Currywurst – A salsicha típica de Berlim

  • SumoMe

Fonte: konnopke-imbiss.de

A Currywurst é hoje em dia provavelmente o prato mais típico de Berlim.  É aquela comida de rua, que se compra em pequenas lanchonetes na beira das calçadas e ali mesmo, em pé, se come. Mas como é muito famosa, é claro que os restaurantes que servem comida tradicional alemã também oferecem a currywurst (e alguns que não são da culinária alemã, mas estão em áreas turísticas também!) .

A Currywurst é uma salsicha grelhada na chapa e por cima vem um molho a base de ketchup e curry (aquele tempero em pó bastante usado na culinária indiana) – por isto “curry”= o tempero e “wurst”= a palavra em alemão para salsichas ou linguiças. Geralmente a Currywurst é servida já cortada em pequenas rodelas em um pratinho de papelão e com um garfinho de madeira ou plástico. O acompanhamento pode ser um pão, mas é muito comum a combinação da Currywurst com batatas fritas (que é como geralmente é servida nos restaurantes. Alías, em muitos restaurantes a salsicha é servida  inteira, ao invés de cortada em rodelas). Muitas pessoas consomem a Currywurst não somente como um lanchinho, mas como uma verdadeira refeição.

A salsicha na chapa, ainda sem o molho

A Currywurst foi criada nos difíceis e escassos anos pós Segunda Guerra Mundial.  Em 1949, Herta Heuwer, dona de uma lanchonete no bairro de Charlottenburg, cria o molho com extrato de tomate e condimentos como o curry, que foi trazido pelos soldados britânicos que ocupavam a cidade/país. Entretanto há controvérsias quanto a origem exata da Currywurst! Uma versão é de que o prato teria sido criado na cidade de Hamburgo, pois assim é contado no livro “A descoberta da Currywurst”, escrito pelo autor originário de Hamburgo Uwe Timm. Fato é que em 1959, Herta Heuwer patentou em Berlim sua Currywurst sob o nome de „Chillup“. E esta é a versão contada no Museu da Currywurst (sim, acreditem rsrs! Em Berlim tem um museu dedicado à Currywurst), de que Berlim é a terra natal da Currywurst.

Independente de onde foi criada, hoje é um prato super popular não somente em Berlim, mas em toda Alemanha – estima-se que na Alemanha sejam consumidas anualmente 800 milhões de  Currywurst, sendo, desta quantidade, somente em Berlim 70 milhões.

Fonte: www.focus.de

E sendo tão popular e consumida por todo o país, é claro que com o tempo vão surgindo pequenas variações e novas versões do molho – dependendo da região ou mesmo de lanchonete para lanchonete, onde cada um procura dar seu toque único e especial.

Há algumas lanchonetes que servem a Currywurst que são super famosas, que são até mencionadas nos guias de viagem, como a Curry 36 em Kreuzberg e a Konnopke’s Imbiss em Prenzlauer Berg, mas há várias outras espalhadas pela cidade.  Veja também: Onde comer a melhor Currywurst em Berlim

 

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*