Dicas e Informações Úteis

  • SumoMe

 

*** Dinheiro, cartões, pagando a conta ***

–    Em Berlim, e na Alemanha em geral, as pessoas usam muito menos cartões de crédito que no Brasil. É muito comum as pessoas pagarem a conta do restaurante de 50, 100 ou duzentos euros em dinheiro! Desta mesma forma não se surpreenda se chegar em algum local e cartão de crédio não for aceito – o Media Markt, por exemplo, uma loja gigante de eletro-eletrônicos não aceita cartão de crédito. Portanto se você pretende pagar com cartão é sempre bom perguntar antes se é aceito, só para se certificar.

–    Nos restaurantes a gorjeta não está incluída na conta, geralmente a gente dá 10% como no Brasil. E é comum já incluir a gorjeta no valor que você vai pagar, ao invés de deixar o troco no pratinho para o garçom. Um exemplo: se a sua conta é de 25 euros, você diz para o garçom “28 bitte” (ou “28 please”), se você está entregando 40 euros, por exemplo. Se você está pagando com 30 euros e quer deixar 5 euros de gorgeta, ou seja, se o garçom não precisa te dar troco, então você diz “Stimmt so” (“It’s ok”) ao entregar o dinheiro.

–    Ainda no restaurante… se você estiver em um grupo e cada pessoa quiser pagar a sua conta individualmente você pode dizer para o garçom que é “getrennt bitte” (“individually, please”). Se for um grupo com 20 pessoas o garçom vai fazer a conta do que cada um consumiu e cobrar separadamente! Isto é muito comum, inclusive em alemão eles já perguntam se é “zusammen oder getrennt” (“junto ou separado”) ao pedirmos a conta.

–    É também comum dar gorjeta para taxistas. Ah! E tem taxista que aceita cartão de crédito, tem a máquina para passar o cartão no táxi.

–    Na Alemanha para a grande maioria das garrafas (água, cerveja, refrigerantes, etc.) a gente tem que pagar o Pfand, ou seja, um valor adicional pelo vasilhame. Geralmente por cada garrafa plástica são 0,25 de euro e por garrafas de vidro são 0,08 de euro. Isto é uma medida por causa do meio-ambiente. Este valor é devolvido quando retornamos as garrafas para o supermercado. Portanto não estranhe se ir no supermercado, ver o preço de uma garrafa, digamos de água, e chegar no caixa e ter que pagar mais – é o Pfand. Este conceito é muitas vezes usado também em festas de rua ou Biergarten, Strandbars (cervejarias e bares a céu aberto) quando é self-service, ou seja, quando não tem garçons – você tem que ir até o caixa, fazer seu pedido e pegar a sua cerveja/comida. Já estive em Strandbar que tínhamos que pagar 0,50 euros extra pelo copo de cerveja de 500 ml. Mas é claro que você também recebe este dinheiro de volta, é só levar o copo de volta. Portanto se ver um preço na lista e na hora pagar um pouco mais, não precisa ficar pensando que a caixa te passou a perna :-), pergunte se tem Pfand!

*** No restaurante ***

–    Os chops e garrafas de cerveja na Alemanha geralmente são de 300 ou 500 ml (tem ainda o de um litro que se chama “Mass”, mas este é servido/consumido na Oktoberfest e cervejarias tradicionais). E como no caso da pizza, são consumidos individualmente. Não é como no Brasil que pedimos uma garrafa de cerveja e 3, 4 copos.

– Pizza na Alemanha é sempre individual, não existe a pizza família como no Brasil para ser dividida (aliás pelo que já vi em outros países europeus são sempre individuais). Geralmente são bem grandes, mas para uma pessoa somente, nao é comum dividir um prato.

–    Não estranhe se ao pedir a conta em um restaurante, o garçom trazer a conta e já ficar em pé ao lado da mesa esperando para receber. Isto é muito comum, é o hábito daqui. Só não acontece em restaurantes finos ou restaurantes de gastronomia internacional.

*** Transporte ***

–    Em Berlim não há necessidade de “dar a mão” para o ônibus parar.  Tendo pessoas no ponto o motorista vai parar.

–    As portas do metrô não se abrem automaticamente como em São Paulo, por exemplo.  Há um botão ou alavanca nas portas.

–   Prestem bastante atenção ao atravessar a rua nos locais onde os bondinhos circulam, principalmente na Alexanderplatz, pois eles passam em um local que parece ser uma calçada só para pedreste (por exemplo, pertinho do relógio da hora mundial). Muitas vezes as pessoas estão distraídas, vendo as coisas e tirando fotos e não prestam muita atenção na hora de atravessar a rua, por isto não vêem que vem um bondinho – isto já aconteceu comigo e por sorte, pessoas que estavam do outro lado da rua me alertaram, pois já estava bem perto de mim e o motorista nem buzinou (também nem sei se tem buzina!). Os bondinhos são também relativamente silenciosos e daí fica difícil de ouvir. O fato é que há casos de atropelamento, então fiquem atentos!

– Passagens de trem de/para Berlim podem ser compradas online no site da Deutsche Bahn – a empresa de trem.

*** Serviço de Transfer ***

A TaxiLeader.net, empresa de transfer, presente em diversas cidades européias também oferece o serviço em Berlim. Os motoristas da Taxileader.net são profissionais e licenciados. Inicie sua pesquisa abaixo para saber o custo do transfer:

 

*** Voltagem ***

A voltagem na Alemanha não é como no Brasil, que cada região é de um jeito (Graças!!!), ela é igual em todo o país. A voltagem na Alemanha, e portanto também em Berlim , é 230V, com uma frequência de 50 Hz.

As tomadas e os plugues na Alemanha/Berlim são como na foto ao lado (clique na imagem para ampliá-la). Assim, dependendo do seu aparelho, pode ser que precise de um adaptador para conectá-lo nas tomadas daqui.

*** Telefones e endereços úteis ***

–    Emergência Médica: (030) 310 031

–    Emergência odontológica: (030) 89 004 333

–    Centrais de Táxi:
(030) 44 33 22 Taxi Funk Berlin
(030) 26 10 26 Funk Taxi Berlin
(030) 26 30 00 Quality Taxi
(030) 21 01 01 Würfelfunk
(030) 21 02 02 City Funk

–    Polícia: 110

–    Bombeiros/Emergência: 112

–    Embaixada Brasileira:
Wallstrasse 57 – Berlim – 10179 (Linha  U2, estação Märkisches Museum; Linhas S5, S7, S75 e U8, estação Jannowitzbrücke)
Telefone de plantão (Somente em caso de comprovada emergência morte, prisão, acidentes): 0171-3222442

*** Horário de Funcionamento do Comércio ***

O comércio em Berlim funciona de segunda a sábado, entre 9 ou 10 horas e até as 20:00hs (veja mais detalhes na categoria Compras). Isto não signinifica que “TUDO em Berlim é fechado aos domingos”, como muitas vezes ouço as pessoas dizerem 🙂 Isto se aplica sim para shoppings, lojas de departamento (lojinhas de souvenir funcionam), mas as atrações culturais – museus, exposições – funcionam! Então reprogramem-se 🙂

*** Música Clássica ***

– A programação de concertos, assim como a compra dos ingressos, da renomada Filarmônica de Berlim pode ser encontrada neste link.

– A Konzerthaus (Casa de Concertos) na praça Gendarmenmarkt também tem uma orquestra que oferece uma programação de concertos. Neste link você encontra a programação, assim como pode efetar a compra dos ingressos.

– Na Orangerie do Palácio Charlottenburg também há uma programacao frequente de concertos.  Ou ainda em igrejas, como na Catedral de Berlim ou na Catedral Francesa, também acontecem concertos.

*** Eventos em Berlim ***

No menu acima, você encontra a opção Eventos e Festivais, onde escrevo sobre os principais acontecimentos na cidade. Mas acontece muito mais coisas. Inúmeras festas e baladas, shows, exposições, etc.  Para ter uma visão,  mês a mês, dia-a-dia de tudo que rola na cidade, qual show, qual festa está acontencendo em qual clube da cidade, a dica são as revistas locais Tip-Berlin e Zitty.

Veja mais dicas e informações úteis:

  • Domingos de comércio aberto

    Domingos de 2017 em que o comércio é aberto em Berlim

    Via de regra o comércio em Berlim é aberto de segunda a sábado, entre 9/10 horas (depende da loja) e 20 horas. Ou seja, os shopping centers, lojas de departamentos e supermercados ficam fechados aos domingos. A exceção é para o comércio … Continue lendo...

    Flixbus (Fonte: www.flixbus.com)

    Ônibus – uma opção para viajar barato pela Alemanha e Europa

    Até poucos anos atrás quando as pessoas me perguntavam por viagens de ônibus eu sempre respondia que aqui na Europa/Alemanha é mais comum viajar de trem, que ônibus não é muito usado. Mas desde 2013 isto tem mudado bastante! Desde o fim do … Continue lendo...

    Casa de Câmbio em Berlim

    Onde encontrar casas de câmbio em Berlim

    Em Berlim e Alemanha é sempre bom ter dinheiro em espécie, pois aqui o cartão de crédito não é tão vastamente aceito e usado como no Brasil (que chegamos a pagar 10 ou 15 reais com o cartão!). Há muitos restaurantes ou lojas pequenas que só … Continue lendo...

    As cerejeiras no parque/memorial Otto Lilienthal

    Os melhores lugares para apreciar a primavera em Berlim

    Na primavera, quando as flores vão brotando e as árvores florescendo, eu (e outros blogueiros) vou publicando fotos - como esta acima - por aqui ou nas redes sociais.  Então você que não mora aqui vê estas fotos e pensa "Uau! A primavera em … Continue lendo...

    Martin-Gropius-Bau

    Martin-Gropius-Bau

    Martin-Gropius-Bau é um belo e imponente prédio que se localiza ao lado da Topografia do Terror e é o principal local para exposições artísticas em Berlim. O prédio foi construído pelos arquitetos Martin Gropius e Heino Schieden em estilo … Continue lendo...

    Planejando sua viagem a Berlim

    Como planejar passo a passo sua viagem e estadia em Berlim

    Você está pensando em conhecer Berlim? Abaixo você encontra algumas informações importantes e um passo a passo para ajudá-lo(a) no planejamento da sua viagem (Clique nos links que obterá mais informações). Antes de mais nada algumas … Continue lendo...

    Euros

    Quanto gastarei em Berlim?

    Atualizado em fevereiro/2017 Quanto dinheiro devo levar para Berlim? Quanto vou gastar em Berlim? Estes são questionamentos que as pessoas me fazem frequentemente. E estas não são perguntas fáceis  de responder, pois cada pessoa tem um … Continue lendo...

    Fonte: Polizei Berlin

    Segurança em Berlim

    Após vários anos escrevendo sobre Berlim, somente agora resolvi escrever um post sobre o tema segurança em Berlim. Antes achava que não havia necessidade de falar sobre o tema, mas infelizmente isto tem mudado um pouco 🙁 Via de regra, Berlim … Continue lendo...

    Simbolos de Farmacia

    Onde encontrar farmácias em Berlim

    Volta e meia, ouço de turistas que não veem muitas farmácias em Berlim. Talvez tenham esta impressão pois as farmácias daqui não são enormes, são mais discretas. Aqui na Alemanha não tem grandes redes de farmácia como no Brasil . Além … Continue lendo...

    Dia dos namorados em Berlim

    O que fazer no Valentinstag em Berlim

    O Valentinstag é o dia dos namorados na Alemanha e enquanto no Brasil é comemorado em 12 de junho, aqui comemora-se no dia 14 de fevereiro, ou seja, na próxima sábado. Por isto, para você que vai estar em Berlim neste dia, eu fiz uma listinha … Continue lendo...

    O que levar na mala para Berlim

    Arrumando as malas para Berlim: Que roupas levar

    "O que devo levar na mala para Berlim?", "Que roupas devo levar para Berlim?", "Como se vestir para ir a um concerto ou ópera em Berlim?" - estas são algumas perguntas que as pessoas me fazem frequentemente. Então vou dar umas dicas de quais … Continue lendo...

    Fonte: wikimedia.org

    Dica de onde assistir os jogos da copa em Berlim

    Você é um daqueles que não vai estar no Brasil durante a Copa do Mundo, vai estar em Berlim e  nem por isto quer deixar de assistir aos jogos? Bem, sem dúvidas existem diversos bares e restaurantes que estarão com suas televisões ligadas … Continue lendo...

    Fonte: wdr.de

    Spargelzeit (Período do Aspargo)

    Quem visitar Berlim durante a primavera vai pegar o período dos aspargos.  A colheita dos aspargos pode ser iniciada final de março/metade de abril (dependendo do clima, se as temperaturas já deram uma esquentada para que os aspargos possam … Continue lendo...

    Neste vaso usei algus ovos comprados prontos e algumas das "obras de arte" pintadas por mim e meu esposo :-)

    Tradições da Páscoa na Alemanha

    A Páscoa está chegando – os mercados estão cheios de ovinhos de chocolate para dar água na boca - e eu não poderia deixar de escrever sobre este feriado. Principalmente que existem algumas diferenças entre as tradições na Alemanha e no … Continue lendo...

    Fonte: www.konzerthaus.de

    O que ver e fazer em Berlim – Dicas de concertos, óperas e espetáculos

    Atualizado em Setembro/2016 Muita gente que vem à Berlim me pede dicas do que ver e fazer na cidade, alguns perguntam por  shows típicos ou folclóricos. Bem, não há nenhum tipo de show folclórico, do tipo em que homens usam calça de couro … Continue lendo...

    Hauptbahnhof Berlim - Estação Central de Trens

    Hauptbahnhof (Estação Central de Trens)

    A Hauptbahnhof é a principal estação de trem de Berlim. Portanto, se você estiver, por exemplo, vindo de Frankfurt ou indo de Berlim para Praga de trem, é na Hauptbahnhof que você chega/sai. A Hauptbahnhof está muito bem localizada, é bem … Continue lendo...

