O Reichstag, o prédio que abriga o parlamento alemão (Bundestag), é uma das atrações mais visitadas de Berlim. Projetado por Paul Wallot e inaugurado em 1894, este deslumbrante edifício em estilo neo-renascentista tem dimensões monumentais: 137 metros de comprimento e 97 metros de largura.
O prédio do Reichstag é associado com importantes momentos da história da Alemanha. Em 9 de novembro de 1918, de uma de suas janelas, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha.
Na madrugada do dia 27 para 28 de fevereiro de 1933, quatro semanas após Adolf Hitler ter sido nomeado chanceler, o prédio pega fogo sob circunstâncias misteriosas que nunca foram esclarecidas. O fogo destruiu totalmente a sala do plenário e a cúpula do Reichtag. Este incêndio foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.
Em 30 de abril de 1945, após Berlim ter sido tomada, uma bandeira da União soviética é hasteada por um soldado no telhado do Reichtag para simbolizar a vitória sobre os nazistas.
Após a Segunda Guerra, no período de separação da Alemanha, a capital da Alemanha Ocidental passou a ser a cidade de Bonn para onde o governo foi transferido.
Extremamente danificado pelo incêndio e durante a Segunda Guerra mundial, o prédio foi restaurado entre 1961 e 1971, mas seu desenho foi simplificado. O prédio foi restaurado sem a cúpula, que havia sido explodida em 22 de novembro de 1954 para evitar maiores danos no prédio já danificado, uma vez que a cúpula era muito pesada (300 toneladas de metal).
O muro de Berlim, construído em 1961, passava ao leste do prédio e uma visita ao terraço do Reichtag, de onde se podia ver o muro, geralmente fazia parte da programação para os chefes de estado estrangeiros que visitavam a cidade. Neste período também funcionou no prédio um museu sobre o parlamento alemão e a construção do prédio do Reichstag.
Após a reunificação da Alemanha em 03 de outubro de 1990 foi decidido que o governo e o parlamento voltariam de Bonn para Berlim. Isto resultou em uma nova restauração que foi iniciada em 1995 e concluída em 1999.
O projeto do arquiteto britânico Sir Norman Foster adicionou uma cúpula de vidro de 23,5 metros de altura sobre a sala do plenário que tem em sua parte interna um caminho em forma de espiral que leva até o topo, de onde se pode ver o Portão de Brandenburgo e uma bela vista da cidade.
Como Visitar a Cúpula do Parlamento:
A cúpula e o terraço do Reichtag podem ser visitados de graça, entretanto é necessário fazer um agendamento prévio no site do Bundestag. A solicitação para reserva de um horário de visita pode ser enviada somente para o mês corrente e o próximo mês.
São oferecidas também visitas guiadas, que são conduzidas por funcionários do parlamento, e na qual tem-se acesso a determinadas salas do Reichtag. O quantidade de vagas para este tipo de visita é mais reduzida.
Na visita a cúpula/terraço você pode pegar um guia de áudio (também grátis) que oferece inclusive a opção do idioma português e que lhe narrará sobre o parlamento e sobre outros pontos de Berlim que você vai vendo à medida que vai circulando pela cúpula e terraço.
Mas para quem não agendou antecipamente uma visita à cúpula, há um container nas imediações do Reichstag (ao lado do Berlin-Pavillon, um restaurante e loja de souvenir) onde um agendamento de última hora ainda pode ser feito. Há um monitor que mostra em quais horários até os próximos 2 dias ainda tem disponibilidade. Entretanto pode haver longas filas, portanto se você tem interesse em visitar a cúpula, é aconselhável fazer o agendamento pelo site.
Uma outra opção para visitar a cúpula do parlamento e ainda apreciar uma boa culinária é uma visita ao restaurante Käfer que se encontra no rooftop do parlamento. Após sua visita ao restaurante você pode ficar à vontade para subir a cúpula, andar pelo terraço, etc.
Veja algumas opções para visitar o restaurante Käfer
Horários de Funcionamento:
A cúpula e o terraço são abertos a visitação diariamente das 8 horas às 21:45, sendo que pode haver variação nestes horários nos finais de semana e nos dias que o parlamento não se reúne. No dia 24 de dezembro fica fechado para visitação e no dia 31 de dezembro fecha à partir das 13hs. Além disso a cúpula também pode ficar fechada a visitação em outras datas do ano para trabalhos de manutenção, sendo que nestes dias o acesso ao terraço permance liberado (para saber mais sobre horários de abertura, inscrição, clique aqui).
