O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade dividida

  • SumoMe


No último final de semana (22/23 de setembro) foi inaugurado o mais novo panorama do artista Yadegar Asisi. Desta vez retratando o Muro de Berlim.

O panorama “Pergamon – Panorama da Antiga Metrópole” em exibição no Museu Pergamon (Fonte: http://www.berlin.de)

Os panoramas de Asisi são imagens gigantes em 360 graus que retratam um determinado tema.  No Museu Pergamon, por exemplo, está em cartaz a exibição “Pergamon – Panorama da Antiga Metrópole”. O artista tirou fotos nas ruínas da cidade de Pérgamo (hoje em dia chama-se Bergama, na Turquia), muitas com figurantes trajando roupas de época.  Estas fotos foram trabalhadas no computador e unidas,  criando uma imagem única e gigantesca que recria a cidade de Pérgamo.  Esta imagem é apresentada em uma estrutura de metal circular. No centro tem uma plataforma alta de onde podemos apreciar melhor a imagem.  É uma trabalho belíssimo, a imagem tem uma riqueza de detalhes única, é perfeito!  A imagem mostra as colinas, rios, o Altar de Pérgamo e habitações da cidade. De um lado mostra pessoas trabalhando, crianças brincando, cachorros, gatos nos telhados, de outro uma procissão em uma festividade religiosa, a acrópole cheia de gente. E ouve-se ainda sons, cachorros latindo, grilos, o barulho de ferramentas de trabalho. A iluminação é também fantástica –  a cidade é mostrada de dia, ensolarada, depois vai escurendo e mostra a cidade de noite, com estrelas até o dia amanhecer de novo.  Eu adorei este panorama, fiquei encantada com este trabalho. Esta exibição estava programada para ser encerrada em setembro, mas foi prorrogada até o dia 14 de outubro/2012.

O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade Dividida (Fonte: http://www.berlin.de)

E como eu comecei falando, o artista fez mais um panorama que retrata o muro de Berlim. O panorama com 900 metros quadrados retrata artisticamente a cidade dividida na visão pessoal do artista. A imagem mostra Berlim em um dia fictício de outono nos anos 80, olhando para o bairro Mitte à partir de Kreuzberg. Do alto da plataforma de 18 metros de altura no centro da estrutura,  os visitantes podem apreciar melhor cenas da cidade dividida pelo muro, como por exemplo, o muro em si, a “faixa da morte”,   prédios degradados, grafiteiros, etc.

O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade Dividida (Fonte: http://www.berlin.de/)

Este panorama  “O Muro – O Panorama Asisi de uma cidade Dividida” está montado a poucos metros do Checkpoint  Charlie, na Friedrichstrasse 205 (esquina com Zimmerstrasse, que é onde se localiza a entrada).  A exibição é aberta diariamente das 10 às 20 horas e custa 10 euros / 8,50 reduzida. Crianças com menos de 6 anos não pagam entrada e de 6 a 13 anos pagam 5 euros. Não é permitido tirar fotos da exibição.

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Regina says:

    Alô Isabel, estou morando na Suiça e estarei 3 dias em Berlin(05,06 e 07 de agosto). Procurando a previsao de tempo para esses dias me deparei com seu Blog. Simplesmente fantastico! Belo trabalho. Bela continuaçao. Ajuda bastante seus conterraneos e todos aqueles que falam o Portugues.
    Um abraço. Regina

Deixe seu comentário

*