    Dicas de táxi em Berlim

    Dicas de táxi em Berlim

    Via de regra é tranquilo pegar um táxi nos aeroportos ou na Hauptbahnhof (a estação central de trens) - tem ponto de táxi logo nas saídas. E da mesma maneira há diversos pontos de táxis espalhados pela cidade. E se você estiver na rua, é … Continue lendo...

    Clique na imagem para ampliar

    Linha de ônibus 100 – O city tour mais barato de Berlim

    Uma excelente e econômica opção para um city tour com ônibus em Berlim é a linha 100 (Bus 100). Esta linha é muito legal, é praticamente uma linha turística, pois ela passa pelos principais pontos turísticos de Berlim no seu trajeto entre a … Continue lendo...

    Dicas para viajar com a Easyjet

    Este é outro post que não diz respeito só a Berlim, ele contém umas dicas para quem vai estar viajando pela Europa com a empresa Easyjet. Para quem não conhece, a Easyjet é uma empresa aérea britânica low cost (de baixo custo) com forte … Continue lendo...

    MuseumpassFrente

    Museumpass Berlin – visite mais de 50 museus por um preço único

    Atualizado em novembro/2016 Imagine poder visitar mais de 50 museus por apenas 24 euros?!? É isto que você pode fazer ao comprar o Museumpass Berlin. Este bilhete é um “passaporte” para os melhores museus de Berlim incluindo os cinco … Continue lendo...

    ConcertoGratuitoFilarmonica

    Concertos gratuitos na filarmônica de Berlim

    Olhem só que coisa mais fantástica! Todas as terças-feiras às 13:00 hs há um concerto gratuito no hall de entrada do prédio da filarmônica de Berlim. Este evento é chamado de Lunchkonzert (“Concerto do almoço”). Os artistas que se … Continue lendo...

    SeguroViagem

    Seguro de viagem para a Europa

    Neste post eu vou falar de um assunto que não tem a ver só com Berlim, mas com uma viagem a Europa. Na verdade eu quero dar a dica de uma empresa que eu considero ter ótimos preços para fazer um seguro de viagem para a Europa. Recentemente a … Continue lendo...

    Roupas para usar no inverno de Berlim

    Que roupas usar no inverno de Berlim

    Para quem esta vindo para Berlim neste época do inverno e não está acostumado(a) com o frio, pode se perguntar o que deve usar para não sofrer muito com o frio.  Por isto vou falar agora das roupas e acessórios que você vai precisar para se … Continue lendo...

    Mapa de Berlim - Os melhores lugares para se hospedar

    Onde se hospedar em Berlim

    Como eu já mencionei anteriormente, Berlim oferece muitas opções de hotéis que estão espalhados pela cidade. E Berlim é uma cidade bem grande, por isto eu listo neste post os melhores e mais interessates lugares para o turista se hospedar. 1- … Continue lendo...

    Compras Primark

    Onde comprar roupas de inverno em Berlim

    Os dias frios já começaram e muita gente que vem visitar Berlim neste período frio pode querer comprar aqui na cidade umas roupas apropriadas para o clima. Bom, você deve pensar, sendo Berlim uma cidade fria, o que não vai faltar são opções … Continue lendo...

    Opção para os ingressos

    Dica: Onde comprar ingressos mais barato para Madame Tussauds e AquaDom & Sea Life

    Quem leu os posts sobre o museu de cera Madame Tussauds e sobre o AquaDom & Sea Life viu que eu comentei que é possível comprar nas máquinas do metrô ingressos mais baratos para estas atrações. A diferença de preço chega a ser cerca de … Continue lendo...

Comentários

  1. avatar Cristine Erhart says:

    Ola Isabel!Achei tem blog maravilhoso!Estou indo para Berlim dia 30 de setembro, mas infelizmente ficarei apenas 2 dias na cidade!Teria alguma dica para me dar, com relação as atracões a serem visitadas pelo tempo reduzido?muito obrigada! Cristine Erhart

    • avatar Isabel says:

      Oi Cristine,

      Que pena que só ficará 2 dias em Berlim – é um tempo curtinho mesmo. Eu te recomendaria ver as atracoes que listei neste post (ou escolher algumas dentre elas). Para otimizar o tempo voce pode visitar as atracoes só por fora mesmo para tirar uma foto. Uma outra coisa legal é a linha de onibus 100 – esta linha vai da Alexanderplatz até a avenida Kudamm e do onibus voce vai podendo ver muita coisa. Esta linha faz parte do sistema público de transporte, mas é tida como uma linha “turística” pois passa por vários pontos turísticos da cidade.

      Abraco e se tiver mais alguma dúvida é so dar um toque.
      Isabel

      • avatar Cristine Erhart says:

        Muito obrigada pela dica!!! Parabéns pelo blog!!!

      • avatar Adriana says:

        Oi Isabel,vou estar em warnemunde no dia 15 de agosto,vou estar de cruzeiro,vc acha vque vale a pena ir para berlim de trem?será que o tempo que vou ter livre que é das 10 horas da manhã até 11 horas da noite e o suficiente para conhecer algumas coisas por la,se for como faço?gostaria de algumas dicas suas,obrigada

        • avatar Isabel says:

          Oi Adriana,

          Tem algumas pessoas que dao um pulinho em Berlim sim nesta parada do cruzeiro. Já acompanhei um grupo que optou por vir com o ônibus/tour oferecido pela agencia do navio ao invés de vir de trem (entao me parece que este tipo de passeio é oferecido).

          Se optar por vir por conta própria terá que pegar o metrô de superfície até Rostock e de lá o trem para Berlim (e descer por exemplo, na estação central de trens – Hauptbahnhof). No site da Deutsche Bahn – empresa de trens – você pode verificar os horários, as conexões, os preços, etc.

          Abs,
          Isabel

    • avatar Helena Rezende says:

      Oi, acompanho teu blog há 1 ano, quando vim morar em Berlim. Eu e meu marido ficamos sabendo que a linha S será fechada semana que vem e só reabrirá em agosto. Moramos em Charlottenburg e agora estamos aqui pensando que será mais fácil pra gente ir pro Tiegarten, por exemplo, de trem… Pode nos dar alguma dica sobre isto? Estamos meio perdidos, caramba! Obrigada!

    • avatar Giovana says:

      Olá Isabel,
      comprei minhas passagens pela DB bhan, na nossa primeira viagem (munique,viena) descobrimos que o passaporte nao é válido como documento de identificação. A questao é que eu já tinha reservado a minha passagem de amanha tb com o passaporte (praga,berlim).
      Estamos com medo de eles nao aceitarem dessa vez e tenho medo tb de ir no balcao de atendimento e eles me cobrarem algo….
      Voce pode me ajudar? sabe como devo proceder?
      Abs,
      Giovana

      • avatar Isabel says:

        Oi Giovana,

        Geralmente ao fazer uma compra pela internet na Deutsche Bahn você deve informar um cartão que será sua identificação. Se não estiver com ele, acho que o melhor é ir até a estação, onde as passagens são vendidas e ver como deve proceder.

        Abs e boa sorte,
        Isabel

        • avatar Giovana says:

          Nós fizemos isso e a mulher falou para resolvermos pela internet.
          nao conseguimos na mesma, o jeito vai ser contar com a sorte e ajuda divina agora rs.
          muito obrigada
          abs
          Giovana

          • avatar Isabel says:

            Não acredito!!! Que “serviço”, não?!? De qualquer maneira, espero que tenha dado tudo certinho e que tenham podido viajar sem grandes problemas.

            Abs,
            Isabel

  2. avatar ana says:

    Olá, são todos os lugares que não é aceito o cartão em Berlin? É meio complicado levar muito dinheiro em cédula.. dá medo de perder! Aonde eu poderia comprar COM o cartão? Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Não Ana, não é em todo lugar que o cartão de crédito não é aceito! Na maior parte dos lugares, principalmente os turísticos o cartão será aceito. Eu inclui esta dica só para alertar que é melhor se certificar que que o cartão é aceito antes de fazer a compra ou de comer no lugar, pois aqui ainda é muito comum as pessoas pagarem com dinheiro, diferentemente do Brasil que qualquer quantia é paga com cartao e qualquer lojinha aceita.
      Abraco,
      Isabel

  3. avatar Calixto says:

    Simplesmente Perfeito poderia se chamar o portal.

    Isabel, voltarei a tocar no assunto dos cartões, sabe me dizer se encontrarei dificuldades em viajar com cartão pré pago? Entre VTM e Global Travel Money, já conheceu alguém que enfrentou dificuldades em encontrar locais que aceitassem esse tipo de pagamento?
    Não gostaria de viajar apenas com dinheiro em papel, mas tenho receio de enfrentar dificuldades, principalmente com relação a alimentação, utilizando esses cartões. Fico na cidade por aproximadamente 20 dias então já viu né?
    Outra dúvida também que tenho é sobre táxi, raramente utilizarei, mas gostaria de ter uma ideia principalmente com relação ao aeroporto até as proximidades da estação Bülowstraße onde estarei hospedado. A região é tranquila? Existem locais em conta para se alimentar utilizando um desses cartões?
    Já antecipo meu agradecimento.
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Calixto,

      Tudo bem contigo? Obrigada pelo elogio.

      Que coincidencia… na minha primeira vez em Berlim fiquei em um apartamento nesta área. Lembro que quando comentei com um colega de trabalho onde estava hospedada, ele disse que nao era uma regiao boa. Primeiro achei que fosse até uma brincadeira, mas na percepcao dele e talvez para alguns outros esta nao seja das melhores regioes da cidade. Mas sinceramente, nos 2 meses que fiquei lá nunca aconteceu nada, nunca me senti em perigo, nada!
      O que eu gostaria de mencionar é que em algumas ruas das imediacoes há garotas de programa que fazem ponto. É também uma regiao conhecida para homossexuais.
      Restaurantes pequenos/lanchonetes tem bastante, mas se todos aceitam cartao nao sei. De qualquer forma, a Winterfeldplatz nao fica muito longe, é uma praca com bastante restaurantes, é uma área muito legal. E você acha locais com precos bem razoáveis. E em poucos minutos você chega de metrô na regiao da Kudamm.

      Quanto aos cartoes… No momento nao lembro de alguém que já tenha me relatado problemas com estes cartoes. Eu suponho que o Visa seja mais fácil de achar lugares que o aceitam (geralmente é uma bandeira aceita em mais estabelecimentos que o American Express, o emissor do Global). Mas o bom deles é que mesmo que você nao possa usá-los diretamente nos estabelecimentos você pode sacar dinheiro em um caixa eletronico né?

      E um táxi do aeroporto até esta regiao deve custar 25 euros, no maximo 30.

      Abracos,
      Isabel

  4. avatar Ellen Braga says:

    Que blog maravilhoso, estou encantada. Tudo que eu preciso está aqui, estou adorando montar o meu roteiro de acordo com as suas dicas.
    Vou ficar em Berlim apenas 1 dia e meio, chego as 11:30 do dia 09/05 e volto dia 11/05 pela manhã. Vi as suas sugestões top 10. O que você me aconselha a visitar? Será que dá tempo de visitar tudo?
    Quero muito conhecer o Muro, mas não faço questão de ir a East Side Gallery e quero subir na torre da TV.
    Aguardo as suas dicas.
    Mais uma vez, parabéns, o seu blog está completíssimo.
    Abraços.
    Ellen

    • avatar Isabel says:

      Oi Ellen,

      Obrigada por seu feedback tão positivo.

      É verdade, de fato você ficará pouquinho tempo em Berlim. Mesmo assim acho que dá para ver bastante coisa.

      Na metade de um dia você consegue ver o Portão de Brandemburgo, Reichstag, Memorial do Holocausto e Potsdamer Platz (é claro que se não demorar muito em cada atração e se não em entrar em todas as lojas pelo caminho :-). Estas atrações ficam praticamente em uma linha reta. Da Potsdamer Platz, que fica em “uma ponta” até o Reichstag, que fica na outra ponta é cerca de 1km e no meio ficam as outras duas atrações. Na outra metade do dia você pode ir até a Alexanderplatz, passar pelo início da av. Unter den Linden (onde se concentra as atrações que menciono no post), pela Ilha dos Museus e Gendarmenmarkt.

      Para subir na Torre de TV geralmente tem um bom tempo de espera depois da compra do ingresso (há também uma opção de ingresso VIP que vc entra sem esperar, mas ele é bem mais caro). O que geralmente faço quando estou guiando um grupo é comprar primeiramente os ingressos e aproveitar o tempo para ver as imediações/atrações próximas.

      E no outro meio-período que você terá na cidade você pode ir até o Checkpoint Charlie. A um quarteirão fica a exposição Topografia do Terror e lá você pode ver um trecho remanescente do muro de Berlim.

