Straße des 17. Juni (Rua 17 de Junho)

Rua 17 de Junho em Berlim

Quantas pessoas, inclusive muitos brasileiros, já não comemoraram uma passagem de ano ao longo dela? Ou quantos turistas já não caminharam por suas calçadas para conhecer seus atrativos?!

Sem dúvidas, milhões! Estou falando da Straße des 17. Juni, ou traduzindo Rua 17 de Junho – a rua que se estende em frente ao Portão de Brandemburgo, cortando o parque Tiergarten.

Quando cruzo o Portão de Brandemburgo com turistas e estes avistam a Rua 17 de Junho, o que muitos me dizem é que a rua lhes lembra a avenida Champs Elysee de Paris! Acho que por seu longo comprimento, as árvores que se enfileiram na sua extensão, um monumento ao fundo.

Tours em Berlim em Português

Além do parque Tiergarten, que é cortado pela rua, outras atrações e monumentos de Berlim encontram-se na 17 de Junho, como o Memorial de Guerra Soviético e a Coluna da Vitória.

Rua 17 de Junho em Berlim
A Coluna da Vitória com a Rua 17 de Junho a seus pés

É também na rua 17 de Junho – ao lado da estação Tiergarten do S-Bahn – que nos finais de semana acontece a mais antiga e também uma das mais famosas feiras de antiguidade de Berlim.

Neste trecho onde acontece a feira, encontra-se ainda o imponente Portão de Charlottenburg. É também nesta altura da rua que encontram-se as “lanternas de Speer”, os postes de luzes desenhado por Albert Speer – o arquiteto de Hitler e do projeto “Germania”.

Rua 17 de Junho em Berlim
A feira de antiguidades na 17 de Junho nos finais de semana

A Rua 17 de Junho, que é uma das mais importantes de Berlim e faz a conexão Leste-Oeste da cidade, tem mais de 300 anos de história. Surgiu em 1697, sob o comando do príncipe eleitor Friedrich III, para interligar seu Palácio de Berlim com o Palácio de Lietzenburg.

Inicialmente, entre os anos de 1705 e 1799, a rua leva o nome de “Allee nach Berlin” e “Chaussee nach Berlin”. Em homenagem a Sophie Charlotte, a esposa de Friedrich III (que desde 1701 é o rei da Prússia e carrega então o nome de Friedrich I), que morre em 1705, o Palácio de Lietzenburg é renomeado em Palácio de Charlottenburg e mais tarde a avenida passa a se chamar “Charlottenburger Chaussee”.

Rua 17 de Junho em Berlim
A 17 de Junho com o Portão de Charlottenburg

Na metade do século 18 a rua já é alargada, mas a duplicação para sua largura atual de 85 metros ocorreu por conta da “Capital Mundial Germânia” – o plano arquitetônico megalomaníano dos nazistas para Berlim. A rua é também adaptada para desfiles militares e neste período a rua passa a se chamar “Ost-West-Achse” (Eixo-Leste-Oeste). Após 1945, a rua volta a se chamar “Charlottenburger Chaussee“.

Rua 17 de Junho em Berlim
As lanternas assinadas por Albert Speer

A rua carrega seu nome atual desde 1953 e deve lembrar a revolta popular na Alemanha Oriental. Por volta do dia 17 de junho de 1953, trabalhadores e na sequência a população em geral de Berlim Oriental e outras cidades da Alemanha Oriental, fazem greves e protestos por descontentamento com os rumos que o país vai sendo conduzido – novas normas trabalhistas foram introduzidas e o socialismo vai sendo cada vez mais implantado. O governo socialista, com a ajuda do exército soviético, reprime violentamente os protestos: mais de 50 pessoas são mortas e 10 mil são presas.

Foi nesta época que o nome “Rua 17 de Junho” se estende até o trecho entre as estações do S-Bahn Tiergarten e Ernst-Reuter-Platz. Até então, o trecho entre estas duas estações se chamava  “Berliner Straße” e o restante, na direção leste, até o Portão de Brandemburgo “Charlottenburger Chaussee”.

