o antigo estábulo do palácio. O prédio abriga o “Museu do Filme de Potsdam”, que documenta a história dos estúdios de cinema mais antigos do mundo – o estúdio Babelsberg e que se localiza no município de Potsdam – com sua exposição permanente “Fábrica de Sonhos – 100 Anos de Filme em Babelsberg”.
Hospedagem em Potsdam
Abaixo você pode pesquisar hotéis em Potsdam, caso decida pernoitar ou passar um tempo maior na cidade.