      Abraços,
      Isabel

  5. avatar Otto says:

    Bom dia Isabel, gostaria de uma ajuda se possível. Anes de mais nada, desculpe por colocar minha questão aqui, mas o link de Transportes estava com problemas. Vamos lá então. Comprei passagens de Munique para Berlim para junho, tudo sem problemas, seguindo o passo a passo da empresa. No entanto, devido à ansiedade, comprei para o dia errado. Voltei ao site do DB Bahn, fiz o cancelamento e refiz a compra, ou imaginei que tivesse feito, pois foi enviado para mim apenas o “online seat reservation” da data correta e não o Online-Ticket,o que, de fato, garante o acesso ao trem, com o código de barras e todos os detalhes. O que será que pode ter acontecido? Eu devo refazer a compra novamente? Enviei um e-mail a eles solicitando esclarecimentos… Fiquei confuso agora. Sei que foi um erro grosseiro meu, mas, agora, fiquei deveras preocupado. Obrigado pela sua atenção

    • avatar Isabel says:

      Oi Otto,

      Provavelmente o que aconteceu é quando quando você tentou refazer a compra o campo “Reserve a seat only” (logo abaixo do destino/origem e data da viagem) estava selecionado. Aparentemente isto acontece quando você já fez uma compra e volta no site, pelo visto ele quer “ser inteligente” e já se adianta marcando este campo achando que você irá fazer a reserva de assentos.
      Se você de fato conseguiu cancelar a primeira compra então o que resta é fazer uma nova compra. Daí observa se este campo está selecionado. Também presta a atenção para fazer a compra para o mesmo trem/horário que você já fez a reserva do assento.
      Há dois tipos de tarifa:
      a “Saving Fare” – é mais barato, mas só é válido para aquele trem/horário que vc comprou.
      a “Standard Fare” – é mais caro, mas o bilhete é flexível – se vc perder o trem, pode pegar um outro.

      abraço,
      Isabel

      • avatar Otto Fernandes says:

        Olá Isabel, reproduzo o teor do e-mail que enviei, talvez possa ser útil para algum viajante.
        “Bom dia Isabel,

        Mais uma vez, obrigado pela sua atenção e orientações, sempre bem-vindas. De fato, você está certa. Acredito que na hora da nova compra, sem prestar a devida atenção, eu só considerei os assentos. Por isso, é realmente importante ir com calma e ler todos os detalhes. Eles finalmente me responderam e, como você mencionou, somente os assentos já estavam reservados e eu deveria fazer uma nova compra, agora sem a marcação dos assentos. Eles foram bem precisos e me orientaram certinho. No final, deu tudo certo e já estou com o bilhete on line e a reserva dos assentos nas mãos. Reitero, portanto, a todos, muita calma e atenção na hora da compra das passagens. Um outro detalhe Isabel: De Munique para Berlim, há uma conexao em Gottingen. Pelo que entendi há uma mudança de trem lá, mas o intervalo é de cerca de 5 minutos. É suficiente? Com mala, confuso, o idioma, tudo isso não pode atrapalhar nao? O que você acha? Peço desculpas por tantas perguntas, mas você entende esses viajantes atrapalhados, não é verdade? Abçs e sucesso sempre no seu blog, um dos mais interessantes que já vi, além da sua gentileza, claro.”

  6. avatar Jussara Piola says:

    Olá Isabel
    Parabéns pelo blog. Estou devorando todas as informações, pois irei para Berlim na segunda semana de julho e todas as dicas são muito bem vindas.
    Por favor, indique se possível, um hotel ou pousada, boa, barata e bem localizada. E qual o melhor local para hospedagem, levando em conta segurança, proximidade com metrô, restaurantes, pontos turísticos, agitos etc… ou seja: um local “perfeito” para uma viagem também perfeita.
    Pode ser também um apartamento bem localizado. Seremos quatro amigas nesta viagem e não queremos gastar muito…
    Aguardo sua resposta e tenho certeza que vamos conversar bastante por aqui.
    Abraços
    Jussara Piola

    • avatar Isabel says:

      Oi Jussara,

      Bom ouvir que o blog tem sido útil no planejamento da sua viagem à Berlim.

      Pelo que vc falou, te sugiro então o bairro Mitte – na parte “delimitada” pelas ruas Oranienburger Straße, Torstraße, e Karl-Liebknecht-Straße. Eu não sei se são na faixa de preço que procura, mas estes albergues ficam dentro ou bem próximo desta área. Estou linkando para o booking, assim vc já pode pesquisar preços, disponibilidade e principalmente ver o que outros hóspedes dizem:
      baxpax downtown Hostel/Hotel
      Generator Berlin Mitte

      E um apartamento nesta área:
      L72 Appartements Berlin Mitte

      E no Booking, você pode pesquisar por outros apartamentos, albergues, etc.

      Abs,
      Isabel

  7. avatar Carlos Guilherme says:

    Olá Isabel
    Ontem postei pela primeira vez aqui no teu site, e hoje, depois de navegar, já por algumas horas, e aprender um bocado de coisas novas sobre Berlim, cá estou eu de novo, abusando da tua simpatia e boa vontade. Tenho uma dúvida que acredito seja de interesse de mais pessoas que irão viajar para Berlim ou mesmo para a Europa em geral. Tenho dolares americanos e quero trocá-los por euros. Não sei se faço isso por aqui ou é mais vantajoso realizar essa operação aí. Digo isso porque a cotação que obtive hoje (17/04/2013), consultando a internet foi de: 1 dólar = 0,767 euro, valor bem mais favorável do que o obtido nas casa de câmbio aqui do Brasil. Assim sendo te pergunto: essa é taxa que consigo aí em Berlim (sei que existem flutuações diárias) ou existe algum acréscimo que será cobrado para fazer a transação? E aproveitando, onde é possível fazer câmbio aí em Berlim?
    Desde já muito obrigado pela atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Com certeza você não consegue em uma casa de câmbio as mesmas taxas que vemos na internet. Entretanto creio que seja pode ser mais vantajoso sim trocar estes dólares aqui, pois você já vai estar trocando pela moeda local – enquanto no Brasil é uma moeda estrangeira por outra. É uma suposição.

      Na estação central de trens é um dos lugares que tem casa de câmbio.

      Abraços,
      Isabel

  8. avatar Anne Bryk says:

    Querida Isabel,
    Queria muitíssimo agradecer tua companhia, teu conhecimento, tuas dicas no excelente passeio que fizemos em Berlim. Sem dúvida, sem esta Guia Maravilhosa, não conseguiria ver tudo que vi e entender tanta coisa em tão pouco tempo. Recomendo muito!!
    Abraços,
    Anne

    • avatar Isabel says:

      Anne querida – muitíssimo obrigada!! Eu adorei ter te conhecido, te guiado um pouco (pois o tempo foi curto), pois você é muito simpática, um amor de pessoa mesmo. Além disto, ouvir as histórias da sua família para mim fui interessantíssimo e enriquecedor. Um dia ainda quero ler o livro da sua prima.
      Um grande abraço,
      Isabel

  9. avatar Carol says:

    Olá Isabel! Adorei o blog! Pegando várias dicas! Tenho uma duvida em relaçao à transporte. Chego dia 02/08, uma sexta-feira, às 21 horas em Tegel. Ainda nao reservei hotel. Existem onibus a essa hora que me levem para uma estação de metro? Ou até para o hauptbahnhof? Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Carol,

      Saindo de Tegel tem o ônibus TXL que vai até a Alexanderplatz (centro e também uma grande estação de metrô por onde passam diversas linhas) e passa pela Hauptbahnhof.

      Abs,
      Isabel

  10. avatar Edgar says:

    Isabel,
    fantástico seu blog.
    Tenho um pedido bastante incomum. Você poderia indicar algum endereço em Berlim, onde minha esposa possa adquirir materiais de costura, tais como agulhas, etc. Estaremos em Berlim em agosto, onde ficaremos por dez dias.
    Obrigado.
    Um forte abraço.
    Edgar

    • avatar Isabel says:

      Oi Edgar,

      Obrigada pelo elogio!

      Dá uma olhada na Galeria Kaufhof (tem uma na Alexanderplatz), lá vocês devem encontrar artigos para costura, se não me engano no 5o andar.

      Abs,
      Isabel

  11. avatar Edgar says:

    Vielen Dank.
    Edgar Stratenhoff.

  12. avatar marcio says:

    Estarei no proximo mes em Hannover, no entanto gostaria de saber se há algum serviço para atender brasileiros em Berlin que não tenha preços exorbitantes, pois hj o euro está poucos centavos distantes de R$3,00!!!!!!!! Alguma dica!?

    • avatar Isabel says:

      Oi Márcio,

      Eu ofereço o serviço de guia – se tiver interesse pode me mandar um email (simplesmenteberlim@gmail.com)

      Isabel

  13. avatar Liane says:

    Oi Isabel,
    Seu blog é mesmo especial.
    Estou indo para Berlim em julho com minha mãe (72 anos), meu marido ( 63 anos) , e 2 filhos(15,11 anos), e não sei se é melhor comprar o museum pass ou o Belim wellcome pass, o que vc acha?
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Liane,

      Vale a pena você dar uma olhada nas atrações que cada um dá desconto e se vocês visitarão estas atrações para saber qual oferece o melhor custo X benefício para vocês.

      Abs,
      Isabel

  14. avatar Lucilia Kotez says:

    Isabel
    Irei à Berlim em setembro e adorei este blog.Se houver algum premio para destacar “o melhor blog”, certamente o simplesmenteberlim ganha disparado!!!
    Obrigada pelas dicas fantásticas

  15. avatar Isabela says:

    Olá Isabel, adorei o seu blog.Parabéns.
    Preciso de um help. Vou para Berlin em agosto.
    Qual é seu email de contato?

    Abs,
    Isabela

  16. avatar Luciana Dourado says:

    Olá Isabel,

    antes de mais nada, muuuuuuuuuuuuuuuuitos parabéns pelo blog ! Realmente incrível !
    Vou a Berlim em setembro e gostaria de saber se vale a pena pedir no restaurante o prato
    “savietten in klaus” (não sei se é assim que é escrito), pois vi num programa de TV do GNT e
    fiquei interessada. Realmente não sou muito fã de comida alemã e, caso esse prato não valha
    a pena, gostaria de umas dicas suas.
    Muitíssimo obrigada
    Luciana

    • avatar Isabel says:

      Oi Luciana,

      Obrigada pelo elogios ao site!

      O prato chama-se “Serviettenkloß”, mas você não vai encontrar em qualquer restaurante em Berlim, pelo menos não com este nome. O que se vê nos cardápios de muitos restaurantes que servem a culinária alemã são “Semmelklöße” (às vezes chamado de “Semmelknödel”) que é muito parecido com o Serviettenkloß, só que ao invés de fatias são arredondados. Esta comida é feita com pão amanhecido, ovos, leite, temperos, ervas, etc. e geralmente é servido como acompanhamento de um assado, por exemplo. O assado acompanha um molho no qual você molha o “Semmelklöße”, que é o que vai proporcionar um sabor maior.

      Abs,
      Isabel

  17. avatar Rosangela Alencar says:

    Oi Isabel!
    Seu blog é maravailhoso, ADOREIIII!!!!
    Fui para Berlin depois do natal com meu marido e minha filha de 15 anos. Todos as dicas e informações que vc deu foram super uteis. Fizemos nosso roteiro baseado todo no site.Valeu Garota.
    Super Abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Rosangela,

      Obrigada por dar uma passadinha pelo blog para deixar seu comentário tão positivo. Fico feliz em saber que as informações contidas neles pode ajudá-la no preparo da sua viagem e estadia em Berlim.

      Um abração para você também,
      Isabel

  18. avatar Viviane says:

    Olá Isabel,

    Tudo bem?

    Olha seu blog é muito bom! Tenho visto muita coisa prática aqui. Já estudei em Berlin em 2011 por um tempinho e estou voltando agora em Outubro. Gostaria se possível me corresponder com vc por email para falar sobre acomodação no estilo “lange Vermietung”. Se pudermos falar brevemente, seria ótimo.

    Muito Obrigada e um abraço,

    Viviane.

  19. avatar Luiz Carlos says:

    Isabel,

    Estou indo para Berlim e gostaria de saber as condicoes (preco) para ter um guia por algumas horas.
    Seria apenas para mim e minha esposa. Estaremos em Berlim nos dias 17, 18 e 19 de setembro (o ideal seria no dia 17).
    Fico no aguardo do seu contato.

    Grato,
    Luiz Carlos

  20. avatar CARLOS HENRIQUE BRAGA says:

    Isabel, bom dia!

    Vou estar em Berlim com minha esposa entre os dias 14 a 17 de setembro de 2013.

    Gostaria de saber se você dispõe de algum city-tour (carro c/ motorista) que nos apanhe no hotel e que fale português.

    Aguardarei seu contato.

    Grato,

    CARLOS HENRIQUE.

  21. avatar Raimundo Carneiro Junior says:

    Oi Isabel,
    O seu blog é muito completo, parabéns!
    MInha filha está indo para Berlim daqui a dois meses para acompanhar o namorado.
    Ela pretende procurar um trabalho para poder ficar mais tempo já que ele vai ficar por quatro anos.
    Você indica ou tem algum serviço de orientação profissional para primeiro emprego de brasileiro em Berlim?
    Grato pela atenção.

    • avatar Isabel says:

      Oi Raimundo,

      Eu sinto muito, mas eu não conheço nenhum tipo de serviço neste sentido. Talvez você possa dar uma pesquisada neste forum, pode ser que lá encontre alguma ajuda neste sentido.

      Abs. e boa sorte,
      Isabel

  22. avatar Ricardo Queiroz says:

    Isabel não sei se vc recebeu meu e mail.

    Gostaria de fzer 2 tours dedicados n2º guerra com visitas ao bunker´s,Campo….etc……

    Vc pode me ajudar?

  23. avatar Ana Luiza says:

    Olá Isabel
    Parabéns pelo seu blog. Estou adorando isto aqui… Não consigo parar de ler… Vou para Berlin amanhã e ficarei sozinha. Voce promove algum tour por lá?
    Obrigada

  24. avatar Léo says:

    Isabel, muito bom seu blog.
    Estamos indo em maio.14, eu, esposa e filho de 3 anos.
    Gostaria algumas dicas se possível:
    1 – chegaremos as 14h30 via Frankfurt, mas queremos dormir em Berlim, pois só teremos 3 noites por aí. Qual melhor jeito para este deslocamento?
    2 – em termos de hotel, como procuramos algo econômico e bem localizado para principais pontos turísticos, vi sua dica de Mitte, e achei o custo benefício do 4 youth am mauerpark interessante, você conhece? ou poderia nos dar outras dicas..
    3 – poderia citar atrações para crianças ( o meu tem 3 anos)?
    4 – depois iremos para Amsterdam, Zurich ou alguma cidade na Bélgica, pois o destino final será Londres… qual destas três recomendaria, pensando nesta viagem mais familia (por conta do bebe), porém não tranquila (pois gostamos de caminhar e conhecer tudo)? ir de trem ou avião>
    5 – os aeroportos que geralmente possuem voos low cost, são longes o suficiente para inviabilizar esta opção?