Rua 17 de Junho em Berlim
A rua 17 de Junho cortando oTiergarten

Neste época, quando Berlim está dividida em Oriental e Ocidental e o muro de Berlim existia, a Rua 17 de Junho está do lado Ocidental. O muro de Berlim separava a rua do Portão de Brandemburgo.

Por isto, na faixa central da rua, a poucos metros de onde ficava o muro de Berlim, encontra-se uma réplica  da escultura “Der Rufer” (“O Chamador”) do artista Gerhard Marcks, que ali foi instalada em maio de 1989. A escultura, uma figura masculina com as mãos próximo a boca “dizendo algo”,  é direcionada para o lado leste, no seu pedestal a frase “Eu vou pelo mundo e chamo paz, paz, paz”. A escultura tem o simbolismo de “gritar, aclamar” para o lado socialista por liberdade.

Rua 17 de Junho em Berlim
A escultura Der Rufer no canteiro central da Rua 17 de Junho

A Rua 17 de Junho já foi palco de interessantes acontecimentos. Na década de 1920, o jovem Wernher von Braun testou nesta rua um carro-foguete construído por ele (mais tarde Wernher von Braun torna-se engenheiro e foi uma das figuras-chave no desenvolvimento de tecnologias de foguetes para a Alemanha). No finalzinho da II Guerra Mundial, a Rua 17 de Junho foi utilizada como pista de pouso e decolagem, sendo a “torre” de controle no topo da Coluna da Vitória. Nos anos pós Segunda Guerra até 1989, as paradas militares dos Aliados Ocidentais aconteciam na 17 de Junho.

Desde os anos 90, a Rua 17 de Junho passou a ser palco de comemorações – foi aqui que aconteceu a “Loveparade” (festa de música eletrônica) entre 1996 e 2003. Em 2006, durante a Copa do Mundo na Alemanha, a avenida ficou fechada por 6 semanas para carros e funcionou como “Fanmeile” (a Fan fest), quando foram instalados vários telões que transmitiam os jogos, barracas de comida e bebida, roda-gigante, etc. Nas copas seguintes, a 17 de Junho de novo abrigou a Fan fest.

Rua 17 de Junho em Berlim
A Fan fest na 17 de Junho durante a Copa do Mundo de 2006

Desde então, esta tradição se manteve. A Rua 17 de Junho é a “casa de espetáculos” a céu aberto para grandes comemorações e eventos de Berlim – nestes últimos anos a rua tem ficado interditada para carros por cerca de 100 dias!!  

Além da festa de Réveillon (que mencionei no início), é na Rua 17 de Junho que anualmente milhares de corredores do mundo inteiro iniciam e cruzam a faixa de chegada da maratona de Berlim.

Rua 17 de Junho em Berlim
Instalação na 17 de Junho pelas comemorações dos 30 anos da queda do Muro de Berlim

É aqui também que, no dia 03 de outubro, acontecem as comemorações da Reunificação da Alemanha e ainda onde comemorou-se os 25 e 30 Anos da Queda do Muro de Berlim. Além de vários outros eventos menores que ocorrem ao longo do ano.

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor; Linhas S3, S5, S7 e S9, estação estação Tiergarten
U-Bahn: Linha U5, estação S+U Brandenburger Tor
Ônibus: Linha 100, parada S+U Brandenburger Tor ou parada Grosser Stern

Atrações Próximas: Portão de Brandemburgo, Memorial do Holocausto, Reichstag, Memorial de Guerra Soviético, Parque Tiergarten, Prédio da Chancelaria Federal, Coluna da Vitória, Palácio Bellevue

Hotéis nas Imediações: Hotel Adlon Kempinski, Berlin Marriott HotelThe Ritz-Carlton, Novotel Berlin Am Tiergarten

Outras atrações em Berlim que podem lhe interessar…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here