Arrumando as malas para Berlim: Que roupas levar

  • SumoMe

“O que devo levar na mala para Berlim?”, “Que roupas devo levar para Berlim?”, “Como se vestir para ir a um concerto ou ópera em Berlim?” – estas são algumas perguntas que as pessoas me fazem frequentemente. Então vou dar umas dicas de quais roupas você deve trazer para Berlim, levando em conta principalmente o clima, que é o principal fator que vai influenciar o que você deve trazer na mala para usar na cidade (clique aqui para saber mais sobre o clima em Berlim).

Para dar um idéia do que usar em Berlim, eu estou agrupando os meses de acordo com o clima que costuma fazer no período. Entretanto a primeira e básica recomendação que faço é olhar as previsões do tempo mais próximo da viagem! Tem-se uma média das temperaturas, mas elas variam muito de ano para ano, de época para época. Se, por exemplo, nos dias 24 e 25 de dezembro de um determinado ano estava fazendo 0 grau e nevando, não significa que em outro ano, nestas mesmas datas será do mesmo jeito. De repente as temperaturas podem estar amenas, na casa dos 8 graus, ou ainda muito abaixo de zero grau, ou ainda chovendo e assim por diante. Ou seja, só a previsão do tempo mesmo para dar uma idéia melhor.

E do mesmo jeito que recomendo olhar antes da viagem, recomendo olhar também a previsão do tempo enquanto estiver aqui! Olhe a previsão todos os dias antes de se vestir para saber o que terá a enfrentar 🙂 Faz parte da rotina de quem vive aqui olhar as previsões antes de sair de casa!

Viajando para Berlim nos meses de novembro a março

Estes são os meses de maior frio, com temperaturas na casa dos -5 a 10 graus, dependendo do mês e podendo também haver uma variação de temperatura, tanto para cima quanto para baixo. Mas independente da temperatura exata que fizer, será frio, principalmente para brasileiros 🙂 cada vez acostumados com temperauras mais escaldantes!

Então se você está vindo para Berlim entre os meses de novembro e março, as roupas essenciais para colocar na mala são calças jeans e de tecido grosso, blusas e cachecóis de lã, toucas, luvas e meias grossas e mais longas. Além disto, o que não pode faltar na mala é uma boa jaqueta e um bom sapato/bota. E quando eu digo boa, não quero dizer de marca ou material nobre como 100% lã, cashmere ou sei lá o que. A jaqueta deve ser grossa e estofada seja com penas e plumas de ganso ou com material sintético. Frequentemente vejo pessoas que estão vestindo um casaco e me dizem que estão usando ainda uma segunda pele, mais uma blusa térmica, mais este ou aquele pulover e ainda assim estão passando muito frio. É que geralmente estão com casacos que são somente forrados e para o frio daqui não adianta muita coisa. O que aguenta o frio e o vento gélido que muitas vezes sopra são estas jaquetas grossas e estofadas. Daí vem o sapato/bota, que não deve de jeito nenhum ser de solado fino, pois mesmo que se coloque meias grossas não manterá o pé quente. E claro deve ser confortável também. Estes itens mencionados acima são válidos tanto para homens quanto mulheres.

Neste post eu falo em detalhes sobre as roupas adequadas para usar no inverno de Berlim. Se ainda não esteve em um país frio, não deixe de dar uma olhada para se preparar adequadamente.

Sei que muitas vezes é até difícil encontrar as coisas adequadas no Brasil, então o mais recomendável seria comprar pelo menos uma boa jaqueta e bota chegando aqui. Lembrem-se que estão vindo para conhecer a cidade e seu pontos turísticos, o que significa andar muito pela rua, passar um bom tempo do lado de fora. Então é importante estar com as roupas e acessórios adequados para se sentir confortável e poder aproveitar melhor a cidade.

Viajando para Berlim nos meses de junho a agosto

Entre junho e agosto é quando as temperaturas podem ser mais altas, é o período do verão. Na verdade como eu menciono no post sobre o clima, é o período da esperança de temperaturas mais altas 🙂 Sim, porque verão em Berlim não significa sempre temperaturas altas e calor. Faz calor sim, mas não fica quente os 3 meses direto. Há dias ou semanas que as temperaturas estão mais altas, depois já dá uma caída, depois faz dias mais quentes de novo e assim por diante. Nestes 3 meses, as temperaturas podem variar entre 12-14 (mais provável em junho e em algumas noites e madrugadas) a 30-33 graus (mais provável em julho e agosto e muito pouco provável de chegar a isto em junho). E, diferente dos meses de inverno que o sol não esquenta nada, nestes meses o sol já faz uma grande diferença. Se as temperaturas estiverem marcando, por exemplo 20,22 graus e estiver ensolorado e você ficar no sol, já esquenta bem, enquanto na sombra vai estar friozinho.