    Muito grato, desculpe pelas inúmeras perguntas.
    Abc
    Leo

    • avatar Isabel says:

      Oi Léo,

      1- Se você quer economizar no tempo, certamente a melhor forma para chegar a Berlim é de avião, pois de trem são cerca de 4:30.
      2- Este hotel não está localizado em Mitte – o bairro onde os pontos turísticos se concentram, mas que você pode acessar tranquilamente com o transporte público. A área do hotel, o bairro em si é bem agradável.
      3- Nesta tag, você encontra atrações para criança.
      4- O aeroporto de Schönefeld (de onde partem as cias low cost) fica um pouco mais afastado que Tegel, mas não tanto. Além disto você pode acessá-lo com o transporte público.

      Abs,
      Isabel

  25. avatar Marcelo says:

    Boa Tarde !
    Estou indo pra Potsdam passar dois meses(intercâmbio), e gostaria de saber se o Visa Travel Money é bem aceito na Alemanha, e também de como funcionam os caixas eletrônicos alemães.

    Obrigado ,
    Marcelo

    • avatar Isabel says:

      Creio que nas lojas que aceitem cartão, como o Visa, também aceitem este do Travel Money. E em últimos casos ele também pode ser usado para sacar dinheiro, correto?

  26. avatar Flavio says:

    Olá Isabel,

    Gostei muito do blog e gostaria de saber se é possível visitar a Alemanha falando Inglês mais ou menos ou espanhol? em alemão somente bom dia ou boa trade.

    Abs e obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Flavio,

      O que ouço da maioria dos turistas (pois eu mesma já nao tenho mais esta percepcao, uma vez que nao abordo as pessoas em inglês) é dá para se virar bem com o inglês, que muita gente fala inglês – principalmente as mais jovens. Nas principais cidades, em áreas turísticas, hoteis, atracoes, etc. sem dúvidas nao será problema. Isto eu digo em uma grande cidade.

      Abs,
      Isabel

  27. avatar Marcela says:

    Ola isabel,
    Procurei em todos os lugares e nao encontrei essa informaçao. Resolvi perguntar no seu blog pois achei bem claro e informativo. Sabe me dizer se estudantes brasileiros pagam meia entrada na alemanha? Existe algum procedimento?
    Obrigada e parabens pelo melhor blog que ja visitei nesse meio tempo pesquisando sobre cidades alemãs!

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcela,

      Há alguns anos atrás quando eu tinha carteirinha de estudante brasileira eu a usei aqui sim, sem complicações. Portanto creio que continue assim, que não tenha mudado.

      Bjs e obrigada pelo elogio,
      Isabel

      • avatar Alan says:

        Olá Isabel,

        Você sabe me informar se estudantes pagam meia entrada em shows no Arena O2 também? E se sim, sabe o procedimento para comprar convites com a carteirinha? Também pesquisei em muitos lugares e não encontro a resposta…

        Sou matriculado em uma universidade alemã e possuo a internacional também!

        Muitíssimo obrigado e tudo de melhor!!! 🙂

        • avatar Isabel says:

          Oi Alan,

          Me parece que para alguns shows/eventos são oferecidos ingressos com desconto (no caso entre outros para estudantes) e para outros já não. Creio que no caso que ofereça descontos, você deve apresentar sua carteirinha no dia do show, na hora de mostrar seu ingresso. Se quiser ter certeza mesmo, talvez seja melhor, mandar um email para eles e perguntar diretamente na fonte (rsrs) qual o precedimento para ter a certeza de fazer tudo certinho.

          Abraço,
          Isabel

  28. avatar Aldo says:

    Onde posso ir à missa em Berlim?

    • avatar Isabel says:

      Você quer dizer missa em português? Aos domingos, às 11 horas tem uma missa em português na igreja Mater-Dolorosa-Kirche (Greifswalder Str. 18 – Prenzlauer Berg).

      Isabel

  29. avatar Marconi Jörge says:

    Olá, já fui a Berlin algumas vezes e em abril de 2014, estarei voltando a esta cidade que tanto amo. Bom, saberia me indicar lugares super fora do “circuitão” turístico, os quais vc considerariam imperdíveis?

    • avatar Isabel says:

      Oi Marconi,

      Você já foi dar uma passeada pelos bairros de Prenzlauer Berg, Friedrichshain ou Kreuzberg, por exemplo? São bairros interessantes, criativos, com um astral legal.

      Se o tempo já permitir em abril, ir a um bierggarten e curtir algumas horas como os alemães.

      E te recomendaria dar uma olhada na lista de atraçoes para ver se tem algo que não conhece e que te interessaria.

      Isabel

      • avatar Marconi Jörge says:

        Oi, Isabel!
        Muito obrigado pelas dicas, somente hoje li sua resposta, estou embarcando depois de amanhã e espero curtir muito Berlin.
        Abs

  30. avatar Felipe Netto says:

    Seu blog é fantástico! Estou em Berlim desde o dia 23/12 e os seus posts já me salvaram inúmeras vezes…
    Em particular, a sua dica de comprar ingressos para algumas atrações na Bahnhof já me poupou preciosos euros… 🙂

    Eu Ainda fico três meses aqui, então toda economia é bem vinda!
    Sempre que eu tiver alguma contribuição, passo por aqui…

    Frohe Weinachten! 😀

    • avatar Isabel says:

      Oi Felipe,

      Que bom ouvir isto – fico contente em saber que as dicas são proveitosas.

      Espero que os próximos 3 meses em Berlim sejam bem proveitosos.

      Abs,
      Isabel

  31. avatar Bruna says:

    Oi, boa noite!!
    Estou indo p/ Berlin dia 11/02/2014 e estou com medo de não conseguir passear por aí, meu esposo vai fazer um curso e vou ficar o dia sozinha, não sei falar inglês nem alemão!!! Como faço p curtir essa viagem, porque o lugar é belíssimo, não posso ficar trancada no hotel admirando Berlin pela janela

    • avatar Isabel says:

      Nos hotéis você pode pegar uma mapinha da cidade, que tem também um mapa do metrô, assim você pode fazer seu passeio, ir ao lugares sem necessariamente precisar falar com alguém em inglês. Se seu hotel for bem localizado nem metrô/ônibus precisará pegar, pode fazer muita coisa à pé. Se precisar saber como funciona o transporte público, aqui no blog tem uma guia bem detalhado.

      Isabel

  32. avatar Ubiraci says:

    Oi Isabel!
    Estarei chegando em Berlim em 28/08, para embarcar em Kiel em um cruzeiro marítimo. Minha pergunta é simples. Há trem entre essas duas cidades? E compensa mais fazer este trecho de trem do que de ônibus?
    Quanto ao seu Blog, quero dizer, que está muito esclarecedor e bastante didático. É sem dúvida feito por amador(a). E como todo amador é apaixonado pelo que faz, porque não tem “obrigações” profissionais; torna a empreitada magnífica como esta sua! Parabéns!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Ubiraci,

      Antes de mais nada obrigada pelo elogio ao blog.

      Eu acho que de ônibus é mais demorado que de trem, apesar de aparentemente não ter um trem que vá direto, você precisa trocar de trem em alguma cidade (depende do horário, da conexão que escolha). Você pode pesquisar passagens no site da Deutsche Bahn – a empresa de trens e passagens de ônibus no site https://www.berlinlinienbus.de

      Abs,
      Isabel

  33. avatar Letícia says:

    Isabel, primeiro queria te parabenizar pelo teu excelente blog. É fantástico! E queria te perguntar se existe algum City Sightseeing Berlin com áudio em português. Pela pesquisa que fiz não encontrei. Obrigada!

    • avatar Isabel says:

      Oi Letícia,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Você se refere aos ônibus de turismo? Sei que há diversas empresas oferendo este serviço na cidade, mas se algum já tem áudio em português não sei te informar.

      Abs,
      Isabel

  34. avatar Vânia says:

    Oi,Isabel. Todos os dias leio o seu blog que e uma enciclopédias fantástica. Que Deus te abençoe , menina. Vc e maravilhosa!!!! Obrigada pelas dicas mais que perfeitas. Seguramente terei dúvidas e não hesitarei em recorrer a vc. Obrigada, milhões de vezes

    • avatar Isabel says:

      Oh Vânia,

      Muito obrigada por seu comentário tao gentil – sem dúvidas precisamos todos de muita bencao!

      Tudo de melhor para você também.

      Um grande abraco,
      Isabel

  35. avatar Viviani Melo says:

    Olá Isabel,
    Um amigo do meu trabalho foi a Berlim e me indicou seu blog. Comecei a dar uma olha e achei muito bacana, parabéns!
    Vi no blog informações sobre o link da filarmônica de Berlim, porém não localizei a programação para o início de Agosto/2014. Você pode informar quando abrirá programação para Agosto ou se não haverá? Pretendo assistir alguma apresentação de orquestra ou show. Você sugere algo?
    Abraço,
    Viviani

    • avatar Isabel says:

      Oi Viviani,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Nao aparece no site a programacao de agosto, mas eu creio que mais para a frente deve ser disponibilizada. Você também pode assistir a um concerto na Konzerthaus (Casa de Concertos) – acima tem o link.

      Abs,
      Isabel

  36. avatar Fernando says:

    Olá tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho! Estarei em Berlim com minha esposa de 20 à 29 de março . Acho que com este período de tempo eu consigo conhecer toda a cidade com calma não é? Ficaremos hospedados no Mitte . No Brasil sou professor de inglês. O povo alemão fala bem esta língua? Para terminar, você tem ideia de como o tempo estará em março ?? Eu adoro frio, minha esposa nem tanto, rsrsrs. Desde já , muito obrigado e sucesso sempre!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernando,

      Eu acho que é um tempo legal sim para conhecer Berlim. É difícil falar com precisao sobre o tempo, pois a cada ano é diferente – nesta época as temperaturas já devem ficar mais amenas, mas ano passo por exemplo, fez muito frio em marco. Por isto de aconselho a dar uma olhada nas previsoes mais perto da viagem.

      Quanto à comunicacao… a grande maioria das pessoas que acompanho me dizem que se viram bem com o inglês sim.

      Abs e tenham uma ótima estadia em Berlim (e com boas temperaturas),
      Isabel

  37. avatar Diana Galesso says:

    Quanto dias é o ideal de permanencia em Berlim, para curtir sem correria, vou em janeiro de 2015

    • avatar Isabel says:

      Oi Diana,

      O tempo para ficar na cidade varia muito de pessoa para pessoa, do interesse de cada um, do que quer ver, quantos museus tem interesse em visitar, se compras faz parte dos planos, etc…. há pessoas que chegam a fazer um bate e volta para Berlim, outras ficam mais de uma semana e vão embora com a sensação de que foi pouco.

      Mas em geral eu te recomendaria pelo menos 3 dias inteiros.

      Abs,
      Isabel

  38. avatar Sergio Cóvos says:

    Olá Isabel, bom dia!
    Eu e a minha esposa estamos indo para Berlim entre os dias 27 junho e 01 de julho. Gostaria de receber algumas dicas de onde podemos nos hospedar, lugares sobre a II guerra para visitar, lugares para comer comidas Alemãs e também comidas baratas, e sobre o transporte da cidade.
    Quero parabenizá-la pelo blog, está muito legal.
    Obrigado,
    Sergio

    • avatar Isabel says:

      Oi Sergio,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Mitte é o bairro onde os principais pontos turísticos se concentram, por isto que geralmente recomendo às pessoas para se hospedarem nele. Masé um bairro grande, há diversas áreas, algumas por exemplo, mais isoladas, outras mais movimentadas que tem uma infraestrutura legal de restaurantes, comércio, etc. Nesta, nesta, nesta e nesta resposta, eu listo alguns hotéis que acho que tem uma boa localização.

      A Topografia do Terror, o Memorial de Guerra Soviético, o Reichstag, o local onde ficava o bunker de Hitler, Flakturm Humboldthain sao alguns dos pontos relacionados com a 2a. guerra. A empresa Berliner Unterwelten oferece tours, entre outros, em bunkers usados na 2a. guerra.

      Na opcao Transporte em Berlim você encontra um guia de como usar o transporte público de Berlim, tipos de bilhete, como comprá-los, etc. E neste post você encontra uma lista de restaurantes que oferecem comida típica alema.

      Abs,
      Isabel

  39. avatar Debora says:

    Olá, seu site é maravilhoso, cheio de dicas, o único lugar que tive na Alemanha foi em Warnemunde, uma cidade resort muita linda e só pude conhecer porque trabalhava em navio de cruzeiro. Em setembro deste ano quero viajar à Berlin com meu pai, moro em Gdansk – Polonia e vamos sair daqui, meu marido acha melhor irmos de aviao por ser menos tempo e com certeza poderemos pegar algum preço bom. Obrigada por todas as dicas, muita detalhadas e completas.

    • avatar Isabel says:

      Oi Debora,

      Tudo bem? Muito obrigada pelo elogio ao site.

      Se ficarem de olho, provavelmente vocês conseguem achar uma passagem com preço legal.

      Sabe que moro aqui há um tempinho, mas ainda não conheço a Polônia, está na minha lista de lugares a visitar (espero que em reve).

      Espero que aproveitem bem a estadia em Berlim e se precisar de alguma informação que não encontrou por aqui é só deixar uma mensagem.

      Abs,
      Isabel

  40. avatar Eliane Cabral says:

    Oi Isabel,
    Eu queria saber qual a faixa etária, em relação à bebidas alcóolicas.

