Nikolaiviertel

  • SumoMe

Nikolaiviertel

O Nikolaiviertel é uma área com cara de cidadezinha medieval que se localiza às margens do rio Spree, próximo à Rotes Rathaus (Prefeitura de Berlim) e à Catedral de Berlim. É uma área com várias lojinhas, cafés e restaurantes super charmosos e agradáveis. É uma das principais atrações de Berlim, sendo visitado tanto por turistas quanto por berlineneses.

Nikolaiviertel em Berlim

Rua no Nikolaiviertel com a igreja ao fundo

O Nikolaiviertel é a área mais antiga de Berlim, sendo aqui que a cidade se originou. Na Idade Média, esta área era uma rota de comércio e os comerciantes e artesãos se estabeleceram ali, na junção do rio Spree com a estrada. Com isto se desenvolveu um povoado com duas áreas centrais: Berlim, o povoado maior que ficava ao leste da margem do rio Spree e Cölln que ficava em frente da vila Berlim. Com o tempo as duas áreas cresceram a acabaram se fundindo. Dados exatos sobre o “nascimento” de Berlim não existem e como documentos datados de 28 de outubro de 1237 mencionam Cölln pela primeira vez, esta é a data que é considerada o nascimento da cidade e assim este é o dia em que se comemora o aniversário de Berlim.

Igreja de São Nicolau no Nikolaiviertel

Igreja de São Nicolau no Nikolaiviertel

No centro do Nikolaiviertel, encontra-se a igreja Nikolaikirche ou Igreja de São Nicolau, que é a igreja mais antiga de Berlim e de onde se origina o nome Nikolaiviertel. Construída entre os anos de 1230 a 1250, a igreja recebeu este nome numa referência a São Nicolau, tido como o padroeiro dos navegantes e comerciantes. Ao longo da história a igreja passou por muitas alterações arquitetônicas e somente entre 1876 e 78 as torres foram adicionadas. Hoje em dia, a igreja funciona como um museu, que conta a história da construção e o papel da igreja no desenvolvimento da cidade. Pode-se entrar na igreja sem ter que pagar e ir até um certo ponto de onde se vê o salão da igreja e de onde é possível tirar algumas fotos. Comprando os ingressos Você receberá audio-guides que contam a história (disponível em diversas línguas, mas ainda não tem português) e poderá passar deste ponto e andar pela igreja.

Interior da Igreja de São Nicolau no Nikolaiviertel

Interior da Igreja de São Nicolau

O Nikolaiviertel, com a igreja e suas casas antigas, havia sido preservado durante séculos até que ataques aéreos na Segunda Guerra Mundial o destruíram, permanecendo por muito tempo uma área em ruínas. Somente em 1981, por causa dos preparativos para o aniversário de 750 anos de Berlim, o governo da Alemanha Oriental (a área fica onde era Berlim Oriental) iniciou a sua reconstrução, sendo finalizada em 1987. Os poucos prédios que existiam foram restaurados e com base em modelos históricos novas casas e ruas foram construídas. O Nikolaiviertel é hoje uma mistura de alguns prédios históricos e réplicas de construções antigas. Entre os prédios originais restaurados incluem: a Nikolaikirche, que foi reconstruída a partir de sua fachada que foi a única coisa que restou após os ataques; a Knoblauchhaus, uma casa barroca construída originalmente entre 1759 e 1760 para a família Knoblauch e que ganhou a fachada neoclássica, como é atualmente, numa reforma realizada em 1835. O Ephraim-Palais, que foi originalmente construído entre 1762 e 1769 para o banqueiro e comerciante judeu Veitel Heine Ephraim que financiava o rei da Prússia Frederich II, foi reconstruído a 12 metros de distância do seu local original e foram utilizandas partes originais da sua fachada.

Nikolaiviertel em Berlim

Restaurantes à beira do rio

É um lugar que eu sem dúvidas recomendo uma visita. Mesmo não sendo tudo original tem-se a sensação de estar numa vila antiga. É uma delícia passear por suas ruas estreitas e de paralelepípedo, descobrir lojinhas interessantes e se tiver fome sentar em um dos restaurantes ou cafés, muitos dele à beira do rio.

Nikolaiviertel em Berlim

O Nikolaiviertel à beira do rio Spree

Preço: Grátis

Endereço: Nikolaikirchplatz – Mitte, 10178 Berlim

Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada Spandauer Str./Marienkirche; Linha M48, parada Nikolaiviertel
Bonde: Linha M6, parada Spandauer Str./Marienkirche

Atrações Próximas: Catedral de Berlim, Rotes Rathaus , Fernsehturm (Torre de TV), Alexanderplatz, Ilha do Museus, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Neue Wache, Museu Histórico Alemão, AquaDom & Sea Life

Hotéis no Nikolaiviertel e Imediações: Hotel Nikolai Residence, Radisson Blu Hotel, Novotel Berlin Mitte, Derag Livinghotel Grosser Kurfürst, Derag Livinghotel Henriette, Park Plaza Wallstreet Berlin Mitte, art’otel berlin mitte

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Fábio Ferreira says:

    Ajudou na viagem, muito bom!

  2. avatar Elaine Pereira says:

    Que site esclarecedor sobre Berlim.
    Visitaremos a cidade de 11 a 13 de Julho.Um dos lugares que meu marido quer conhecer é o Estádio Olímpico e fazer um tour dentro dele.Ficaremos perto do Metrô Hackester Markt.Gostaria que você me desse dicas de como chegar até lá e se é necessário fazer reserva online.Obrigada.Feliz Ano Novo!

Deixe seu comentário

*