O restaurante Käfer é aberto diariamente das 9 às 17 horas e depois das 19hs à meia-noite.
O container para agendamento de visitas é aberto diariamente das 8 às 18 horas, de 1o de novembro a 31 de março, e das 8 às 20 horas, de 1o. de abril a 31 de outubro. E nos finais de semana é aberto das 10 às 18 horas e fecha às 14:00hs nas terças-feiras nas semanas que houver sessão parlamentar.
Próximo ao Reichtag se encontram alguns prédios administrativos do governo, como o Prédio da Chancelaria Federal, que é digamos o escritório do chanceler. As pessoas aproveitam este gramado grande em frente ao Reichtag para relaxar nos dias ensolarados e de calor. Neste dias você poderá ver pessoas deitadas, sentadas, jogando bola, etc. Portanto fica aí a dica se você também quiser entrar no espírito dos berlinenses.
Preço: Grátis
Endereço: Platz der Republik 1 – Tiergarten, 11011 Berlim
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U5, estação Bundestag
Ônibus: Linha 100, parada Reichstag/Bundestag
Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, Potsdamer Platz, Memorial de Guerra Soviético, Parque Tiergarten, Prédio da Chancelaria Federal, Museu Madame Tussauds, Unter den Linden
Hotéis nas Imediações: Hotel Adlon Kempinski, Steigenberger Hotel am Kanzleramt, MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof, InterCityHotel Berlin Hauptbahnhof
Você aconselha a visita de dia ou de noite?
Viajando no teu blog… muito bom!
Luciana, pelo teu outro comentário vc vai vir em dezembro. Esta é uma época mais fria e que escurece beeem mais cedo (lá pelas 4 ou 4:30 da tarde). Entao pensando pelo lado prático eu te aconselharia a visitar os outros pontos turísticos que sao para ver externamente durante o dia, enquanto está claro, assim vc pode tirar fotos e mais no final do dia vc pode visitar o Reichstag. No final do dia esfria mais também e como a visita ao Reichstag é um passeio em área fechada, é mais agradável passar estas horas mais frias em lugares fechados.
Eu nao sei exatamente o período que vc vem, mas eu acabei de fazer uma atualizacao nos horários de funcionamento.. o último horário para entrar é as 22 horas (na página em ingles diz 23hs, mas em alemao diz que é às 22hs – eu acho que em alemao é mais atualizada) e no dia 24/dez o Reichstag fica fechado para visitacao.
Abracos e espero que curtam muito Berlim
Obrigada pela atenção, Isabel.
Estou lendo todo o seu blog e anotando todas as dicas!
Boa noite,
Mais uma pergunta, estou tentando agendar uma visita ao domo, para a semana 33 de 2014, mas aparece que não há este tipo de visita na data. Testei outras datas próximas, também sem resultados. Será porque o agendamento ainda não está disponível, e talvez mais perto da data seja possível agendar?
Obrigada,
Ana
Oi Ana,
Sem dúvidas este é o caso, vai tentando. Eu já agendei visita com um bom tempo de antecedência, mas pode ser que eles tenham mudado e que agora só disponibilizem o agendamento com até, digamos, no máximo 1 ou 2 meses. Mas também pode ser algo temporário e em breve você possa agendar para uma data em um futuro mais distante.
Abs,
Isabel
Obrigada, vou tentar sim!
Oi Isabel,
Fiz a reserva e recebi a confirmação. Nela tem apenas o primeiro horário escolhido.
O voo do meu amigo mudou e não poderemos ir.
Eu posso ir no segundo horário que apontei? Mesmo sem estar escrito na confirmação?
Os três horários que selecionei estão apenas no primeiro e-mail de confirmação.
Obrigada!
Oi Nathali,
Sinto muito mas isto não sei te dizer – não sei como eles lidam com esta situação. Eu diria para vocês tentarem, o máximo que pode acontecer é não poder entrar 🙁
Isabel
BERLIM, ASSOMBROSAMENTE ESPETACULAR!!!