  41. avatar rafael says:

    ola,
    adorei seu blog!!
    gostaria de saber se vc acha que 4 dias e meio(chego as 11:50)em berlim é muito tempo para ver as atraçoes da cidade,visto que me parece pelo seu mapa que sao todas agrupadas.
    pergunto pq reservei 1 dia apenas para dresden e se fosse o caso ,colocaria mais 1 dia la.

    abraços!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Rafael,

      Tudo bem?

      Tem razão, as principais atrações estão bem agrupadas. O tempo exato para ficar depende muito do interesse de cada pessoa, por exemplo, se pretende visitar museus e quantos (eu recomendo não deixar de visitar o Pergamon!), que é algo que demanda mais tempo. Se pretende gastar algum tempo com compras e assim por diante. Se pretende só ver os principais pontos mesmo, acho que pode então diminuir um dia em Berlim e ficar mais tempo em Dresden.

      Abs,
      Isabel

  42. avatar Camila Corrêa says:

    Olá Isabel,

    estou indo para um congresso em Wuzburg em maio, porém antes passaremos 4 dias em Berlim. Gostaria de saber se é possível encontrar aí em Berlim um local para imprimir os posteres dos trabalhos que precisamos apresentar no congresso, com um preço acessivel. Assim não precisaremos carregar os posteres desde o Brasil.

    Desde já agradeço,

    Camila

    • avatar Isabel says:

      Oi Camila,

      A loja que me ocorre é a Copy Print que fica nas imediações da Universidade Técnica (Ernst-Reuter-Platz 6
      ou Bismarckstr. 7 para imprimir coisas grandes). Se o preço será em conta nao sei te informar. Leve em conta também se ficaria pronto dentro do tempo que vocês precisam.

      Abs,
      Isabel

      • avatar Camila Corrêa says:

        Oi Isabel, obrigada pelo teu retorno!!! Ah…e aproveito para parabenizar pelo excelente site…nossa passagem por Berlim certamente será melhor aproveitada graças a nossa pesquisa aqui!!

        Abraços…

  43. avatar Ivone says:

    Olá Isabel
    Tenho outro pedido de informação. Os programas da Deutsche Phillarminiker são publicados de três em três meses?
    É que eu procurei saber qual o programa para os dias 18 e 19 de Julho e não encontrei.
    Que espectáculo mais recomendaria ,não me refiro só a concertos ?
    As questões que lhe coloquei antes referiam-se a Maio,mas vou estar dois dias em Julho a caminho de Hamburgo.
    Obrigada
    Ivone

    • avatar Isabel says:

      Oi Ivone,

      O calendário com a programação da Filarmônica de Berlim pode ser encontrado neste link.

      No estilo clássico tem as óperas: Staatsoper e Komische Oper

      O espetáculo “Show me”, no Friedrichstadt-Palast é um espetáculo de coreografia, dança, algo estilo las vegas, mas é algo adequado para turista pois não tem que entender o idioma. Também adequado para estrangeiros é o teatro Chamäleon, cujos shows são mais acrobáticos, bem legal.

      Abs,
      Isabel

  44. avatar Juliana says:

    Olá Isabel,

    Boa tarde, tudo bom? Eu vou pra Europa agora em agosto com a minha namorada. Vamos primeiro pra Budapeste, Viena e Praga. Depois, Munique e Berlim. Ao todo, serão 21 dias de viagem. Pensei em dividir mais ou menos assim: 4 dias em Budapeste (contando o dia de chegada), 3 dias Viena, 5 dias Munique, 3 dias Praga e 6 dias Berlim (como vamos voltar no dia seguinte de madrugada, estou contando 6 dias inteiros). O que acha dessa divisão? Seis dias em Berlim está bom? Pensei em quatro dias pra ficar na cidade mesmo e dois para fazer alguns bate-volta? Pensei em Potsdam, Dresden ou Hamburg. O que acha? Alguma preferência?

    Desculpa o abuso e MUITO obrigada! Vou buscar todo meu roteiro de Berlim daqui. O site é maravilhoso!!

    Abraços e obrigada,
    Juliana

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Tudo bem? Antes de mais nada obrigada pelo elogio ao blog!

      Acho que está boa sim a quantidade de dias que reservou para Berlim, poderá visitar as atrações com mais calma e ainda fazer estes passeios de uma dia. Potsdam é sem dúvidas a opção número 1, fica a pouquinho mais de 1 hora de Berlim. É dificil dizer, mas talvez entre Hamburgo e Dresden eu escolhesse Dresden para fazer um bate e volta.

      Abs,
      Isabel

  45. avatar Fernando says:

    bom dia. parabens pelo site.

    vou dia 15 de junho a ficarei por 7 dias. vou com 1 bebe de 10 meses e gostaria de saber algo para fazer com ele : pensei no zoologico e aquario.

    gostaria de saber tb se tem alguma loja que vende aquelas “mochilas” para carregar bebe pois aqui no Brasil nao uso e la deve ser mais barato. alem disso o carrinho dele nao pode entrar em museu tambem pelo que vi (procede?).

    minha esposa tera um congresso entao terei 2 dias e meio totalmente livres para explorar junto com ela e o bebe. restante do tempo vou ficar passeando com ela. eu ja conheco Berlim (nao tudo….) mas minha esposa nunca foi. o que sugere nos dias com ela e nos dias apenas eu e bebe?

    obrigado

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernando,

      Algumas lojas especializadas em produtos para bebês e crianas:
      Babykorb
      Baby-Walz
      Kinderkaufhaus

      Nas lojas de departamento, como Galeria Kaufhof, Karstadt, Kadewe você também deve encontrar esta mochilinha para carregar o bebê.

      Neste link você encontra uma lista de idéias/atracoes/lugares para ir/fazer com crianca. Outra atracao que pode ser legal para as criancas é o Loxx – Berlim em miniatura, que como o nome já indica mostra Berlim em miniatura. Fica bem central, dentro do shopping Alexa, nas imediacoes da Alexanderplatz. Daí você vê o que é mais adequado para fazer com um bebê de 10 meses.

      Abs,
      Isabel

  46. avatar Juliana says:

    Oi Isabel!
    Gosto muito do seu blog, tem todas as dicas e é muito fácil montar um programação seguindo seus posts. =o)
    Tenho uma dúvida e queria saber se vocês poderia me ajudar.
    Fui a Berlim há muuuitos anos atrás (aproximadamente 15) e me lembro de ter visitado uma parte da cidade, se não me engano perto da Jüdische Gemeinde, aonde ainda era possível ver alguns prédios danificados por bombas e tiros da época da guerra.
    Voltei a Berlim há aproximadamente 7 anos atrás e, apesar de querer rever isso, não consegui encontrar esta área da cidade.
    Irei a Berlim novamente esse ano e gostaria de rever esta parte da cidade. Você saberia me dizer se essa área ainda existe? Se ainda é possível ver esse prédios que foram mantidos com as marcas da guerra?

    Muito obrigada por sua ajuda e parabéns pelo blog!!

    Bj,
    Juliana

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Tudo bem?

      Esta área do antigo bairro judeu tinha muito prédio com aparência surrada mesmo, mas foram sendo restaurados, encontrando-se bem menos em má estado de conservação. Mas perto do Hackesche Höfe (na Rosenthaler Straße 39) ainda encontra-se um complexo assim, bem alternativo.

      Bjs,
      Isabel

  47. avatar samia says:

    Ola Isabel! Estamos indo a Berlim entre maio e junho e geograficamente ficaria melhor irmos Budapeste/Viena Strazbourg/ Berlin e Praga depois ou Praga primeiro ? Vamos eu e mamae e como gostaria de visitar Berlim, apreciaria suas dicas de passeio por 3 dias, excluindo qq coisa que ligue a 2 guerra mundial ou algo relacionado aos assassinatos. Talvez o lado mais moderno de Berlim. Poderia me ajudar? Grande Abraco SAmia Creimer

  48. avatar Fernanda says:

    Oi Isabel, viajaremos para a Alemanha em agosto e estou usando seu blog para entender como as coisas funcionam por aí, o que fazer, dicas, etc. Muito bom! Muito completo!
    Queria te pedir uma dica. Vamos alugar um carro para poder viajar por várias cidades da Alemanha. A primeira delas, será Berlim, mas os hotéis não têm estacionamento. Como funcionam os estacionamentos na cidade? Qual o valor médio por dia de estacionamento? Ou é possível deixar o carro na rua? Tem que pagar algo também? Qual o valor? Pretendemos ficar em um hotel em Mitte. Há estacionamentos fáceis nessa área? Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Tudo bem? Obrigada pelos elogios ao blog.

      Em Mitte é difícil achar uma rua que seja permitido estacionar sem pagar. Estacionamento também não se encontra em toda rua, ao fazer a reserva se informa se o hotel tem um estacionamento ou se tem algum por perto (os preços variam de áre para área).

      Abs,
      Isabel

  49. avatar Jeanine says:

    Olá Isabel,
    Inicialmente, obrigada pelas excelentes dicas no seu blog, estou viciada nele….hehehe
    Seguinte, iremos para Berlim em 24 de julho e tenho acompanhado há meses (ansiosa) o calendário de Concertos para adquirir nossos ingressos, e não encontro nada disponível ainda. Gostaria de saber se tem esse tipo de programação em julho, que pelo que sei, é mês de férias.
    Aproveitando…é muito quente aí nesse período?
    Muito obrigada e um grande abraço brasileiro para você.

    Jeanine

    • avatar Isabel says:

      Oi Jeanine,

      Obrigada pelo elogio!

      O mês de julho é quando fazem uma pausa mesmo.

      Mesmo julho sendo verão nao significa que o mês inteiro será de sol e calor, pode até mesmo ter dias mais fresquinhos.

      Abs,
      Isabel

  50. avatar Renato says:

    Oi, Isabel.

    É perigoso circular na Alemanha com máquina fotográfica? Se um alemão me perguntasse se essa mesma situação é perigosa na praça da Sé, em São Paulo, eu diria que é impraticável…rs…
    Como é a questão da segurança aí?
    Vou à Frankfurt, Berlin, Heidelberg, Munique e Füssen (pretendo, alias).

    Abraço!

    • avatar Isabel says:

      Oi Renata,

      Aqui não temos os índices e a tipo de violência que se tem no Brasil. Pode andar com máquina fotográfica sem problemas, dificilmente alguém vai passar e “te arrancar o pescoço” para levar a máquina que está pendurada. Enquanto estiver aqui pode tirar também umas férias do medo de andar nas ruas 🙂

      Abs
      Isabel

  51. avatar Izabella Alves says:

    Parabéns pelo site, entro toda semana desde que descobri para ver informações e novidades de Berlim, fico ansiosa para conhecer essa cidade.
    Estou indo para Berlim com meu namorado em Julho visitar minha cunhada e sobrinha, fico aproximadamente 15 dias – acompanho todas as dicas de onde comprar, o que comprar, onde visitar, o que comer e por ai vai…
    O site é fantástico, pois mostra em detalhes a cidade Berlim.

    Você poderia me dá dicas de passeios para outros países de trem, saindo de Berlim?

    Obrigada e sucesso!

    • avatar Isabel says:

      Oi Izabella,

      Tudo bem?

      Praga, por exemplo, é um destino que a grande maioria das pessoas fazem de trem.

      Abs,
      Isabel

  52. avatar says:

    Oi Isabel, to vendo q vc realmente conhece Berlim. Estou indo p aí esse fim de semana, queria saber como ė o teatro na cidade, ou seja, se existem opçoes de teatro fora do contexto entretenimento, digo teatro de grupos ou diretores q seguem uma pesquisa artistica fora do teatro “comercial”… Se puder me ajudar… Seu site adiantou minha viagem, parabens e obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Lê,

      Sem duvidas, o que não falta em Berlim são coisas mais alternativas, menos comercial. Porém, não sendo comercial, estas apresentações são em alemão. Na Tip você pode fazer uma pesqusisa por dia do que acontece na cidade.

      Abs,
      Isabel

  53. avatar Paula says:

    Ola Isabel
    Muito Obrigada pleo blog fantástico!

    Uma das minhas duvidas é: qual o peço medio duma refeição num restaurante médio?

    Obrigada!
    Paula

  54. avatar Fernanda Bogo says:

    Olá Isabel, td bem?
    Vou para Berlim em agosto, li todos as dicas do seu blog, Amei! Rs
    Gostaria de tirar umas dúvidas, minha reserva não inclui café da manhã, gostaria de saber se vc tem algum mercado para me indicar?
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Fernanda,

      Redes de supermercado que encontra em Berlim: Kaisers, Edeka, Reichelt, Lidl, Netto, Rewe, Aldi

      Abs,
      Isabel

  55. avatar Clarissa Reis says:

    Oi Isabel, tudo bem?
    Eu e o Adriano chegamos ontem de viagem e gostaríamos muito de te agradecer pelo dia e tarde tão proveitosos em Berlim.
    Amamos a cidade logo de cara, pelo astral das pessoas, pelo hotel onde ficamos hospedados, pela área em volta dele, super cool, com lojas deliciosas para descobrir, mas sem dúvida o ponto alto em Berlim foi a aula que vc nos deu sobre a cidade. De uma forma simples, objetiva e bastante rica tivemos o prazer de conhecer esse lugar que nos encantou profundamente e nos deixou com uma enorme vontade de voltar…
    Amei cada detalhe, das suas explicações mais históricas até as dicas e curiosidades da cidade.
    Vc está de parabéns por seu trabalho, por sua simpatia e profissionalismo.
    Obrigada por tudo e vou continuar te acompanhando por aqui!!!!
    Bjs mil!!!!
    Clarissa e Adriano

  56. avatar Carlos Roberto Pereira says:

    Saudações.

