Como era o muro de Berlim

  • Sharebar

Mesmo após 20 anos da sua queda o muro de Berlim ainda causa muita fascinação. Todo mundo quer ver e saber como era o muro de Berlim.  O que é conhecido simplesmente como o muro de Berlim, era na verdade uma verdadeira fortificação no início dos anos 80.  O que se iniciou como um simples muro de concreto, foi gradualmente sendo reforçado e expandido para tentar conter as fugas.

No post Muro de Berlim / East Side Gallery eu conto desde os fatos que levaram a construção do muro de Berlim até sua queda, explicando como eram estas fortificações na fronteira. Só que eu sei que é difícil formar uma imagem como de fato eram estas fortificações na fronteira. Eu mesma demorei um tempo para entender, só com o passar do tempo, depois de ver bastante fotos e reportagens eu entendi como de fato era o muro de Berlim.

Eu encontrei este vídeo fantástico da Deutsche Welle que mostra exatamente como era o muro de Berlim. É uma animação de computador, mas super realista. O vídeo em português, mostra como era o muro que dava para o lado oriental, depois a “faixa da morte”, as barreiras e armadilhas que existiam, depois o muro que dava para o lado ocidental, etc. O vídeo mostra também como era a fronteira que separava as duas Alemanhas.

Muro de Berlim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Comentários

  1. avatar Daniel says:

    Ola, tudo bem? Sou de Curitiba Brasil, antes de qualquer coisa, meus parabéns pelo site, ele e muito esclarecedor e rico em informações, já estive em Berlin em setembro de 2010 e em marco de 2012 e com certeza se eu conhecesse o teu blog, teria ido a alguns lugares que vc cita e que eu ainda não tive o prazer de ver, se Deus quiser ano que vem vou de novo prai…

    Então, o vídeo do muro não esta funcionando e eu fiquei curioso em ver, qdo for corrigido, por favor avise, um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Daniel,

      Aqui em Berlim tudo jóia – já entrando no clima de natal e ano novo! Obrigada pelos elogios.

      Eu acabei de testar o vídeo aqui e funciona – quando voce clica na imagem no post, vai abrir uma outra janela onde o vídeo será carregado. Será que o teu browser está configurado para bloquear pop-ups? Tenta de novo, pois o vídeo é fantástico, super esclarecedor, bem realístico mesmo.

      Tomara que de certo vc vir logo de novo a Berlim, daí pode ver as coisas que nao viu das outras vezes. Volte sempre ao site, pois sempre vai ter coisa nova.

      Abraco,
      Isabel

  2. avatar Daniel says:

    Olá, tudo bem? Consegui assistir o vídeo, que show!!! Parabéns!!! Boas Festas pra vc na linda Berlin!!!! Abraços!

    • avatar Isabel says:

      Que legal Daniel que vc consegiu ver o vídeo – eu o acho sensacional também. Boas festas para vc também e volte logo a nossa Berlim. Abracos.

Devido ao grande volume de perguntas (e meu tempo limitado) e para agilizar a obtenção da sua resposta, assim como para manter o blog organizado, eu peço a gentileza de observar o seguinte antes de postar um comentário/pergunta:

1- Verificar nas diversas categorias, páginas e posts se a sua questão/dúvida já não foi abordada. Da mesma maneira, nos comentários deixados por outras pessoas e suas respectivas resposta.

2- Deixe sua pergunta/comentário nas categorias/páginas/posts referentes ao tema. Exemplo: Quer saber sobre um determinado hotel, sobre a localização, como chegar nele, etc. - deixe seu comentário na página “Hospedagem” se o hotel/hostel não é mencionado em um post específico. Se quer saber como está o clima em um determinado mês, deixe sua pergunta na página “Clima” ou se quer saber onde comprar determinado produto, deixe seu comentário em “Compras” e assim por diante.

Deixe seu comentário

*