Mas aqui também, como no exemplo que dei no começo, não é porque alguém esteve aqui em determinados dias de agosto e pegou temperaturas na casa dos 30 e poucos graus, que em outro ano no mesmo período vai ser da mesma maneira. Lembro que teve dias de agosto de 2013 em que as temperaturas passaram da casa dos 35 graus, enquanto a primeira semana de agosto de 2014 foi bem fria, de precisarmos colocar casacos mais reforçados, pegando de surpresa o pessoal que este aqui naquela semana. Lembro do pessoal me dizendo “mas Isabel, não estamos no verão?!?” 🙂 Portanto aqui de novo, vale a recomendação de olhar a previsão do tempo antes de arrumar a mala, se quiser saber com certeza o que deve trazer.

Mas o problema é que boa parte das pessoas fazem uma viagem mais longa pela Europa, passando por vários lugares, então a mala tem que ser arrumada um bom tempo antes de chegar aqui em Berlim. E a gente sabe que a meteorologia não pode com muita antecedência fazer previsões precisas, não é mesmo?!? Então nestes casos, o que colocar na mala?

Traga principalmente roupas que possam ser usadas tanto com temperaturas de 17 graus como com temperaturas de 28 graus, como calças jeans e de tecidos mais leves, camisetas e blusas de manga curta e meia manga, meias mais leves e sapatênis ou tênis tipo All Star, que além de serem confortáveis, caem bem tanto com uma calça quanto com uma bermuda/short. Assim como meia-fina e echarpes/lenços levinhos para as mulheres. E não pode faltar um cardigan e uma jaqueta mais leve, pois mesmo em dias mais quentes, à noite as temperaturas geralmente caem, fazendo um friozinho leve que pede um casaquinho ou jaqueta. Assim, trazendo estas roupas para Berlim, se você pegar um dia que esteja fazendo 30 graus, você pode colocar aquela calça de tecido levinho com a camiseta de manga curta. Se pegar um dia de 15 graus, pode colocar a meia-fina, a calça jeans, a blusa/camiseta, o cardigan por cima, a echarpe e a jaqueta.

Os itens que listei acima são aqueles que acho básico, para quem é prático e não quer estar trazendo muita coisa na mala. Mas para quem é mais vaidoso e gosta de estar bem na foto 🙂 pode trazer também bermudas e shorts; vestidos e saias; sapatilhas, sandálias rasteiras e chinelo. Enfim, o que você usar no verão no Brasil, o que você gosta, o que é confortável, para o caso de pegar dias bem quentes. Afinal, um vestidinho com uma jaqueta ou cardigan por cima também dá para aguentar uns 22 graus!

Viajando para Berlim nos meses de abril e outubro

Abril é um mês inconstante, pode fazer de tudo. Em um momento pode nevar e uma hora depois o sol se abre. As temperatura podem ser na faixa de 10 graus (madrugada mais frio!) e dificilmente passarão dos 18, 20 graus, o que estaria acontecendo mais da metade para o final do mês. Em outubro as temperaturas são similares, com a diferença que as chances de temperaturas mais altas são do início até a metade do mês, enquando que para o final do mês a tendência das temperaturas irem caindo. Além disto, probabilidade de neve em outubro em Berlim é praticamente zero – nestes 12 anos por aqui, ainda não vi nevar em outubro.

Assim, para quem visita Berlim nestes meses eu sugiro colocar na mala calças jeans, cardigans e/ou pulovers de lã, blusas de manga comprida e talvez uma ou outra de meia-manga, meias mais grossas, meia-calça, cachecóis de tecido, mas mais largos e longos (que pode dar mais voltas no pescoço de maneira que protege e esquenta mais), uma bota de cano baixo ou tênis, assim como luvas e touca para os mais friorentos. E de novo, o que não pode faltar é a jaqueta! Para estes meses precisamos de uma jaqueta mais reforçada, mais grossa e com forro – de repente uma jaqueta de couro e forrada. A Uniqlo, a marca japonesa, tem umas jaquetas (que são classificadas como “ultra light down”) que acho muito legal para este período e principalmente para viajar, por ocuparem pouco espaço. São jaquetas estofadas com plumas de ganso, mas extremamente leves e que podem ser dobradas de maneira que formam um rolinho super pequeno. Mas sem dúvidas, aquele casaco que você tem e que para o Brasil é considerado mais pesado, será suficiente para estes meses.

E as mulheres, podem trazer também vestidos ou saias que possam ser usados com meia-calça mais grossa (eu particularmente uso vestido e saia mesmo nos meses mais frios, mas é claro que com uma boa meia-calça por baixo).

