Lüftlmalerei – A arte na fachada das casas do Sul da Alemanha

Provavelmente a maior parte das pessoas pensa em casas enxaimel – as casas com vigas de madeiras atravessadas e visíveis na fachada – quando se fala de casas típicas alemãs, pois muitas das vilas e cidades turísticas tem seus centros históricos repletos deste tipo de construção. Mas em determinadas cidades ou regiões da Alemanha, há outras formas de construção ou ornamentação das casas que são bem particulares e típicas daquele local. Um exemplo disto são as casas ornamentadas com Lüftlmalerei – uma pintura popular que caracteriza algumas cidades do Sul da Alemanha.   

Particularmente difundida em pequenas cidades da região alpina da Alta Baviera, Lüftlmalerei são belas pinturas barrocas nas fachadas das casas. Na verdade, são afrescos e que nesta região levam o nome de Lüftlmalerei – supõe-se que o termo se origine do nome da residência (“Zum Lüftl“) de Franz Seraph Zwinck, que foi um pintor adepto do estilo e fez inúmeros trabalhos em casas da região (assim: Lüftl + Malerei, que significa pintura).

Casa com afrescos na região dos Alpes

A prática de pintar murais já vem da antiguidade e no período do Renascimento ganhou novo impulso na Itália. Por causa da rota comercial que existia entre Augsburg e Veneza a moda é exportada para as cidades ao norte dos Alpes. Primeiro chega em Augsburg e depois se desenvolve principalmente no sul da Baviera.

Tours em Berlim em Português

A fachada coberta por afrescos
São Jorge contra o dragão – afresco em uma fachada

Eu particularmente sou encantada com estas casas e suas belíssimas pinturas na fachada. Algumas casas tem a fachada inteira pintada, outras tem somente um ou dois quadros. Em algumas cidades, há ruas nas quais as casas com Lüftlmalerei se enfileiram uma ao lado da outra – um passeio por elas é um tour por uma galeria de arte clássica a céu aberto.

A Ballenhausgasse em Mittenwald

Cidades como Mittenwald e Oberammergau são famosas por suas Lüftlmalerei. A Ballenhausgasse em Mittenwald é um encanto – é uma pequena rua sem saída, onde praticamente todas as casas tem afrescos na suas fachadas! A “Casa de Pilatus”, pintada por Franz Seraph Zwink em 1784, em Oberammergau é uma das obras mais famosas da Lüftlmalerei. Estas cidadezinhas já são um encanto, parecem ter saído de conto de fadas e a arte na fachada das casas realmente as tornam únicas.

Afresco histórico em Mittenwald

Assim como a “Casa de Pilatus”, muitas das pinturas que se encontram em Mittenwald e Oberammergau foram feitas na segunda metade do século 18. Os afrescos mais antigos retratam exclusivamente santos e cenas bíblicas. As pinturas do início do século 20 retratam paisagens, os Alpes, cenas do cotidiano, festividades.

Pintura retrata a religião
Nesta casa é retratado uma cena do dia-a-dia

Além dos temas mencionados acima,  as afrescos retratam ainda elementos arquitetônicos, como colunas, escadas  e molduras de portas e janelas.  O efeito na fachada das casas é muito legal, pois as  pinturas criam uma ilusão de ótica, dando a impressão de ser tridimensional – a “Casa de Pilatus” é um belo exemplo!     

Detalhe da “Casa de Pilatus” em Oberammergau (Fonte: www.wikipedia.org)

Estas cidades se localizam na região do Castelo Neuschwanstein – que é uma das atrações mais famosas da Alemanha. Assim, se você estiver por lá, vale a pena dar uma passada por estas cidadezinhas para conhecer a arte Lüftlmalerei. Além de Mittenwald e Oberammergau, Bad Tölz, Neubeuern e Wallgau são outras pequenas cidades onde pode-se encontrar diversas casas com os afrescos.

  

3 COMENTÁRIOS

    • Obrigada Maria por seu comentário. Bom saber que o artigo pode ser uma boa inspiração, pois estes lugares sao realmente encantadores!!

      Abs.,
      Isabel

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here