Checkpoint Charlie

  • SumoMe

Checkpoint Charlie em Berlim

O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. O Checkpoint Charlie se localizava na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, ligando o setor americano com o setor soviético.  Após a construção do muro de Berlim, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.

Checkpoint Charlie em Berlim

As pessoas vestidas de soldados que ficam por lá para tirar fotos com os turistas

O Checkpoint Charlie era um dos três postos utilizados pelos aliados e seu nome indica a terceira letra do alfabeto de acordo com o alfabeto fonético internacional (Alpha para a letra A, Bravo para a letra B, Charlie para a letra C, …). O Checkpoint Alpha se localizava na fronteira Helmstedt-Marienborn e o Checkpoint Bravo na fronteira Dreilinden-Drewitz.

Checkpoint Charlie em Berlim

A famosa placa

Com a queda do muro e a reunificação da Alemanha o posto foi removido em junho de 1990 e a cabine original onde ficava o guarda foi removida e hoje se encontra no Museu dos Aliados, localizado no bairro de Zehlendorf. No ano de 2000, entretanto uma reprodução da cabine foi colocada no mesmo local onde se encontrava a original. Hoje em dia, o  Checkpoint Charlie é uma das principais atrações de Berlim sendo visitado por turistas do mundo inteiro.  A enorme placa com a frase “Você está deixando o setor americano” é com certeza uma das coisas mais fotografadas de Berlim.

Checkpoint Charlie em Berlim

Museu Checkpoint Charlie

Na mesma rua encontra-se o Checkpoint Charlie Museu (ou em alemão “Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie”), que exibe fotos e documentos sobre fugas e tentativas de fuga de Berlim Oriental. Neste museu pode-se ler muitas histórias interessantes e ver também aparatos que foram utilizados para fugir, como um carro e um balão.  Na calçada, em frente ao museu, você também poderá ver um pequeno pedaço do muro.

Checkpoint Charlie em Berlim

Fragmentos do muro

Preço: Grátis

Endereço: Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 Berlim

Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie

Atrações Próximas:  Gendarmenmarkt, Potsdamer Platz, Exposição “Topografia do Terror”

Hotéis nas imediações: Winters Hotel Berlin Mitte – The WallMercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint CharlieHotel Gat Point CharlieAngleterre Hotel, relexa hotel Stuttgarter Hof, ibis Berlin City Potsdamer Platz, Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz

Comentários - Facebook

Deixe seu comentário

*