Viajando para Berlim nos meses de maio e setembro

Estes são meses intermediários entre mudança de estação – maio é primavera, passando para o verão e setembro é fim do verão, passando para o outono. Então as temperaturas nestes meses são relativamente parecidas, ficando na média de 10 a 20 graus, podendo subir um pouco mais até 23 ou 24 graus – principalmente em maio (em setembro já é mais difícil termos estas temperaturas).

Então para estes meses, os itens básicos para colocar na mala é um mix do que trazer nos meses de abril e outubro com junho a agosto. Traga calças jeans e uma ou outra calça de tecido leve, blusas de manga curta, meia manga e longa (mas de tecidos mais leves), cardigan, meias e sapatênis/tênis All Star, cachecóis de tecido reforçado e a jaqueta também mais reforçada, mais grossinha.

Se tiver espaço na mala, pode também colocar uma roupa mais levinha para usar no caso de pegar alguns dias com 22-24 graus, por exemplo.

E quanto à questão do que vestir para ir a um concerto ou ópera em Berlim?

Em Berlim as pessoas são bem despojadas, cada um se veste da maneira que lhe agrada. Então se você pretende ir à Ópera ou a algum concerto, não precisa se preocupar em trazer vestido longo ou smoking. Um pretinho básico, seja um vestido ou até uma calça com uma blusa mais legal e um casaco por cima já estará de bom tamanho. Nem estranhe se ver gente até de jeans!

Em geral…

Além dos itens que mencionei acima, coisas que são boas ter consigo ou usar enquanto estiver por aqui:
– Guarda-chuva ou capa de chuva: Em Berlim não é comum termos aquelas chuvas fortes que temos nos países tropicais, assim como também não é comum ficar chovendo um dia inteiro. Mas clima é clima, tudo pode acontecer. Então se estiver um espaço na mala, pode trazer sua capa de chuva ou guarda-chuva (mas se não trouxer também, na Rossmann você encontra guarda-chuva por menos de 5 euros!)

– Protetor solar e labial: Não se engane quem pensa que o sol da Alemanha não queima! Se for nos meses ensolarados, queima sim 🙂 Portanto antes de sair para passear é bom passar seu protetor solar. Assim como sempre ter na bolsa um protetor labial, seja no inverno ou no verão – o ar daqui é mais seco.

– Hidratante facial e corporal: Como eu disse acima o ar daqui é mais seco. Se for inverno então, tomamos banho mais quente, os aquecedores estão ligados, ressecando mais ainda o ar e consequentemente a pele. Então é bom se hidratar.
Caso prefira não ocupar a mala com frascos de protetor solar e hidratante, pode deixar para comprar aqui, seja na Rossmann, DM ou nas farmácias. E não duvido que ainda seja mais barato que no Brasil.

E por fim, é sempre bom ter na sua bagagem de mão uma troca de roupa de emergência, assim como os itens básicos de uso pessoal, para o caso da mala não chegar, de perder um vôo de conexão e só poder pegar o próximo no dia seguinte, etc.

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar maria Soledade says:

    Obrigada pelas dicas…adoreiiii chego em Berlim dia 23/09

  2. avatar maria Soledade says:

    Os taxi em Berlim conhece todos hotéis. ..se mostrar o nome e endereço posso fica tranquila? pois chego sozinha e não falo nada em inglês. .mais tenho amigos que falam me esperando no hotel. .estou morrendo de medo kkk obrigada bj

  3. avatar Elza Maria says:

    Estivemos fazendo o city tour de 4 horas com Isabel.
    Foi fantástico.

    Além do city tour deu muitas dicas que seguimos à risca e foram ótimas.
    Cito a do Rest. que estavam comemorando a Festa da Cerveja tradicional.
    Foi muito bom mesmo Isabel.
    E outras sugestões que a Isabel deu para nosso grupo. TUdo super válido.
    Indicamos sem restriçoes.

    Abraços da COmitiva de São José dos Pinhais.

    Abraços.

  4. avatar Mara Lucia caldeira says:

    Otimas dicas. Realmente a cada vez que vou a Alemanha aprendo um pouco do que devo levar na mala. Comprovado que em qualquer estação devemos levar tb roupas mais leves.

  5. avatar Patrícia says:

    Isabel tudo bom? Adorei suas dicas. Irei com meu marido a Berlim no início de outubro. Nesse mês os dias são curtos como no inverno?

    • avatar Isabel says:

      Oi Patrícia,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      Os dias já começam a encurtar, vai escurendo cada dia um pouco mais cedo. No nício do mês deve estar escurecendo por volta de 18:30/18:40, no final do mês já por volta das
      17:00hs

Deixe seu comentário

*