Onde comer comida típica berlinense e alemã em Berlim

  • SumoMe

Atualizado em agosto/2016

Estando em Berlim/Alemanha deveria ser óbvio a resposta, não é mesmo? Bem, mas assim como no Brasil não é em todo lugar que podemos saborear uma feijoada – que é provavelmente o prato típico brasileiro mais conhecido – aqui em Berlim também não é em toda esquina que você encontrará um restaurante para comer joelho de porco com chucrute!

Portanto eu fiz uma uma listinha com restaurantes onde você pode degustar a culinária berlinense, assim como restaurantes que oferecem especialidades de outras regiões da Alemanha (clique nos links para acessar o site dos restaurantes). E fico desejando um  “Guten Appetit”!!

–  Gerichtslaube 

Fonte: Gerichtslaube

O restaurante Gerichtslaube serve especialidades típicas de Berlim, como Bulette (espécie de almôndegas mais achatadas e sem molho) ou Eisbein mit Sauerkraut, que é o joelho de porco com chucrute. Além de se localizar no coração de Berlim, o Gerichtslaube tem um ambiente histórico e tradicional.

O restaurante Gerichtslaube fica na rua Poststraße 28, no Nikolaiviertel. A estação de metrô mais perto é a Alexanderplatz (linhas U2, U5, U8, S5, S7, S75). Você pode ainda descer no ponto de ônibus Spandauer Str./Marienkirche, por onde passam as linhas 100, 200 e TXL.

 

Mutter Hoppe

Fonte: Mutter-Hoppe

O Mutter Hoppe é outro restaurante que oferece especialidades da culinária de Berlim. O restaurante tem uma decoração rústica, talvez um pouco carregada para alguns, mas com certeza para outros oferece a ambientação perfeita para curtir um almoço ou jantar. E tem música ao vivo à partir das 19 horas, nas sextas e sábados.

O Mutter Hoppe se localiza na Rathausstraße 21, também no Nikolaiviertel. O restaurante está praticamente de frente para o restaurante Gerichtslaube listado acima, por isto vale as mesmas indicações para chegar lá.

 

Deponie Nr. 3

Fonte: Deponie Nr. 3

Decorado com antiguidades, o Deponie Nr. 3 também oferece um ambiente rústico onde você pode degustar pratos típicos de Berlim.

O restaurante Deponie Nr. 3 está localizado Georgenstraße 5, embaixo da linha do S-Bahn e a poucos metros do museu Pergamon. A estação de metrô mais perto é a Friedrichstr, por onde passam as linhas U6, S1, S2, S25, S5, S7 e S75.

 

 

Alt Berliner Biersalon

Fonte: Alt Berliner Biersalon

É uma instituição berlinense – o restaurante já existe desde 1914! É outro restaurante que serve especialidades da culinária de Berlim. Nos finais de semana há música ao vivo, com uma programação variada. Funciona também como sport bar, ou seja, eles também transmitem jogos de futebol, corrida de fórmula 1, etc. Portanto não estranhe se ver a casa lotada de torcedores!

O Alt Berliner Biersalon está localizado na avenida Kurfürstendamm 225/226. As estações de metrô mais próximas são a Uhlandstr. (linha U1) e a Kurfürstendamm (linhas U1 ou U9).

 

Maximilians

Fonte: Maximilians

O restaurante Maximilians oferece a culinária da Bavária, como o Schweinshaxe (joelho de porco assado no forno e com uma crosta crocante), salsicha branca, Leberkäse (é uma mistura de carne bovina e suína processada), etc.. Mas eles também oferecem pratos berlinenses como a Currywurst (salsicha grelhada e servida com curry) e o Eisbein, que também é joelho de porco, mas é cozido.

 

 

Weihenstephaner

Fonte: Weihenstephaner

Weihenstephaner é o nome de uma cervejaria da Bavária, que produz a cerveja Weihenstephan e segundo dizem a Weihenstephaner é a cervejaria “mais antiga do mundo – desde 1040”!!

E aqui em Berlim tem o restaurante de mesmo nome. Assim como o Maximilians, o restaurante Weihenstephaner também oferece a culinária da Bavária. Nele você pode encontrar o Schweinshaxe, Schnitzel (bife à milanesa), como também a berlinense Currywurst. Eles oferecem também um prato com salsichas variadas – ideal para quem quer provar tipos variados ou como um aparetivo.

O Weihenstephaner se localiza no Hackescher Markt (linhas S5, S7 ou S75, estação Hackescher Markt).

 

Lindenbräu

Fonte: Lindenbräu

 

O restaurante Lindenbräu também oferece tanto especialidades da Bavária como alguns pratos típicos de  Berlim. Na verdade é um cervejaria, a cerveja servida é produzida por eles mesmo.

