O melhor de Berlim em outubro

  • SumoMe

Como eu já comentei antes, Berlim  não pára, tem sempre alguma coisa acontecendo na cidade. A cidade tem uma programação cultural super rica e interessante. Em um post recente eu já falei sobre a Oktoberfest em Berlim, listei alguns locais onde a festa é comemorada – clique aqui para saber mais.

Veja abaixo o que mais acontece na cidade, quais são os principais eventos no mês de outubro e programe-se!

—> O mês já começa com um importante feriado nacional, comemorado no dia no dia 3 de outubro, que é o Dia da Reunificação da Alemanha.  Neste dia em 1990, a Alemanha voltou a ser uma só, depois de décadas de separação. Neste ano serão comemorados 22 anos de reunificação e como sempre a data será celebrada com uma programação especial. As comemorações acontecem no Portão de Brandenburgo e na Strasse des 17. Juni.  Um palco onde bandas se apresentam é montado, há  roda-gigante, barracas com comidas típicas, etc. As comemorações do feriado do Dia da Reunificação da Alemanha vão de 03 a 06 de outubro.

–> De 11 a 21 de outubro acontece o “Festival of Lights” ou Festival de Luzes. O Festival of Lights aconteceu pela primeira vez em 2004 e desde então se estabeleceu no calendário de eventos da cidade e tem crescido cada vez mais em importância. Durante o Festival of Lights pontos turísticos e importantes marcos de Berlim ganham iluminação especial – a cidade fica belíssima (veja aqui belas fotos do evento em 2011). Portanto, prepare-se para um passeio noturno e não esqueça a máquina fotográfica!

Gendarmenmarkt com iluminação especial durante o Festival of Lights

Você pode ainda apreciar a cidade com a iluminação especial do rio. A Reederei Riedel , empresa que faz passeios de barcos em Berlim, oferece um passeio de 2 horas por 19,00 euros (reduzido por 9,50). O barco também ganha iluminação especial. A empresa oferece ainda outros passeios que combinam barco e ônibus. Saiba mais neste link. O Festival of Lights acontece de 10 a 21 de outubro.

775 Anos Berlim (Fonte: http://www.visitberlin.de)

–> E para encerrar o mês com chave de ouro, no dia 28 de outubro será celebrado os 775 anos de Berlim.  Neste dia a exposição “Cidade da Diversidade”, que fez parte dos eventos comemorativos, terá programação especial e se encerra. Além disto, haverá missa solene na Igreja de Santa Maria (Marienkirche) com a presença do prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, e na Igreja de São Nicolau (Nikolaikirche) no Nikolaiviertel. Ao anoitecer, o centro histórico Nikolaiviertel ganha uma decoração especial com o trabalho artístico “Espetáculo de Fogo” da Companhia francesa Carabosse.  A área entre a Schlossplatz (do lado da Catedral de Berlim) e o Nikolaiviertel  ganhará iluminação especial com tochas, lanternas, guirlandas e esculturas de fogo que devem criar um ambiente mágico e encantador.

Cie Carabosse, Mila Kiev / 775 Jahre Berlin (Fonte: http://www.berlin.de)

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Gisele says:

    Olá!

    Obrigada pelas dicas! Estou indo a Berlim pela primeira vez agora em outubro, e fico feliz em saber que teremos tantas atrações para apreciar!

    Adorei o blog, está sendo muito útil para o meu planejamento =)

    Grande abraço,

    • avatar Isabel says:

      Oi Gisele,

      Que legal que virá conhecer Berlim – espero que goste. E fico feliz que o blog esteja sendo útil. Se voce tiver alguma pergunta ou dúvida, algo que nao tem ainda no blog, pode perguntar.

      Abracos,
      Isabel

  2. avatar rogerio garcia says:

    OI, Isabel!

    Dicas ótimas, e as fotos são lindas! Pretendo ir em Outubro, espero aproveitar bem suas dicas…

    Obrigado
    Abraços
    Rogério

  3. avatar ROGERIO GARCIA says:

    Olá , Isabel!

    Estou de volta, pra mais uma dúvida…quanto ao dinheiro a ser levado , o que você indica ? Aquele visatravel é bem aceito ? qual porcentagem devemos levar em espécie e no cartão?

