9 de Novembro – Uma data marcante na história da Alemanha

Provavelmente grande parte das pessoas associa o dia 09 de novembro com a queda do muro de Berlim, que foi o acontecimento mais recente de grande impacto na história da Alemanha, mas nesta data já tiveram outros acontecimentos importantes que marcaram a história do país.

Inclusive este dia é chamado por muitos de Schicksalstag, que significa literalmente “Dia do destino”. Não é exagero, pois alguns dos acontecimentos nesta data mudaram o destino da nação.

09 de Novembro de 1918 – Fim da Monarquia/Proclamação da República

Philipp Scheidemann proclama a república em 09 de novembro de 1918 (Fonte: www.bundesarchiv.de)

Já no outono de 1918, com a iminência da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e com os claros sinais das consequências negativas da guerra para o país e a população, aumenta o clamor pela destituição do rei.

Tours em Berlim em Português

Em 09 de novembro de 1918, o Chanceler do Império Max von Baden anuncia a renúncia do imperador Guilherme II. No início da tarde deste dia, de uma das janelas do Reichstag – o prédio do parlamento alemão – o político social democrata Philipp Scheidemann proclama a república.

Duas horas mais tarde, do palácio da cidade, o político socialista Karl Liebknecht proclama uma república socialista – entretanto sem efeito.

À partir daí a Alemanha vive um período que é conhecido como República de Weimar, nome que se deriva da cidade de Weimar – cidade localizada no estado da Turíngia onde a Assembléia Constituinte se reuniu, uma vez que na capital Berlim a situação era muito instável, sendo a cidade assolada por tumultos e confrontos nas ruas.

A República de Weimar é um período democrático, mas extermamente conturbado, marcado por crise econômica (altas taxas de desemprego e super inflação) e política (extremismo de esquerda e direita).

09 de Novembro de 1923 – Tentativa de Golpe de Hitler

Tentativa de Golpe de Hitler em 09 de novembro de 1923 (Fonte: www.bundesarchiv.de)

Ocupação francesa em partes da Alemanha, alta inflação e movimentos  comunistas favorecem o surgimentos de correntes nacionalistas na Alemanha no início dos anos 20. Nesta situação política instável, o Partido Nacional Socialista, sob o comando de Adolf Hitler, planeja um golpe com o objetivo de destituir o governo em Berlim e tomar o poder.

Na manhã de 09 de novembro de 1923, juntamente com o general Erich Ludendorff e outros seguidores, Hitler marcha em direção ao prédio Feldherrnhalle no centro de Munique para derrubar o governo da Bavária e iniciar a Marcha sobre Berlim. Entretanto a polícia acaba com a marcha, resultando em diversos feridos e mortos. Adolf Hitler foi condenado a cinco anos de prisão e algum tempo depois foi colocado em liberdade condicional.

Somente cerca de dez anos mais tarde, em janeiro de 1933, Hitler chega ao poder.

09 de Novembro de 1938 – Noite dos Cristais

Sinagoga em chamas na noite de 09 de novembro de 1938 (Fonte: www.ndr.de)

Como parte de sua política antisemita, em outubro de 1938 o governo nazista deporta um grupo de milhares de judeus de origem polonesa. Como reação, o judeu Herschel Grynszpan de 17 anos que vive em Paris e cujos pais se encontram entre os deportados, comete um atentado contra um diplomata alemão em Paris. A cúpula nazista utiliza o atentado como pretexto para atacar a população judaica.

Na noite de 09 de novembro de 1938, tropas da SA e SS atacam e depredam casas, estabelecimentos comerciais judeus e sinagogas. Estima-se que nesta ação pelo menos 8 mil estabelecimentos e casas tenham sido depredados, centenas de sinagogas foram ateadas fogo e entre 90 e 100 judeus tenham sido mortos – muitos outros morrem mais tarde em consequência dos ferimentos sofridos nos ataques.

Nos dias subsequentes cerca de 30 mil homens judeus foram presos e enviados para os campos de concentração Sachsenhausen,  Dachau e Buchenwald. Os presos eram libertados somente após assinar um documento se comprometendo a ir embora da Alemanha.

09 de Novembro de 1989 – Queda do Muro de Berlim

A noite de 09 de Novembro 1989 na Bornholmer Straße

Cansados com o regime socialista e falta de liberdade, milhares de cidadãos da Alemanha Oriental, no verão de 1989, começam a fugir do país, em especial pela Hungria e antiga Tchecoslováquia, pedindo asilo na Embaixada da Alemanha Ocidental. Protestos começam a ser organizados – acontecendo a Segunda-feira do Protesto em Leipzig e outras cidades da Alemanha Oriental. Em 04 de novembro de 1989 cerca de 500 mil pessoas se reúnem em um protesto na Alexanderplatz.

Com a pressão popular, dias depois, em 09 de novembro, Günter Schabowski – um representante do governo oriental, anuncia durante uma coletiva de imprensa novas regras que flexibilizam as viagens  dos cidadãos orientais. Diante da pergunta de um jornalista sobre quando estas novas regras entrariam em vigor, Schabowski provavelmente sobrecarregado com a situação responde que é “de imediato”. Um erro, pois somente no dia seguinte é que as novas regras deveriam entrar em vigor.

Com a declaração de Günter Schabowski milhares de pessoas se dirigem naquela mesma noite para os postos de fronteira.  Os guardas ficam atônitos, sem saber o que fazer, pois ainda não tinham recebido instruções de seus superiores.  Por volta de 23:30 é tanta gente no posto de fronteira da Bornholmer Straße que os guardas não aguentam a pressão e abrem a fronteira. Depois todos os outros pontos de fronteiras em Berlim vão sendo abertos nesta noite. Saiba mais aqui sobre a queda do muro de Berlim!

Com a queda do muro de Berlim entra o processo de reunificação do país, que acaba sendo concretizado oficialmente cerca de um ano depois.

A data da comemoração da Reunificação da Alemanha não é 09 de novembro, mas 03 de outubro, uma vez que a data de 09 de novembro, apesar do acontecimento positivo da queda do muro tem também um peso negativo na história da Alemanha.

Atrações que podem lhe interessar…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here