E a localização é fantástica, fica na Potsdamer Platz, diretamente no Sony Center. Para chegar é só pegar a linha U2, S1, S2 ou S25 e descer na estação Potsdamer Platz.

 

 

Hopfingerbräu

Fonte: Hopfingerbräu

O Hopfingerbräu, se localiza na Ebertstraße 24, entre o Portão de Brandemburgo e o Reichstag. Além de oferecer pratos da culinária alemã, em seu cardápio também encontra massas e saladas.

A estação de metrô mais próxima é a Brandenburger Tor (linhas U55, S1, S2 ou S25) e a linha de ônibus 100  faz uma parada no ponto Reichstag/Bundestag, que fica pertinho do restaurante.

 

 

 

Comentários - Facebook

Comentários

  1. avatar Mary says:

    Olá Isabel,
    Ia fazer um comentário a perguntar quais os restaurantes mais típicos de Berlim e vi que tinha acabado de fazer um post sobre isso mesmo.
    Obrigada!
    É incansável!

  2. avatar Vaneza Narciso says:

    Olá Isabel,

    há restaurantes tipo comida a quilo em Berlim? ou que possamos nos servir?

    obg!

    • avatar Isabel says:

      Oi Vaneza,

      Tudo bem? E os preparativos para a viagem, como andam?

      Na Alemanha os restaurantes por quilo não são comuns. No restaurante LeBuffet da Kadewe (que fica no 7o andar) tem comida por quilo, além de praços a preço fixo.

      Alguns restaurantes asiáticos, geralmente somente no almoço, servem buffet em que você paga um preço único e come o quanto quiser.

      Alguns exemplos em regiões centrais:
      Yuuka, fica na rua Friedrichstr. 121
      China Restaurant Sonne, fica na Leipziger Platz 8

      abraço,
      Isabel

      • avatar Vaneza Narciso says:

        Mt obrigada!

        os preparativos estão a todo vapor e o seu guia é imprescindível para um bom planejamento.
        anotei as indicações.

        Abs,

        Vaneza Narciso

        • avatar Vaneza Narciso says:

          Isabel,

          Depois de um ano quase venho comentar neste post que me ajudou muito.
          Fui almoçar no Alt Berliner Biersalon. Simplesmente maravilhoso. Não é caro. O prato é bem servido e atendimento rápido. Estava sozinha e nao me senti acanhada. Provei uma cerveja com uma mistura de morango se não me falhe a memória, muito boa que se toma de canudo.
          Muito obrigada e bom trabalho!

          • avatar Isabel says:

            Oi Vaneza,

            Este restaurante é bem legal sim! E você tomou a Berliner Weisse – a cerveja típica de Berlim (que tradicionalmente tem dias: a vermelha, com essência/xarope de framboeza e a verde, com essência/xarope de Waldmeister – uma erva que cresce por aqui). É docinha, leve, uma bebida de verão.

            Abraço,
            Isabel

  3. avatar Norma Reck says:

    Isabel, amei teu Blog, estamos com viagem marcada para Berlim em 1º de abril, estou copiando dicas, mas queria saber de previsões mais ou menos, ficamos até dia 6/5, é frio? estou pensando em “mala” rssss.

    Bjs
    Norma

    • avatar Isabel says:

      Fico contente Norma que goste do blog.

      Você chega no início de abril e fica até início de maio, ou seja, ficará pouco mais de um mês, é isto mesmo?

      É difícil prever exatamente como serão as temperaturas, abril é um mês inconstante – há anos que ainda é bem frio e em outros que já fazem dias lindos. Eu te aconselho um pouco mais perto da viagem a dar uma olhada na previsão do tempo, para ter uma idéia mais precisa.

      Mas de qualquer forma traga uma jaqueta mais reforçada, blusas de frio, cachecol, etc. assim como roupas para um frio mais leve, assim se esquentar um pouco vc estará preparada também. Para nós brasileiros ainda é um tempo frio e mesmo que façam temperaturas muito boas neste período, elas dificilmente passarão de 20/22 graus. E isto durante o dia, à noite elas caem, então vc precisará de qualquer forma se agasalhar.

      Abraços, tenha uma ótima estadia em Berlim e se precisar de mais alguma informação dá um toque,
      Isabel

  4. avatar Carlos Guilherme says:

    Parabéns pelo site, é tudo que um brasileiro que pretende visitar Berlim precisa saber. Vamos estar por aí de 13 a 17 de maio. Apenas uma sugestão para complementar as ótimas dicas de restaurantes: vc poderia dar uma idéia de preços médios cobrados, se é usual dar gorgeta para os garçons, etc.

    • avatar Isabel says:

      Oi Carlos,

      Muito obrigada pelo elogio. E que época gostosa que você está vindo visitar Berlim!

