Gedächtniskirche

  • SumoMe

Gedächtniskirche
A igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche ou simplesmente Gedächtniskirche (muitos como eu a chamam de kaputte kirche, ou traduzindo, igreja quebrada pela razão  que se pode ver na foto acima) é uma das atrações mais famosas de Berlim. A sua torre, que foi extremamente danificada por bombardeios durante a Segunda Guerra e que não foi restaurada, é um símbolo para lembrar a destruição causada pela guerra.  O complexo da Gedächtniskirche inclui não somente as ruínas da igreja, mas também a nova e moderna igreja construída ao seu lado. A Gedächtniskirche está localizada na praça Breitscheidplatz, que fica entre a avenida Ku’damm e a rua Budapester Straße.

Decoração com Mosaicos

Decoração com Mosaicos

Construída entre os anos de 1891 e 1895 por iniciativa do imperador Wilhelm II,  a igreja foi desenhada por Franz Schwechten em estilo neo-romano. O nome da igreja foi uma homenagem do imperador Wilhelm II ao seu avô, o imperador Wilhelm I. A monumental igreja tinha cinco torres, sendo que a principal tinha 113 metros de altura. O interior da igreja era decorada com belos mosaicos, que ainda podem ser vistos no salão que ainda existe.

Gedächtniskirche

Interior da Igreja onde se pode ver as rachaduras

Após um incêndio causado por um ataque aéreo durante a Segunda Guerra, na noite de 23 de novembro de 1943, a igreja foi quase toda destruída, restando somente uma parte da torre de 113 metros e parte do salão de entrada. A princípio, o que restou deveria ser demolido para construir uma nova igreja, entretanto após protestos, decidiu-se manter as estruturas que restaram e integra-las na contrução da nova igreja.

Gedaechtniskirche em Berlim

O interior da igreja nova – com os belos vitrais azuis

A nova igreja foi desenhada por Egon Eiermann e sua construção começou em 1959 e foi  inaugurada no dia 17 de dezembro de 1961. É compostas de várias partes que foram construídas ao redor da antiga torre e seu design é super moderno com formas geométricas:  a igreja tem uma forma octagonal, a torre do sino é hexagonal, enquanto o salão atrás da igreja e a capela são retangulares. Suas paredes são compostas por mais de 20.000 quadrados de vidro, na cor predominantemente azul,  que foram desenhadas pelo artista de vidro francês Gabriel Loire.

Gedächtniskirche

Painéis mostram como era a igreja em diferentes períodos

Os restos da torre são hoje um memorial para lembrar os acontecimentos e destruições que aconteceram na Segunda Guerra Mundial. Uma das principais peças exposta é a Cruz de Pregos de Conventry, representando reconciliação.  Os pregos, dos quais a cruz é feita, foram retirados das vigas do telhado da catedral de Coventry na Inglaterra, que também foi destruída após um ataque aéreo alemão e que também teve suas ruínas mantidas. Dentro do salão encontram-se ainda documentos que contam a história da igreja, assim como fotos históricas que mostram a igreja antes da destruição.

Gedaechtniskirche em Berlim

A cruz de pregos

Preço: Grátis

Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação  S+U Zoologischer Garten
U-Bahn: Linha U1, estação Kurfürstendamm; Linha U2, estação S+U Zoologischer Garten; Linha U9, estação Kurfürstendamm S+U Zoologischer Garten
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Breitscheidplatz; Linhas M45, M46, M49, parada S+U Zoologischer Garten; Linha X10,  parada S+U Zoologischer Garten ou U Kurfürstendamm; Linhas M19 e M29, parada Europa-Center ou parada U Kurfürstendamm

Atrações Próximas:  Zoólogico,   KaDeWe

Mais fotos da Gedächtniskirche (clique nas fotos para vê-las em tamanho maior):

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*