    Mais uma vez, obrigado!
    Em outubro estaremos ai!!!!
    Abraços
    Rogério

    • avatar Isabel says:

      Oi Rogério,

      Com o visa travel você também pode fazer saques não é? Se sim, eu te aconselharia a colocar a maior parte do seu dinheiro neste cartão pois é mais seguro – se não conseguir pagar em todos os lugares com ele, pode sacar o dinheiro para poder pagar.

      Abs,
      Isabel

  4. avatar Silvia Roberta says:

    Nossa…ja descobri tanta coisa de Berlim atraves do seu site. Simplesmente fantástico! Parabens!

    Agora vamos às perguntas: vou para Berlim em outubro e através do seu site descobri que em outubro é realizado o Festival Light; o que acontece nesse festival? Existe atrações ou apresentações nesse festival ou é apenas o show de luzes que a cidade ganha? Outra coisa, sobre o oktoberfest em Berlim; voce sabe dizer qual o periodo que irá acontecer na cidade e em qual local?

    Desde já agradeço!

    Sds,
    Silvia

    • avatar Isabel says:

      Oi Silvia,

      Durante o Festival of Lights alguns prédios recebem iluminação especial, não tem shows, mas as ruas ficam cheias à noite pois o pessoal quer ver a iluminação.

      A Oktoberfest vai de 21 de setembro a 06 de outubro de 2013. Aqui em Berlim, alguns bares/cervejarias fazem suas Oktoberfest (mas não é nas proporções da Oktoberfest de Munique, que é onde acontece a Oktoberfest original) – uma delas é a Hofbräuhaus. Sobre outros lugares ainda não sei te informar.

      Abs,
      Isabel

  5. avatar Sandra Oliveira says:

    Ola Isabel, adorei seu site, parabens!!!! Vou a Berlim em Outubro e gostaria de saber se nessa época ja faz muito frio…. Muito obrigada, abs…

    • avatar Isabel says:

      Sandra,

      Em outubro podemos ter dias belíssimos, ensolarados, mas as temperaturas já são mais para frio – eles não devem passar dos 14, 15 graus. Ano passado ainda em outubro tivemos alguns dias bem agradáveis com temperaturas na casa dos 18 a 20 graus, mas isto é mais exceção e se ocorrer é por poucos dias.

      Isabel

  6. avatar Adriana says:

    Gostaria de saber qual a região boa para se hospedar? Olhei um hotel que chama ramada .poderia nos dar alguma dica estou indo em outubro . Adriana

    • avatar Isabel says:

      Oi Adriana,

      Neste post você encontra uma descrição dos bairros mais comuns para se hospedar.

      O Ramada fica a poucos metros da Alexanderplatz – é uma região central, com bastante opções de transporte.

      Isabel

  7. avatar Douver cruz says:

    Oi Isa. Sou arquiteto e imagino que para nós Berlim deve ser prato cheio.
    Finalmente vou poder realizar essa visita à Berlim.
    Duvida cruel: ir inicio de Setembro para poder aproveitar ainda os dias ensolarados e céu azul e ai tenho uma dúvida, os Strandbars ainda funcionam até meados de Setembro? Ou deixar para ir em Outubro para aproveitar o Festival de Luzes nos monumentos, porém aqui fico receoso do frio que pode estar nesse período. Será que de dia faz céu azul em Outubro? E outra duvida… rssss, Quantos dias deixo para Berlim? Gosto de fazer os passeios com calma e vagar por praças, parques, parar em bancos de praças, parar em cafés, almoço de 2 horas para aproveitar o cotidiano da cidade, etc….

    • avatar Isabel says:

      Oi Douver,

      Pergunta difícil 🙂 É que em setembro a probabilidade de dias bonitos é maior e você ainda tem a chance de aproveitar os Strandbar, Biergarten, etc. Mas o Festival de luzes é bem legal, além dos parques/árvores ficarem muito bonitos neste inicio de outuno. Mas já é bem mais frio sim. Entao entre estes dois períodos provavelmente eu te recomendo setembro.

      Se quer aproveitar Berlim com calma, entao reserva uns 4 ou 5 dias completos.

      Abs,
      Isabel

Deixe seu comentário

*