Onde comer a melhor Currywurst em Berlim

  • SumoMe

Fonte: www.focus.de

A Currywurst é uma salsicha típica berlinense, característica por seu molho a base de ketchup e curry (Saiba mais sobre a Currywurst e sua história aqui). E muita gente que vem a Berlim me faz a pergunta “onde comer a melhor Currywurst na cidade?”. Eu sempre respondo que não sou a pessoa mais adequada para dar opinião neste quesito (rsrs), pois não sou grande fã de salsichas. Mas para não deixar a pessoa sem noção nenhuma, sempre menciono aquelas lanchonetes que são mais famosas, como a Curry 36 e a Konnopke’s Imbiss. Mas será que é nestas lanchonetes mesmo que se encontra a melhor Currywurst de Berlim?

Recentemente um jornal local, fez uma pesquisa entre seus leitores para saber onde tem a melhor Currywurst em Berlim. Foram mencionadas 11 lanchonetes e as pessoas devem votar qual delas tem a melhor Currywurst. Maravilha, pois ninguém melhor para avaliar as lachonetes do que os moradores locais e que apreciam o prato, não é mesmo?!?

E é o resultado desta votação que estarei apresentando para vocês – estou listando as 5 primeiras colocadas, as que obtiveram o maior número de votos dos leitores:

1- Curry-Baude

Fonte: www.curry-baude.de

A lanchonete existe há mais de 25 anos e sua proprietária não somente criou sua versão própria do molho como também fabrica a salsicha que é sercida. Ou seja, é tudo fresco e caseiro.

A Curry-Baude se localiza no bairro Wedding, na Badstraße 1-5, na saída da estação Gesundbrunnen. Esta estação pode ser alcançada com as linhas U8, S1, S2 e S25. É aberta das 6 às 24:00hs  de segunda  sexta-feira, das 9:00 as 24:00hs aos sábados e das 9:00 às 20:00hs aos domingos.

2- Curry Wolf

Fonte: curry-wolf.de

Além da Currywurst com molho tradicional, esta lanchonete oferece um molho especial chamado de “Opium”, que é apimentado com toque adocicado . O dono o criou após férias no Caribe e desde então importa os condimentos para o preparo do molho.

A Curry Wolf já está em uma área mais turística, bem pertinho da Gendächtniskirche, na área da Av. Kudamm. O endereço é Rankestraße 36 e as estações mais próximas são Kurfürstendamm (linhas U1 e U9) e Zoologischer Garten (linhas U2, U9, S5 e S7). A linhas de ônibus 100 e 200 também fazem parada bem pertinho (“Breitscheidplatz”). É aberta das 9 as 22 horas de segunda a sábado e das 11 as 22 horas aos domingos.

3- Zur Bratpfanne

Fonte: www.zurbratpfanne.de

Para sobreviver aos anos pós-guerra, Günter Mosgraber que antes era comerciante, começa em 1949 ir para a porta do cinema Titania-Palaste para vender salsichas para as pessoas que estavam saindo da sessão de filme. Dois anos mais tarde ele recebe então uma autorização para montar sua barraquinha de salsichas no mesmo local onde hoje se encontra sua lanchonete. Por 15 anos a barraquinha tinha que ser desmontada ao final do dia, até que foi colocada uma permanente, similar ao que é hoje.

O segredo desta lanchonete está no seu ketchup – que é uma produção caseira, feito há decadas com base em receita familiar “secreta”.

Zur Bratpfanne se localiza no bairro Steglitz, na esquina das ruas Schloßtraße com Kielerstraße. Fica entre as estações de metrô Schloßtraße e Rathaus Steglitz (linha U9). Seu horário de funcionamento é de segunda a quarta-feira, das 10:00 a 1:00 da manhã; de quinta a sábado, das 10 às 2:00 da manhã e aos domingos e feriados das 12:00 a 1:00 da manhã.

4- Konnopkes’s Imbiss

Fonte: konnopke-imbiss.de

Existe desde outubro de 1930, quando Max Konnopke e sua esposa começam a vender salsichas variadas. Em 1960, o filho trabalha em um açougue em Berlim Ocidental e conhece a Currywurst, que até então não existia na parte Oriental. A partir daí passam a oferecer a Currywurst em sua lanchonete, “a primeira Currywurst em Berlim Oriental” – a lanchonete se localiza em Prenzlauer Berg, uma bairro que fazia parte de Berlim Oriental.

A Konnopkes’s Imbiss se localiza na Schönhauser Allee 42, embaixo do viaduto do metrô, na estação Eberswalder Straße (linha U2). Seu horário de funcionamento é das 9 às 20:00hs de segunda a sexta-feira e das 11:30 às 20:00hs aos sábados. Domingos e feriados fica fechada.

5- Curry 36

Fonte: www.morgenpost.de (foto: dapd / dapd/DAPD)

Para mim a Curry 36 sempre foi a lanchonete mais famosa de salsichas – é aquela que é conhecida além dos limites da cidade – e diria do país, pois aparece nos guias de turismo, blogs de viagem, etc.!! Então turistas vão até lá para comer a famosa salsicha berlinense. Mas é claro que os moradores locais também vão saborear a Currywurst (de vez em quando vê-se foto de alguma celebridade local que deu o ar da graça por lá) e é muito frequentada pela turma das baladas, que na ida/volta para algum club dá uma paradinha por lá para se “abastecer”, pois a lanchonete fica aberta até as 5 da manhã.

A Curry 36 tem duas filiais: uma em Kreuzberg, na Mehringdamm 36 (linha U6, estação Mehringdamm) que é o endereço mais tradicional e famoso; e na Hardenbergplatz 9, pertinho da estação Zoologischer Garten (linhas U2, U9, S5 e S7). Funcionam diariamente das 9 às 5 horas da manhã.

A reportagem/pesquisa que me serviu de base para escrever este post foi publicada originalmente em 18/07/2016. Como a votação é online e o artigo ainda está disponível pode ser que com o passar do tempo, haja uma mudança na colocação das lanchonetes. Assim, se quiser conferir se o resultado continua o mesmo que listei acima, este é o link para a reportagem do Morgenpost.

 

 

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*