    Estou indo para Berlim e outras cidades germânicas em novembro, e gostaria de saber como faço para comprar um cartão pré-pago de celular,, com capacidade de transmissão de dados via internet?

    Qual documentação preciso, e se é necessário como muitas vezes aqui no Brasil ligar para a operadora para ativar o cartão Sim.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Em lojas da Vodafone e T-Mobile, por exemplo, você pode comprar estes cartoes.

      Provavelmente precisá do seu passaporte, que é o documento aceito internacionalmente.

      Isabel

  57. avatar nazare martins says:

    Isabel,
    Estarei em Berlim em 10 de agosto e gostaria de sugestões sobre as cidades que não posso deixar de conhecer na Alemanha.
    Abs,
    Nazaré

    • avatar Isabel says:

      Oi Nazare,

      Tudo bem?

      Movi seu comentário pois tem mais a ver com esta categoria!

      Ah, há tantas cidadezinhas na Alemanha que parecem saídas de conto de fadas! Mas aí vai alguns exemplos de cidades/lugares bastante visitadas: Munique, Heidelberg, Rothenburg ob der Tauber, Colônia, Hamburgo, Konstanz, Rüdesheim

      Isabel

    • avatar Priscila F says:

      Eu adicionaria a esta lista de cidadezinhas fanstásticas Tübingen e Goslar! São demais! <3

      • avatar Isabel says:

        Oi Priscila,

        Obrigada pela contribuição – sem dúvidas são cidades encantadoras mesmo. É como disse é difícil fazer uma seleção, pois são muitas cidadezinhas charmosas.

        Abraço,
        Isabel

  58. avatar Analucia says:

    Oi Isabel, tudo bem?
    Eu e meus filhos, já adultos estaremos em Berlim de 8 a 14 de julho
    Estaremos hospedados no Hotel Comfort Weinssensee. Sei que fica longe do Centro, mas poucos hotéis têm quartos triplos. Além disso, os mais centrais são muito caros.
    Esse local é tranquilo? Podemos andar prá lá e prá cá com transportes públicos?
    Tem algum supermercado próximo onde possa comprar água e lanches pois o hotel não inclui café da manhã
    Em 14 de julho pegaremos trem para Munique, mas lá o hotel já fica melhor localizado.
    Farei o passeio ao Castelo de Neuschwanstein. Vale a pena entrar nos dois castelos?
    Abçs
    Analucia

    • avatar Isabel says:

      Oi Analucia,

      Esta área, além de ser bem afastada do centro, nao é das melhores áreas de Berlim. Eu nao costumo ir nesta área, nao sei te informar se perto do hotel tem uma boa infra-estrutura de supermercados e lojas. E pelo que vi no mapa nao tem nenhuma estacao de metro por perto (o que facilitaria a locomocao) e a área do hotel é bem isolada.

      Abs,
      Isabel

  59. avatar Aline says:

    Olá!
    Gostaria de uma ajuda.
    Quando eu precisar de uma nota fiscal ou comprovante de taxi, algo assim, como peço pela nota?
    Obrigada, estou adorando o blog.

    • avatar Isabel says:

      Oi Aline,

      Movi seu comentário, pois tem mais a ver com esta página!

      Você pode dizer: “Ich brauche einen Beleg, bitte!”

      Isabel

  60. avatar Mauricio says:

    Olá, Isabel, boa tarde.
    Falo portugues e espanhol e ‘entendo’ o ingles.
    Pretendo passar uns dias em Berlim. Achas que vou ter muitas dificuldades com os alemães sabendo apenas estes tres idiomas ?
    Alguma recomendaçâo especial?
    Um grande abraço

  61. avatar Claudia Fernanda says:

    Oi Isabel,
    Irei à Berlim em agosto acompanhada de duas pessoas com mais de 75 anos, passaremos 6 dias; preciso de dicas de como conhecer a cidade sem falar alemão. É um aeroporto de facil locomoção? Fácil transporte para hoteis? Obrigada.

    • avatar Isabel says:

      Oi Claudia,

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Se vocês falam inglês não deverá ser problema para vocês conhecerem a cidade. Nos locais turísticos você encontra pessoas que falem inglês.

      Isabel

  62. avatar Mariana Ferreira says:

    Olá Isabel. Sou brasileira, mas especificamente de Fortaleza (CE) .
    Adorei seu blog, com certeza será muito útil. Parabéns!
    Próximo ano minha família está com planos de morar em Berlim. Eu tenho apenas 16 anos. Eu ia, sem dúvida, adorar conhecer e morar aí. Mas eu tenho receio com a língua alemã. Queria saber se você teve muita dificuldade para aprender e quanto tempo mais ou menos você já tinha pegado o ritmo com a língua.
    Ah, se pudesse falar um pouco sobre as escolas/faculdades dai , eu agradeceria muito.
    Obrigada,
    Mariana.

    • avatar Isabel says:

      Oi Mariana,

      Tudo bem?

      Eu fiz curso de alemão – nao é uma língua das mais fáceis, mas estando no país é a melhor maneira para se aprender, pois você terá o contato diário com ela. Para mim foi um aprendizado gradativo, no começo a comunicação era restrita, mas à cada dia que ia aprendendo algo na escola já ia usando as novas palavras e contrsuções gramaticais para melhorar a conversação.

      Abraço e boa sorte na nova vida em Berlim.
      Isabel

  63. avatar Heloísa Helena says:

    O que colocar na mala para andar bem vestido e com conforto em Berlin no mês de agosto? vamos passar uns dez dias por aí.somos moradores do Rio de Janeiro.

    • avatar Isabel says:

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Berlim é uma cidade bem despojada! Agosto é verão e a probabilidade é de dias de sol e calor, então shorts, camisetas, vestidos, etc. E levando em conta que devem andar bastante, sandálias rasteiras/sapatos confortávis. É sempre bom trazer algo para algum dia mais friozinho ou para as noites, pois mesmo sendo verão não é garantia de calor o mês inteiro e à noite pode ser mais fresquinho.

      Isabel

  64. avatar Isabela says:

    Oi Isabel, obrigada pelo seu blog!haha ajudou muito a saber dicas e informações super úteis para minha viagem! eu vou agora em agosto fazer um mochilao pela europa com uma amiga e vamos ficar 3 dias em Berlim.. Se não for pedir muito, você poderia me dizer se o que programamos para um dia da para fazer? (Topografia do Terror Checkpoint Charlie Memorial dos Judeus Mortos Portão de Brandenburger Berliner Mauer Madame Tussauds Parlamento Alemão Strandbars – nesta ordem) Se você tiver alguma outra dica iria ser um máximo!
    Obrigada e parabens pelo blog!

    • avatar Isabel says:

      Oi Isabel,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      sim, dá para fazer em um dia. Eu só faria na seguinte sequência: Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Berliner Mauer (tem um pedaço do muro na Topografia), Memorial dos Judeus Mortos, Portão de Brandenburger, Parlamento Alemão, Madame Tussauds, Strandbars).

      Abraço,
      Isabel

  65. avatar Carol Pelzer says:

    Oi Isabel,

    Li o seu blog e achei super interessante, suas dicas sao mto boas 🙂 Eu morei em Dublin (Irlanda) a mtos anos porem eu e meu marido nos mudamos para Berlim faz mais ou menos 6 semanas. Estou me sentindo bem sozinha, pois nao conheco nenhuma brasileira(o). Voce conhece alguma plataforma (site e tal) em que eu possa conhecer brasileiros?

    Queria poder fazer amigos. Ateh o momento eu tenho apenas amigos alemaes, pois meu marido eh alemao, mas gostaria de poder fazer amigos, ter uma amiga com quem sair pra dar uma volta, um cafe etc.

    Se puder me ajudar ficarei mto feliz 🙂

    Obrigada,

    Carol.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carol,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Realmente o começo em uma nova cidade/país nao é dos mais fáceis! Dá uma olhada neste forum, se consegue fazer contato com outros brasileiros. O Conselho de Cidadãos de Berlim promove encontro de brasileiros – você deve se cadatrar para ser informada de quando estes encontros acontecem.

      Abraço e boa sorte na nova vida/cidade,
      Isabel

  66. avatar Priscila F says:

    Hallo!
    Ameei teu blog!
    Estou em Berlim e fico aqui provavelmente até dia 15 ou 14/8
    Teria dica para aluguel de bicicleta? Entrei no site do DB mas nao entendi os valores ali (não sei alemão, rs). Tb pesquisei o call-a-bike mas não achei em lugar algum valores.. E o que vc acha sobre esse “welcome card”? Será que vale a pena?
    Estou na localidade de Gesundbrunnen. Será perigoso andar à noite?
    Obrigada!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Priscila,

      Eu acho que o Welcome Card vale à pena quando você pretende visitar diversas das atrações nas quais eles oferecem desconto, senão, somente o bilhete para o BVG já seria suficiente.

      uma olhada aqui para o aluguel de bike.

      Abs,
      Isabel

  67. avatar Alexandre Fernandes says:

    Olá! Pretendo fazer minha 1ª viagem internacional em janeiro (e sozinho) e escolhi começar por Berlim pela localização, história e custo. Primeira pergunta:escolhi bem? Também pretendo ir à Paris. Segunda pergunta:é melhor ir de trem ou avião (custo-benefício)? como compro a passagem Belim-Paris? Acho que vou ficar 15 dias, dá pra encaixar um bate-volta pra Varsóvia e alguns dias em Roma? Vou levar 10 mil reais, é suficiente? Quais recomendações para um marujo de primeira viagem, solitário e que gosta de conhecer os lugares à pé, como eu?

    • avatar Isabel says:

      Oi Alexandre,

      De Berlim à Paris eu preferiria ir de avião – de trem a viagem é bem longa, mas se mesmo assim levar esta opção em consideração (de repente pode achar algo mais em conta) você pode pesquisar pelas passagens no site da Deutsche Bahn (na página acima está linkado para o site). Se ficará 15 dias acho que dá sim para ir até Varsóvia – mas daí deve ficar mais de um dia, pois fica a mais de 500km de distância de Berlim. Paris já é uma cidade muito mais cara que Berlim, mas se está vindo sozinho e não é do tipo de esbanjar muito – comer nos restaurantes mais caros, fazer compras caras e etc. acho que os 10 mil serão suficientes.

      Abs,
      Isabel

  68. avatar Paula says:

    Ola, Isabel,
    realmente as dicas e como conhecer Berlim por voce esta perfeito.muito bem escrito e explicado, parabéns.Se possível for preciso de uma orientação, pretendo passar o ano novo 2014/15 em Berlim,vi pela Silvester as festas e tenho uma dúvida ! somos uma familia eu meu marido e tres filhos um com 21 anos , 19 anos e 16 anos, queremos participar de uma festa em um lugar que se chama Alte Munze, (meus filhos) e ficaremos juntos, a questão é o menos de 16 anos, entra acompanhado por mim e meu esposo!!! mandei um email para Silvester e els me propuseram comprar todas as festas que são 6 casas noturnas, mas gostaria de ficar somente em uma. qual sua sugestão! Grata .
    Paula

    • avatar Isabel says:

      Oi Paula,

      Se vocês pretendem ficar somente em uma festa não vejo muito sentido de comprar o ingresso que dá direito a várias – a não ser que seus filhos se animem a ir “testando” as demais festas, de repente pode ser interessante para eles.

      Abraço,
      Isabel

  69. avatar Regina C Rocha says:

    E diificil para uma pessoa sozinha visitar Berlim?
    Agradeco se puder responder.
    Obrigada,
    Regina

    • avatar Isabel says:

      Oi Regina,

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Já acompanhei diversas pessoas que estavam viajando sozinhas, então acho que posso te dizer que não é difícil se conhecer Berlim estando sozinha.

      Abraço,
      Isabel

  70. avatar Vagaes says:

    Isabel, parabéns pelo blog, é muito bem feito. Gostaria de saber se é possível conhecer Dresden decentemente com apenas um bate e volta de dia, saindo e regressando a Berlim. Estou na duvida se faço isso ou se parto para Dresden por dois dias, com as malas, claro.
    Além de Dresden, Potsdam e Hamburgo, há mais alguma cidade da região norte que mereça um bate e volta a partir de Berlim?

    Grato.

  71. avatar Tatiana Lima says:

    Oi Isabel,
    Parabéns pelo site! Maravilhoso!! Dá vontade de clicar em todos os links..rs..
    Eu e meu marido iremos para Berlim dia 28/09, passar 01 semana.
    De Berlim gostaria de conhecer, de trem, mais algumas cidades antes de chegar em Amsterdam, dia 19/10. Já fizemos a rota romântica e conhecemos tmb Bonn e Munique.
    Teremos 02 semanas livres. Estou em dúvida se exploro mais o norte/noroeste da Alemanha ou vou conhecer Bélgica e/ou Suíça. O que você faria??
    obs: Somente Eu e meu marido, que não curte muito a “night”.. Somos aquele casal que sai as 10h do hotel e volta 21h… ou volta tipo 17 e às 21h vai a um restaurante jantar…
    Desde já, muito obrigada.
    Tati

    • avatar Isabel says:

      Oi Tatiana,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      É difícil dizer – existem tantas cidades interessantes e charmosas na Alemanha (Hamburgo, Lübeck, Schwerin e seu belo palácio, Dresden, etc.) – vai muito do interesse e gosto de vocês.