      Eu não inclui preços, pois nos sites dos restaurantes (é só clicar no nome de cada um deles) tem o cardápio, então as pessoas podem ver exatamente quanto custa e daí já decidir em qual quer ir 🙂

      Quanto às gorgetas, estou colocando o texto que coloquei na opção dicas:
      “Nos restaurantes a gorjeta não está incluída na conta, geralmente a gente dá 10% como no Brasil. E é comum já incluir a gorjeta no valor que você vai pagar, ao invés de deixar o troco no pratinho para o garçom. Um exemplo: se a sua conta é de 25 euros, você diz para o garçom “28 bitte” (ou “28 please”), se você está entregando 40 euros, por exemplo. Se você está pagando com 30 euros e quer deixar 5 euros de gorgeta, ou seja, se o garçom não precisa te dar troco, então você diz “Stimmt so” (“It’s ok”) ao entregar o dinheiro.”

      Qualquer outra dúvida que tive é só dar um toque.

      abs,
      Isabel

  5. avatar Danielle Bispo says:

    Estou AMANDOoooOOooooO seu blog! Pretendo ir no fim deste ano para Berlim e suas dicas estão sendo essenciais! Espero poder ir nestes restaurante indicados e depois poder também contar lá no meu blog!

    abraços
    Dani Bispo
    http://www.comerecocaresocomecar.com.br

    • avatar Isabel says:

      Oi Danielle,

      Obrigadaaa. Depois me fala o que achou.

      Ah! Adorei teu blog também – é de dar água na água. Aliás uma tentação, não se pode olhar quando esta com fome 🙂

      Abs,
      Isabel

  6. avatar Nena Rodrigues says:

    Parabéns , o seu site é o máximo! Estou indo para Berlim em agosto e estava perdida.Voce me salvou.obrigadão

  7. avatar Ricardo Assumpção says:

    Seu blog é o mais objetivo e eficiente.
    Chegaremos Berlin fins de setembro, no Lindner. É OK.
    Gostaria de seus comentários sobre o uso de cartões de crédito em restaurantes, no caso das gorjetas: como so vem o preço do que se gastou, há um espaço para incluí-las antes de passar o cartão?
    Obrigado
    Ricardo

    • avatar Isabel says:

      Oi Ricardo,

      Muito obrigada pelos elogios ao site.

      O hotel Linder (Kurfürstendamm 24, correto?) está localizado no antigo centro ocidental, é uma área com bastante comércio e ruas transversais bonitas, super agradáveis, com restaurantes muito aconchegantes.

      Quando você pagar a conta com cartao de crédito você fala (nao tem nenhum campo) para o garcom o quanto ele deve passar que daí ele vai digitar o valor que você falou na hora de passar o cartao e por vias das dúvidas você confere o valor antes de assinar ou digitar a senha.

      Abs,
      Isabel

  8. avatar Wilson e Kelly says:

    Isabel, seu site é incrível, indispensável !
    Parabéns pela dedicação e confiabilidade !
    Ficaremos por 4 dias em Berlim, depois Colonia e Frankfourt…
    Gostaria de saber o que fazer num domingo… O que funciona ??
    o comércio abre ?? G. Lafayete e Kedeve abrem ?? Vale a pena ir ao Zoo ou ao Aquário ??
    Sansoussi ou Charlotemburg ??
    Obrigado antecipadamente !!
    Um abraço

    • avatar Isabel says:

      Oi Wilson e Kelly,

      Tudo bem? Obrigada pelos elogios ao site.

      O comércio não abre aos domingos, somentes as lojas que tenham a ver com turismo. Desta forma, as lojas localizadas na estação central de trens são abertas também aos domingos. As atrações turísticas são abertas. Os horários de funcionamento vocês podem encontrar nos respecitvos posts sobre a atração.

      Um programa legal para fazer no domingo é ir ao Mauerpark/Mercado de Pulgas – principalmente se ainda for no período mais quente.

      Abs,
      Isabel

  9. avatar Maria Inez says:

    Vamos ficar uma semana no começo de setembro , em Berlim. Estou adorando suas dicas para montar nossa viagem. Gostamos bastante de choperias e restaurantes típicos alemães , mas não os para turistas. Você tem alguns para indicar? Fiz reserva no Titanic Confort Mitte , o que vc acha?
    Abraço
    Maria Inez

    • avatar Isabel says:

      Oi Maria Inez,

      Movi sua pergunta, pois é relacionada com este post/categoria.

      No artigo acima você encontra uma lista de restaurantes típico alemão. Na página Bares e Restaurantes você encontra mais algumas opções.

      abs,
      Isabel

  10. avatar ana says:

    Isabel, se eu tiver que escolher um desses para jantar e um para almoçar, você recomenda quais?
    O clarchen ballhaus é bom para comer?

    Obrigada

Deixe seu comentário

*