Rottweil – A cidade do Rottweiler

A cidade de Rottweil

Que o Rottweiler é uma raça de cão alemã provavelmente você sabia, mas você sabia também que existe uma cidade com nome similar?! Pois bem, existe uma cidade na Alemanha que se chama Rottweil e é justamente por causa desta cidade que esta raça de cachorro tem este nome.

A cidade de Rottweil se origina do povoado Arae Flaviae que é fundado pelos romanos nos anos 73 d.C. Porém por volta de 260 d.C. os romanos perdem o controle de Arae Flaviae para os povos germânicos e à partir daí o povoado perde também o nome em latim. Mas os romanos trouxeram para a região os cães dos quais provavelmente à raça Rottweiler se origina – acredita-se que o Rottweiler seja descendente de cães usados pelos romanos para tocar os rebanhos.

A raça Rottweiler que conhecemos hoje, foi sendo criada através de cruzamentos com outros cães pastores locais. Ao longo do tempos foi-se criando um cachorro que unia obediência, confiabilidade, resistência, força e coragem – características importantes na condução e guarda dos rebanhos, uma vez que nos séculos 18 e 19 Rottweil foi um importante centro no comércio de gado e ovelhas.

Tours em Berlim em Português

Este comércio estava basicamente nas mãos de açougueiros que viajavam para outras regiões e cidades mais afastadas para comercializar seus animais e os cães eram grandes aliados na guarda e condução dos rebanhos, assim como na proteção dos donos do rebanho e seus pertences.

É assim que já nesta época, os cães vão sendo conhecidos como “Rottweiler Metzgerhund” que significa “cão de açougueiro de Rottweil”. Entretanto, com o passar do tempo e o advento das ferrovias e invenção de veículos automotores, os rebanhos passam a ser transportados por outros meios e o Rottweiler perde sua função original. Mas no início do século 20, a raça passa a ser testada para apoio ao serviço policial e já em 1910 o Rottweiler foi reconhecido como cão policial e militar.

A cidade de Rottweil é a mais antiga do estado de Baden-Württemberg e está localizada entre a região da Floresta Negra e dos Alpes Suábios, ficando a cerca de 100 quilômetros de Stuttgart e a pouco mais de 100km de Estrasburgo, na França.

Há pouco tempo estava viajando por esta região da Alemanha quando recebi a notícia do Brasil que meu irmão havia comprado um Rottweiler – ao ver a foto do “bebezão” me apaixonei logo de cara :-). Como estávamos por perto resolvemos passar na cidade dos ancestrais do mais novo “integrante da família” :-). Fui de curiosidade, mas sem esperar muita coisa da cidade, pois Rottweil não está entre as cidades famosas e turísticas da Alemanha. Mas me surpreendeu positivamente!

A arquitetura de Rottweil

O centro histórico é muito charmoso – as construções tem bonitos  ornamentos nas fachadas e têm uma arquitetura bem própria, como ainda não tinha visto em outra cidade alemã. Tabuletas de ferro clássicas penduradas nas fachadas dos estabelecimentos já indicam qual tipo de comércio está ali abrigado.

As clássicas tabuletas
Detalhe da fachada de uma construção em Rottweil

E, é claro que a cidade não pode esquecer “seus cidadãos” mais famosos – os Rottweilers. Em várias pontos do centro vemos esculturas de Rottweilers.

Escultura de Rottweiler no centro de Rottweil

O centro histórico de Rottweil não é grande – as construções antigas e históricas se concentram entre a rua de pedestres  Hauptstr., Hochbrücktorstr. e entorno destas ruas.

A Hochbrücktorstr. com a torre da Kapellenkirche

Na Hauptstr. encontra-se  o antigo prédio da prefeitura, que já é mencionado em registros históricos de 1321 e onde hoje encontra-se o centro de informações turísticas. Em frente ao antigo prédio da prefeitura, encontra-se o Stadtmuseum – o “Museu da Cidade” que como o nome já denota documenta a história da cidade.

O Museu da Cidade com uma escultura de Rottweiler na frente

Nas margens da Kirsnersches Haus – uma casa com pinturas na fachada lateral – encontra-se a fonte dos apóstolos, com as figuras de São Pedro, São Paulo e Jacó.

A Kirsnersches Haus ao fundo com a Fonte dos Apóstolos do seu lado

Em uma das pontas da Hauptstr. encontra-se um dos principais marcos da cidade – a Schwarzes Tor – uma torre construída na Idade média e que fazia parte da fortificação da cidade. Entre a antiga prefeitura e a Schwarzes Tor, na rua transversal Oberamteigasse, encontra-se a Igreja da Cruz Sagrada.

A torre Schwarzes Tor

Na Hochbrücktorstr. localiza-se outro marco de Rottweil, a Kapellenkirche – igreja com marcante torre gótica de 70 metros de altura. Seu interior em estilo barroco é belíssimo. Outra igreja com um belo interior é a “Predigerkirche“, originalmente uma Igreja dos Dominicanos e desde 1818 é uma igreja luterana.

O interior da Predigerkirche (Fonte: www.schwarzwaelder-bote.de)

A atração mais nova de Rottweil se encontra fora do centro – é a Torre de Testes da Thyssenkrupp que foi inagurada no começo de outubro de 2017. A moderna torre da empresa de elevadores Thyssenkrupp tem 246 metros de altura e serve para testes e certificação de elevadores.

A torre conta também uma plataforma de observação que oferece uma vista panorâmica da região a 232 metros de altura – sendo a plataforma de observação mais alta da Alemanha aberta ao público. Via de regra a plataforma é aberta de sexta a domingo e nos feriados. Neste link você pode obter mais informações sobre a visitação, assim como pode adquirir os ingressos.

A Torre de Testes da Thyssenkrupp (Fonte: www.suedkurier.de)

Ingressos para atrações e atividades na região….


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here