      Abraço,
      Isabel

  72. avatar Michelângelo do Rio de Janeiro says:

    Olá, Isabel. Eu me chamo Michelângelo. Sou chargista profissional aqui no Brasil e, durante a Copa do Mundo, participei do concurso BUDDY BEARS BERLIN, coordenado pelo Consulado Geral da Alemanha no Rio e todas as grandes empresas alemãs como: Mercedes Benz, BMW; Bayer; Lufthansa; Hamburg Sud; Allianz… e, para minha alegria, venci na categoria FRASE (as outras três eram: desenho infantil e fotografia – veja no site do Consulado Geral da Alemanha no Rio e no Facebook do mesmo, estou de camiseta azul, recebendo o premio das mãos do Consul), ganhando passagem Rio-Berlin-Rio e 7 dias no Hotel NH BERLIN FRIEDRICHSTRASSE (fica perto da Potsdamer Platz?) e ingresso para o BLUE MEN GROUP (não é um grupo de performance? Ainda estão por ai?). Bem… é minha primeira viagem a Europa. Gostaria de saber qual é a média de gasto diário com alimentação simples – almoço e jantar – mais um ou dois dos melhores museus e/ou atrações por dia e transporte S-BAHN, que é o que me parece mais turístico ( ou não? ). Não vou levar câmera pois acho que aí é mais barato (certo ou errado?). Também canto e toco piano. Há algum lugar aí para eu tocar e cantar? Vou levar também um portfólio com minhas charges; seria legal, já que quero conhecer meus colegas artistas daí? Amanhã marco a passagem na Lufthansa, creio que será para o próximo domingo. Está frio por aí?

    Bem… essas são algumas das dúvidas que lembro agora.

    Gostaria que soubesse que fiquei IMPRESSIONADO com a qualidade de seu site!! Meus parabéns! Pode orgulhar-se MUITO dele! Seu trabalho merece muitos elogios!

    Catch you later!

    • avatar Isabel says:

      Oi Michelângelo,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Antes de mais nada parabéns pelo concurso ganho e pelo prêmio – legal mesmo. E obrigada pelo elogio ao blog.

      Sim, este hotel fica relativamente próximo à Potsdamer Platz, onde também se encontra o teatro onde o Blue Men Group se apresenta.

      Neste link você encontra uma pergunta/resposta sobre a questão da alimentação. Aqui você encontra uma lista de preços das principais atrações de Berlim. E na opção transporte você encontra todas as informações necessárias para usá-lo, assim como o valor dos tickets.

      Eu não sei o quanto está custando uma máquina fotográfica no Brasil, mas creio que aqui encontre por um preço melhor sim.

      Eu fico te desejando uma ótima estadia em Berlim.

      Abraço,
      Isabel

  73. avatar Eugenia says:

    Oi Isabel! Excelente seu blog sobre Berlim. E super atualizado; inclusive com noticias da Maratona de Berlim, da qual meu marido participará pela segunda vez. Estaremos hospedados na Stresemannstrasse,, em Kreuzberg e gostaria de reservar um jantar de massas para a noite anterior ä corrida. Voce indica algum lugar? Nao vale pizza!!:))
    Abraco e obrigada
    Eugenia

  74. avatar José Octávio says:

    Pessoal, vocês são 10! Compartilhar o conhecimento e orientar outros é uma doação. Se for possível me orientar, peço informações sobre a aceitação do dólar em Berlim. É tranquilo cambiar pela cidade? Muito, muito obrigado

  75. avatar Matheus says:

    Ola Isabel, estou pensando em terminar minha graduação na Universidade de Berlim, para isso, vou ter que morar ai por 1 ano, mas estou receoso pois nao conheco o pais, tampouco as pessoas, gostaria de saber sobre a cultura, os costumes, se e ainda e um pais muito fechado como ouvi falar.. Sua resposta irá me ajudar muito! Obrigado e parabéns pelo blog! É muito bom! Bjos

    • avatar Isabel says:

      Matheus,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      A gente só conhece uma país, sua cultura, seu povo morando nele mesmo. E esta oportunidade você está tendo.

      Eu particularmente não vejo como um país fechado, no sentido de ser intolerante (que creio ser neste sentido seu questionamento) – posso dizer sim que as pessoas são mais reservadas, não é como o povo brasileiro, que fala e sorri com todo mundo, mas isto é uma questão cultural e não tem que ser vista necessariamente de maneira negativa, pode ter seu lado positivo também. Bem, mas é a minha percepção, acho que ao aceitarmos o desafio de morar fora – seja onde for – temos que estar abertos a novas descobertas, novas maneiras de ser. E ser também tolerantes para entender o jeito do outro ser, pois o nosso não é o unico correto.

      Em resumo… Acho que nao tem muito a perder – se não gostar, é só por 1 ano, depois você estará de volta ao Brasil.

      Boa sorte.
      Isabel

  76. avatar Kelly says:

    Eu gostei bastante do blog, usei as informações durante minha visita e queria colaborar com duas ultimas dicas que eu nao encontrei por aqui (talvez esteja em algum tópico especifico).
    O primeiro com relação ao chip pre-pago de celular. Eu comprei um chip na O2. O chip eh de graca e o plano básico de 9,99 euros dah direito a 250Mb na velocidade de 7Mbs, 100 minutos de chamadas, tem mensagem SMS. Eu fiz esse plano, mas dependendo do tempo que voce vai ficar la eh melhor pagar um pouco mais e ganhar mais dados. Eu fiz o de 9,99, mas acabei fazendo outro depois. O de 500Mb esta 14,99 pelo que eu vi. A pagina eh todo em alemão, mas segue a URL se quiser olhar http://www.o2online.de/tarife/prepaid-tarife/o2-loop/. Eu fui direto na loja e apesar do tratamento não ser muito amigável, atendeu minha necessidade.
    O segundo eh relacionado a visita ao Bundestag. A visita eh de graca, mas precisa ser agendado no site. Funciona todos os dias ateh as 22:00. O site eh http://www.bundestag.de. Escolha English no topo para ver o site em ingles. Na proxima pagina clique em: Visit the Bundestag -> Online Registration.

    • avatar Isabel says:

      Oi Kelly,

      Tudo bem?

      Muito obrigada por seu comentário – é de grande valia. Inclusive vou estar acrescentando nas dicas acima estas informações do chip, pois morando aqui eu não costumo fazer uso destes serviços e nada melhor que o turista para poder falar sobre isto (a questão da visita Á cupula do parlamento está mencionada no post sobre o parlamento).

      Abraço,
      Isabel

  77. avatar fernando says:

    Olá Isabel, amo seu blog, estarei em Berlim no dia 22/12 e fica até 25/12 qdo sigo para Polonia, poderia me dar dicas de Berlim nessa época. grato bjbj

  78. avatar Anderson says:

    Olá Isabel,
    Gostaria de uma informação: para quem pretende viajar durante 30 dias pela Alemanha, incluindo grandes cidades (Berlim, Munique e Dortmund) e pequenas cidades do interior (floresta negra e rota romântica, por exemplo), saber falar inglês é o suficiente para não ter problemas durante o passeio ou é fundamental ter uma boa base do idioma alemão?
    Obrigado.

    Att,
    Anderson

    • avatar Isabel says:

      Oi Anderson,

      Tudo bem?

      Olha tem tanto turista que faz estas rotas e sinceramente não creio que ninguém aprenda o alemão para poder fazê-las! Então acho que é possível sim somente com o inglês.

      Abs,
      Isabel

  79. avatar Tatiana says:

    Olá Isabel, tudo bem?

    Acompanho seu blog já há algum tempo, e amo todas as suas indicações e ajuda, parabéns. Mas gostaria de te pedir uma ajuda, o meu sonho é conhecer a Alemanha especialmente Berlim, mas não tenho a minima ideia por onde começar, pelo o lugar, o hotel, o idioma onde não fala uma palavra em alemão, o valor aproximado em uma viagem para lá. Eu sei que é muito difícil, mas quando a gente tem um sonho é preciso correr atras, será que você poderia me ajudar com algumas dicas, quais os primeiros passos a tomar? Te agradeço desde de já, e aguardo sua resposta. Beijos.

    • avatar Isabel says:

      Oi Tatiana,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      E obrigada por acompanhar o blog!

      Olha o primeiro passo seria dar uma olhada nas passagens aéreas e em seguida dar uma pesquisada nos hotéis (na página Hospdagem você tanto encontra informações sobre os bairros mais interessantes para o turista se hospedar, como dicas de hotéis – nos comentários/respostas também encontra muita informação). Daí é montar o seu roteiro, ver o que mais lhe interessa para visitar.

      Tomara que de tudo certo e que venha em breve visitar Berlim/Alemanha.

      Beijos,
      Isabel

  80. avatar Harrisson says:

    Isabel,

    Parabéns pela entrevista ao Jornal Nacional sobre os 25 anos da queda do muro de Berlim. Sorte da Globo ter colocado em rede uma fala de quem entende do assunto.
    Saudades,
    Bj
    Harrisson Reis – Brasília

    • avatar Isabel says:

      Oi Harrisson,

      Tudo bem com você? Ai que legal que você viu!!! E super obrigada pelo gentil comentário.

      Um grande beijo de Berlim para você e pro Estefanio,
      Isabel

  81. avatar Andrea says:

    Oi Isabel,
    Estou com viagem marcada para Berlin e hoje descobri seu blog e adorei! Me deu um “norte”!
    Vou passar 4 dias ai com meu marido e meu filho de 11 anos, de 30/12/14 até 03/01/15.
    Gostaria de saber se você tem alguma dica do que podemos fazer no réveillon, e também dicas com crianças. Como os dias são curtos nessa época, que roteiro você sugere?
    Obrigada.
    Um abraço,
    Andrea.

  82. avatar Julius Mariz says:

    Oi Isabel, tudo bem?

    Gostaria de suas dicas de lojas virtuais alemãs (de e-comerce) que vendem produtos para o Brasil. Tipo: calçados (birkenstock etc.), relógios cuco, chás, roupas, equipamentos e utensílios domésticos…

    Gratidão,

    Julius Mariz.

    • avatar Isabel says:

      Oi Julius,

      Tudo bem, obrigada. E com você?

      O site que conheço nestes moldes, que vende todo tipo de produto é o Amazon.de – mas não estou certa se eles fazem entregas no Brasil.

      Abraço,
      Isabel

  83. avatar Paulo says:

    Olá, estou pesquisando sobre Berlim, pois quero estudar na HTW. Gostaria de dicas de lugares em que eu possa encontrar apartamentos não tão antigos ou até novos, e que seja um bom bairro, perto de tudo.

  84. avatar Silvia says:

    olá Isabel,
    Seu blog é interessante!
    Somos 2 adultos e 2 jovens. Gostaria de saber se vale a pena alugar um apartamento por 1 semana em Berlim em vez de ficar em hotel.Tem dica de site de aluguel temporario? Muito obrigada.Silvia

  85. avatar Felipe Rode says:

    Bom dia. Isabel,

    Eu e a minha esposa estamos indo para Berlim em fevereiro. Gostaria de saber o que tem para fazer na cidade e nos arredores? Tem alguma cidade próxima, vale a pena pegar o trem para outro cidade, tem alguma cervejaria por perto para fazer um visita como a Heineken Experience? Ficaremos 5 dias, de 5/2 a 10/2. Minha esposa já conhece Berlim, por isso estou querendo coisas um pouco fora do comum. Parabéns pelo blog, ficou muito legal.

    Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Felipe,

      Tudo bem?

      Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      A cerca de 1 hora de Berlim tem a cidade de Potsdam que vale à pena uma visita.

      Há cervejarias berlinenses que oferecem tour, mas não sei se oferecem tours em ingles. Tem por exemplo a Berliner Pilsner – de repente você pode perguntá-los via email se oferecem o tour em inglês.

      Abs,
      Isabel

  86. avatar Carla Giovanna says:

    Olá Isabel, como vai você? Espero que bem…
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la. Seu blog é maravilhoso, estou encantada.
    Reservei nosso hotel, estou montando nossas mala e nosso roteiro seguindo suas dicas.
    Precisaremos de um chip para o celular. Seria somente para usarmos a internet (Viber, Whatsapp, Facebook, etc). Vamos ficar em Berlim de 02 a 06 de Junho mas, antes vamos passar em Munich e Dresden, por isso precisaremos de um chip para o celular que funcione em outras cidades da Alemanha.
    Costumamos comprar na loja da Vodafone. ( Itália, Espanha e Portugal)
    O que você me sugere? Aguardo as suas dicas.
    Mais uma vez, parabéns
    Beijuuuus
    Giovanna

    • avatar Isabel says:

      Oi Giovanna,

      Tudo jóia. Espero que com você também.

      Na Alemanha também tem Vodafone, é uma boa opção sim para comprar o chip (seria ela que eu te recomendaria 🙂

      Beijos,
      Isabel

  87. avatar Andrea says:

    Olá Isabel!!!
    Vou para Frankfurt, Munique e Hamburgo em maio/2015, gostaria de saber se é mais barato comprar euro por aí. A moeda de troca pode ser o real ou tem que ser o dólar? Desde já agradeço. Bjs

  88. avatar alexandre says:

    Estive com a Isabel semana passada fazendo um tour e foi ótimo , ela e muito preparada e sabe tudo Berlin e de suas historias, recomendo , obrigado Isabel por tudo

    • avatar Isabel says:

      Obrigada Alexandre! Espero que tenham curtindo bastante os demais dias em Berlim e conhecido vários restaurantes/bares interessantes.

      Grande abraço para vocês,
      Isabel

  89. avatar Regina Costa says:

    Boa noite! em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Vou, em setembro/2015, passar uma semana aí em Berlim. Vou estar sozinha por quatro dias, quando chegam umas amigas. Gostaria de saber:
    1- Estando no hotel Mercure Berlim am Alexanderplataz dá para fazer algumas coisas a pé e perto do hotel?
    2- Quanto voce cobra pelo serviço de guia? Não me importo em entrar com um grupo.
    3- Acha que dá, sem falar uma palavra de alemão, para pegar um taxi no aeroporto ou melhor contratar um transfer? Qual o preço dos dois?
    4- Chego às 14 horas, vinda de Lisboa. Até chegar ao hotel e fazer check-in já vai estar anoitecendo. Onde comer e comprar agua perto do hotel?
    5- Qual a previsão do tempo para final de setembro?
    Aguardo resposta, já agradecendo.

  90. avatar Juliana says:

    Oi Izabel! Venho da Inglaterra, e tenho libras pra trocar por euro. Você recomenda alguma casa de câmbio confiável e com boa cotação? Obrigada, principalmente pelo seu blog fantástico!! Parabéns!

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      Na estação central de trens ou na estação Alexanderplatz, por exemplo, tem casa de câmbio que acho que pode confiar sim.

      Abs,
      Isabel

  91. avatar Andréa says:

    Olá Isabel!!!

    O seu blog é fantástico, parabéns.
    Estou com muita vontade de estudar alemão em Berlin, tenho muitas dúvidas em qual escola estudar, acomodação, se uns 1000 euros/mês daria para fazer tudo isto. Se você pudesse me passar algumas dicas, eu ficaria muita agradecida.
    Muita obrigada pela atenção,
    Abraços

    • avatar Isabel says:

      Oi Andréa,

      Tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog.

      Creio que seja suficiente sim! Aqui é muito comum estudantes dividirem apartamentos, morar em repúblicas, que aqui são chamadas de WG – o que reduz bastante os custos (este site é especializado nisto.

      Abs e boa sorte,
      Isabel

  92. avatar Inês Amaral says:

    Olá, boa tarde.

    Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns pelo blog – muito prático, completo e organizado.
    Estou em Berlim com duas crianças e um bebé. Trouxe carrinho de bebé, mas não tenho carrinhos para os dois mais velhos. Conhece alguma empresa que alugue carrinhos para crianças?
    Antecipadamente grata

    Inês Amaral

    • avatar Isabel says:

      Oi Inês,

      Obrigada pelo elogio ao blog.

      Sinto muito, mas eu não sei te informar sobre empresa que alugue carrinhos para crianças.

      Abs,
      Isabel

  93. avatar pamela says:

    Ola Isabel,

    Estou me mudando para berlim para morar com meu namorado que é alemao em dezembro.
    Estou a procura de informações sobre lugares que fazem unha sobrancelhas,unhas e na verdade o principal, proguessiva.
    Sabendo que nao é tao comum isso na Europa queria saber se vc conhece algum lugar.
    Ouvi dizer que existem alguns brasileiros que fazem esse tipo de serviço.
    Se souber poderia me indicar?
    Estou um pouco preocupada com isso….rs
    muito obrigada desde ja!!!
    beijos!!!

    • avatar Isabel says:

      Oi Pamela,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Dá uma olhada neste link, lá pode encontrar mais dicas sobre estes assuntos.

      Bj,
      Isabel

  94. avatar Marcelo Souza says:

    Olá estou pretendendo chegar em Berlim por volta do dia 11 de novembro com minha esposa.
    Estou com uma dúvida e peço sua ajuda. Planejamos 06 dias em Berlim e 06 em Praga.
    Acha que isso é suficiente ou demais? Fico pensando se poderiam ser menos dias ou mais.
    Adoramos o Blog e estamos anotando tudo.

    Marcelo Souza

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelo,

      Como novembro é um mês já frio, com dias que escurecem cedo e não é agradável para ficar na rua por muito tempo, eu diria que você pode reduzir um pouco o tempo – talvez para 4 dias. A não ser que tenha interesse em visitar diversos museus, que daí são visitas que demandam mais tempo e que é algo ideal para este período frio e mais escuro.

      Abs,
      Isabel

  95. avatar Anna Carolina says:

    Olá,

    Você sabe me dizer se na Alemanha eles aceitam cartão na função débito?

    Obrigada!

    Carol.

    • avatar Isabel says:

      Oi Anna Carolina,

      Aqui, ao pagarmos com um cartão de crédito, não é comum ter esta pergunta/diferença “débito ou crédito”. A função débito aqui (descontando o valor da C/C) usamos com nossos cartões do banco, da conta corrente.

      Isabel

  96. avatar Mauro Reich says:

    Olá, boa noite. Eu vou correr a meia maratona de Berlin em 03/04/15. A largada ocorre no monumento Karl-Marx, gostaria de pedir a gentileza de confirmar se esse monumento fica na AlexanderPlatz? Além disso, qual é o nome do Bairro? Isso é importante pois é um dos filtros para escolha de hotel. Muito obrigado. Mauro Reich

  97. avatar Daniel Chiesse says:

    Olá.

    Seu blog é fantástico, parabéns!!!

    Vi uma pergunta acima e me interessei nela. É possível e fácil comprar algum chip de internet para o celular em Berlim? Tem alguma dica de operadora?

    Sucesso e obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Oi Daniel,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      E obrigada pelo elogio ao blog.

      Sim, é possível e fácil de comprar chip pré-pago para seu telefone. Você pode ir na Vodafone (tem uma loja, por exemplo, dentro da estação Alexanderplatz).

      E neste link, você encontra ainda a dica de uma outra pessoa, que comprou um chip por aqui.

      Abs,
      Isabel

  98. avatar Carolina D. says:

    Olá! primeiramente parabéns pelo blog, vou pra berlim em alguns dias e tenho consultado muito seu blog para dicas!
    estou com uma duvida enorme, se devo andar com meu passaporte no bolso ou deixá-lo no cofre, você sabe se uma copia colorida do passaporte seria aceita normalmente em berlin, em bares e eventos por exemplo? O que você recomenda? vi muitas relatos contraditórios pela internet e tenho muito medo de andar com meu passaporte o tempo todo

    obrigada!!

    (desculpe se o comentário está fora do lugar hahaha)

    • avatar Isabel says:

      Oi Carolina,

      Tudo bem?

      Você deixou seu comentário na categoria mais adequada mesmo 🙂 Obrigada.

      Não acho que precise andar com seu passaporte, eu particularmente acho mais seguro deixar no cofre no hotel (é o que faço quando viajo, seja para onde for). E se precisar se identificar, com certeza uma cópia colorida e nítida dele será suficiente (ou até sua carteira de identidade brasileira, pois na maioria dos casos esta identificação é mais para ver se a pessoa é a mesma ou para conferir a idade e no RG tem todas estas informações).

      Abs e uma ótima estadia em Berlim,
      Isabel

  99. avatar Verônica Vaz says:

    Olá Isabel,

    Você poderia me informar qual documento é aceito em Berlim para comprovar a 1/2 entrada de estudante?

    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Verônica,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Eu mesma não utilizo mais deste benefício (já deixei de ser estudante há alguns anos rsrsrs), mas creio que deva apresentar somente sua carteira de estudante internacional.

      Abs,
      Isabel

  100. avatar Ana says:

    Ola, Isabel! Parabêns pelo seu site, é muito interesante e útil.
    Eu gostaria de saber se é que tem na Internet algún site onde eu possa ver qué peças teatrais estao agora em cartaz em Berlim com o nome dos diretores, atores, horários, costo, etc. ou se há alguma revista de treatro nas bancadas onde eu possa checar isso, mesmo que seja em Alemao.
    Obrigada

    • avatar Isabel says:

      Oi Ana,

      Tudo bem? Movi sua pergunta, pois tem mais a ver com este post/categoria.

      Não sei se com todo este detalhamento, mas nas revistas Tip-Berlin e Zitty você encontra tudo que está em cartaz.

      Abs,
      Isabel

  101. avatar Ana says:

    Vielen Dank, Isabel!

  102. avatar Luis Campos says:

    Olá.
    Gostaria de saber de algum site ou portal indicado por vocês em português ou em Inglês para quem chega na Alemanha depois da obtenção do Blue Card. Dicas como as documentações que são necessárias tirar e etc.
    Muito obrigado

  103. avatar Juliana says:

    Olá, estava querendo marcar uma viagem para Berlim pela primeira vez e gostaria de saber qual a duração que você considera suficiente ou adequada para tal.
    Desde já agradeço

    • avatar Isabel says:

      Oi Juliana,

      O tempo exato para ficar em Berlim varia muito do interesse de cada pessoa/grupo – se tem interesse em visitar museus, por exemplo, e quantos. Já vi pessoas que fizeram bate e volta e outros que ficaram uma semana e ainda achou pouco. Em geral eu sempre digo que 3 dias inteiros dá para ter uma boa visão dos principais pontos da cidade.

      Isabel

  104. avatar Marcelo says:

    Olá Isabel. Td bem?
    Primeiramente parabéns pelo site. Envolvente e muito rico de informações.
    Eu e minha esposa iremos a Berlim em maio/16 e o site ajudou bastante a montar um roteiro. Infelizmente teremos apenas 2 dias em Berlim (eu queria mais!!!) mas Td bem.
    Chegaremos no Aeroporto de Tegel (TXL) e ficaremos num hotel bem próximo ao Portão de Brademburgo. Qdo viajamos andamos de trem, metrô e ônibus sem problemas.. Que meio de transporte vc recomenda para irmos do aeroporto ao nosso hotel?
    Grato desde já.
    Marcelo

    • avatar Isabel says:

      Oi Marcelo,

      Tudo em paz, obrigada. E com você?

      Olha o ônibus TXL, que sai do aeroporto em direção a Alexanderplatz, faz uma parada próximo ao Portão de Brandemburgo (“Brandenburger Tor”), então se seu hotel fica nestas imediações, poderia ser uma opção.

      Abs,
      Isabel

  105. avatar Rodrigo says:

    Olá Isabel.

    Lei todo seu post, parabéns me tranquilizou mas não totalmente, vou voltar a te incomodar com o assunto cartão de credito.

    Li em varios sites que na Alemanha é complicado o pagamento com cartão de credito que muito lugares não aceitam, como vou fazer com alguns amigos a rota romântica, gostaria de saber sua opinião sobre o uso de cartões de uma forma geral na Alemanha.

    Obrigado.

    • avatar Isabel says:

      Oi Rodrigo,

      De fato o cartão de crédito na Alemanha não é aceito em todo e qualquer lugar como no Brasil (ou outros países). Então de repente, pode ser que chegue em um restaurante ou loja menorzinha e não aceitem cartão. Por isto, para ter certeza, é sempre bom perguntar antes se aceitam e para uma eventualidade ter algum dinheiro em espécie.

      Abs,
      Isabel

  106. avatar Wilson says:

    Estivemos em Berlim em maio, junho/2016, adoramos o passeio de 7 horas e todas as informações históricas que vc nos passou sobre cada lugar visitado. Valeu muito a pena!!!
    Agradecemos a sua simpatia,informações e ajuda, inclusive com o nosso esquecimento da “Apple pen” no hotel, onde vc nos socorreu brevemente. Muito obrigado!

    • avatar Isabel says:

      Obrigada Wilson pelo carinho e atenção – também passamos momentos muito agradáveis com vocês.

      Espero que já tenham podido pega a caneta.

      Um grande abraço para você e a Ilyria,
      Isabel

  107. avatar Bianca says:

    Olá, Isabel,

    gostaria de uma dica. Vou passar 2 dias em Berlim daqui 2 semanas e gostaria de conhecer pelo menos um dos museus. Estava em dúvida entre o Pergamon e o Neues, qual deles você me recomenda (uma vez que o Pergamon está com uma parte fechada para reformas)?
    Outra coisa, você acha tranquilo comprar os ingressos na hora, em relação às filas?
    Parabéns pelo blog, abraço.

    • avatar Isabel says:

      Oi Bianca,

      Apesar de uma parte do Pergamon estar em reforma, ainda acho que ele vale muito a pena – as grandes peças (portal da Babilônia, por exemplo) continuam podendo ser vistos. Assim, se tiver que escolher entre os dois, eu particularmente escolheria o Pergamon, pois ele é único.

      Às vezes forma fila, outros dias nao tem fila nenhuma. Acho que pode comprar os ingressos na hora sem problemas.

      Abs,
      Isabel

  108. avatar Anderson Scheid says:

    Olá, Isabel.
    Parabéns pelo seu trabalho! Sua dedicação em orientar outras pessoas a realizar o sonho de conhecer Berlim é louvável.

    Vou para a Alemanha em setembro/2017 e estou em dúvida sobre quantos dias ficar em Berlim.
    Inicialmente dividi a viagem assim (em noites): 06 em Berlim, 01 em Dresden, 01 em Nuremberg, 5 em Munique e 03 em Frankfurt.

    06 dias é o suficiente para conhecer Berlim e arredores (Sachsenhausen e Potsdam)?
    Você sugeriria alguma alteração no meu cronograma (mais dias em um lugar e menos em outro)?

    Obrigado!
    Anderson Scheid

    • avatar Isabel says:

      Oi Anderson,

      Sim, eu diria que 6 dias sao suficientes para conhecer Berlim e fazer dois passeios bate e volta.

      Do seu planejamento, eu colocaria um dia a mais em Nuremberg (e tiraria de Frankfurt ou Munique – dependendo se pretende fazer passeios nas imediações destas cidades).

      Abs,
      Isabel

  109. avatar Gilberto Ioras Zweili says:

    Olá Isabel. Voltamos a nos falar. Na minha incursão no blog, não encontrei informações sobre o bate e volta a Dresden. Sei que posso ir de trem por minha conta, mas sei também que empresas de turismo, como a Viator, oferecem esse passeio de ônibus. Você indicaria alguma outra empresa sediada aí em Berlim que organiza esse passeio? Grato mais uma vez.

  110. avatar Angela Pires says:

    Oi Isabel, ouvi dizer que dá pra comprar um chip (DATAPLAN) pré-pago pra usar não apenas na Alemanha, mas em toda Europa. Você sabe onde eu poderia comprar esse chip em Berlim?

    • avatar Isabel says:

      Oi Angela,

      Este chip específico nao sei te informar onde pode adquirir. O que sei é que a Vodafone (empresa de telefonia) de um tempo para cá tem oferecido chips pré-pagos que dizem poder ser usado em toda a Europa (se realmente funcionam bem não sei te informar uma vez que nunca comprei já que tenho contrato local).

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*